Episodes

  • Rei Arthur é uma figura central no folclore britânico, personagem lendário líder dos bretões pós-romanos que enfrentou os invasores anglo-saxões no final do século V e início do século VI.

    Sua narrativa está envolta em mitos e sua existência histórica é frequentemente objeto de questionamento. Ainda assim, há quem afirme que existiu um Rei Arthur histórico ou que ele seja apenas uma lenda muito forte, entretanto, sua origem evoca mistérios como a maioria das lendas, já que não existem evidências concretas e verificáveis de sua vida.

    Porém, os primeiros registros sobre as lendas arturianas são supostamente do século IX, cerca de meio milênio depois da hipotética existência de Arthur.

    No episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Rafael Jacaúna e Inês Barreto destrincham algumas dessas lendas que circulam no imaginário mundial e que continuam a inspirar uma variedade de obras literárias, cinematográficas e artísticas até os dias de hoje.

    Recados:

    Ingressos MFC Ao vivo

  • Nunca é tarde demais para histórias de terror reais, então sejam muito Bem-vindos ao Aconteceu Comigo. Eu sou Ira Croft (@iracroft), sua anfitriã, e estou aqui para levá-los a uma jornada arrepiante através das experiências mais aterrorizantes de nossos ouvintes. No comando do programa, estou ao lado de Ananda Mida e estou pronta para contar histórias que farão os assentos de suas cadeiras ficarem desconfortáveis, suas camas deixarão de ser aconchegantes e a sua imaginação correrá solta. Nesta noite sombria, prepare-se para mergulhar em um mundo onde os medos mais profundos se tornam realidade e o inexplicável se torna possível.Teremos as histórias: Estrada para SETEALÉM e Visitas indesejadas;Está pronto? Mande suas histórias para nosso e-mail: ⁠⁠[email protected]

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • É isso mesmo, chegamos a marca de 500 episódios!

    E o nosso queridíssimo e insólito host Andrei Fernandes te convida para um episódio mais do que especial.

    Vamos?

  • Nunca é tarde demais para histórias de terror reais, então sejam muito Bem-vindos ao Aconteceu Comigo. Eu sou Ira Croft (@iracroft), sua anfitriã, e estou aqui para levá-los a uma jornada arrepiante através das experiências mais aterrorizantes de nossos ouvintes.

    No comando do programa, estou ao lado de Carol Alves e estou pronta para contar histórias que farão os assentos de suas cadeiras ficarem desconfortáveis, suas camas deixarão de ser aconchegantes e a sua imaginação correrá solta.

    Nesta noite sombria, prepare-se para mergulhar em um mundo onde os medos mais profundos se tornam realidade e o inexplicável se torna possível.

    Teremos as histórias:

    - A Sombra que Vigia

    - Uma Conversa Entre Planos

    Está pronto?

    Mande suas histórias para nosso e-mail: ⁠[email protected]

  • A teoria de que a internet está morta é um pensamento que circula online, levantando a ideia de que a maior parte da internet hoje é controlada por bots e informação gerada de forma automática, manipulados por algoritmos para favorecer certos resultados de busca, deixando de lado a atividade humana.

    Os que defendem a teoria acreditam que esses bots são criados de propósito para influenciar algoritmos e direcionar as pesquisas de consumidores. No caso, nós mesmos. Além disso, alguns sugerem que agências governamentais utilizam esses bots para influenciar a opinião pública, o chamado "gaslighting" por inteligência artificial. Geralmente, é dito que essa mudança aconteceu em 2016 ou 2017.

    A teoria tem chamado atenção porque muitos dos fenômenos observados são mensuráveis, como o aumento do tráfego de bots. No entanto, a ideia de que tudo isso é uma conspiração tem sido criticada como um pensamento paranoico por alguns, mesmo que existam preocupações legítimas sobre o tráfego de bots e a integridade da Internet.

    No episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Déborah Cabral, Jey Carrillo, Hell e Ira Croft revelam: a internet realmente está morta?

