Episoder
-
O presidente Lula foi até a Argentina e comentamos os principais tópicos dessa visita por aqui, além de sua passagem pelo Uruguai.
Também seguimos repercutindo a invasão russa à Ucrânia, que completou 11 meses, com escândalos de corrupção no país e a chegada de tanques de diversas partes.
No mais, passamos pelo sempre complicado tabuleiro do (Grande) Oriente Médio, atualizando os episódios de violência em Jenin. -
Começamos nosso giro pelo continente-mãe, com a descoberta de 49 corpos em valas-comuns na República Democrática do Congo e também a troca de farpas entre Argélia e Marrocos por conta da abertura do Campeonato Africano de Nações, com direito a participação de um neto de Nelson Mandela.
Seguimos repercutindo as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia, além de notícias do Cáucaso até a Península Ibérica.
Por fim, demos uma volta pela bacia do Pacífico, com destaque para a renúncia de Jacinda Ardern do governo neozelandês e a continuidade dos protestos no Peru. -
Manglende episoder?
-
O primeiro programa do ano chega bem recheado com quase tudo o que aconteceu nas últimas semanas. Armas nucleares na Coreia, Guerra na Ucrânia, posse de Lula e extremismo em Brasília, protestos no Peru, com a participação especial de Ubiratan Leal, e muito mais!
-
Encerramos o ano com o retorno do biólogo e virologista Atila Iamarino, nos atualizando com tudo o que aconteceu em relação ao vírus da Covid-19 desde março.
O Comendador nos brinda com as algumas principais notícias sobre a pandemia, estudos de caso, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil! -
Repercutimos os últimos acontecimentos no nosso vizinho, com a prisão de Pedro Castillo e a posse de Dina Boluarte, além de outras notícias da nossas quebrada latino-americana, como a condenação da vice-presidenta argentina Cristina Kirchner.
Também demos um giro Velho Continente, com as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia e uma operação policial na Alemanha que desmantelou um grupo golpista.
No mais, continuamos nossa cobertura dos atos políticos na atual edição da Copa do Mundo, realizada no Catar, e aproveitamos para observar o movimento das peças no tabuleiro do Oriente Médio. -
Em um programa atípico, demos uma volta pela bacia do Pacífico, analisando os protestos contra a política de Covid Zero na China.
Também visitamos o Velho Continente, com as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia.
No mais, repercutimos os diversos atos políticos ocorridos dentro e fora de campo durante a Copa do Mundo, no Catar, além de outras notícias do Oriente Médio. -
Recebemos novamente a especialista Natalie Unterstell para nos explicar tudo sobre o que rolou na COP27, no Egito.
Também demos uma volta pela bacia do Pacífico, com a cúpula do G20, em Bali, e eleições na Malásia.
No mais, visitamos o Velho Continente, com as atualizações da invasão russa à Ucrânia e as eleições na Eslovênia.
Por fim, repercutimos a abertura da Copa do Mundo, no Catar, além de notícias do sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio. -
Quem se saiu melhor nas eleições de meio de mandato nos EUA? Além de responder essa pergunta, demos mais uma volta pela bacia do Pacífico, com novo primeiro-ministro na Gloriosa República de Vanuatu.
Também repercutimos a COP27, realizada no Egito, e aproveitamos para dar um giro pelo Continente-Mãe.
No mais, visitamos o Velho Continente, com as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia, principalmente a retirada de Kherson. -
Luis Inácio Lula da Silva foi eleito presidente brasileiro pela terceira vez e comentaremos os principais tópicos da repercussão internacional do pleito e o que pode mudar na política externa brasileira.
Também demos outra volta pela bacia do Pacífico, com a prévia das eleições intermediárias nos EUA e diversas notícias envolvendo a China.
No mais, visitamos o Velho Continente, com as últimas atualizações sobre a invasão russa à Ucrânia, eleições na Dinamarca e casos de racismo no novo gabinete britânico. -
O ex-chanceler do Tesouro "sucedeu" @ alface e é o novo primeiro-ministro britânico. Também aproveitamos para dar um giro pelo velho continente, além de trazer as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia, que completou 8 meses.
Já no Oriente Médio, repercutimos a assinatura do acordo marítimo entre Líbano e Israel e fizemos uma prévia das eleições deste país.
No mais, demos uma volta na bacia do Pacífico, com o anúncio do novo mandato de Xi Jiping como secretário-geral do Partido Comunista da China e uma polêmica com o seu antecessor Hu Jintao. -
Liz Truss renunciou ao cargo de primeira-ministra no Reino Unido, perdendo a competição para um pé de alface. Ainda no velho continente, passamos pelas últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia.
