Episodios
-
Abrindo o Ciclo de Debates da Ulepicc-Brasil o GT 1, de Políticas de Comunicação, apresentou a mesa "O Estado como agente fundamental para a regulamentação das redes sociais: do político-normativo ao político-econômico". Com mediação do professor Murilo César Ramos (UnB), a mesa foi composta por Jonas Valente (Lapcom-UnB) e Marcos Dantas (ECO-UFRJ) em 19 de outubro de 2021. Este episódio traz a apresentação de Jonas Valente.
Toda a mesa pode ser vista no canal da Ulepicc-Brasil no YouTube: https://youtu.be/hg4TbUFfq7c.
-
Abrindo o Ciclo de Debates da Ulepicc-Brasil o GT 1, de Políticas de Comunicação, apresentou a mesa "O Estado como agente fundamental para a regulamentação das redes sociais: do político-normativo ao político-econômico". Com mediação do professor Murilo César Ramos (UnB), a mesa foi composta por Jonas Valente (Lapcom-UnB) e Marcos Dantas (ECO-UFRJ) em 19 de outubro de 2021. É com Dantas que iniciamos a publicação dos áudios dessa mesa, cujo vídeo completo pode ser visto no canal da Ulepicc-Brasil no YouTube: https://youtu.be/hg4TbUFfq7c.
-
¿Faltan episodios?
-
O Jogando Dados recebeu Ana Beatriz Lemos da Costa e Anderson Santos para tratar do artigo “Disputa de mercado e análise regulatória no audiovisual brasileiro: análise da compra da Time Warner pela AT&T”, publicado pela Revista EPTIC em dezembro do ano passado. A apresentação é de Gina Mardones.
Referência:
COSTA, A. B. L. da; SANTOS, A. D. G. dos. Disputa de mercado e análise regulatória no audiovisual brasileiro: análise da compra da Time Warner pela AT&T. EPTIC, São Cristóvão, v. 23, n.3, set.-dez. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15245/12380. Acesso em: 9 mar. 2022.
-
Para tratar da tese “Um modelo para regulação dos direitos de transmissão de futebol”, contamos em nossa bancada com Anderson Santos, autor do trabalho defendido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, e de Manoel Bastos, que participou da banca de avaliação. A apresentação foi de Karime Peres.
Referências
1. A tese pode ser lida em: https://www.researchgate.net/publicatio/356969776_Um_modelo_para_regulacao_dos_direitos_de_transmissao_de_futebol
2. O episódio #20 - A Economia Política do Futebol, com Anderson Santos, pode ser escutado em: http://bit.ly/jogandodados20
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
Depois de falarmos sobre o que esperar do Jogando Dados em 2022, o episódio de hoje é sobre a dissertação "Informação, comunicação e crise do capital: as transformações na divisão do trabalho observadas a partir da Economia Política da Comunicação", de Guilherme Bernardi. O trabalho foi defendido nesse ano no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL, com orientação de Manoel Dourado Bastos. Além deles dois, Gina Mardones participou do programa.
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
Depois do recesso de final de ano, a bancada do Jogando Dados está de volta em 2022. Neste primeiro episódio, Anderson Santos, Manoel Bastos, Guilherme Bernardi, Karime Vilela e Gina Mardones falam sobre as expectativas para os próximos meses, e comentam as novidades que estarão na pauta do programa, entre elas a nova série sobre os principais conceitos da Economia Política da Comunicação.
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
-
A bancada (quase) completa do Jogando Dados se reuniu para avaliar 2021 e dar alguns spoilers sobre o que pode aparecer no podcast em 2022. Depois deste episódio, nos falamos no ano que vem! Cuidem-se!!!
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Email para contato - [email protected]
-
Neste episódio, discutimos o artigo escrito por Helena Martins, Manoel Dourado Bastos e Ivonete Lopes, cujo título é “Brasil. Desiguais e desconectados: a exclusão Infocomunicacional no Brasil”. Ele foi publicado no livro (Des)iguales y (des)conectados : políticas, actores y dilemas info-comunicacionales en América Latina, coordenado por Daniela Monje e editado por Alina Fernández y Ana Laura Hidalgo. Trata-se de mais um resultado do Grupo de Pesquisa de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura junto à Clacso, que é o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais. Conduzido por Karime Vilela, o episódio conta com a participação de Manoel Dourado Bastos e Helena Martins.