    Mundo Freak Ao Vivo

  • Nunca é tarde demais para histórias de terror reais, então sejam muito Bem-vindos ao Aconteceu Comigo. Eu sou Ira Croft (@iracroft), sua anfitriã, e estou aqui para levá-los a uma jornada arrepiante através das experiências mais aterrorizantes de nossos ouvintes.

    No comando do programa, estou ao lado de Ananda Mida e estou pronta para contar histórias que farão os assentos de suas cadeiras ficarem desconfortáveis, suas camas deixarão de ser aconchegantes e a sua imaginação correrá solta.

    Nesta noite sombria, prepare-se para mergulhar em um mundo onde os medos mais profundos se tornam realidade e o inexplicável se torna possível.

    Teremos as histórias:

    - O Espirito com sede

    - Uma estação do passado

    Está pronto?

    Mande suas histórias para nosso e-mail: [email protected]

  • O termo "snuff" vem do inglês e seu sentido original refere-se ao ato de extinguir ou apagar algo, como uma chama ou uma vela. No contexto mais amplo, "snuff" pode ser utilizado também para indicar a extinção de qualquer coisa, como um som, uma ideia ou até mesmo uma vida.

    No entanto, ele é mais conhecido por sua associação a um subgênero do horror para os chamados filmes snuff ou snuff movies. Partindo deste contexto, um filme snuff seria uma obra explicita que supostamente retrata o assassinato real de uma pessoa, onde os atores ou vítimas são mortos de verdade durante a filmagem.

    Quando o mundo ainda não era dominado por internet, redes sociais e tecnologias, um cineasta esperto encontrou a oportunidade perfeita para criar suas verdades no que ficou conhecido como o mercado da morte.

    No episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Gabi Larocca e Tupá Guerra adentram nos detalhes dos Snuff, a origem do termo, o gatilho de tudo isso, e se de fato em algum momento da história esses filmes existiram mesmo.

    Mundo Freak Ao Vivo

  • No dia 25 de fevereiro de 2014, um policial e sua esposa descobriram um corpo quase nu na praia de Perranporth na Cornualha, Reino Unido. O homem barbudo tinha ferimentos inexplicáveis, um sapato de caminhada em uma perna, uma meia enfiada em sua boca presa por um fone de ouvido e vários outros dos seus objetos pessoais foram encontrados posteriormente por toda a costa.

    À medida que a investigação avançava, foram descobrindo estranhas atividades a partir de imagens de câmeras de segurança, o que acabou intrigando e confundindo mais ainda os detetives.

    O caso, que ficou mais tarde conhecido como “A Misteriosa Morte de Alan Jeal”, é um dos maiores mistérios do Reino Unido e ganhou as manchetes de todo o país. O enigma continua listado ainda como não resolvido, já que sequer conseguiram determinar a causa de sua morte. Após seis meses de investigação, a polícia encerrou o caso dando a causa da morte como “inexplicável”.

    Os investigadores Andrei Fernandes, Jey Carrillo, Rafael Jacaúna, Déborah Cabral e Déa Melo do podcast MDM mostram que a história Alan Jeal, vão além dos seus “e se”, chegando a teorias e conspirações.

    Evento: Mundo Freak Ao Vivo

  • Depois que a casa da família Smurl foi comprometida por uma enchente, Janet e Jack Smurl, junto com suas filhas pequenas e os pais de Jack, mudaram-se para uma casa de dois andares na Chase Street em West Pittson, Pensilvânia. Como o local precisava de reparos, então eles não hesitaram em repintar, reformar e consertar tudo que era necessário.

    Mas foi exatamente durante a reforma que coisas estranhas começaram a acontecer e, de 1974 a 1987, os Smurls afirmam que estavam sendo aterrorizados por uma força maligna. Inicialmente, os episódios eram inofensivos: ferramentas desapareciam e reapareciam; manchas antigas nas paredes surgiram por baixo de novas camadas de tinta; eletrodomésticos da cozinha pegaram fogo, mesmo estando desligados e odores terríveis dominavam a casa e desapareciam momentos depois.

