Эпизоды
-
Bom dia, fim do munders! Pra começar a retrospectiva de férias, vamos voltar lá no episódio de estreia. Nele, nossos queridos Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto conversam sobre como as mortes de Delfim Netto, Silvio Santos e Tuíre Kayapó estão relacionadas.
Escuta e deixa seu comentário: será que eles estão diferentes nesse começo de temporada? -
Graças às artimanhas que garantem compras com um clique, entregas de todos os tipos de serviços em casa e a obsolescência programada, o consumismo vem aumentando ano após ano, enquanto os recursos naturais vão diminuindo e o planeta fica cada vez mais quente. Mas qual a responsabilidade de governos e empresas em diminuir esse consumo insustentável? E o que podemos fazer como sociedade civil e na esfera individual? Aproveitando a proximidade do Natal, o último episódio da primeira temporada do Bom Dia, Fim do Mundo traz uma conversa sobre plásticos, consumo e as reflexões que a sociedade deve fazer diante de um mundo em estado de emergência climática.
-
Пропущенные эпизоды?
-
Depois de algumas semanas impedido de viajar enquanto se recuperava de um acidente doméstico, o presidente Lula volta a participar de conferências internacionais, marcando presença na Cúpula do Mercosul, que começa nesta quinta-feira (5), no Uruguai. A reunião acontece em um momento decisivo para o avanço do acordo com a União Europeia, que vem sendo idealizado há mais de 20 anos. Na mesa do Bom Dia, Fim do Mundo, Giovana Girardi e Marina Amaral conversam sobre o clima, literal e figurado, da cúpula e também comentam o papel da carne brasileira e do agronegócio nessa história, que envolve protecionismo, oportunismo e tensões geopolíticas. -
Revelações recentes da Polícia Federal expuseram um plano golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alto escalão. O plano incluía a tentativa de subverter a democracia e ameaças de assassinato contra o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. De acordo com a investigação, provas do esquema teriam sido impressas no próprio Palácio do Planalto.
Assim como no Brasil, o avanço da extrema direita tem ameaçado a democracia em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa. O problema não se restringe às políticas internas e afeta até mesmo o sucesso de acordos multilaterais.
Ao mesmo tempo em que a PF revelava detalhes dos planos golpistas, se desenrolavam no cenário internacional a Conferência do Clima da ONU (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, e a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral analisam a gravidade do plano golpista e discutem como as duas cúpulas acabaram com acordos fracos, em grande parte afetados por esses impasses do tabuleiro da geopolítica internacional. -
Neste episódio, Ricardo Terto e Gabriel Gama, do quadro a Luz no Fim do Túnel, conversam com Tomaz Paoliello, professor do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. Tomaz explica as tensões e discussões que pautaram a cúpula no início da semana.
-
Neste episódio, Marina Amaral e Ricardo Terto conversam com Giovana Girardi, que traz notícias diretamente de Baku, no Azerbaijão, onde ocorre a COP29, uma das conferências que tentam traçar estratégias para o combate mundial às mudanças climáticas.
Giovana detalha como funciona uma COP e como está agora o clima da conferência após a vitória de Trump, quais são os principais temas das negociações e como está sendo a repercussão das metas que foram apresentadas pelo Brasil, bem como a ausência de Lula no evento. -
Neste episódio, a bancada do Bom Dia, Fim do Mundo analisa a dança das cadeiras, ou melhor, da cadeira que se tornou a mais importante de Brasília: a de líder da Câmara dos Deputados. Arthur Lira indicou o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) como seu sucessor, mas quem afinal de contas é Motta e como o centrão chegou ao seu nome?
Além de responder a essa pergunta, Giovana Girardi e Marina Amaral trazem um balanço da trajetória do deputado e sua postura em questões relacionadas ao clima que, como sempre, não vai nada bem.
Por falar em clima, semana que vem o episódio é especial, com Giovana Girardi dando Boa Noite, Fim do Mundo diretamente da COP29 em Baku, no Azerbaijão. Confira nesse episódio uma pequena prévia do que esperar na conferência mais importante do clima. -
O resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para o dia 5 de novembro, pode ter impactos significativos nos esforços para conter as mudanças climáticas, considerando que o país é uma peça-chave na geopolítica climática global.
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral analisam as campanhas de Kamala Harris e Donald Trump, que até o momento não abordaram diretamente as mudanças climáticas, mesmo após o recente furacão de categoria 5, Milton, que deixou 16 mortos e milhares de desabrigados na Flórida.
Sendo o maior emissor histórico de gases de efeito estufa e o segundo maior emissor atualmente, a postura dos EUA nos próximos anos será determinante para o sucesso ou fracasso no combate à crise climática. -
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral detalham sobre o que dá para ser feito para evitar apagões nas cidades, em uma realidade de emergência climática com temporais cada vez mais intensos e frequentes. Será que agora é só esperar a luz acabar o tempo todo? E mais, como o país organiza suas matrizes energéticas e até onde pode ir a possibilidade de caducar a concessão da Enel.
Ouça agora! -
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral fazem um balanço das eleições na Amazônia. As cidades de São Luís, Macapá, Rio Branco e Boa Vista reelegeram prefeitos sem compromissos com a emergência climática, o que é especialmente preocupante em Rio Branco, capital do Acre. Em setembro, no auge das queimadas, a cidade registrou uma das piores qualidades do ar do mundo e enfrenta diversos problemas ambientais.
