Episodes
-
E neste ultimo episódio da nossa segunda temporada vamos falar sobre Energias Renováveis, ou seja, fontes de energia consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente, como hídrica, solar e eólica. Elas também são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa e, por isso, nas últimas décadas tem-se observado um crescimento bastante expressivo no seu uso. Apesar dos seus benefícios algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou do ano, causando crises elétricas, como o grande “apagão” de 2001, que tem ameaçado de repetir em 2021 devido a escassez de chuvas. E para falar sobre esse tema super importante trouxemos a Gabriela Ianhez. Formada em Engenharia Elétrica pela POLI-USPG, Gabriela trabalha atualmente como Diretora de Construção na filial de um renomado produtor independente de eletricidade dedicada às energias renováveis.
-
No episódio de hoje, vamos falar sobre Inteligência Emocional, o conjunto de competências relacionadas a lidar com as emoções. Afinal, no período de incertezas e medos em que estamos vivendo, ser um indivíduo emocionalmente inteligente tem se tornado cada dia mais importante. O termo Inteligência Emocional foi criado por Daniel Goleman, que definiu os 4 pilares interligados e complementares que a compõem: autoconhecimento, autogestão, empatia e relacionamentos interpessoais. De acordo com Daniel, o domínio desses pilares nos permitem identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, nos motivar e gerir os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos. E para falar um pouco mais sobre esse tema trouxemos a Paula Araujo, Diretora de Atendimento de uma empresa de comunicação e marketing, Paula também atua como professora de Inteligência Emocional na Escola Conquer, além de ser responsável pelo projeto “Cria que o filho é teu”.
-
Missing episodes?
-
No episódio de hoje vamos falar sobre Networking. Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes. Essa rede é baseada na troca de informações, experiências e conhecimentos e, por meio dela, é possível manter maior contato com o mercado, além de contribuir e usufruir do compartilhamento de informações e oportunidades. E para nos contar um pouco mais sobre esse assunto convidamos a Suzana Fernandes: Diretora Executiva e de Operações em uma Organização de Networking de Negócios Mundial, Suzana atua desde 2015 no ramo e lidera hoje mais de 400 associados à sua organização.
-
No episódio de hoje vamos falar sobre Sensoriamento Remoto, que nada mais é do que a obtenção de imagens da superfície da Terra à distância. Essas imagens são adquiridas através de sensores remotos que são colocados à bordo de aeronaves ou de satélites. Você certamente já assistiu no boletim meteorológico da TV uma animação que mostra o deslocamento das nuvens sobre a superfície da Terra, certo? Essa animação é uma sequência de imagens produzidas por esses satélites. Mas os benefícios do Sensoriamento Remoto não param por ai: ele permite monitorar e modelar as mudanças continuas dos recursos naturais e do meio ambiente da Terra, causados tanto pela sua evolução natural quanto pelas atividades humanas, de maneira efetiva e econômica, produzindo assim mapas temáticos que são usados para estudos de geologia, vegetação, uso do solo, agricultura, inundações, e muito mais. E hoje trouxemos a Carolyne Machado: Mestra em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carolyne trabalha atualmente no seu Doutorado em Meteorologia pela USP e vai desmistificar pra gente o que é o Sensoriamento Remoto e os seus benefícios na pratica.
-
No episódio de hoje vamos falar sobre o mercado de combustíveis, que se trata da etapa de distribuição dos combustíveis para o público em geral, ou seja, a parte final de uma grande cadeia de produção, após os processos de extração e refinaria. A partir de 2002 esse mercado, que até então era exercido apenas pela Petrobras, teve sua regulamentação flexibilizada, as importações de gasolina foram liberadas e o preço da mesma passou a ser definido pelo próprio mercado.
