Episodi
-
Visão centrada e coada pelos três intervenientes neste programa de rádio sobre a politica portuguesa, desde os anos 70 do século XX, com conexão à Rússia de ontem e de hoje, de Stalin a Putin.
-
Memória Clep de um programa, em direto na RUC, em 5 de junho de 1991.
Os anos 70, em Coimbra, são aqui debatidos pelo Luís Catarino, o Paulo Archer, o João José Cardoso e o João Pedro Gonçalves.
-
Episodi mancanti?
-
As armas nos EUA e no Mundo;
A política de Sánchez em relação ao Magreb;
Regimes Socialistas: Existem? Existiram? O caso de Cuba;
100 dias de Invasão russa da Ucrânia.
-
Timor: 20 anos de independência. Português, Tétum, Bahasa, Inglês... As Línguas que os timorenses entendem e as línguas em que os timorenses se (des)entendem.
A 20 de maio de 2002, nasceu Timor-Lorosae, o primeiro país do século XXI. Antes, desde o massacre do cemitério de Santa Cruz (12 de Novembro de 1991), durante e depois, acompanhámos, semanalmente — aqui — neste programa, todos os acontecimentos deste território com o timorense Gaspar Sobral e muitos outros atores da história da independência desta nação, no estúdio, em direto, e com registos em diversos outros locais.
Nesta emissão assinalamos os 20 anos deste acontecimento, que corresponde também, ao momento em que José Ramos Horta, Prémio Nobel da Paz, um dos principais obreiros do nascimento desta nação, volta à presidência da República de Timor, com António Apolinário Lourenço, Gaspar Sobral e João Pedro Gonçalves.
-
Em 1989 ainda não havia telemóveis e seria necessário esperar mais dois anos para a TMN iniciar os seus serviços em Portugal.
Mas na Rádio Universidade de Coimbra sempre fomos muito criativos a contornar obstáculos ou soluções mais difíceis, em termos burocráticos e económicos.
Foi o caso desta reportagem da RUC da Queima das fitas de 1989 (há 33 anos).
Aproveitou-se o facto de o repórter João José Cardoso viver, nessa altura, na Rua Ferreira Borges e, foi só montar o equipamento de ligação e esticar o “fio” até à rua.
Neste excerto, da emissão de cobertura do cortejo das fitas de 1989, os repórteres são o João José Cardoso e o João Pedro Figueiredo, o técnico é o Mário Henriques. No Estúdio principal (nessa altura virado para a Rua Padre António Vieira) um tal de João Pedro Gonçalves fazia de pivot de uma longa emissão, a partir da 2 da tarde, em que entravam o João Paulo Saraiva, a Ana Correia e a Helena Dionísio (incluída neste excerto) e os professores Severo de Melo e Carlos Amaral Dias. Tudo assegurado pela ampla e competentíssima equipa técnica RUC.
-
Nesta emissão falamos da Língua Portuguesa no mundo, da sua unidade e diversidade.
Clepsidra com António Apolinário Lourenço e João Pedro Gonçalves.
-
De umas pernas cruzadas no parlamento londrino à questão da Ucrânia, que tem muito que se lhe diga, mas que, hoje, o Serafim não quer dizer (mas vai dizendo...) passando pela ligação entre a Inglaterra e o Ruanda, assente nuns milhões para a mudança de populações, pelos futebóis espanhóis jogados nas areias quentes dos Emiratos ricos (Vai-te Katar!), não esquecendo o descaminho dado aos dinheiros que o nosso querido estado dá à Sonae para esta aumentar o salário dos seus trabalhadores e outros faits divers.
Clepsidra, Clep para os amigos, Conversas de Café à Mesa da Rádio, com João Pedro Gonçalves, António Apolinário Lourenço, Serafim Duarte e, hoje, também, com uma perninha da Sofia.
-
Nesta emissão João Pedro Gonçalves incentiva António Apolinário Lourenço e Serafim Duarte a analisarem em profundidade, mas com a leveza das conversas de café à mesa da rádio, a situação no Mundo, marcado pela brutal agressão da Rússia de Putin à Ucrânia, na semana em que Zelensky discursou na Assembleia da República de Portugal e em que os Franceses hesitam em confiar o seu voto ao liberalão Macron, abster-se, ou embarcar na potencial lança de Moscovo que dá pelo nome de Marine LP. No dia em que a Clepsidra volta a ser feita sem máscara, os disparates, atuais e dos últimos anos, do chamado Ocidente, não são esquecidos, como o não são, o Iraque, O Yemen, o Afganistão.
Clepsidra — Clep pr'ós amigos — há mais de três décadas a debater, sem peias nem preconceitos, em mangas de camisa, assuntos deste mundo (e dos outros), à mesa da Rádio Universidade de Coimbra (107.9 FM, ruc.fm). Presença, também, em https://www.facebook.com/profile.php?id=100063583270687&show_switched_toast=true&show_switched_tooltip=true
-
O Apolinário, a partir das Caldas da Rainha, fala-nos dessa bela localidade, não esquecendo a invasão da Ucrânia e o rol de horrores associados. As Eleições francesas entram, também, nesta conversa de café à mesa da rádio com João Pedro Gonçalves e António Apolinário Lourenço.
-
Nesta edição contamos com a presença em estúdio da equipa habitual constituída pelo António Apolinário Lourenço e João Pedro Gonçalves a que se junta, a distância, o Serafim Duarte.