Também repercutimos a retirada do reconhecimento australiano sobre Jerusalém como capital de Israel, além de outras notícias do sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio.
No mais, demos uma volta pela bacia do Pacífico, com discurso de Xi Jinping no 20º Congresso do Partido Comunista da China, fazendo um balanço do último quinquênio e projetando o próximo. -
A ponte que liga a Crimeira à Rússia foi atacada a partir da detonação de um caminhão e houve retaliação por parte de Moscou. Quais os impactos deste episódio no conflito com a Ucrânia?
Voltamos ao sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio, para analisar o acordo marítimo entre Israel e Líbano.
Também demos uma volta pela bacia do Pacífico, para repercutirmos a nova política de segurança nos EUA e as eleições na Gloriosa República de Vanuatu. -
Vladimir Putin formalizou a anexação de quatro oblasts ucranianos e veremos as implicações disso, além das últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia.
Também fomos até o continente-mãe, com um novo golpe militar em Burkina Faso e demissão de filho-general em Uganda.
No mais, demos uma volta pela bacia do Pacífico, passando por mísseis na península coreana e a reforma da cannabis nos EUA. -
Seguindo a tradição do programa, o professor Guilherme Casarões nos brinda com a análise do discurso do representante brasileiro na abertura da AGNU.
Também passamos pelo Irã, com os recentes protestos devido a morte da jovem curda Mahsa Amini.
Por fim, repercutimos as principais intervenções na ONU, desde os cinco membros do conselho permanente de segurança até as nações insulares, passando pelos estreantes, os direitos de resposta e os encontros paralelos em Nova York, além da cobertura dos sete meses da invasão russa à Ucrânia. -
Putin e Xi Jinping se encontraram no Uzbequistão e vamos comentar também sobre as últimas notícias envolvendo os demais países da Organização Para Cooperação de Xangai.
Ainda na região do antiga União Soviética, recebemos o amigo e historiador Heitor Loureiro para comentar as mais recentes escaramuças entre Armênia e Azerbaijão.
Também demos um pião pela nossa quebrada latino-americana repercutindo os últimos acontecimentos do Chile ao México, passando pelo Caribe. -
Elizabeth II do Reino Unido se foi e o impacto político da sua morte e as possíveis mudanças na área de influência do antigo Império Britânico.
Também recebemos o jornalista chileno Pablo Cuellar - editor internacional do Meganotícias - para comentar o resultado do referendo constitucional ocorrido no último domingo (04/09) no país transandino.
Ainda na costa sul-americana do Pacífico, repercutimos mais um capítulo da crise política enfrentada pelo governo Pedro Castillo no Peru. -
Faltando treze minutos para o fim de seu mandato como Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet autorizou a publicação do relatório sobre Xinjiang e os uigures.
Também seguimos repercutindo a invasão russa à Ucrânia, principalmente a visita do chefe da agência nuclear da ONU à usina localizada em Zaporizhzhia.
J´á na nossa quebrada latino-americana, destacamos o atentado contra a vida da vice-presidenta argentina Cristina Kirchner e o clima no Chile, na última semana antes do plebiscito constitucional. -
Fomos até Luanda, para conferir a apuração dos resultados eleitorais, que apontaram uma vitória apertada do atual presidente angolano João Lourenço.
Também demos uma volta pela bacia do Pacífico, passando pelo possível perdão das dívidas estudantis nos EUA e a retomada do diálogo entre as autoridades colombianas e o ELN.
No mais, passamos pelas últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia – que completou 6 meses nesta semana – além de outras notícias do velho continente como a morte de Darya Dugina e mais uma crise política em Montenegro. -
Demos uma volta pela bacia do Pacífico, passando pela posse de Petro na Colômbia - com direito ao constrangimento público de Felipe VI - e a batida policial na casa de Trump, em Palm Beach.
Também repercutimos as últimas atualizações da invasão russa à Ucrania e as eleições na Itália.
No mais, demos um giro pelo continente-mãe, com eleições gerais no Quênia e acordo no Chade. -
Nancy Pelosi viajou à Taiwan e muita gente achou que seria o estopim para a Terceira Guerra Mundial. Além da visita da presidenta da câmara dos representantes dos Estados Unidos a outras localidades do leste da ´Ásia, também repercutimos os últimos acontecimentos na bacia do Pacífico.
Também passamos pelas últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia, incluindo o relatório do Anistia Internacional, que foi rechaçado por Kiev.
No mais, demos uma volta pelo continente mãe, com novos protestos na República Democrática do Congo e eleições no Quênia. - Vis mere