    Conforme a história cresceu, jornalistas, demonologistas, como Ed e Lorraine Warren e a Igreja Católica se envolveram, chamando atenção da mídia e resultando em vários artigos publicados, um livro e um filme.

    Andrei Fernandes, Tupá Guerra, Ira Croft e Jey Carrillo te convidam hoje, no Mundo Freak Confidencial, a adentrar nesses dez anos assombrados da Família Smurl.

  • Quadros que são devolvidos inúmeras vezes por compradores. Quadros que ficam intactos em incêndios destruidores. Pinturas que supostamente se materializam ou se mexem. Críticos de arte que morrem logo após analisar um quadro.

    Esses casos estão atrelados a quadros e pinturas que conquistaram certo destaque global por estarem frequentemente vinculadas a essas narrativas de supostas assombrações ou histórias malditas de má sorte ou infortúnio.

    Sejam casos reais ou lendas urbanas, o fato é que um desses quadros ditos amaldiçoados, chamou bastante atenção durante as décadas de 1970 e 1980 envolvendo sinistros quadros de belas crianças chorando e certamente você já deve ter ouvido falar ou, se não ouviu, já viu algum quadro desses em algum lugar, seja em revista, televisão ou internet.

    No entanto, a série de telas denominadas pelo artista italiano Giovanni Bragolin “Quadro das Crianças Chorando” não é a única que está associada a eventos assombrados, há outras e é sobre isso que os nossos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Tupá Guerra e Hell falarão hoje no Mundo Freak Confidencial.

    Você levaria alguma dessas telas para sua casa?

    O Menino que Chora

    Pintura assombrada do eBay

    O Homem Angustiado

    Bernardo de Gálvez

    A Mãe Morta

  • Falar ou pensar em cavernas, automaticamente remete a algo misterioso e magnífico, talvez pelos espaços e estruturas naturais que adentram de forma profunda nos subsolos da Terra.

    De acordo com a classificação científica, cavernas estão incluídas entre ativas, que contêm água fluindo através delas e relíquias, que, apesar de não terem água fluindo através delas, ainda possuem água que pode ser retirada. Tudo isso reverbera nas peculiaridades de formas de vidas contidas nesses espaços, o que acaba contribuindo para que cada formação tenha sua própria história e mistério, tornando-as fascinantes para a exploração e estudo.

    Por falar em mistério, o próprio conceito de caverna já remete a algo desconhecido, enigmático ou incompreensível, mas o que faz com que algumas delas carreguem essa aura misteriosa mais do que outras?

    Nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Rafael Jacaúna e Marcos Keller comentam sobre algumas cavernas ao redor do mundo que carregam uma certa aura mística e até dúvidas sobre nosso passado distante.

  • O caso aconteceu quando Kaspar Hauser, um jovem alemão, apareceu na cidade de Nuremberg em 26 de maio de 1828, segurando uma carta endereçada ao capitão do 4º esquadrão da 6ª cavalaria, von Wesseing. A carta descrevia sua vida de confinamento onde desde criança, vivia em uma espécie de calabouço escuro, alimentado apenas com pão e água e pedia que alguém cuidasse dele.

    Ele foi acolhido por autoridades locais e passou a receber educação e treinamento para se integrar à sociedade. Sua história intrigante e sua suposta origem desconhecida atraíram a atenção de muitas pessoas e pesquisadores.

    Mas, qual a história verdadeira de Kaspar Hauser? Não só sua origem é um mistério, mas sua morte também está envolta de informações turvas.

    Nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Rafael Jacaúna e Adriana Melo debatem hoje: será que existe de fato uma versão definitiva para esse enigma que é motivo até hoje de especulações, instigando livros e filmes a serem publicados?

  • No dia 29 de setembro de 2006, um jatinho derrubou um boeing.

