Episodes
-
O fim de ano é o momento escolhido pelas grandes empresas multinacionais para realizar seus encontros anuais e apresentarem o balanço financeiro para seus acionistas. A exaltação do lucro e a euforia com os êxitos financeiros escondem a violência econômica necessária para a produção desse mais valor. Mobilizado pelo ódio à ganancia, Luigi Mangione está sendo acusado de matar Brian Thompson, presidente da seguradora UnitedHealthcare em Nova York, horas antes deste participar da festa anual da empresa. No episódio de hoje exploramos as causas deste evento, assim como refletimos sobre o que é a violência. Quer saber mais? Vem com a gente para o último Antinomia do ano!
-
Ao longo de 2024 a violência policial tem avançado no estado de São Paulo. Esta crescente violência, somada a agressão de mulheres e crianças tem levado a opinião pública, quase sempre afeita a brutalidade policial, a questionar os métodos e procedimentos adotados pelas forças de repressão do Estado. Vem com a gente para refletir sobre os recentes eventos e as respostas públicas que estão ocorrendo.
-
Missing episodes?
-
Olá a todas pessoas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar com vocês algumas das nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo e do movimento libertário.
Hoje trazemos a leitura do texto “Poder político, Estado, Terror de Estado", escrito por Lúcia Bruno, professora aposentada da Faculdade de Educação da USP e integrante do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais.
O texto que vamos ouvir fez parte do Seminário "Terrorismo de Estado, Direitos Humanos e Movimentos Sociais" organizado pelo LAMPEAR e GPEL em 2014 e que foi publicado pela Editora Entremares. Recomendamos fortemente a leitura e o estudo de todos os textos, em especial do de Lúcia Bruno, no qual faz uma análise do capitalismo e, principalmente, do Estado contemporâneo.
Para ouvir o ep aperte o play!
-
O Oriente Médio volta ao noticiário com a tomada da cidade de Alepo pelas forças do HTS (Hayat Tahrir Al Sham), uma dissidência da Al Qaeda e pelas forças do Exército Nacional Sírio, que contam com o apoio do governo turco. Os curdos, que atualmente ocupam o território autônomo no nordeste da Síria, tem resistido a ofensiva militar dos grupos apoiados pela Turquia. Para conversar sobre os últimos eventos recebemos a companheira Rojda para falar um pouco sobre os últimos eventos. Dá o play e vem com a gente!
Para saber notícias do front, acesse: Rojava Information Center
-
[Atenção! Tivemos alguns pequenos problemas de áudio no começo do programas, mas depois dos 5 minutos melhora].
A emergência climática parece não ter fim! Depois das queimadas (que não passam) e das chuvas torrenciais que alagam cidades e destroem vidas humanas e não humanas. O tema da emergência se coloca, existe alternativa ao fim do mundo? Para debater esse tema convidamos Brune Pontes, bióloga e professora, que nos lembra que - apesar do desespero - relembra as diferentes formas de vida, resistência e adaptação por parte da natureza. Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
A Teia dos Povos São Paulo é uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas. Extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, periféricos, sem terra, sem teto e pequenos agricultores se juntam, enquanto núcleos de base (territórios) e elos (apoiadores, coletivos e militância autônoma), nessa composição com o objetivo de formular os caminhos da emancipação coletiva. Ou seja, construir solidariamente uma Aliança Preta, Indígena e Popular. Hoje a Teia São Paulo possui núcleos na Capital, no interior e o no litoral. Quer saber mais sobre a história e as lutas da Teia? Dá o play e vem com a gente!
-
O processo eleitoral desperta os mais diversos sentimentos, por um lado a esperança entre aqueles que acreditam que é possível reformar o Estado para trabalhar em prol da transformação social, por outro, o ódio daqueles que entendem que o Estado é o inimigo e precisa ser destruído. Neste breve texto, Kropotkin problematiza a função do Estado e reflete sobre a relação que a esquerda radical e o movimento socialista estabelecem com este.
Este texto inédito em português faz parte do livro Estado, que compõe a coleção Kropotkin, coeditada pela Biblioteca Terra Livre e pela Intermezzo editorial.
O livro está em pré-venda com preço promocional e pode ser adquirido aqui.
Apoie as publicações libertárias! Difunda as ideias anarquistas!
-
O absurdo projeto do Marco Temporal voltou a ser tema de debate no Congresso, com a proposta de conciliação apresentada pelo governo por meio de Gilmar Mendes. A perpetuação da violência contra os povos originários assim persiste em nossa sociedade colonial. Esse terrorismo sádico coloca mais uma vez os povos indígenas como alvo dos interesses de latifundiários e construtoras. Para conversar sobre esse tema recebemos o Júlio Guató, a Luisa Amaral e Clodoaldo Cajado elos da Teia dos Povos de São Paulo para conversar sobre as lutas. Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
Como pensar o processo de crescimento e expansão da cidade, o aumento da segregação espacial e a luta de classe? A segregação socioespacial na cidade de São Paulo é marcada pela história dos operários que ao lutarem por melhores condições de vida, se articularam em movimentos organizados e "invadiam" as regiões mais centrais da cidade. Neste episódio, conversamos com o companheiro Amir El Hakim de Paula para analisar as lutas contra a Carestia de Vida e a Greve de 1917 e demais movimentos que questionavam a "ordem" urbana. Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
Mais um ano de processo eleitoral e os afetos políticos sendo mobilizados em nome da democracia. Um análise superficial coloca esta eleição (assim como as anteriores) como a mais importante da história. É preciso votar para combater o fascismo! Mas será mesmo? Anarquistas ao longo de mais de 100 anos vem problematizando o limite do voto e apontando outros horizontes para a política. É preciso dizer sempre e mais uma vez, Existe Política Além do Voto! Vem com a gente conversar mais!