Na véspera da Caravana pela Justiça Climática* o convidado especial é Miguel Dias do ClimAçãoCentro,** uma das 30 estruturas organizadoras deste evento que vai percorrer 400 km em Portugal, atravessando as localidades na zona centro mais afetadas pela desertificação, desde incêndios à seca e falta de água. (https://www.caravanaclima.pt/)
Clepsidra: Conversas de Café à Mesa da Rádio organizadas desde há três décadas pelo João Pedro Gonçalves, na Rádio Universidade de Coimbra.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100063583270687
* https://www.caravanaclima.pt/
** https://www.facebook.com/groups/793568100991892
-
Um mês de imbecilidade humana. Ucrânia mártir e os "voluntários" que não interessam nem ao menino Jesus, mais aqueles que fogem aos primeiros tiros, a que se juntam a experiência militar, de raspão, de dois dos 4 guerreiros presentes nesta emissão, e a memória da guerra do Solnado.
Clepsidra: Conversas de Café à Mesa da Rádio — a partir de Coimbra para todo o Mundo e arredores, com João Pedro Gonçalves, António Apolinário Lourenço, Serafim Duarte e Carlos Gandarez
Clepsidra: a rádio com gente dentro.
-
A Ucrânia, a Rússia, a Europa, a Nato e a China estão, ainda, no centro desta emissão, analisando as ideologias, as estratégias, as religiões, os movimentos, políticos de estrema direita apoiados por Moscovo, as campanhas de informação e a primeira guerra em direto, nos media, vista a partir do lado das vítimas. Clepsidra (Clep para os amigos) — O passado, o presente e o futuro deste mundo, discutido em profundidade mas, apresentado em formato leve de Conversas de Café à Mesa da Rádio pelo João Pedro Gonçalves, o António Apolinário Lourenço e o Serafim Duarte.
-
Nesta emissão assinala-se o regresso ao estúdio das Conversas de Café à Mesa da Rádio do António Apolinário Lourenço, enquanto o Serafim, retido em casa, com uma gripalhada, intervém, forçado pelo contacto a partir da base.
A invasão e destruição da Ucrânia e a essência dos imperialismos é central a toda a emissão e, também, a visão da esquerda anterior a queda do Muro de Berlim. Claro que a candidatura falhada de Coimbra a Capital da Cultura 2027 não podia ficar de fora.
Clepsidra — com João Pedro Gonçalves, António Apolinário Lourenço e Serafim Duarte.
-
Incontornável!
A brutal invasão da Ucrânia levada a cabo por Putin.
Clepsidra: a rádio com gente dentro. Hoje com João Pedro Gonçalves, Serafim Duarte, António Apolinário Lourenço e Sofia Relvão
-
Nesta emissão das conversas de café à mesa da rádio, feita em mangas de camisa, dado o ambiente proporcionado pelo estúdio da Rádio Universidade, deambula-se por um espaço que vai de Coimbra a Kiev, passando por Pequim, Moscovo, Catmandu e Nova Iorque. Fala-se do aqui e agora, espreita-se o futuro do dia a dia, desde os aspetos de mobilidade às grandes questões geoestratégicas.
Clepsidra: a rádio com gente dentro; nesta emissão com João Pedro Gonçalves, Carlos Gandarez e Sofia Relvão.
-
O João Pedro Gonçalves, ao contrário do habitual, faz uma longa introdução à volta de várias questões do mundo e da forma como são tratadas pela comunicação social portuguesa, especialmente a televisão, onde o mundo dos jornalistas, comentadores, e outros atores dedicados ao futebol, não para de aumentar.
O Serafim Duarte desenvolve algumas destas irritações e chega a perguntar-se como é que é possível alguém, no século XXI, achar que a Terra é plana, e haver milhões destas criaturas nas redes sociais seguidores destes e inúmeros outros disparates...
Clepsidra, originalmente às sextas, em RUC FM, 107.9 (Zona Centro de Portugal) e www.ruc.fm. Disponível, em podcast aqui, e em outos sites e, também, em [email protected] no Facbook
-
Nesta Emissão o Serafim traz o Caso do Spotify que, apesar dos protestos e retirada das suas músicas da plataforma, por parte de de Neil Young e outros artistas de grande peso na cena musical internacional, insiste na manutenção do podcast The Joe Rogan Experience.
Segue-se a situação da eminente invasão da Ucrânia e dos jogos de Guerra que se desenrolam neste contexto.
Finaliza-se com uma pequena reflexão sobre o futuro após as legislativas de 30 de janeiro de 2022.
-
Conversa acalorada à mesa da rádio centrada nas possibilidades e impossibilidades do voto nestas eleições legislativas.
-
Clepsidra a gostar da música portuguesa.
Este poderia ser o subtítulo para esta emissão, integralmente preenchida com música portuguesa, desde as quadras soltas do Sérgio Godinho que abriram caminho à Nau Catrineta do Fausto e “Chamaram-me cigano” do Zeca. Seguiram-se outros monumentos musicais construídos pelas palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen e António Gedeão e as vozes do Francisco Fanhais e do Manuel Freire. A essência do nosso povo e o expoente da guitarra de Coimbra marcaram presença através da Brigada Vitor Jara e de Carlos Paredes, nesta viagem que terminou na Meia Praia, ali mesmo ao pé de Lagos.
João Pedro Gonçalves, sem salamaleques, fez de anfitrião a estes ilustres.
-
Guerra eminente na Europa?
Serafim Duarte, António Apolinário Lourenço e João Pedro Gonçalves discorrem sobre o assunto e ainda questionam se a sociedade onde vivemos é verdadeira mente livre.
- Mostra di più