Episodes

  • Animal doméstico é aquele que faz parte de uma espécie que se habituou a viver com o ser humano. Em seu desenvolvimento histórico, enquanto espécie, adaptaram-se ao convívio com o ser humano, apresentando características diferentes do animais selvagens. Como exemplo podemos citar as ovelhas, cavalos, galinhas, cachorros, gatos, peixinhos etc.

    Mas atenção! Não devemos confundir animais domésticos com animais exóticos! Os animais exóticos são aqueles que não pertencem à fauna do país onde se encontram. Como exemplo, citaremos o furão, que é um animal comercializado ilegalmente no Brasil.

    Os animais exóticos estão sendo criados por muitas pessoas dentro de casa, porém podem oferecer risco para quem cuida e para o meio ambiente. Quando soltos em habitats que não são os seus, podem gerar um desequilíbrio ecológico na região.

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/elaine-gentilini/message
  • Animais Selvagens

    Animal selvagem é definido como aquele que vive em seu habitat natural, não é domesticado e reage se distanciando ou fugindo das pessoas.Alguns podem apresentar comportamento agressivo e dificuldade de convívio com seres humanos. Podemos citar zebras, tigres, hipopótamos, quatis etc. Estes animais vivem livres na natureza, sem a interferência do homem. Eles têm regras bem definidas entre eles e mantém o equilíbrio da natureza. 

    Alguns tipos de animais selvagens correm o risco de extinção, já que são caçados pelo homem. Como exemplo podemos citar a onça-pintada, a arara-azul, o mico-leão-dourado, dentre outros.

    Todo animal selvagem é também chamado de animal silvestre.

    Animais nocivos ao ser humano

    São aqueles que representam grave perigo ao homem. Eles podem abalar a saúde do ser humano, ferindo-o gravemente e até levando-o à morte. Como exemplo podemos citar as cobras, que estão presentes em todo o planeta. Atacam quando se sentem ameaçadas e provocam até 125.000 mortes por ano; os escorpiões, em que quase todas as suas espécies são nocivas à saúde do homem. Das 1.500 espécies, 160 vivem no Brasil. Os mais conhecidos são o amarelo, o marrom, o amarelo-do-nordeste e do Amazônia. Ao contrário das cobras, os escorpiões produzem um único tipo de veneno. Eles gostam de se esconder nos sapatos. Cuidado!

    Também existem diversas espécies de mosquitos, como o Aedes Aegypti que pode transmitir dengue, chicungunya, zika vírus e febre amarela. Citamos também os hipopótamos, leões e tigres, elefantes, crocodilos, medusa, tubarões e ursos.

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/elaine-gentilini/message
  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.