CBN - Fim de Expediente

CBN - Fim de Expediente

Brazil

Uma conversa sobre os fatos da semana com o espírito informal da sexta-feira. Com Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina e também convidados.

Episodes

Todo o sistema político brasileiro passou pelas mãos da JBS  

Com as portas do BNDES abertas, o dinheiro que deveria ser usado para fomentar a economia do país foi repassado para alimentar os partidos. Todas as pessoas envolvidas na delação de Joesley Batista estão no mesmo barco, inclusive o presidente Michel Temer.

Descrédito com o sistema diminui o ímpeto da população  

O ex-presidente Lula foi condenado nessa semana em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. A notícia repercutiu muito menos. As pessoas estão ficando cansadas. Isso é reflexo do descrédito com o sistema. Essa sensação de que o sistema foi feito para proteger a classe de cima diminui o ímpeto da população.

Ciclo de acusações atrasa o país em todos os sentidos  

Há um desejo ético de ter um presidente sem acusações de nenhum tipo e há um cansaço de um monte de gente que quer logo um presidente para que o Brasil ande. Não é preciso esperar até a outra eleição para que isso ocorra. Mas, surpreende pensar que em poucos dias podemos trocar novamente de presidente.

‘Maior problema para a saúde não é a obesidade, mas sim o que ela traz’  

O sedentarismo é fator de risco para diversas doenças, como câncer, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos. Segundo o educador físico e comentarista da CBN, Marcio Atalla, manter o corpo em movimento é uma medicina barata e eficiente. Ele foi o convidado do Fim de Expediente desta sexta-feira, que foi apresentado ao vivo em Florianópolis.

Temer vai ceder tudo o que pode à bancada ruralista para ficar no poder  

O governo da Noruega anunciou que vai cortar em 50% o envio de dinheiro para um programa de combate ao desmatamento, já que o índice brasileiro voltou a subir. A notícia é lamentável em todos os sentidos.

‘Governo está vivendo um dia após o outro’  

Dan Stulbach, Luiz Gustavo Medina e José Godoy conversaram com a jornalista Renata Lo Prete. Ela falou sobre a profissão e as coberturas. Para ela, o governo Temer está lutando pela vida no dia a dia. Segundo Renata, a reforma Trabalhista pode até avançar, mas a da Previdência será difícil.

Discussões indicam que chapa Dilma-Temer não será cassada  

A permanência de Michel Temer no poder deixa o Brasil numa situação de incerteza absurda em todos os setores. Está cada vez mais claro que a pizza está no forno do Tribunal Superior Eleitoral.

'Em nome dos pais' é uma história familiar que retrata uma época  

Dan Stulbach, Gustavo Medina e José Godoy conversaram com o jornalista Matheus Leitão. Ele escreveu o livro ‘Em nome dos pais’. Jornalista reconstitui a trajetória dos pais, Míriam Leitão e Marcelo Netto, presos e torturados nos porões da ditadura. Matheus diz que partiu da história familiar para fazer o retrato de uma época.

Tamanho do mito Hebe Camargo é assustador  

Dan Stulbach, Gustavo Medina e José Godoy conversaram com Artur Xexéo, jornalista, escritor e comentarista da CBN. Ele lança a primeira biografia de Hebe Camargo. Xexéo comenta que a trajetória de Hebe se confunde com a da TV.

Comida saudável é aquela que passa pela cozinha de casa  

Dan Stulbach, José Godoy e o Luiz Gustavo Medina receberam o ex-jogador de futebol Raí e a escritora e chef de cozinha Rita Lobo para comemorar os 11 anos de Fim de Expediente. Rita comentou que chegar em casa e conseguir preparar um jantar é uma libertação. Já Raí ressaltou a importância da atividade esportiva na saúde e na educação, e avaliou que é uma política barata, mas pouco aproveitada no Brasil.

Estamos e não estamos fazendo reforma  

Governo está cedendo em quase tudo no que diz respeito à Previdência e o problema vai estourar lá na frente de novo. Ao mesmo tempo, país está mergulhado em meio a infinidade de vídeos de delações.

‘Não há solução mágica para acabar com a guerra na Síria’  

O jornalista Guga Chacra, correspondente internacional, participou do programa Fim de Expediente. Guga falou da era Trump e como as atitudes do presidente americano são vista dentro dos Estados Unidos. No âmbito econômico, Guga diz que Trump vem no mesmo embalo que o governo Obama. Ele disse também que o Trump não fala do Brasil, não está no radar dele. O jornalista também falou sobre questões religiosas.

A reforma da Previdência tem que passar porque o país não tem dinheiro  

A semana teve muito assunto polêmico. O Tribunal Superior Eleitoral adiou o julgamento da chapa Dilma-Temer. O ataque químico na Síria contra a própria população. Em represália, Trump ordenou o ataque dos Estados Unidos à Síria. Também foram tratados assuntos relacionados à reforma da Previdência. O país está sem dinheiro. Se a reforma não passar vai acontecer o mesmo que vem ocorrendo no Rio de Janeiro.

Desemprego é o pior lado da crise  

São mais de 13 milhões de desempregados pela primeira vez no país. Os números impressionam, assim como a velocidade com que a taxa continua subindo. É o pior lado da maior crise e parece que será a última coisa que o país vai recuperar.

‘A questão da carne foi uma lambança em vários níveis’  

No programa foi abordado o anúncio do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre o rombo de R$ 58 bilhões no orçamento e, como consequência, o aumento de impostos. Também foi destaque, a operação Carne Fraca e os reflexos da ação. O baixo movimento nas livrarias foi assunto que repercutiu nas redes sociais. O programa também citou a fila formada por fãs do cantor Justin Bieber do lado de fora do Sambódromo do Rio. Algumas pessoas estão no local há quatro meses. O show será no próximo dia 29.

Fim de Expediente - 17/03/2017 19h  

'Incompetência, má-fé, ideologia e arrogância' levaram o Brasil à crise, diz João Borges

'Incompetência, má-fé, ideologia e arrogância' levaram o Brasil à crise, diz João Borges  

O comentarista da CBN João Borges, contou os bastidores e a repercussão do seu livro 'Anatomia de um desastre', escrito com os jornalistas Claudia Safatle e Ribamar Oliveira. Na obra, eles criticam a política econômica e analisam da crise gerada pelas chamadas pedaladas fiscais. Para surpresa dos autores, os personagens criticados não os procuraram para contestar o conteúdo.

Fim de Expediente - 10/03/2017 19h  

Declarações machistas de Temer, PIB de 2016 e novidades na Lava-jato marcaram a semana

Declarações machistas de Temer, PIB de 2016 e novidades na Lava-jato marcaram a semana  

Outro assunto que não poderia ser esquecido é a vitória de 6 a 1 do Barcelona sobre o PSG, virada e classificação históricas. Programa também teve a participação surpresa de Supla, que completa 50 anos e lança livro sobre sua carreira.

Fim de Expediente - 03/03/2017 19h  

Brasileiro refuta seus representantes, mas não gosta de usar seu poder de mudança

Brasileiro refuta seus representantes, mas não gosta de usar seu poder de mudança  

Destino dos votos é explicado pelo cientista político e professor da UFRJ, Jairo Nicolau, especializado em sistemas eleitorais.

0:00/0:00
Video player is in betaClose