Episodit
-
Um compilado de informações sobre a adultez e velhice
-
Dona Cleide, 82, aceitou gentilmente participar do nosso podcast; nele, trouxe um pouco de sua históri, e entrecruzei com aquilo que ela nos conta com a teoria SOC de Paul Baltes, bem como o conceito de geratividade.
-
Puuttuva jakso?
-
Inquietações a respeito da vida adulta, das origens históricas do individualismo, da conexão desse conceito com o que chamamos de vida adulta, e das suas implicações nela, no contexto socioeconômico em que nos encontramos.
-
Analisando sucintamente a letra da música dos Beatles "When I'm 64" (quando eu estiver com 64), busco, nesse podcast, traçar um paralelo entre representações sociais e a mídia, através de um estudo realizado na Universidade de Hull, no Reino Unido. Por fim, trarei um pouco de elementos novos (alicerçados também em outras teorias), capazes de compor um novo quadro simbólico à velhice.
-
Uma reflexão acerca das tendências pós-modernas no que se refere às estapizações do ciclo vital, com o auxílio poético da obra "O tempo para? Não para!" de Carlos Drummond de Andrade, e do artigo escrito pela professora Guita Grin, professora do departamento de antropologia da Unicamp, chamado "A dissolução da vida e a juventude como valor" .
-
Esse podcast explora suscintamente a prevalência dos padrões estéticos na sociedade, e de que maneira isso impacta os conceitos de beleza e de ser bela das idosas brasileiras, iluminando a explanação com um artigo acerca do tema e uma poesia de Vinícius de Moraes.
-
Nesse podcast, falarei, sob a luz do poema de Cecília Meireles "Retrato", a evolução das condições socioeconômicas e simbologias a respeito da figura do idoso, dos avanços logrados e do caminho ainda muito longo a percorrer para que a imagem entalhada pelas palavras de Cecília no referido poema, torne-se um relato do passado, num futuro renovado no tocante às concepções de velhice.