エピソード
-
A reabilitação de imóveis surge como uma alternativa mais sustentável à nova construção, recentemente incentivada pelo Governo com a alteração à lei dos solos. Apesar da escalada dos preços da habitação, estima-se que cerca de 30% dos edifícios existentes em todo o território nacional estejam vagos.
No coração da cidade do Porto, o geógrafo José Rio Fernandes apresenta as soluções urbanísticas mais amigas do ambiente.
-
Existem 10 espécies de serpentes em Portugal. Apesar dos preconceitos associados, são essenciais para o ser humano e para o equilíbrio dos ecossistemas.
Neste episódio do podcast Biosfera, visitamos a Serra da Freita com a bióloga e ilustradora científica Davina Falcão. A criadora do projeto “Cobras de Portugal” quer sensibilizar a população para a importância destas espécies.
-
エピソードを見逃しましたか?
-
O montado de sobro e azinho alberga uma heterogeneidade de espécies, que podem ficar ameaçadas pela indústria mineira. Há um novo pedido de prospeção na região de Montemor-o-Novo com interesse nos depósitos de ouro.
António Mira do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora opõe-se a estes trabalhos de pesquisa, com receio de que a extração acabe por avançar no território. Neste episódio do podcast Biosfera saiba os impactos da contaminação mineira no solo e nas linhas de água.
-
A Pedra do Valado é o maior berçário marinho do Algarve. Alberga 70% de toda a biodiversidade marinha da região, contabilizando mais de 800 espécies de fauna e flora.
Neste episódio do podcast Biosfera, venha conhecer mais sobre os corais desta Área Marinha Protegida com o investigador do CCMAR, Jorge Gonçalves.
-
Das 64 raças autóctones de Portugal, quatro são galinhas. Originárias da região noroeste do país, estas aves estão bem adaptadas ao clima e à vegetação e fazem parte das tradições agrícolas locais. O modelo de criação respeita o crescimento lento e o choco natural. No entanto, estas raças estão em risco de extinção, devido à introdução de espécies avícolas mais produtivas. Neste episódio do podcast Biosfera aprenda a identificar as quatro raças de galinhas autóctones.
-
O terramoto de 1755 mudou por completo o traço urbanístico de Lisboa. Contudo, a falta de uma memória próxima de um grande sismo fez esquecer que Portugal também está exposto ao movimento de diferentes placas tectónicas.
Estará o edificado de hoje mais preparado para um sismo de grande magnitude?
Esta é a grande pergunta a que vamos tentar responder com a ajuda da investigadora Mónica Amaral Ferreira do Centro CERIS do Instituto Superior Técnico.
-
O café e o chocolate estão entre os alimentos mais populares do mundo. No entanto, raramente pensamos no percurso que fazem antes de chegarem ao nosso organismo. Desde processos térmicos até à adição de aditivos artificiais e outros ingredientes, estes produtos passam por várias transformações — e nunca chegam totalmente "crus" ao corpo humano.
No episódio desta semana do podcast Biosfera, falamos com a nutricionista clínica Daniela Seabra, que nos ajuda a compreender os efeitos do café e do cacau no corpo humano.
-
Existem mais de 400 rótulos ecológicos, mas será que todos são realmente certificados por uma entidade externa? O que querem dizer as expressões “ECO” ou “sustentável” que vemos nas embalagens dos produtos?
Que "mentiras verdes" são usadas pelas empresas como forma de marketing?
Neste episódio do podcast Biosfera conversamos com Susana Fonseca, vice-presidente da associação ZERO, para perceber de que forma o greenwashing tem impacto na mentalidade dos consumidores.
-
As leguminosas têm um baixo teor calórico e são ricas em vitaminas e proteínas. No entanto, são um dos grupos alimentares da dieta mediterrânica mais ausentes das refeições diárias dos portugueses. Marta Vasconcelos, Professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, explica os benefícios para o solo do cultivo de leguminosas e apresena projetos científicos que visam estimular a produção nacional.
-
Os rios portugueses nunca tiveram muitos predadores de topo. O siluro ou peixe-gato europeu é uma espécie exótica e invasora que, ao contrário dos predadores terrestres, não está em risco, mas é uma ameaça para as espécies nativas.
