エピソード
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise da decisão tomada pela Alesp, que proíbe o uso de celular em escolas de São Paulo. Comentarista destaca que a questão não é o celular em si. ‘Tudo o que desfoca daquilo que está como central tem que ser colocado de lado. Então, ponderação, mas a medida é absolutamente necessária e o debate mais ainda’.
-
エピソードを見逃しましたか?
-
Mario Sergio Cortella faz análise de um levantamento que mostra que vem aumentando o número de alunos com nota mil na redação do Enem. ‘A redação é uma forma de agregar a capacidade de expressão, comunicação, compreensão’. Comentarista fala também sobre o índice elevado de negativação na redação, que mostra ausência de leitura, de repertório.
-
Mario Sergio Cortella descreve a experiência de ser um dos primeiros passageiros a chegar no Aeroporto Salgado Filho, na segunda-feira (21), quando o terminal foi reaberto, cinco meses após a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. ‘Sensação fortíssima e tocante’. Comentarista destaca que, durante o pouso, ainda é possível observar resquícios da presença da água. ‘Uma ressurreição paulatina que emociona fortemente’.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise de um dado de uma pesquisa que mostra que um em cada quatro candidatos da geração Z levou os pais para a entrevista de empregos. ‘Significa que se ultrapassou um pouco a ideia de apoio e se criou uma relação de dependência excessiva’.
-
No aniversário de Mahatma Gandhi, Mário Sérgio Cortella traz uma reflexão sobre seu modo de pensar a vida e os protestos. O comentarista destaca a sua relevância para o pensamento para a não violência e como ela, apesar de importante, pode ser revisitada sob outros aspectos.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise do empobrecimento do vocabulário no discurso político. ‘Isso tem feitos malévolos, deletérios, destrutivos’. Comentarista acrescenta que a retórica furiosa indica a recusa a bons argumentos ou a impossibilidade de um debate mais sério’.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre a dificuldade crescente de alunos brasileiros em desenvolver habilidades de leitura fluente. Comentarista explica que é usual a criança, no início do processo de alfabetização, ter esse tipo de tropeço. Mais adiante, a situação pode deixar a criança envergonhada e dificulta o pensamento.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise de uma experiência de leitura feita por uma mãe com a filha, de 12 ano. Ela ofereceu US$ 100 para a filha ler um livro. A menina topou. Ao fim da leitura, a filha pediu um novo livro sem ‘custo extra’ para a mãe. Cortella destaca que a situação pode ser vista como um incentivo. ‘É sempre algo que abra uma condição de sedução, mas com limite’. Comentarista explica que é um caminho. ‘Abrir uma porta que pode levar para mundos magníficos’.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. Comentarista destaca que o voluntariado auxilia quem necessita e mostra a possibilidade de colocar o egoísmo de lado. ‘Algo que muita gente se dedica em várias partes do mundo’.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise da linguagem e seus impactos na forma de como entendemos e como assumimos responsabilidades por nossas ações. Comentarista destaca que a ideia do que é bom raramente é terceirizada. Entenda.
-
Mário Sergio Cortella comenta do efeito positivo de Rebeca Andrade para os esportes brasileiros no geral. 'É a ressureição da alegria que não tínhamos muito nos esportes de maneira geral', afirma.
-
Mário Sergio Cortella fala sobre a importância da literatura infantil através do fim da primeira livraria especializada em literatura infantojuvenil do país fechando as portas e sobre a morte de Antoine de Saint-Exupéry, aviador francês e autor de ‘O Pequeno Príncipe’.
-
Mario Sergio Cortella afirma que a exibição da superação, da dedicação e da colheita de resultado dos atletas, que passam quatro anos se preparando para a competição, chamam a atenção de quem assiste aos jogos. Ouça o comentário completo!
-
Mario Sergio Cortella fala sobre a influenciadora americana que ficou encantada depois de ler ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis. Agora, ela está lendo ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector. Comentarista destaca que 'o jeito de Clarice é um jeito entre os muitos modos diferentes da literatura brasileira’.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre o trecho de um relato de uma professora da rede pública de São Paulo. Ela fala sobre o caos em sala de aula. Comentarista explica a diferença entre educação permissiva e educação positiva. 'O amor complacente, que tudo aceita, pode ser irresponsável'. Cortella ressalta que permissividade é um relaxaento inútil e perigoso.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre os desafios que envolvem a longevidade. Comentarista explica questões que envolvem a morte solitária. ‘Fomos ficando distanciados, apartados’ Entenda.
- もっと表示する