Link para o livro: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20211007061056/Desigualdades-desconectados.pdf
-
Seguindo a proposta de episódios mais curtos com temas factuais analisados com aporte teórico da EPC, neste episódio do "Cutucando os Dados" Manoel Dourado Bastos aborda os números recentemente divulgados das taxas de desemprego no Brasil e nos EUA. Há algo nesses números que expressam aspectos estudados pela EPC?
Referências:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/ibge-desemprego-cai-para-137-no-trimestre-encerrado-em-julho
https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2021/10/08/indice-de-desemprego-nos-eua-cai-a-48-em-setembro.htm
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-11/producao-industrial-recua-em-nove-dos-15-locais-pesquisados-diz-ibge
-
A Ulepicc-Brasil e os grupos de pesquisa e trabalho de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura promoveram em 25 de agosto de 2021 um debate visando a proposição de rumos paras os estudos de EPICC nas instituições acadêmicas de Comunicação no Brasil e na América Latina como um todo. Participaram do evento Helena Martins (Eptic), Florencia Guzmán (Clacso) e Manoel Dourado Bastos (Ulepicc-Brasil e Intercom). Dividimos a publicação da mesa de acordo com a primeira rodada de falas. O relato deste episódio é de Manoel.
Toda a live pode ser assistida em: https://youtu.be/F4nDIE-OS2g
-
A Ulepicc-Brasil e os grupos de pesquisa e trabalho de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura promoveram em 25 de agosto de 2021 um debate visando a proposição de rumos paras os estudos de EPICC nas instituições acadêmicas de Comunicação no Brasil e na América Latina como um todo. Participaram do evento Helena Martins (Eptic), Florencia Guzmán (Clacso) e Manoel Dourado Bastos (Ulepicc-Brasil e Intercom). Dividimos a publicação da mesa de acordo com a primeira rodada de falas. O relato deste episódio é de Helena.
Toda a live pode ser assistida em: https://youtu.be/F4nDIE-OS2g
Acesso ao material publicado que foi citado por ela:
FERNÁNDEZ, Alina et al. DT Geopolítica das Comunicações. Revista EPTIC, São Cristóvão, v. 23, n. 2, maio-ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/view/1128. Acesso em: 20 out. 2021. -
A Ulepicc-Brasil e os grupos de pesquisa e trabalho de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura promoveram em 25 de agosto de 2021 um debate visando a proposição de rumos paras os estudos de EPICC nas instituições acadêmicas de Comunicação no Brasil e na América Latina como um todo. Participaram do evento Helena Martins (Eptic), Florencia Guzmán (Clacso) e Manoel Dourado Bastos (Ulepicc-Brasil e Intercom). Dividimos a publicação da mesa de acordo com a primeira rodada de falas. Começamos hoje com o relato de Florencia.
Toda a live pode ser assistida em: https://youtu.be/F4nDIE-OS2g
Acesso ao material publicado que foi citado por ela:
FERNÁNDEZ, Alina et al. DT Geopolítica das Comunicações. Revista EPTIC, São Cristóvão, v. 23, n. 2, maio-ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/view/1128. Acesso em: 20 out. 2021.
MONJE, Daniela et al. (Coord.). Otras plataformas: Tramas de una convergencia periférica en sectores populares, comunitarios, cooperativos y alternativos. Córdoba: Lago Editora, 2020. Disponível em: http://c2231080.ferozo.com/wp-content/uploads/2021/04/otras_plataformas_tramas_de_una_convergencia_periferica.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
MONJE, Daniela; FERNÁNDEZ, Alina; HIDALGO, Ana Laura (Ed.). (Des)iguales y (des)conectados: Políticas, actores y dilemas info-comunicacionales en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2021. Disponível em: https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/contador/sumar_pdf.php?id_libro=2395. Acesso em: 20 out. 2021.
MONJE, Daniela; RIVERO, Ezequiel. Televisión Cooperativa y Comunitaria: diagnóstico, análisis y estrategias para el sector no lucrativo en el contexto convergente. Córdoba: Convergencia Cooperativa, 2018. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/136713/CONICET_Digital_Nro.5186d3f2-693e-40d9-907b-5fd36256c378_C.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 20 out. 2021.
-
Seguindo a proposta de episódios mais curtos com temas factuais analisados com aporte teórico da EPC, neste episódio do "Cutucando os Dados", Rafaela Martins faz uma breve reflexão sobre a pane das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp do dia 4 de outubro e sua relação com a financeirização do capital. Confira neste episódio do Cutucando Dados.
