Episodi
-
Professor Pasquale conversa com Gabriela Echenique sobre a origem da palavra e conta com os auxílios luxuosos de "Procissão de Sexta-Feira Santa", de Paulinho Nogueira, "Hora da Decisão", de Ricardo Rabelo e Dito Silva, com Criolo e "Paixão e Fé", de Tavinho Moura e Fernando Brant.
-
O professor Pasquale parte de uma conversa entre Caetano Veloso e Carminho para discutir a utilização dos termos 'você' e 'tu' - entre Brasil e Portugal. Para explicar, ele conta, além da conversa entre Caetano Veloso e Carminho em setembro de 2021, em Lisboa, com os auxílios luxuosos 'Pra que Mentir', de Vadico e Noel Rosa, com Caetano Veloso, e 'Dom de Iludir', de Caetano Veloso.
-
Episodi mancanti?
-
O professor Pasquale continua discussão do último programa, em que falava sobre diferença entre as palavras 'preciso' e 'necessário'. Para explicar, ele conta com os auxílios luxuosos 'Os Argonautas', de Caetano Veloso, , com Carminho, 'Um Fado', de Ivan Lins e Vítor Martins, e 'Tocando em Frente', de Almir Sater e Renato Teixeira, com Maria Bethânia. Ouça!
-
O professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte sobre a diferença entre as palavras 'preciso' e 'necessário'. Para explicar, ele conta com os auxílios luxuosos 'Somente o Necessário', Trilha do filme 'Mogli', 'Os Argonautas', de Caetano Veloso, e 'Um Fado', de Ivan Lins e Vítor Martins. Ouça!
-
O professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte Aldemir sobre o uso do pretérito imperfeito no noticiário jornalístico. Para explicar, ele conta com os auxílios luxuosos "Paisagem da Janela", de Lô Borges e Fernando Brant; "João e Maria", de Sivuca e Chico Buarque, com António Zambujo; e "Já te Falei", de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, com Rita Lee. Ouça!
-
No 'Nossa Língua de Todo Dia', Professor Pasquale decide falar sobre o 'verbo da moda': retaliar. Para explicar, Pasquale conta com os auxílios luxuosos 'Aroeira', de Geraldo Vandré, e 'Retalhos de Cetim', de Benito de Paula. Ouça!
-
Professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte, que quer saber qual origem das palavras 'pluvial' e 'fluvial'. Para explicar, Pasquale conta com os auxílios luxuosos 'Paisagem Fluvial', de Tetê Espíndola e Arrigo Barnabé e 'Caso Pluvioso', de Carlos Drummond de Andrade, com Paulo Autran. Ouça!
-
Professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte Gustavo Caralli, que quer saber qual a etimologia da palavra 'tolo'. Para explicar, Pasquale conta com os auxílios luxuosos 'Tolo', com Belchior, e 'Caminhos Cruzados', com Gal Costa. Ouça!
-
O professor Pasquale responde à dúvida de ouvinte sobre o uso devido da acentuação na palavra 'pôr'. Para isso, ele conta com os auxílios luxuosos 'Como É Grande o Meu Amor por Você', de Roberto Carlos, e 'A cor do pôr do sol', de Ivan Lins e Celso Viáfora. Ouça.
-
Em A Nossa Língua de Todo Dia, o professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte Francisco Batista Teixeira, de Belo Horizonte, sobre a expressão 'um jogador a mais'. Ouça!
-
O professor Pasquale responde à dúvida de ouvinte, que pergunta como designar o serviço de atendimento de urgência que se utiliza de motos em vez de ambulâncias - que não 'motolância'. Para isso, ele conta com os auxílios luxuosos 'Moto-Contínuo', de Edu Lobo e Chico Buarque, e 'Metamorfose Ambulante', de Raul Seixas.
-
O professor Pasquale responde à dúvida de ouvinte, que questiona - com direito a poema de própria autoria - a origem e o uso da palavra 'mendigo'. Para isso, ele conta com os auxílios luxuosos 'Sabe Você?', de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, e 'Vivi e Vai', de Claudio Guidetti, Eros Ramazzotti, Francesco Bianconi e Giuseppe Rinaldi.
-
O professor Pasquale responde dúvida de um ouvinte, que pergunta se expressões com dupla negação, como 'que não seja nada', na verdade, significam o contrário: 'que seja tudo'. Para responder, ele conta com os auxílios luxuosos 'Não Quero Mais Amar a Ninguém', de Cartola, Zé da Zilda e Carlos Cachaça, com Paulinho da Viola, 'Sou Uma Criança, Não Entendo Nada', de Erasmo Carlos e Ghiaroni, e 'Herança', de Luís Carlos da Vila, Jorge Aragão e Adílson Víctor, com Beth Carvalho.
-
Um ouvinte pergunta por que o significado do verbo "repetir" como "restituição", devolução" não possui registro em certos dicionários. Para responder, o professor Pasquale conta com os auxílios luxuosos de Celso Viáfora, Luiz Tatit e Zélia Duncan.
- Mostra di più