Desde então, uma das características mais evidentes desse setor é a sua forte relação com o preço do petróleo e também com a taxa de câmbio, uma vez que essa variação é repassada diretamente nos preços dos combustíveis.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto, trouxemos hoje a Marília Gianfelice: bacharel em direito, Marília trabalha há mais de 6 anos em uma grande empresa de combustíveis, tendo passado por diversos cargos da área comercial dela até chegar em seu cargo atual de coordenadora de planejamento comercial. Além de coordenadora, Marília é mãe da Clara e compartilhou com a gente a sua rotina de organização!
-
No episódio de hoje vamos falar sobre o Ensino de Engenharia no Brasil. Atualmente os cursos de engenharia representam 14% do total de cursos do pais, sendo a Engenharia Civil o curso com maior oferecimento, seguido por Produção e Mecânica. Um dos principais objetivos das escolas é preparar os seus egressos para as contínuas mudanças do ambiente socioeconômico, ou seja, o engenheiro de hoje não enfrenta os mesmos desafios que há 10 anos atrás. O novo engenheiro deve ser capaz de propor soluções que sejam, não somente tecnicamente corretas, mas também ter a ambição de considerar os problemas em sua totalidade, em sua inserção numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões. E para nos contar um pouco mais sobre essas evoluções do Ensino de Engenharia no Brasil convidamos a Liedi. Doutora em Engenharia de Transportes pela USP, Liedi é a primeira mulher à assumir, em 2018, o cargo de diretora Poli-USP. Ela é responsável por 425 professores em 17 cursos e pela formação de mais de 6 mil alunos da escola.
-
No episódio de hoje vamos falar sobre Desenvolvimento Sustentável, que é definido como aquele que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. A Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos reconhecem que erradicar a pobreza deve ser trabalhado junto com estratégias de crescimento econômico, endereçando uma série de fatores sociais, ao mesmo tempo que foca na mudança climática e na proteção ambiental. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, trouxemos hoje a Maria Eduarda Berenguer: formada em engenharia ambiental pela UFRJ e mestre em política ambiental pelo Sciences Po (Paris), Maria Eduarda trabalha como Portfolio Manager no fundo Joint SGD, um acelerador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU focado em finanças sustentáveis.
-
No episódio de hoje vamos falar sobre Internet das Coisas. A Internet das Coisas – também conhecida como IoT – pode ser definida como a extensão da conectividade e capacidade de computação para objetos que normalmente não são considerados computadores. Atualmente já existem diversos exemplos de objetos conectados no nosso dia-a-dia, como eletrodomésticos, veículos, relógios e até tênis! E para nos explicar o que a é a Internet das Coisas na pratica convidamos a Thelma. Formada em Administração de Empresas, Thelma acompanhou de perto durante a sua carreira as evoluções das tecnologias de telecomunicações até fundar a Tudo Sobre IoT, uma comunidade de especialistas e profissionais renomados para potencializar as oportunidades da Internet das Coisas e tornar o Brasil referência no assunto.
-
A experiência do cliente (CX) é a forma como uma empresa envolve os seus clientes em cada ponto da sua jornada, o que faz com que os mesmos criem um conceito em relação à sua marca. Em outras palavras, a CX é a soma de todos os pontos de contato que um cliente tem com uma organização, incluindo o Atendimento, Customer Succes, Marketing, Produto, Vendas e outros departamentos. Formada em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Nalini possui seis anos de experiência em Customer Experience e é hoje Socia na Stone, onde foi responsável por criar o time de Relacionamento com Clientes com uma equipe de mais de 500 colaboradores.
-
No episódio de hoje, vamos falar sobre comunicação não-violenta (ou CNV) que, diferente do que muitas pessoas acham, não quer dizer falar de forma gentil ou calma, evitar conflitos ou até não expressar raiva. Na realidade, CNV se trata de um conjunto de práticas que buscam trazer mais conexão, empatia, vulnerabilidade e escuta ativa, de forma à não só entender melhor o outro mas também gerenciar suas emoções e se expressar melhor. E para falar um pouco mais sobre esse tema trouxemos a Jade que, após estudar Engenharia de Redes de Comunicação na Universidade de Brasília, fazendo intercâmbio na Universidade de Brighton, decidiu mudar o rumo de sua carreira e se especializar no desenvolvimento humano. Hoje, ela estuda Filosofia e Teologia e éco-fundadora do Instituto CNV Brasil.