-
As crises políticas e econômicas forçam diariamente populações de diferentes partes do planeta a ter que migrar para buscar sobreviver e manter alguma dignidade. A imagem do Brasil como um país acolhedor sempre foi amplamente divulgada, mas seria essa a realidade de todos os migrantes? Para conversar sobre esse tema recebemos o companheiro Luis para falar de sua experiência pessoal e estudos sobre o tema. Vem com a gente e dá o play!
-
As políticas de bolsas estudantis se difundiram ao longo das últimas décadas nas escolas privadas de elite. A pretensa inclusão tem ocorrido de modo contraditório, por um lado garantindo que jovens de baixa renda possam ter acesso a uma autoproclamada "educação de qualidade" e por outro escancarado casos de racismo e classismo. O problema da inclusão em uma sociedade baseada na exclusão se impõe. É possível incluir sem segregar? Qual a responsabilidade das instituições neste contexto? Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
O mês de agosto chega ao fim e deixa sua marca, o mês mais seco do ano no hemisfério Sul junta-se ao colapso climático e as ações intencionais de queimadas para literalmente transformar o Brasil em um inferno em chamas. No programa de hoje conversamos sobre o colapso climático, o papel do agronegócio e os impactos das queimadas para a sociedade. Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
Como ocorre a cada quatro anos, o espetáculo eleitoral municipal se arma e os afetos populares são mobilizados pelos políticos, atraindo e mobilizando as massas. Os meios de comunicação se ouriçam em busca de manchetes sensacionalistas e as redes sociais se tornam palco para a construção de narrativas fantasiosas para todos os candidatos. "Novos" jogadores aparecem e mimetizam códigos bem sucedidos das últimas eleições. Serão essas as eleições mais importantes da história? Bora refletir juntos, a partir de uma perspectiva anarquista, sobre o início da corrida eleitoral na cidade de São Paulo? Dá o play e vem com a gente!
-
Os jogos olímpicos de verão chegaram ao fim. Junto com uma certa nostalgia, ficaram também as contas de um megaevento que transformou brutalmente a vida da população local e ainda terá impactos econômicos e ambientais significativos. Pensar sobre os jogos mobiliza ao mesmo tempo a empatia e o ódio. Quer saber mais sobre os impactos dos jogos olímpicos? Dá o play e vem com a gente!
-
Olá a todas pessoas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar com vocês algumas das nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo e do movimento libertário.
Hoje trazemos a leitura do texto “L1nch4ment0s no Sul", escrito pela gigante Lucy Parsons. Celebre anarquista dos EUA, Lucy atuou nas mais diversas organizações operárias, inclusive na IWW. Escreveu para jornais anarquistas abordando os temas mais diversos, como a história dos mártires de Chicago e a revolta de Haymarket, as greves e estratégias do movimento operário, reflexões sobre o anarquismo e suas relações com a questão de gênero e raça.
Inclusive, o texto de hoje vai justamente nesse sentido. Ele foi publicado originalmente no periódico Freedom em abril de 1892, aqui no Brasil saiu pela editora Escurecendo o Anarquismo no livro “Mais perigosa que Mil manifestantes, uma coleção de textos” no ano de 2023. Livro que lemos no Grupo de Estudos Lucy Parsons que acontece de forma híbrida. Para poder participar, nos mande um e-mail para [email protected]
Para ouvir o ep procure Antinomia no seu agregador de podcast favorito e aperte o play!
-
A realidade do cárcere é marcada pela violência de Estado. Frente a privação de direitos e de liberdade o coletivo Por Nós tem se articulado para garantir apoio emocional e estrutural para as mulheres encarceradas na Penitenciária Feminina da Capital, que agora passam pela ameaça constante da privação das saidinhas e pela transferência compulsória por parte do governo do Estado. Para trocar essa ideia recebemos a Flávia, militante da Por Nós. Quer saber mais? Dá o play e vem com a gente!
-
A corrida eleitoral na maior economia do planeta começou quente. Em menos de um mês tivemos um debate entre os presidenciáveis que explicitou a limitação de ambos os candidatos, seguido de um comício em que um dos candidatos foi alvo de um ataque e por fim a desistência da corrida eleitoral e a troca de candidato. Com estas reviravoltas em tão pouco tempo a pergunta que fica é? Seriam as eleições uma farsa roterizada? Quais os impactos desses eventos? Quer saber mais? Vem com a gente e dá o play!
-
O mês de junho marcou dois eventos centrais no debate a criminalização das drogas no Brasil, no dia 16 de junho milhares de pessoas foram as ruas na cidade de São Paulo para participar do maior ato de desobediência civil coletivo, na Marcha da Maconha, e no dia 25 o STF estabeleceu parâmetros para diferenciação entre usuário e traficante no porte e plantio da maconha. Para conversar sobre esses eventos convidamos Daniel, um dos organizadores da Marcha e membro do Coletivo DAR para trocar uma ideia com a gente. Quer saber mais como foi? Dá o play e vem com a gente!
-
No último dia 6 de julho aconteceu a 4ª edição da Feira do Livro Anarquista de Belo Horizonte. A edição deste ano ocorreu novamente na ocupação Espaço Comum Luiz Estrela e foi organizada pela Kasa Invisível e pela OSL. Nós da Biblioteca Terra Livre estivemos presentes com nossa banquinha e participando da mesa de inauguração da Biblioteca Maria Lacerda de Moura. Quer saber mais dessa feira incrível? Dá o play e vem com a gente!
- Show more