Played
-
A crise da habitação é um tema que preocupa a Ana Garcia Martins, e por isso, hoje foi o dia de ajudar o Luís Pinheiro a encontrar uma casa para comprar!
-
Não há melhor desculpa para comer chouriço assado que os Santos Populares! Estas festas não são para meninos e o fumo e o cheiro a sardinha fazem parte da magia!
-
Não há profissão que escape à Ana Garcia Martins. Hoje é o dia dos eletricistas, pintores, serralheiros e carpinteiros! É mais fácil agendar uma audiência com o presidente do que conseguir uma marcação com um desses profissionais! A solução? Chamá-los antes de ter o problema.
-
Começa devagar mas quando damos por nós construirmos a nossa propria Torre de Pisa. A Ana Garcia Martins é campeã no empilhamento de roupa!
-
O filho da Pipoca Mais Doce está de férias há 3 dias e já se queixa que não tem nada para fazer. A Ana Garcia Martins tem algumas propostas: ler, arrumar o quarto e rever a matéria dada na escola!
-
A Ana Garcia Martins respondeu às perguntas dos nossos ouvintes. Qual era o destino de férias que darias aos teus colegas da RFM? O que achas do Gyokeres ter acabado com a Inês por não querer ter nada a ver com Portugal? O que é que achas de pessoas que jogam futebol na praia?
-
Mais uma quinta-feira, mais um ódio, desta vez pessoas que pedem livros emprestados e nunca mais devolvem! Foi para o Instagram denunciar a situação e surgiram os trafulhas todos! A partir de hoje nunca mais empresta livros!
-
A Pipoca Mais Doce está muito entusiasmada para ir de férias. Mas antes de ir, uma tarefa muito dura espera por ela, escolher o que levar!
-
A Helena Coelho ficou desapontada por não ter sido convidada para o evento da Bimby e a Ana Garcia Martins aproveitou para se queixar do que não recebe do Benfica, Nespresso e McDonald's!
-
Ricardo Araújo Pereira, Dr. Ângelo Rebelo e Fanny são alguns dos contactos que Ana Garcia Martins tem no telefone. Já os seus verdadeiros amigos nunca têm o tipo de informações que ela procura!
-
A Ana Garcia Martins respondeu às perguntas dos nossos ouvintes. O que roubavas da Disney para oferecer aos teus colegas? É aceitável dar porrada a pessoas que falam com voz de doente? O que farias se ganhasses o Euromilhões?
-
A partir da pergunta “Que Oriente é que encontramos nos Lusíadas?”, o professor e ensaísta António Vasconcelos de Saldanha e a investigadora Cristina Costa Gomes exploram as representações do Oriente na obra de Camões, entre a experiência vivida e a construção ideológica do Império.
Moderada por Rui Loureiro, a conversa percorre temas como a presença de Camões na Ásia e a imagem da China como império modelo. O debate destaca ainda a forma como Camões equilibra aquilo que leu nos livros e o que observou diretamente. O episódio foi gravado no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a vida e a “causa” de D. António, prior do Crato. Filho do Infante D. Luís, duque de Beja, e de Violante Gomes, apelidada de “A Pelicana”, D. António foi candidato à sucessão de D. Sebastião depois da morte deste rei na Batalha de Alcácer Quibir. Então, argumentou que os seus pais tinham-se casado em segredo, o que lhe dava precedência na linha de sucessão sobre o cardeal D. Henrique, que efetivamente herdou o trono. Dois anos depois, aquando da morte do Cardeal-Rei (janeiro de 1580)voltou a reclamar os seus direitos à coroa portuguesa, sendo então derrotado pelo exército comandado pelo duque de Alba que Felipe II de Espanha mandou para Portugal.
Entre 1582 e 1583, a causa de D. António manteve-se viva nos Açores, sendo então reconhecido como Rei na Ilha Terceira. No entanto, as forças de D. António foram vencidas pelas do marquês de Santa Cruz em 1583. A partir de então, e até à sua morte em 1595, D. António viveu entre França e Inglaterra, onde procurou manter viva a sua “causa”, apoiada sobretudo pela comunidade cristã-nova. Quem foi D. António, prior do Crato? Qual a validade das suas pretensões ao trono de Portugal? E será que chegou a ser Rei de Portugal, mesmo que por tempo breve?See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Problemas com pilosidades íntimas
-
Tempo agora para o amor
-
Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a conquista otomana da cidade de Constantinopla e a consequente queda do milenar império Bizantino, ocorrida a 29 de maio de 1453, passam por estes dias 572 anos. Fundada em 330 dc pelo imperador romano Constantino com o nome de “Nova Roma”, Constantinopla, a atual Istambul, foi alvo de 22 cercos ao longo da sua História milenar. Em 1204, a cidade foi ocupada pelos cristãos ocidentais no enquadramento da quarta cruzada para, em 1262, ser novamente recuperada pelos bizantinos (os “romanos do oriente”). Contudo, a reconquista de Constantinopla não devolveu o império bizantino aos seus tempos áureos. Até 1453, os bizantinos viveram sob quase permanente ameaça dos seus inimigos, sobretudo dos turcos otomanos. A 6 de abril de 1453, o sultão otomano Maomé II montou cerco terrestre e naval a Constantinopla com um exército de cerca de 100 mil homens e uma nova arma de guerra: um canhão com quase 9 metros de comprimento, que disparava balas com cerca de 500 quilos. Como decorreu a conquista de Constantinopla? O que aconteceu a Constantino XI, o último imperador, e aos bizantinos? E qual o papel dos ocidentais neste conflito entre otomanos e bizantinos? Por fim, qual a importância do legado bizantino?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
"Não me escapa o ridículo de ser o comentador oficial deste assunto, mas prefiro isto a estar calado". Na Edição da Noite da SIC Notícias desta terça-feira, Ricardo Araújo Pereira relata a Rodrigo Pratas a experiência como testemunha no julgamento de Joana Marques em tribunal, processada por uma piada sobre a prestação de Nelson e Sérgio Rosado, dupla conhecida como Anjos, a cantar o hino de Portugal. "O humor não pode ser julgado como se fosse um crime", refere o "comentador oficial", relembrando que "as pessoas ofendem-se com várias coisas. Às vezes, até factos e verdades. Isso não significa que a gente vá proibir factos e verdades". E confessa: "não me senti réu, mas, num certo sentido, senti-me: se a Joana for condenada, eu também sofro. Em primeiro lugar, também sofro. Sofrem todos os que têm a mesma profissão da Joana. E, em segundo lugar, sofre qualquer cidadão".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Pela primeira vez um ex-primeiro-ministro está sentado no banco dos réus acusado de corrupção. E ainda há quem diga que não acontece nada neste país. Para memória futura fica a hipótese de Augusto Santos Silva vir a ser candidato presidencial. A possibilidade não se concretizou, mas Seguro é que nem com molho de tomate: Santos Silva espera que avance um independente. No Brasil, Lula da Silva quer comemorar a consolidação da independência; a expulsão das últimas tropas portuguesas pode resultar num novo feriado a 2 de Julho. E se o comemorássemos também em Portugal?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Joana Marques apresenta-nos (e apresenta-os um ao outro) dois influencers: Maria Madalena Mateus e Pedro Sturken.
-
Joana Marques apresenta-nos um matador de touros com nome amoroso: Cuqui.
- Show more