-
No episódio de hoje, vamos falar sobre Liderança Positiva. A liderança positiva é um modelo baseado na psicologia positiva que valoriza os pontos fortes utilizando emoções positivas e incentiva o desenvolvimento de competências. Alguns dos benefícios são: melhor performance, aumento da produtividade, alinhamento com os objetivos da empresa e retenção de talentos. O líder positivo procura motivar para evidenciar as características positivas, assim como buscar a melhoria contínua dos colaboradores e da empresa, por meio de quatro princípios básicos: empatia, relacionamentos positivos, comunicação assertiva e significado positivo.Formada em Gestão Ambiental, Naia viajou pelo mundo buscando cada vez mais conhecimento: com Mestrado em Ciência e Tecnologia do Ambiente pela Universidade do Porto, mais recentemente participou do Programa Executivo em Gestão da Universidade de Ohio. De trainee a Gerente de Consultoria na EY, Naia vai nos contar como ela aplica na sua equipe os princípios da liderança positiva.
-
No episódio de hoje, vamos falar sobre inovação corporativa. Inovação quer dizer criar algo novo, ou seja, desenvolver uma ideia, método ou objeto que não repita padrões anteriores. E quando inovações são incluídas em modelos de negócios já existentes, temos o processo chamado de inovação corporativa, que é muito importante para identificar novas oportunidades de expansão e crescimento, de forma à não ficar parado no tempo e continuar relevante no mercado. Para conversar com a gente sobre esse tema trouxemos a Glaucia: formada em engenharia civil pela UFMG, com MBA na UFRJ, além de cursos na Universidade de San Diego, Stanford e Berkeley, Glaucia começou sua carreira na Andrade Gutierrez, onde trabalhou por 10 anos, passando por cargos de liderança e foi chefe de inovação. Hoje ela é diretora de consultoria na Deloitte, além de professora na Escola Conquer e na Fundação Dom Cabral.
-
Vocês nos contaram e nós ouvimos: a partir de março começa uma nova etapa dessa nossa jornada, a segunda temporada do Deixa Ela Contar! E nessa temporada vamos trazer cada vez mais atualidades e temas transversais dos quais precisamos falar: os famosos soft skills. E para tornar esse sonho possível contaremos com as nossas entrevistadoras de sempre 😉 e com as nossas ilustríssimas convidadas que, engenheiras ou não, serão especialistas no assunto da vez.
-
Você sabe o que é BIM? O conceito já é realidade de mercado e faz parte da vida de todo profissional envolvido na construção civil, mesmo que em diferentes proporções. Visando minimizar o retrabalho no campo e poder identificar possíveis interferências construtivas na fase de projeto, ou seja, antes de ser construído, o setor da construção civil iniciou a utilização de métodos e programas cooperativos para integração de projetos complexos, como é o caso do BIM (Building Information Modeling). Para entendermos melhor, a Mari irá compartilhar conosco sua experiência nesse tema, além de nos contar um pouquinho mais sobre a sua trajetória como mulher engenheira.
-
Nesse último episódio da temporada, vamos bater um papo sobre a Indústria Automotiva. A indústria automotiva entrou no Brasil nos anos 2000, é de extrema relevância para a economia, seja pela sua capacidade de gerar empregos, por apresentar importantes encadeamentos produtivos ou então por seus investimentos em inovação. E para fechar com chave de ouro, hoje teremos a honra de bater um papo com a Juliana: Pernambucana de apenas 31 anos, formada em Engenharia Química com Mestrado em Petroquímica e MBA. Após quase dois anos trabalhando na área de desenvolvimento da FCA em BH, Juliana foi recentemente promovida à Diretora de Fábrica da FCA em Goiana - PE, sendo a primeira mulher a comandar uma fábrica da FCA na América Latina. Juliana vai nos contar um pouquinho mais sobre essa indústria e os desafios de ocupar esse cargo de liderança!
