O Assunto é Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

O Assunto é Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

Brazil

Especialistas em economia doméstica dão dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

Episodes

CDB rende mais do que a taxa básica de juros e tem risco pequeno de perda  

Se escolher uma empresa grande, o risco de quebrar é pequeno. Pesquisa com ouvintes da CBN mostrou que 53% das pessoas aceitam algum risco. Em segundo lugar, ficou a opção 'minha postura é conservadora, não arrisco'.

Vale a pena fazer portabilidade para previdência privada com menor taxa de administração  

No curto prazo, taxa não parece significativa. Mas no final de 30 anos, fará diferença.

Para que você quer usar o dinheiro? E quando?  

Essas são as perguntas que você precisa fazer na hora de definir qual tipo de investimento você fará. Oscilação ao longo da vida é normal.

Investidores terão que se reinventar com os juros baixos  

Com a nova política adotada do Copom, os juros devem permanecer baixos nos próximos anos. Por isso, as opções de investimento darão retornos menos previsíveis. Isso não é comum na história recente do país.

Entenda as mudanças que ocorrerão nas poupanças com a redução dos juros  

Por conta de regras criadas pelo governo Dilma, a partir de agora, o mercado e os investidores passarão a ter acesso a dois tipos de cadernetas com regras diferentes. A tendência é de que o governo continue reduzindo a taxa de juros.

Produção industrial veio o dobro do que o mercado esperava  

A notícia do PIB foi muito boa. Quando se analisa os dados gera muita esperança para o segundo semestre. A produção industrial saiu hoje e veio o dobro do que o mercado esperava. Amanhã, será divulgada a nova taxa Selic. Os juros ajudam muito o mercado acionário.

Educação financeira para crianças traz efeitos ótimos para a família  

Quem tem acesso a esses conteúdos traz para casa alguns conceitos importantes sobre economia. No entanto, ainda é raro ver pais e filhos debaterem assuntos financeiros no ambiente doméstico.

Você já emprestou dinheiro para um amigo ou parente?  

Enquete aponta que maioria das pessoas emprestam, mas não recebem todo o valor de volta. Familiares normalmente são as últimas opções de empréstimo. Amigos relatam histórias que o relacionamento fica abalado após dívidas.

Aplicar no Tesouro Direto é seguro apesar do endividamento do governo  

Não há condições jurídicas ou políticas de haver confisco como houve no governo Collor. No limite, o governo poderia imprimir dinheiro. A chance disso acontecer é tão remota que pode ser considerada nula.

Dinheiro guardado em conta corrente não rende lucros  

Alternativa ainda reserva alguns perigos, porque há o risco de assaltos e sequestros que obriguem a sacar todo o valor armazenado. Quem tem grandes valores disponíveis pode apostar em títulos públicos de longa duração.

Distrato imobiliário gera problema para quem vende  

Quarenta e seis por cento dos imóveis vendidos no Brasil sofrem distrato depois. Até hoje, não tem uma regra para isso. Tem uma MP no Congresso propondo 50% de multa para quem desiste do negócio. As construtoras querem que a multa seja maior para desestimular o distrato.

Quais são prós e contras do cartão de crédito?  

O cartão de crédito é o financiamento mais caro disponível na economia. As pessoas precisam entender como funciona. Para quem sabe usar é uma ótima ferramenta. Mas, sem a disciplina necessária vira um problema sem solução. O cartão de crédito ainda é um desafio.

Jantar fora é despesa ou investimento?  

Levar em consideração os gastos com as saídas para refeições é sempre necessário. Mas é importante também fazer uma avaliação das possibilidades. O problema é que existe uma linha tênue sobre as vantagens que os investimentos podem trazer no futuro.

Pouca gente tem consciência de quanto realmente recebe por mês  

Primeiro passo para conseguir poupar dinheiro é ter dimensão do volume da arrecadação e das despesas. Fazer o orçamento durante três meses é um exercício importante para ter o controle sobre as finanças domésticas.

Bovespa fica a 8% do recorde histórico  

Desempenho das ações no mercado brasileiro foi alavancado pelo anúncio da privatização da Eletrobras. Máximo alcançado pela Bovespa foi registrado em maio de 2008. Apesar do bom resultado, reação é muto menor do que a da Nasdaq no mesmo período.

Títulos mais longos do Tesouro Direto oferecem rentabilidade muito alta  

Insegurança fiscal faz com que esses 'prêmios' sejam oferecidos aos investidores. Esse cenário não promete se repetir no futuro. Taxa básica de juros caiu nos últimos meses e promete ser reduzida ainda mais. Ouça o comentário de Luiz Gustavo Medina em sua estreia no quadro 'O Assunto é Dinheiro'.

Beneficiários do auxílio-doença convocados tem até esta segunda-feira para agendar perícia médica  

A lista foi publicada no Diário Oficial da união no dia 1º de agosto. Se não houver uma retomada do contato, o benefício será bloqueado. No total, 55.152 pessoas não foram localizadas pelo INSS por terem alguma inconsistência no endereço informado.

Filme sobre a Lava-jato estreia em 7 de setembro  

Pré-estreia vai ocorrer no dia 28 de agosto e contará com a presença dos juízes Sergio Moro e Marcelo Brêtas. 'Polícia Federal: a lei é para todos' será o primeiro filme da trilogia.

Cheque pré-datado ainda é utilizado por 8% dos brasileiros  

Levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Entre esses 8% que usam o cheque pré-datado, eles usam até nove vezes por ano para pagar alimentos em supermercado, materiais de construção e móveis.

Setor de serviços apresenta alta de 1,3% em junho  

Resultado positivo é um indicador importante para a recuperação econômica no Brasil. O setor de serviços é toda a área produtiva que não se enquadra na indústria ou no comércio. IBGE ainda divulgará novos dados sobre o mercado nesta semana.

0:00/0:00
Video player is in betaClose