Esta semana conversamos com Filipe Ribeiro, investigador auxiliar do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente para saber mais sobre este peixe predador de topo.
-
O governo alterou a Lei dos Solos, permitindo a reconversão de solo rústico para urbano, desde que se destine à construção de nova habitação. Para além da ocupação urbana, o solo é fundamental para o cultivo alimentar e a conservação da natureza. Quais os possíveis impactos ambientais desta revisão legislativa?
-
O vento é um recurso abundante, limpo e inesgotável e, em breve, pode deixar de ser apenas aproveitado para gerar eletricidade em centrais eólicas de grandes dimensões, em zonas altas. Uma startup portuguesa está a adaptar a tecnologia das turbinas eólicas para contexto urbano. Há três modelos em desenvolvimento que podem ser instalados no solo ou em coberturas de edifícios.
-
Em 2024, o fogo consumiu mais de 147 mil hectares de floresta em Portugal.
Como se cria um sistema mais resiliente aos incêndios?
Domingos Xavier Viegas, Diretor do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, mostra-nos um novo modo de olhar o fogo e explica o que deve ser feito para evitar um futuro desastroso.
-
Gonçalo Ayala Botto é um “influenciador da sustentabilidade”.
Nas suas redes sociais partilha todos os dias curiosidades sobre biodiversidade e soluções para tornar o dia-a-dia mais amigo do ambiente.
Na era do digital, os likes e partilhas podem mudar comportamentos e fazer a diferença.
-
<!--td {border: 1px solid #cccccc;}br {mso-data-placement:same-cell;}-->As sucessivas décadas de um intenso crescimento demográfico e económico resultam em áreas artificializadas pelo ser humano que se estendem, cada vez mais, para áreas protegidas.
Em Morgavel, perto de Sines, vai nascer um parque eólico com 15 aerogeradores num montado de sobro.
Até ao momento, 1.791 sobreiros foram cortados, após a autorização do ICNF e do Ministério do Ambiente.
Rita Fouto, do Movimento de Cidadãos Vamos Salvar os Sobreiros de Morgavel, expõe este ecocídio e explica a ação do grupo. -
A transição energética precisa da biomassa florestal?
Neste episódio do podcast Biosfera, conversamos com João Bernardo do Centro da Biomassa para a Energia e com João Gonçalves do Centro Pinus (uma associação promotora da fileira do pinho) com visões diferentes sobre a utilização da biomassa na produção de energia. -
Os organismos gelatinosos são um dos animais mais antigos a habitar o planeta e nos últimos anos têm sido cada vez mais observados na costa de Portugal.
A caravela-portuguesa é a espécie gelatinosa mais perigosa que surge no mar nacional, devido às células urticantes que injetam veneno nas presas.
Duarte Toubarro, professor-auxiliar da Universidade dos Açores, está a estudar diferentes potencialidades que esta colónia de organismos pode ter para a indústria cosmética e farmacêutica.
-
Segundo dados de 2023, cada português produz em média 1,4Kg de lixo todos os dias. Quase metade são resíduos orgânicos que podem ser reaproveitados.
Neste episódio do podcast Biosfera conversamos com Susana Lopes, técnica da LIPOR, que explica como funciona o processo de compostagem e alerta para o trabalho que Portugal tem pela frente para alcançar as metas da reciclagem.
-
O cinema ambiental abre portas à reflexão e ao debate sobre questões ecológicas.
O festival CineEco, em Seia, tem palco na Serra da Estrela e mostra que é possível aliar a natureza à arte.
Numa conversa com Jim Wickens, o diretor de "One With the Whale" apresenta uma comunidade do Alaska que subsiste à base da caça à baleia e convida o público a repensar convicções.
-
Um corpo que mexe aprende mais e melhor que um corpo parado. Ana Maria Pinto, cantora lírica e compositora, rege-se por esta regra e foi com base nela que criou a Associação NovaTerra. Sob o chapéu colorido da música e da dança, os coros da NovaTerra focam-se na educação ambiental e na reverência à Natureza. Numa conversa pintada pela música, aprendemos mais sobre a associação e a importância da criatividade.
No início do ano estamos a recordar alguns episódios do podcast que nos inspiraram com visões para uma gestão mais ecológica dos nossos recursos. Esta entrevista foi primeiro publicada em agosto de 2021.
- もっと表示する