Elas também discutem a polêmica em torno do mercado de créditos de carbono e os possíveis impactos sobre terras indígenas. Durante a Semana do Clima de Nova York, Helder Barbalho, governador do Pará, anunciou a venda de R$ 1 bilhão em créditos de carbono. Ele está utilizando o mercado de carbono para atrair investimentos estrangeiros, com a promessa de reduzir o desmatamento entre 2023 e 2026 e apoiar povos tradicionais. No entanto, apesar de ele afirmar que tudo foi planejado em acordo com os povos indígenas, parece que não foi bem assim. -
Neste episódio, lançado durante a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), a principal feira literária do país, o podcast discute o calor nas páginas e na pele: como a literatura cria representações dos desafios climáticos e como, na prática, o calor afeta a vida nas cidades, cada vez mais cheias de aparelhos de ar condicionado.
Discutimos também o polêmico horário de verão: alguns são contra, outros a favor, mas será que ele realmente contribui para a redução do consumo de energia? Confira! -
Após o bombardeio de Israel a Beirute e a entrada do Irã na guerra, o conflito entrou em uma nova fase. Neste episódio Marina Amaral e Giovana Girardi comentam sobre a escalada da guerra que completa um ano no próximo dia 7 e como tudo isso torna ainda mais difícil as negociações entre os países para evitar um colapso climático. Além disso, o programa traz uma análise de como tem sido a atuação do exército durante as tragédias ambientais no Brasil. -
Faltando pouco mais de uma semana para as eleições municipais mais porradeiras dos últimos tempos, Giovana Girardi e Marina Amaral contam o que concretamente um prefeito pode fazer para preparar as cidades para os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, além de repercutir levantamento inédito da Agência Pública, o Climômetro. No segundo bloco, aproveitando o discurso do presidente Lula na cúpula da ONU, a conversa traz um balanço da atuação do governo federal até aqui.
Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura, Fernanda Diniz, Raphaela Ribeiro e Ana Alice de Lima cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.
Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública. -
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral analisam dados recentes que revelam como tem se dado a dinâmica do fogo para tentar descobrir em que medida as acusações que o agro é o principal responsável por esses incêndios fazem sentido, além de tentar entender onde se encontram o Agro e o Ogronegócio. O programa também discute a influência do Agro na cultura popular, como no fenômeno da música do "Agronejo".
Equipe:
Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura, Fernanda Diniz, Raphaela Ribeiro e Ana Alice de Lima cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.
Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública. -
Neste episódio, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto falam sobre como o dono da rede social X foi mudando seu discurso sobre as mudanças climáticas ao longo do tempo até agora, quando se tornou apoiador do negacionista Donald Trump. O programa também traz os impactos da Starlink na Amazônia, que já fornece 90% do acesso à internet da região.
Equipe:
Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura, Fernanda Diniz, Raphaela Ribeiro e Ana Alice de Lima cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.
Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública. -
Neste episódio, lançado no dia da Amazônia, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto falam sobre as suspeitas da influência do crime organizado nos incêndios que tomam conta do país e a hipótese de participação do PCC nas queimadas em São Paulo. Além de debater se isso faz ou não sentido, a conversa aborda como organizações criminosas impactam no desmatamento e a ameaçam às comunidades tradicionais na Amazônia.
Equipe:
Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura e Raphaela Ribeiro cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.
Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública. -
Neste episódio, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto conversam sobre o que explica tantas queimadas pelo país, o que estaria por trás da motivação de suspeitos que foram pegos iniciando os incêndios no interior de São Paulo e o que tudo isso revela sobre o tamanho do desafio do enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.
Equipe:
Esse programa é apresentado por Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto.A direção fica por conta da Sofia Amaral. O roteiro é também da Sofia Amaral ao lado do Ricardo Terto. O texto da Trombeta do Fim do Mundo é de Ricardo Terto. A pesquisa e apresentação da Luz no Fim do Túnel é de Gabriel Gama.A direção da TV PUC é de Julio Wainer, a produção é da Stela Grossi com apoio de Rodolfo Dias e Julia Barbosa. A coordenação de operações é feita pelo Ricardo Matias.Crysthiano Nascimento faz a direção de corte e também a edição. Câmera e áudio por Alexandre Moreira, Diego Alves, Marcelo Corrêa e Wagner Rezende.A Beatriz Lago fez nossa identidade visual, e o Vitor Assan o motion design. A trilha sonora é do Epidemic Sound.Marina Dias, Ethieny Karen, Karina Tarasiuk, Leticia Gouveia, Raquel Okamura e Raphaela Ribeiro cuidam das nossas redes sociais, divulgação e publicação no site.
Bom Dia, Fim do Mundo é uma parceria entre a TV PUC e a Agência Pública. -
No episódio de estreia, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto conversam sobre como as mortes de Delfim Netto, Silvio Santos e Tuíre Kayapó ajudam a entender a relação complicada do país com a Amazônia.
-
Vem aí o novo podcast da Agência Pública em parceria com a TV PUC, que reúne discussões sobre as diversas crises - climática, política, econômica - e assuntos que afetam o mundo e o seu dia-a-dia, tentando buscar uma “Luz no Fim do Túnel” nas notícias sob a perspectiva das mudanças climáticas.
Toda semana a gente vai analisar como os acontecimentos mais importantes da política, as movimentações do congresso, os interesses da economia e o tabuleiro da geopolítica internacional se relacionam com os desafios da emergência climática.