O Assunto é Dinheiro - Mara Luquet

O Assunto é Dinheiro - Mara Luquet

Brazil

A especialista em economia doméstica dá dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

Episodes

Taxa de juro influencia diretamente na retomada da economia  

A queda na taxa de juro é uma notícia muito importante na vida de todo mundo. A taxa de juro vai influenciar diretamente na retomada da economia e na questão do desemprego. Quem faz investimentos também precisa ficar mais atento.

Quem já tem o tempo de contribuição vai poder escolher a regra para aposentadoria  

Ouvinte diz que a mãe tem 67 anos e 157 meses de contribuição. Recomendação é para pagar os atrasados e ficar com o direito de se aposentar.

Sala do Cidadão, do MPF, pode ser usada para comunicar condutas do mercado financeiro  

Denúncia pode resultar em um processo que vai melhorar a conduta em todo o mercado.

Reforma da Previdência já foi proposta por Eduardo Jorge na PEC 172  

É a receita que os governos estão implantando no mundo inteiro, ninguém está inventando nada.

'A reforma da Previdência é muito complexa e não pode ser feita com remendos'  

A frase, apesar de atual, foi dita há 20 anos por Eduardo Jorge. Ele apresentou uma PEC que tratava do assunto em 1993. A declaração foi dada em entrevista a Folha de São Paulo. Os problemas listados no texto dessa Proposta de Emenda à Constituição não foram resolvidos e ainda se agravaram.

Alguns homens ainda se aborrecem quando a mulher ganha mais  

Ainda tem homem que se aborrece quando a mulher ganha mais. Em um dos casos, o marido foi demitido e não contou para a mulher. Ele saia todos os dias como se fosse trabalhar. São questões culturais que acabam atrapalhando o relacionamento. Outro caso mostra a história de uma mulher que ganhou uma promoção e não contou para o marido para não deixá-lo chateado.

'Ressignificar' a idade no trabalho é a grande revolução que vivemos  

Para se ter uma ideia, mais de 20% de invenções patenteadas em segmentos de alta tecnologia foram criadas por pessoas com mais de 56 anos. Aumento da expectativa de vida é um desafio, principalmente, para a área de recursos humanos.

Corrupção e reforma da Previdência são assuntos comuns de Brasil e Argentina  

Conversando com um taxista na Argentina a impressão é que se está no Brasil. Os assuntos são os mesmos. Entre eles: corrupção, medidas populistas e reforma da Previdência.

Assim como o Brasil, Argentina começa a discutir reforma da Previdência  

Governo de Cristina Kirchner chegou a promover mudanças, mas reestruturação não se sustentou. Lá, discussões giram em torno das fraudes na seguridade social.

Livros e viagens são ótimos investimentos  

Duas sugestões de livros que inspiram viagem. 'Desde o primeiro olhar', de Mário Rodrigues, é um deles. O segundo é 'Kafta e a boneca viajante', de Jordi Sierra i Fabra.

Responsabilidade fiscal é essencial para atrair investimentos  

Uma pesquisa da Firjan revelou que os três estados governados pelo PT no Nordeste estão no topo da lista das unidades que mais investiram. Estão na lista Ceará, Bahia e Piauí. O governo cearense, por exemplo fez ajustes brutais nas contas.

Associação lançará fundo de pensão que vai atender novo perfil de trabalhador  

Objetivo da Abrapp, que reúne as empresas de previdência complementar fechada, é atender os familiares dos participantes de suas patrocinadores. Na prática, o filho de um participante de um fundo de pensão poderá, por exemplo, entrar para o fundo de pensão setorial da Abrapp.

Cooperativas de crédito são opção para reduzir o custo com dívidas  

Isso porque o empréstimo oferecido por elas possui taxas bem menores que as dos bancos do varejo. Só na transferência do gasto com cheque especial de uma instituição tradicional para uma cooperativa, o consumidor pode economizar até 12% com as despesas relativas ao endividamento, que é o maior problema das famílias brasileiras.

Na hora de declarar o IR, aproveite para rever sua carteira de investimentos  

Enquanto prepara a entrega ou mesmo depois de enviar o formulário, o contribuinte deve aproveitar para se planejar para o próximo ano. Revendo as aplicações financeiras, por exemplo, benefícios fiscais e imposto menor podem ser obtidos.

O texto da Previdência da forma como está tem chances de aprovação  

O texto da Previdência que saiu é a reforma possível. As chances de aprovação são grandes. Em relação ao impacto nas contas públicas, ela melhora o caixa do governo no curto prazo, mas no longo prazo segue comprometida. No futuro será preciso uma nova reforma. Não existe um modelo ideal.

Consumidor deve exigir desconto para pagamento à vista em dinheiro  

As pessoas já podem pedir desconto para pagamento à vista em dinheiro. Antes, isso era proibido no Brasil. Muitos comerciantes acham que esse desconto é ruim para eles. Na verdade não é. Fazer mudar essa prática está nas mãos do consumidor. Se a loja não der desconto procure uma loja que ofereça.

Com taxa de juros em queda, preço dos aluguéis fica mais barato  

Segundo o índice FipeZap, mercado de locação de imóveis registrou perdas de mais de 2% nos últimos 12 meses. Apesar de pequeno avanço de 0,47% no trimestre e de 0,15% em março, o momento ainda é favorável para renegociar valor do aluguel.

O maior patrimônio que você pode acumular para a aposentadoria é a saúde  

São muitas coisas para se pensar na aposentadoria e as pessoas estão focadas somente no dinheiro. O fato é que o dinheiro apenas não resolve dentro dessa expectativa de vida maior. O maior patrimônio que você pode acumular para a aposentadoria é a saúde. O patrimônio cultural também vai te ajudar a desfrutar de outras coisas. São coisas que não estão diretamente ligadas a investimento financeiro.

Plano de Previdência para os filhos vale a pena?  

Hoje em dia, os casais se preocupam mais com a Previdência dos filhos do que com a própria aposentadoria. Dependendo do perfil fiscal, vale mais a pena aplicar no Tesouro Direto do que investir no VGBL. E isso entra como despesa dedutível do Imposto de Renda.

Reforma da Previdência no Chile não fala em redução da idade mínima  

No país, homens só podem se aposentar aos 65 anos, e mulheres, aos 60. O que a presidente Michelle Bachelet, que é socialista, quer é estimular as pessoas a se aposentarem mais tarde, aumentando o valor do benefício por meio da contribuição de 5% por parte das empresas. Hoje, apenas os trabalhadores contribuem, com 10% do salário.

0:00/0:00
Video player is in betaClose