Episodes
-
O ministro do Supremo Dias Toffoli rejeitou nesta quarta-feira (18) um pedido de Jair Bolsonaro para investigar Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. Ato contínuo, o presidente fez pedido semelhante à Procuradoria-Geral da República. Relator de casos que investigam Bolsonaro e seus apoiadores na mais alta corte do país, Moraes já tinha sido alvo de um inédito pedido de impeachment por parte do presidente. O “Durma com essa” explica como esse movimento se encaixa na estratégia eleitoral de Bolsonaro. O programa também traz o redator Cesar Gaglioni falando sobre o ciclone Yakecan e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a Cúpula das Américas.
-
A temperatura deve chegar a 6ºC em São Paulo na madrugada desta quarta-feira (18). O frio, no entanto, não vai atingir todo mundo da mesma forma. Ele é uma ameaça para uma crescente população em situação de rua na maior cidade do país. O “Durma com essa” desta terça-feira (17) fala das consequências da queda de temperatura. O programa traz também o redator Marcelo Roubicek falando sobre as maneiras com que o Brasil e outros países lidam com o preço dos combustíveis e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a ameaça turca de vetar a entrada da Finlândia e da Suécia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
-
Missing episodes?
-
O Escritório Nacional de Estatísticas da China divulgou nesta segunda-feira (16) uma série de indicadores econômicos referentes ao mês de abril. Na comparação com 2021, houve queda de vendas no varejo, da produção industrial e de negócios no mercado imobiliário. O resultado é impactado diretamente pela política local de “covid zero”. O “Durma com essa” mostra como os movimentos chineses mexem com a economia global. O programa traz também a redatora Mariana Vick falando sobre a paralisação do Incra no governo Bolsonaro e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a corrida presidencial na Colômbia.
-
As respostas públicas do Tribunal Superior Eleitoral às investidas das Forças Armadas. O clima constante de risco de ruptura propagado por Bolsonaro. O aumento do diesel pela Petrobras. A troca do ministro de Minas e Energia. Os recordes da inflação brasileira em 2022. E mais.
Acesse a Gama Revista e leia a nova edição da Semana a partir de domingo: https://gamarevista.com.br.
Links para as matérias citadas:
• Quais as respostas do TSE às 7 sugestões das Forças Armadas: https://bit.ly/3wedKxE
• Sistema eleitoral sob ataque: o que fazer em caso de golpe: https://bit.ly/3NgKoEb
• O silêncio empresarial diante das ameaças de Bolsonaro em 2022: https://bit.ly/3yDmizA
• Como o convite aos militares se virou contra o TSE na eleição: https://bit.ly/3sBvmkN
• Como a alta do diesel impacta o transporte público: https://bit.ly/3weDn1m
• Quais recordes a inflação brasileira já quebrou em 2022: https://bit.ly/3McJ1q4 -
A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, e o presidente do país do norte da Europa, Sauli Niinisto, disseram nesta quinta-feira (12) que pretendem entrar para a Otan “sem demora”. A Rússia, que justificou a invasão da Ucrânia devido à aproximação do vizinho com a aliança militar, disse que vai retaliar. O “Durma com essa” explica o que está em jogo nesse movimento geopolítico. O programa traz também o repórter especial João Paulo Charleaux comentando uma nova lei de imigração do Reino Unido, o redator Cesar Gaglini falando sobre o embate da esquerda nas redes sociais e a editora-chefe da Gama Revista, Luara Calvi Anic, dando dicas culturais na seção “Achamos que vale”, inspirada na newsletter homônima que você pode assinar clicando aqui: https://gamarevista.uol.com.br/assinar-newsletter.
-
As polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana realizaram nesta quarta-feira (11) uma megaoperação contra o tráfico de drogas na cracolândia paulistana, que desde março se concentrava na praça Princesa Isabel, na região central da cidade. Os 650 agentes de segurança pública prenderam 21 pessoas e dispersaram os dependentes químicos. O “Durma com essa” fala sobre os inúmeros fracassos na tentativa de resolver um problema que une aspectos sociais, sanitários e de segurança pública. O programa também traz o redator Marcelo Roubicek falando sobre os recordes da inflação no Brasil em 2022 e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a participação dos EUA na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
-
O Ministério Público deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Calígula, com mandados de prisão e busca e apreensão contra envolvidos numa rede de casas de apostas no Rio de Janeiro, incluindo bingos e jogo do bicho. Os investigadores dizem que a organização criminosa era acobertada por agentes de segurança pública. Entre os alvos estão o ex-PM Ronnie Lessa, réu pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, o bicheiro Rogério de Andrade e os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém. Na casa da policial foram encontrados quase R$ 2 milhões em espécie. O “Durma com essa” fala sobre a operação e faz um histórico da proibição dos jogos de azar no Brasil, cuja liberação é tema de um projeto de lei que avança no Congresso. O programa também traz o redator Marcelo Roubicek falando sobre os efeitos do aumento do diesel no transporte público e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a crise política e econômica no Sri Lanka.
-
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (9) que o presidente Jair Bolsonaro não concedeu aumento do salário mínimo para além da correção inflacionária durante seu governo por causa da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia. O “Durma com essa” mostra a variação desses valores desde 2019. O programa traz ainda a redatora Isabela Cruz falando sobre os efeitos da participação das Forças Armadas no processo eleitoral brasileiro e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando as eleições presidenciais das Filipinas.
-
O crescimento no número de pessoas de 16 e 17 anos com título de eleitor. As novas investidas de Bolsonaro e das Forças Armadas sobre o TSE. A retirada do convite para que observadores da União Europeia acompanhem a eleição brasileira. O ciclo de alta dos juros. O temor do retrocesso no direito ao aborto nos EUA. E mais.
