Episoder
-
Camilo Castelo Branco teve uma vida atribulada que, muitas vezes, serviu de inspiração às suas obras. Representante do Ultra Romantismo, foi um dos primeiros escritores portugueses a viver exclusivamente do que escrevia.
-
A primeira mulher a leccionar numa universidade portuguesa, Carolina, prussiana de nascimento e portuguesa por amor, é um inspiração hoje e sempre.
-
Mangler du episoder?
-
Poeta, pintor e considerado o pai do surrealismo português levou uma vida conturbada. Desde os primeiros anos até à sua morte, nunca deixou que fossem outros a decidir o seu destino.
-
Arruda dos Vinhos fica a cerca de 30 km a norte de Lisboa, entre o oeste, o ribatejo e a região saloia. A sua fundação remonta aos tempos de D. Afonso Henriques, mas uma das suas figuras mais notáveis é uma bruxa!
-
Lá estamos nós a inventar! Neste episódio falamos de algumas invenções muito nossas, mas que ajudaram o mundo. Já agora, partilhe connosco qual é a invenção que mais aprecia.
-
Ir a Tomar sem saber quem foi Gualdim Pais é um grande desperdício. Mas não ir a Tomar ainda é maior. Por isso, vamos descobrir quem era este Templário que ajudou a estabelecer as fronteiras de Portugal.
-
São mais apelidos com que nos cruzamos no dia-a-dia! Nesta terceira parte, desvendamos origens, brasões e outras curiosidades dos nossos nomes.
-
Cronista-Mor do Reino, Fernão tinha origens humildes. Mas como é que um homem do povo se torna um dos primeiros historiadores de Portugal?
-
Poetisa intensa e melancólica, Florbela, nascida em Vila Viçosa, é considerada uma das maiores vozes do soneto em língua portuguesa. Amor, desejo, sofrimento, solidão e a busca pelo inatingível são os principais traços da sua obra.
-
Dos Santos aos Martins, de onde surgiram estes nomes? É mais uma aventura na descoberta dos apelidos portugueses.
-
Agora que conhecemos o rosto de D. Dinis, o rei lavrador, que mais sabemos sobre sua vida? É que, como diz o povo, quem vê caras, não vê corações.
-
Os trajes que nos cobrem servem várias funções. De mero aquecimento e proteção até a uma forma de expressão, desta vez, vamos ver onde param as modas.
-
Seja qual for o seu apelido, o que é certo é que ele teve uma origem. Qual? É o que vamos tentar descobrir.
-
O diplomata português, não usava capa, mas destacou-se pelo heroísmo com que salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial, desafiando ordens do regime autoritário de Salazar. Ás vezes, os heróis só precisam de uma caneta.
-
De volta à Livraria Buchholz, olhamos para o calendário e falamos sobre os feriados da História de Portugal, para que ninguém se esqueça de assinalar as pontes ao longo do ano.
-
Em mais um episódio gravado na Livraria Buchholz, olhamos para a vida de Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda, arquiduquesa austríaca que se tornou a primeira imperatriz do Brasil. Casada com D. Pedro, não teve uma vida feliz a seu lado. O mundo às vezes é um lugar cruel.
-
No primeiro episódio gravado ao vivo na Livraria Buchholz, falamos do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Dele, que começou guerreiro e terminou santo, havia tanta coisa para dizer, mas o que aqui está foi o que se arranjou.
-
A esposa de Afonso Henriques, D. Mafalda de Sabóia, apesar de ser a primeira mulher do rei, não foi a primeira rainha de Portugal. Porquê? Coisas do destino... e é sobre o seu destino este episódio.
-
Pintor-Cantor. Cantor-Pintor. Quem diria que um país tão pequeno produziria dois Josés Malhoa artistas!
-
E o troféu de filha rebelde vai para... Annie Silva Pais! Filha do último director da PIDE, que vai para Cuba onde se junta à revolução de Che Guevara.
- Se mer