-
No episódio de hoje, vamos falar sobre redes elétricas. As redes de distribuição de energia elétrica no Brasil são constituídas por um sistema complexo que integram unidades geradoras, linhas de transmissão e canais de distribuição até chegar ao destino final. Mas antes disso a eletricidade passa por várias subestações, lugar em que transformadores regulam a tensão elétrica de acordo com a necessidade. E nossa convidada de hoje é a Rizia! Logo após se formar em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, ela já entrou no setor de Distribuição de Energia Elétrica, onde trabalha até hoje como engenheira. Rizia vai nos contar um pouquinho de sua trajetória nesse setor, com um papo técnico porém com uma pauta muito atual, incluindo desafios trazidos pela COVID 19 e explicações sobre o apagão do Amapá que tivemos em 2020.
-
No episódio de hoje iremos bater um papo sobre um tema super em alta no mundo: Data Science. Frequentemente, os negócios apresentam problemas que precisam de soluções. Estas soluções necessitam de decisões tomadas em cima de dados para torná-las mais assertivas. O Data Science é justamente a coleta e interpretação desses dados, vindos de diversas fontes e formatos, que subsidiam a tomada de decisão de negócio, gerando novos insights. Formada em Engenharia da Computação pelo ITA e trabalhando atualmente como Analista de Negócios Sênior, Thayza vai compartilhar com a gente um pouco mais sobre as experiências e os desafios que é ser uma engenheira dentro desse mundo de Data Science.
-
No episódio de hoje, teremos a presença de uma Engenheira Química da USP e Mestre em Energia e Processos de Refino pelo Instituto Francês de Petróleo: a Mariana Kobayashi. Mariana, que é Coordenadora de Processos Digitais, atuando como facilitadora da Transformação Digital no setor de energia, vai compartilhar conosco exemplos de como é a Transformação Digital na prática e quais aprendizados ela teve trabalhando nessa área.
-
No episódio de hoje vamos bater um papo sobre Consultoria Estratégica e sobre como uma engenheira pode se encaixar nessa carreira. Neste ano, mais de 100 mil engenheir@s devem entrar no mercado de trabalho brasileiro mas apenas metade deles vão conseguir ser absorvidos por empresas de engenharia. E o que o restante vai fazer? Uma boa parte vai entrar pro mundo da consultoria procurando visibilidade, uma boa remuneração além de aprender novos métodos de resolução de problemas.
As equipes de consultoria estratégicas são frequentemente contratadas para agir na análise, concepção e execução das futuras ações de uma empresa, seja ela uma fusão, separação ou re-estruturação. E o que um engenheiro mais sabe fazer é resolver problemas!
Hoje temos a honra de receber a Calena, formada em Engenharia Industrial pela Universidade Simon Bolivar, na Venezuela, e
trabalhando atualmente como Consultora Estratégica Sênior no Chile, que vai compartilhar com a gente um pouco mais
sobre as experiências e os desafios que é ser uma engenheira dentro desse mundo de consultoria.
Deixa a Calena contar!
-
No episódio de hoje iremos falar sobre Metodologia Ágil. Para complementar nosso papo e enriquecê-lo mais ainda com experiências na prática, trouxemos uma Coach Ágil: Elisa Guimarães, formada pela UFPR em 2009 como Engenheira Eletricista. Neste episódio, a Elisa aborta o assunto de uma maneira bem leve e desmistifica muitos conceitos sobre o tema. Por isso, este episódio é para TODXS: você que já está careca de saber, você que quer se aprofundar no assunto, ou até mesmo para você que nunca ouviu falar! Vem com a gente, deixa a Elisa contar!
- Show more