Referências:
Chesnais, François (1996). A mundialização do Capital. São Paulo: Xamã.
Matéria: https://www.infomoney.com.br/mercados/em-dia-de-pane-nas-redes-sociais-acoes-do-facebook-e-de-outras-techs-caem-na-bolsa-americana-entenda/
Kurz, R. (2002). Antieconomia e antipolítica. Sobre a reformulação da emancipação social após o fim do "marxismo". Disponível em: http://www.obeco-online.org/rkurz106.htm. Acesso em: 18 de set 2021.
Lopes, R. S. (2006). Informação, Conhecimento e Valor. 208 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-07022008-110412/publico/TESE_RUY_SARDINHA_LOPES.pdf Acesso em 18 de set 2021.
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
Depois da série que apresentou obras essenciais da EPC, voltamos neste episódio com Manoel Bastos e Karime Vilela para falar com Gina Mardones e Guilherme Bernardi sobre o artigo por eles produzido e publicado no último número da Revista Eptic. O texto que tem por título “China e EUA: a corrida tecnológica sob a perspectiva da EPC” compõe o dossiê que trouxe como temática a “Geopolítica das Comunicações”.
Além do artigo em questão, é possível também conferir uma entrevista com Graham Murdock, bem como produções que tratam sobre a disputa em torno do 5G, o direito à comunicação, o papel da Internet em Cuba, entre outros.
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Referências:
Artigo "China e EUA: a corrida tecnológica sob a perspectiva da EPC", de Gina Mardones e Guilherme Bernardi: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15567
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
Neste 10º episódio do "Cutucando os Dados", programa de formato mais curto, dedicado a tratar dos principais fatos que possam interessar ao que discutimos normalmente, Anderson Santos fala sobre a “Lei do Mandante”, sancionada em 17 de setembro pela Presidência da República do Brasil a partir da categoria de análise das barreiras político-institucionais.
Referências:
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Conceitos da Economia Política da Comunicação. 2019. (21m20s). Disponível em: https://www.dailymotion.com/video/x7mf5cm. Acesso em: 21 ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9615Compilada.htm. Acesso em: 28 fev. 2021.
BRITTOS, Valério Cruz. Capitalismo contemporâneo, mercado brasileiro de televisão por assinatura e expansão transnacional. 2001. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, BA, 2001.
NA BANCADA. Podcast SDT - Na Bancada. Disponível em: https://nabancada.online/category/podcast/. Acesso em: 23 set. 2021.
SANTOS, A. D. G. dos. Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Curitiba: Appris, 2019.
SANTOS, A. D. G. dos. MP do mandante e a disputa pelos direitos de transmissão no futebol: barreiras político-institucionais em ação. In: VALENTE, Jonas C L Valente. (Org.). Cadernos de conjuntura das comunicações Lapcom Ulepicc-Brasil 2021: pandemia, liberdade de expressão e polêmicas regulatórias na comunicação eletrônica. São Cristóvão: Ulepicc-Brasil, 2021. p. 76-94. Disponível em: http://https//ulepicc.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Cadernos-LaPCom-Ulepicc_2021_final.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
-
Com o intuito de realizar atividades em conjunto que envolvam pesquisadoras e pesquisadores de diferentes espaços de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura latino-americanos, realizou-se em 5 de maio a mesa virtual “A importância da articulação dos grupos de Economia Política em associações científicas”. Dividimos a publicação da mesa de acordo com a primeira rodada de falas. Para finalizar o bloco inicial, este episódio é com o relato de Anita Simis (ex-coordenadora do grupo de pesquisa EPICC da Intercom e ex-presidenta da Ulepicc-Brasil).
Toda a live pode ser assistida em: https://www.youtube.com/watch?v=9ZhlYV-hkbo&t=102s
-
Seguindo a proposta de episódios mais curtos com temas factuais analisados com aporte teórico da EPC, neste episódio do Cutucando Dados, Gina Mardones analisa a polêmica do OnlyFans que no mês de agosto alvoroçou produtores e usuários, após a empresa ter anunciado o banimento de conteúdo sexual explícito de sua plataforma. O que está por trás dessas controvérsias e dessa dinâmica que só em 2020 movimentou mais de 300 milhões de reais para cofres do OnlyFans? Confira neste episódio do Cutucando Dados.