    O voo 1907 no Boeing 737-8EH da Gol, que fazia rota comercial doméstica em Manaus com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com previsão de uma escala no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em Brasília, colidiu no ar com a aeronave Embraer Legacy 600 enquanto sobrevoava o estado do Mato Grosso.

    Na época, o acidente causou uma grave e séria crise na aviação civil brasileira.

    No entanto, até sair o resultado final e após as condenações, o acidente gerou vários mistérios, desinformação, teorias conspiratórias e especulações ao longo dos anos.

    No Mundo Freak Confidencial de hoje, junto com nossos investigadores Andrei Fernandes, Ananda Mida, Ira Croft e Sam discorrem sobre o fenômeno midiático que virou essa tragédia.



  • Foi no gótico que muitas mulheres se sentiram confortáveis e atraídas, seja como fã, consumidora dessa literatura ou como criadora dessas histórias, já que muitas vezes as narrativas desses livros abraçavam figuras femininas como as criaturas frágeis ou vulneráveis que enfrentavam ameaças sobrenaturais e misteriosas.

    A condição social feminina, como opressões, confinamento e os papéis tradicionais de gênero, também foi um meio que a literatura gótica viu que poderia explorar, já que isso passava a ser preocupação de mulheres na época, ou seja, muitas questões que eram negligenciadas na vida real e causavam medos, foram sendo exploradas na ficção de terror de diversas formas, acabando assim por moldar a maneira como o horror é compreendido e apreciado hoje.

    Autoras pioneiras como Clara Reeve, Ann Radcliffe, Mary Shelley, Shirley Jackson, Edith Wharton ou Daphne du Maurier, desafiaram as normas de suas épocas contribuindo sobremaneira para a evolução do horror, explorando temas como maternidade, vida doméstica, sobrenatural, o macabro e o psicológico.

    No Mundo Freak Confidencial de hoje, junto com nossos investigadores Andrei Fernandes, Jey Carrillo, Ira Croft e Gabi Larocca vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de algumas dessas pioneiras que tanto contribuíram para a literatura de horror, abrindo caminhos para outras mulheres continuarem seus legados, construindo novos olhares e percursos.

  • Não é de hoje que o nazi/fascismo exerce um fascínio em muitas áreas de estudos.

    O fascismo místico nada mais é que uma corrente de pensamento político e religioso na Itália fascista baseada no fideísmo, doutrina religiosa que prega que as verdades metafísicas, morais e religiosas, como a existência de Deus, a justiça divina após a morte e a imortalidade, são inalcançáveis através da razão, e só serão compreendidas por intermédio da fé.

    Esse fascismo místico, então, deveria ser baseado em uma mitologia envolvida na espiritualidade.

    Mesmo tendo um material escasso que não agregue tantas informações sobre o misticismo nazi/fascista purista e suas relações com o ocultismo, vamos conhecer hoje no MFC, com os nossos investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Vinicius Ferreira e Inês Barreto alguns objetos, movimentos e símbolos que viraram motivos de teorias e estudos de uma das passagens mais sombrias da história mundial.

  • A Física Quântica é bem diferente da nossa experiência diária. O mundo microscópico que ela descreve é diferente e novo para nossos sentidos. Nele, as coisas estão em estados específicos de energia, são incertas e baseadas em probabilidades.

    Quando olhamos para a teoria quântica de uma perspectiva menos científica, pode parecer um lugar mágico, onde a certeza não é tão clara devido às chances e possibilidades. Nesse mundo, é hipotetizado que até mesmo a nossa consciência pode ter um papel importante. Os elementos de um sistema quântico parecem se comunicar instantaneamente, criando espaço para ideias como mover objetos com a mente ou ter habilidades para coisas além do que nossos sentidos normais captam.

    Mas é sobre um caso brasileiro que hoje faz nossos investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Jey Carrillo e Lucas Balaminut se perguntarem: pode a física quântica explicar fenômenos paranormais e até mesmo nossa consciência?

