Fronteiras da Ciência

Fronteiras da Ciência

Brazil

Um programa que explica como funciona a Ciência. A Ciência faz parte do nosso dia-a-dia. Vivemos imersos num mar de idéias, objetos e instrumentos que definem muito do que somos e fazemos, mas muitas vezes não compreendemos todo seu significado. Numa atmosfera descontraída - como numa roda de mate - cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia. Por que saber é um direito de todos.

Episodes

Frontdaciência - T07E43 - Enigmas Quânticos  

Carolina Brito, Marco Idiart e Jorge Quillfeldt conversam com Luis Davidovich, Presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor do Instituto de Física da UFRJ, sobre o desafio de medir as propriedades de sistemas microscópicos, emaranhamento quântico, teletransporte e outros mistérios da Física Quântica.

Frontdaciência - T08E08 - Terra Plana  

Carolina Brito, Jeferson Arenzon e Marco Idiart, todos do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt, da Biofísica, IB-UFRGS, conversam com Fernando Lang (também do IF-UFRGS) sobre a nova onda de terra-chatos, ou seja, aquelas pessoas que abandonam os últimos séculos de ciência e evidências acumuladas que atestam a (quase) esfericidade da Terra e o bom senso.

Frontdaciência - T08E07 - Estrelas de Nêutrons  

Carolina Brito e Jeferson Arenzon, do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt, da Biofísica, IB-UFRGS, conversam com o astrofísico Marcio Guilherme Bronzato de Avellar, pós-doutorando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, IAG-USP, sobre o estado da arte do nosso conhecimento acerca das Estrelas de Nêutrons.

Frontdaciência - T08E06 - O café e o coração  

Carolina Brito e Marco Idiart, do IF-UFRGS, e Jorge A Quillfeldt, da Biofísica, IB-UFRGS, conversam com o Médico Cardiologista Luis Eduardo Rohde do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas da UFRGS sobre recente publicação de seu grupo de pesquisa no importante periódico JAMA-Internal Medicine que contradiz o mito popular de que o consumo de café pode ter efeitos danosos ao coração e portando deveria ser evitado por pacientes cardiopatas.

Frontdaciência - T08E05 - Tráfico de Animais  

Carolina Brito e Jeferson Arenzon, do IF-UFRGS, e Jorge A. Quillfeldt, da Biofísica, IB-UFRGS, conversam com o biólogo Emerson Strack Skrabe, que é técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no RS, sobre um tema pouco conhecido mas que tem grande impacto ambiental, econômico e mesmo científico - o tráfico de animais silvestres.

Frontdaciência - T08E04 - Fertilidade  

Carolina Brito, Jeferson Arenzon e Marco Idiart, todos do IF-UFRGS, conversam com a geneticista Maria Teresa Vieira Sanseverino, professora da PUCRS e médica no centro de medicina reprodutiva Fertilitat, e com o embriologista Ricardo Azambuja, diretor da Fertilitat, sobre a fertilidade feminina e congelamento de óvulos.

Frontdaciência - T08E03 - Galáxias Mortas  

Carolina Brito (IF-UFRGS) e Jeferson Arenzon (IF-UFRGS) conversam com Aldée Charbonnier (post-doc no Observatório do Valongo, UFRJ) sobre galáxias mortas.

Frontdaciência - T08E02 - Marie Curie  

Carolina Brito (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS) e Jorge Quillfelt (BIOF-UFRGS) conversam com Magno Machado, também professor do IF-UFRGS, sobre a vida e obra de Marie Curie. Comemorando os 150 anos de seu nascimento, homenageamos esta fantástica cientista, única pessoa a ser laureada com dois prêmios Nobel em áreas diferentes da ciência.

Frontdaciência - T08E01 - Física e Filosofia  

No primeiro Fronteiras da Ciência de 2017 (6/3), Carolina Brito (IF-UFRGS), Marco Idiart (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (BIOF-UFRGS) conversam com Gisele Secco (FILOSOFIA-UFRGS), ao vivo, durante a semana acadêmica do IF-UFRGS (gravado em 2016) sobre Física e Filosofia.

Frontdaciência - T07E42 - Ensino de Física  

Carolina Brito, Marco Idiart e Jeferson Arenzon conversam com Fernanda Ostermann, também professora do IF-UFRGS, sobre pesquisa em ensino de física. Ao final discutem algumas possíveis consequências para área de física das reformas que foram recentemente propostas para o ensino médio.

Frontdaciência - T07E41 - PEC 55 e a ciência brasileira  

Carolina Brito, Marco Idiart, ambos do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt (IB-UFRGS) conversam com o professor Pedro Cezar Dutra Fonseca (FCE-UFRGS) sobre o Projeto de Emenda Constitucional - PEC55/2016 do Senado (ex-PEC241) e seu impacto, em particular sobre a educação superior e a ciência e tecnologia brasileiras.