Referências
BOLAÑO, César. Indústria Cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.
CHESNAIS, François. A mundialização do Capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FUNG, Brian. Entenda por que o OnlyFans decidiu banir conteúdos sexualmente explícitos. CNN Business. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-por-que-o-onlyfans-decidiu-banir-conteudos-sexualmente-explicitos/
RAVACHE, Guilherme. OnlyFans cresce 600%; pandemia, crise e mais de 300 milionários explicam. UOL Mercado. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/onlyfans-cresce-600-pandemia-desemprego-e-novos-milionarios-explicam-56494
SANTOS, Verlane Aragão. Um diálogo com os Estudos Culturais, a partir da EPC. Revista EPTIC, vol.21, n.2, p.93-105, mai-ago.2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/11504 -
Em continuidade à série sobre teses e livros importantes para o subcampo da EPC brasileira, apresentamos neste episódio o livro "Informação, Conhecimento e Valor”, de Ruy Sardinha Lopes (USP), publicado em 2008 pela Radical Livros. Neste episódio, Manoel Dourado Bastos, Rafaela Martins, Gabriela Fernandes e Gina Mardones encerram as discussões da obra com os capítulos 3 e 4, além da conclusão.
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Referências:
Informação, Conhecimento e Valor, de Ruy Sardinha Lopes - (tese) https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-07022008-110412/publico/TESE_RUY_SARDINHA_LOPES.pdf / (livro) https://www.saraiva.com.br/informacao-conhecimento-e-valor-2592291/p
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
Em continuidade à série sobre teses e livros importantes para o subcampo da EPC brasileira, apresentamos neste episódio o livro "Informação, Conhecimento e Valor”, de Ruy Sardinha Lopes (USP), publicado em 2008 pela Radical Livros. Neste episódio, Manoel Dourado Bastos, Rafaela Martins, Gabriela Fernandes e Gina Mardones tratam do capítulo 1 e 2, especificamente a fundamentação teórica e o debate em torno do conceito de conhecimento e informação.
Abertura: Pelo Telefone (Donga)
Encerramento: Pela Internet (Gilberto Gil)
Referências:
Informação, Conhecimento e Valor, de Ruy Sardinha Lopes - (tese) https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-07022008-110412/publico/TESE_RUY_SARDINHA_LOPES.pdf / (livro) https://www.saraiva.com.br/informacao-conhecimento-e-valor-2592291/p
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Twitter - @jogandodadospod
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - [email protected]
-
No oitavo episódio de Cutucando os Dados, Manoel Dourado Bastos trata do tema do ensino remoto durante a pandemia, endereçando especificamente a questão da adoção das aplicações do Google for Education pelas universidades. A análise se concentra na categoria de subsunção do trabalho intelectual. A partir da exposição de números sobre o uso de tecnologias digitais durante a pandemia para o ensino remoto, o episódio sugere uma avaliação do problema que se concentre não nos aspectos econômicos imediatos, incluindo os custos para as universidades oriundos dos contratos com as intermediárias que fornecem acesso às aplicações Google, mas com a própria forma social em que esse tipo de contrato se encontra.
Fontes utilizadas
A escola no mundo digital: Dados e Direitos dos estudantes. Disponível em: https://dadosestudantis.org.br/
ALBUQUERQUE, Pedro. et al. Na era das máquinas, o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de automação de ocupações no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA (Texto para Discussão, 2457), mar. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/190329_td_2457.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
BOLAÑO, César. Indústria Cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.
BOLAÑO, César. Trabalho intelectual, comunicação e capitalismo: A re-configuração do fator subjetivo na atual reestruturação produtiva. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, Rio de Janeiro, n. 11, p. 53-78, dez. 2002.
Ensino a distância se confirma como tendência. Inep. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-se-confirma-como-tendencia
FUSARO, Willian C. UEL contrata pacote Google for Education para ensino remoto. O perobal. Disponível em: https://operobal.uel.br/educacao/2021/07/08/google-education-uel-contrato-completo-de-software/KUBOTA, Luis; MACIENTE, Aguinaldo. Propensão à automação das tarefas ocupacionais no Brasil. Brasília: Radar/IPEA, ed. 61, pp. 23-28, 2019, dez. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/191213_radar_61_art4.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
Painel TIC COVID-19 - Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3ª edição: Ensino remoto e teletrabalho. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf
- Mostrar más