  • O fenômeno das mutilações inexplicáveis é bastante estudado por ufólogos, principalmente nos Estados Unidos, onde tiveram alguns “surtos” de casos com o passar das décadas. As características principais dessas mutilações são: morte inexplicável de um animal com a retirada de partes do corpo; cortes com características cirúrgicas, sem marcas de dentes ou garras; corte que se apresenta cicatrizado ou cauterizado; e não há sangue no local do ataque.

    O primeiro registro de mortes inexplicadas de animais com mutilação ocorreu no início do século XVII, na Inglaterra. Segundo os relatos, ovelhas apareceram mortas (em um local, mais de 100 do mesmo rebanho), onde apenas alguns órgãos internos foram retirados, deixando a lã e o sebo, materiais de comércio na época, intactos.

    Nos anos 70, vários casos de mutilações foram registrados no Kansas, Nebraska, Idaho, Ohio e Novo México, e foi a primeira vez que se associou às mortes com possíveis ataques extraterrestres.

    Havia tantos casos acontecendo que o então senador do Colorado, Floyd Haskell, pediu ao FBI para investigar, o que aconteceu em 1979. Em 15 de janeiro de 1980, o FBI encerrou a investigação e divulgou um relatório dizendo que “nenhum dos casos relatados envolveu o que parecem ser mutilações por outros que não predadores comuns”.

    Mas é de um caso brasileiro que hoje os nossos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Jey Carrillo e Gabi Larocca irão se aprofundar.

    O que vocês acham? Crime ou UFO?

  • O Edifício Joelma, no centro da cidade de São Paulo, é cercado de mistérios. O prédio que já foi palco de uma das maiores tragédias do mundo, é conhecido hoje como edifício Praça da Bandeira, mas sua construção em um terreno já marcado por mortes em outras épocas, é envolvida de enigmas, teorias e relatos sobrenaturais.

    Com 25 andares, sendo dez de garagem, o Joelma foi inaugurado em 1972, no mesmo terreno que ficou conhecido pelo Crime do Poço. Apesar de ser um prédio novo, ele foi consumido em questão de minutos por um incêndio que deixou o local rapidamente em uma temperatura de 700 graus, matando assim 191 pessoas e deixando feridas mais de 300 no ano de 1974, dois anos depois de um outro incêndio, de menor proporção, matar 16 pessoas e ferir mais de 300 no edifício Andraus, também no centro de SP e vizinho do Joelma.

    No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Jey Carrillo, Déborah Cabral e Hell comentarão sobre essas e outras histórias que deram fama ao Edifício Joelma como um dos mais mal assombrados do mundo.

  • Entre as notícias mais surpreendentes, podemos destacar as atualizações ufológicas que envolvem os Estados Unidos e o México, a tragédia que aconteceu no fundo do mar com a explosão de um submarino e claro, a estadia do host deste podcast no Pará.

    Todas essas notícias podem parecer absurdas à primeira vista, mas são reais e aconteceram no ano de 2023. É importante ficar atento a essas histórias, pois elas podem nos fazer refletir sobre o mundo em que vivemos e sobre as possibilidades que o futuro nos reserva.

    Então embarque nessa retrospectiva das notícias mais bizarras de 2023 com os nossos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Lucas Balaminut e Gabi Larocca.



  • Nunca é tarde demais para histórias de terror reais, então sejam muito Bem-vindos ao Aconteceu Comigo. Eu sou Ira Croft, sua anfitriã, e estou aqui para levá-los a uma jornada arrepiante através das experiências mais aterrorizantes de nossos ouvintes.

    Sentada diante de uma lareira crepitante, acompanhada por minha amiga de quatro patas, Ravena e nossa convidada Carol e estou pronta para contar histórias que farão os assentos de suas cadeiras ficarem desconfortáveis, suas camas deixarão de ser aconchegantes e a sua imaginação correrá solta.

    Nesta noite sombria, prepare-se para mergulhar em um mundo onde os medos mais profundos se tornam realidade e o inexplicável se torna possível. Está pronto?

    Email: [email protected]