O Comentário de Arnaldo Jabor - Arnaldo Jabor

O Comentário de Arnaldo Jabor - Arnaldo Jabor

Brazil

Comentários do cineasta e jornalista sobre política, economia, cultura e comportamento.

Episodes

No fundo, desentendimento entre Janot e Gilmar Mendes não passa de uma briga de egos  

Gilmar Mendes tem sistematicamente criticado a Lava-jato, ele denuncia que as provas estão sendo divulgadas ilegitimamente e não consegue viver longe dos holofotes. Por outro lado, Janot está agindo com mais ferocidade do que se espera de um procurador.

Eles não querem só matar, mas destruir a alegria no Ocidente  

É estranho que não haja um objetivo econômico ou político nessas batalhas sem rosto. São levados apenas pelo delírio místico que começou no século 7, quando morreu Maomé e xiitas e sunitas começaram a lutar pelo poder.

Em Era o Hotel Cambridge, o enredo nasce aos poucos e atinge um grau de verdade raro  

O filme está na linha recente de autores que trabalham com uma linha documental, mas que, de dentro de uma realidade mostrada, faz nascer os indícios de ficção. Autores jovens não querem mais a representação tradicional de personagens, dentro de um enredo pré-concebido.

Em Era o Hotel Cambridge, o enredo nasce aos poucos e atinge um grau de verdade raro  

O filme está na linha recente de autores que trabalham com uma linha documental, mas que, de dentro de uma realidade mostrada, faz nascer os indícios de ficção. Autores jovens não querem mais a representação tradicional de personagens, dentro de um enredo pré-concebido.

Carne Fraca suja nosso nome quando o país está entrando nos eixos  

Boas notícias vieram, como o canal de São Francisco, a privatização dos aeroportos e a queda de juros. Mas eis que depois do mensalão e petrolão, surge o picanhão. O mundo está no chamando de corruptos e infecciosos.

Incerteza é uma das maiores feridas ao mundo Ocidental  

Ele sempre se considerou prático e resolvedor de problemas. Os mais completos mecanismos de defesa são hoje impotentes. Temos de conviver com o mais deprimente dos sentimentos humanos: o medo.

A corrupção no Brasil virou o maior espetáculo da Terra  

Mas, e depois da Lava-jato? A corrupção não é causa, é consequência.

Em Brasília, não há inocentes. Todos são cúmplices  

A frase de Nelson Rodrigues ilustra expectativa pela delação premiada dos executivos da Odebrecht. Nos próximos dias, mais de 80 políticos vão aparecer na lista do Caixa 2.

Violência no Brasil está cada vez mais caseira e juvenil  

Essa semana tivemos vários crimes adolescentes acontecendo sem motivo maior ou culpa. Isso tudo se deve à absoluta banalização da morte no país.

Dia Internacional da Mulher deveria estimular ação política delas  

Não apenas para defender seus direitos, mas para condenar a civilização de machos boçais que estão destruindo o nosso destino.

Republicanos da América são os grandes inimigos do mundo atual  

São séculos de uma ideologia religiosa que, do puritanismo inicial, passou por um rancoroso ódio contra a complexidade do mundo. Presidente dos republicanos, Trump é o porta-voz dessa gangue que detesta a democracia.

Não transforme o amor virtual em real  

Geralmente, o encontro entre dois internautas num boteco qualquer termina em decepção.

Começa hoje o carnaval de nossas desilusões  

O único consolo é que estamos vendo, sem nenhum retoque, a cara do Brasil.

Temer deve ser mais cuidadoso na escolha de ministros  

Quatro homens de confiança do peemedebista já caíram. O governo não pode mais ser prejudicado se quiser aplicar as reformas econômicas que o país precisa.

Escolas de samba do Rio são responsáveis por acidentes nos desfiles  

Elas reaproveitaram estruturas antigas dos carros alegóricos. A competição entre elas provoca uma busca excessiva por luxo e grandeza. As alegorias viraram tambores coloridos sem segurança.

Amanhã começa a volta dos imbecis  

Passamos três dias com os malucos, os blocos e as multidões alegres no grande desbunde do carnaval. Veremos agora a nova fase da Lava-jato.

Nada mais parece ter solução  

A TV e o jornal veem que nada se resolve. Vemos impasses e acúmulos de problemas, porque eles crescem rapidamente, mas as soluções são lentas. Será que algum dia veremos alguma manchete sobre o fim da guerra no Oriente Médio ou a criação do Estado palestino?

Carnaval também revela nosso destino  

Os brasileiros podem não ter uma consciência social, mas têm o inconsciente à flor da pele. Temos uma loucura livre e solta que não existe em países chamados sérios. Eles pagam um preço alto por esta racionalidade.

Carnaval ainda é a marca de nossa grandeza  

É melhor entender o Brasil por meio do carnaval do que ver a festa como um desvio da razão. A sua razão perversa nos ensina mais do que as moralidades críticas.

Estrutura de corrupção de Cabral é mais sofisticada que a da Petrobras  

O ex-governador do Rio é um ponto fora da curva na Operação Lava-jato. Ele tinha um governo paralelo, com auxiliares, contadores e laranjas muito organizados.

0:00/0:00
Video player is in betaClose