Frontdaciência - T07E40 - Neurociências e Ética  

Jorge Quillfeldt (IB-UFRGS) conversa com o neurocientista espanhol Carlos Belmonte, ex-presidente da IBRO - International Brain Research Organization, sobre os avanços mais recentes na compreensão acerca do funcionamento do cérebro - ou mais precisamente, do encéfalo - e algumas importantes implicações éticas desses achados.

Frontdaciência - T07E39 - Crises Econômicas II  

Carolina Brito e Marco Idiart (IF-UFRGS) junto com Jorge Quillfeldt (IB-UFRGS) conversam com o economista Marcelo Portugal (FCE-UFRGS) sobre as políticas econômicas dos últimos governos brasileiros, as possíveis causas da atual crise e as receitas para a recuperação da economia.

Frontdaciência - T07E38 - Torotoro  

Carolina Brito (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS), Marco Idiart (IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (BIOF-UFRGS) conversam com Rualdo Menegat (Geociências-UFRGS) sobre o primeiro Geoparque Andino localizado em Torotoro na Bolívia, que reúne riquezas geotectônicas, paleontológicas e arqueológicas ímpares. Torotoro é uma grande e incomum dobra no terreno (Sinclinal) constituindo um vale com 45 km de comprimento por 9,5 km de largura ondem abundam pegadas de dinossauros, gigantes que perambulavam às margens do mar raso que ali existia no Cretácio.

Frontdaciência - T07E37 - Eventos Extremos II  

Carolina Brito (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (BIOF-UFRGS) continuam a conversa com Flávia Moraes e Franciso Aquino (Geociências-UFRGS) sobre eventos atmosféricos extremos, desta vez com ênfase na formação e detecção de tornados.

Frontdaciência - T07E36 - O Nobel de Física de 2016  

Jeferson Arenzon, Carolina Brito e Marco Idiart, todos do IF-UFRGS, conversam com o físico Enzo Granato (INPE) sobre os agraciados com o Prêmio Nobel de Física de 2016 e sobre suas importantes contribuições no entendimento das transições de fases topológicas em sistemas de baixa dimensionalidade.

Frontdaciência - T07E35 - Eventos Extremos I  

Carolina Brito (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS), Marco Idiart (IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (BIOF-UFRGS) conversam com Flávia Moraes e Franciso Aquino (Geociências-UFRGS) sobre eventos atmosféricos extremos. Os convidados também explicam como foi classificada a tempestade sem precedentes que atingiu parte de Porto Alegre em janeiro de 2016.

Frontdaciência - T07E34 - Crises Econômicas I  

Carolina Brito e Marco Idiart (IF-UFRGS), junto com Jorge Quillfeldt (IB-UFRGS), conversam com o economista Marcelo Portugal (FCE-UFRGS) sobre a Economia como ciência. Nesta primeira parte, discutiremos alguns dos pressupostos da Economia, sua capacidade preditiva para crises mundiais e ainda alguns problemas domésticos da economia brasileira tais como os déficits na previdência e nas contas do governo.

Frontdaciência - T07E33 - A epidemia de HIV/AIDS 1  

Jeferson Arenzon, Carolina Brito e Marco Idiart (IF-UFRGS) conversam com Rubia Medeiros (Doutora em Genética-UFRGS) sobre a Epidemia de HIV/AIDS e os seus sérios desdobramentos, principalmente no Sul do Brasil.

Frontdaciência - T07E32 - O Geólogo  

Jeferson Arenzon, Carolina Brito e Marco Idiart, todos do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt (Biofísica-UFRGS), conversam com Rômmulo Conceição (GEO-UFRGS) durante a XXIX Semana de Debates Geológicos na UFRGS (XXIX SEDEGEO, gravado em 30/05/2016). A mesa redonda "Geologia é (Cons)Ciência" discutiu o trabalho do geólogo, a geologia e as questões que enfrenta, desde sua dimensão científica e tecnológica até as responsabilidades sociais envolvidas.

Frontdaciência - T07E31 - Zika e microcefalia 2  

Jorge Quillfeldt (IB/UFRGS) conversa com Lavínia Schüller Faccini (Genética, IB/UFRGS), Ian Feitosa (Medicina/UFPE) e Patrícia Garcez (ICB/UFRJ) sobre os últimos avanços na compreensão da epidemia de microcefalia que agora sabemos dever-se ao zikavírus. A entrevista foi feita antes de uma mesa redonda ocorrida na IX Oficina de Neurociências comemorativa dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Neurociências, ICBS/UFRGS, realizado em Bento Gonçalves em 10 e 11 de setembro de 2016 (disponibilizaremos o áudio integral da mesa redonda realizada na IX Oficina de Neurociências em nossa página).

0:00/0:00
Video player is in betaClose