Acesse a Gama Revista e leia a nova edição da Semana a partir de domingo: https://gamarevista.com.br.
Links para as matérias citadas:
• O que a alta de jovens eleitores diz sobre a democracia brasileira: https://bit.ly/3kMlBf5
• TSE cede a pressão e desconvida missão europeia para eleições: https://bit.ly/3LSgzJT
• A adesão das Forças Armadas à estratégia eleitoral de Bolsonaro: https://bit.ly/3FrUHCL
• Por que o Brasil entrou num ciclo de alta de juros tão acentuado: https://bit.ly/39xEyQk
• Por que o endividamento das famílias brasileiras só aumenta: https://bit.ly/3P38a8z
• O temor de retrocesso nos direitos reprodutivos nos EUA: https://bit.ly/391wzdW -
Presidente do sindicato paulista de entregadores e mototaxistas, Gilberto Almeida disse nesta quinta-feira (5) em entrevista à rádio CBN que trabalhadores de apps têm sido parados recorrentemente pela polícia, às vezes mais de uma vez ao dia, após o início da Operação Sufoco, em que o governo tenta prender ladrões que usam motos e mochilas térmicas para roubar pedestres. O governador Rodrigo Garcia (PSDB), pré-candidato à reeleição, disse que assaltantes que reagirem vão “levar bala”. Há temor de criminalização de entregadores e de aumento da letalidade policial, após os casos baixarem por causa do uso de câmeras nos uniformes da PM. O “Durma com essa” explica as várias dimensões que envolvem a onda de assaltos. O programa traz também o redator Marcelo Roubicek falando sobre o resultado da campanha para que jovens tirassem o título de eleitor, o repórter especial João Paulo Charleaux comentando os recentes ataques terroristas no Paquistão e a editora-executiva da Gama Revista Isabelle Moreira Lima dando dicas culturais na seção “Achamos que vale”, inspirada na newsletter homônima que você pode assinar clicando aqui: https://gamarevista.uol.com.br/assinar-newsletter.
-
As Forças Armadas enviaram 88 perguntas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nos últimos oito meses, segundo reportagem desta quarta-feira (4) do jornal O Estado de S.Paulo. São questões sobre os supostos riscos do sistema eletrônico de votação brasileiro. O “Durma com essa” mostra a participação dos militares no processo eleitoral e como eles dão sinais de alinhamento à estratégia política do presidente Jair Bolsonaro. O programa traz também a redatora Isadora Rupp falando sobre a entrevista do ex-presidente Lula à revista americana Time e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando o plano da União Europeia para parar de exportar petróleo russo.
-
A Suprema Corte americana confirmou nesta terça-feira (3) a autenticidade de um documento revelado na véspera pelo site Politico. O texto indica que o tribunal tende a derrubar, num julgamento que deve ocorrer em meados de 2022, a decisão tomada em 1973 que garantiu o acesso ao aborto sem restrições em todo o país. O “Durma com essa” mostra como a maior potência do mundo pode ir na contramão do avanço dos direitos reprodutivos no mundo. O programa traz também o redator Marcelo Roubicek falando sobre o endividamento das famílias brasileiras e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral do cancelamento do convite que havia feito a observadores europeus para que acompanhassem a votação nacional em outubro.
-
No início de março, o país registrava o menor número de jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar desde 1989. Após campanhas oficiais, de celebridades, da oposição e de governistas, o número de pessoas nessa faixa etária que tiraram título de eleitor para 2022 superou os registros das duas eleições presidenciais anteriores, em 2014 e 2018. O “Durma com essa” desta segunda-feira (2) mostra a mobilização em torno do tema e a disputa pelo voto dos adolescentes. O programa tem também o repórter especial João Paulo Charleaux comentando o recuo do Tribunal Superior Eleitoral quanto à presença de observadores europeus nas eleições nacionais de outubro e o redator Marcelo Roubicek falando sobre os impactos dos lockdowns na China no comércio exterior brasileiro.
-
O acordo de US$ 44 bilhões para o homem mais rico do mundo virar dono do Twitter. O uso das Forças Armadas nas investidas de Bolsonaro contra o sistema eleitoral. A inflação em alta e o preço recorde da gasolina. E mais.
Acesse a Gama Revista e leia a nova edição da Semana a partir de domingo: https://gamarevista.com.br.
Links para as matérias citadas:
• Quais mudanças Elon Musk promete para o Twitter: https://bit.ly/370IvfF
• Qual é o histórico das empresas comandadas por Elon Musk: https://bit.ly/3KvsYlN
• O papel dos militares nas investidas contra o processo eleitoral: https://bit.ly/3F1eAQY
• 10 perguntas e respostas sobre o caso Daniel Silveira: https://bit.ly/3vWadCr
• ‘Bolsonaro põe STF no papel que pôs Lula e PT na eleição passada’: https://bit.ly/3kscsYV
• Caro, muito caro: o recorde da gasolina e a inflação que acelera: https://bit.ly/3EYGOf8
• Além do preço: como a inflação vem escondida nos produtos: https://bit.ly/3vqeX4q -
O estupro e morte de uma garota Yanomami de 12 anos e o desaparecimento de uma criança de 3 anos começou a ser apurado nesta quinta-feira (28) pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Segundo a comunidade de Aracaçá, em Roraima, as duas indígenas foram vitimadas durante uma invasão de garimpeiros ilegais. O “Durma com essa” explica o caso e a atual situação dos Yanomami. O programa traz também o redator Marcelo Roubicek falando sobre a inflação escondida em produtos, o repórter especial João Paulo Charleaux comentando o posicionamento do Itamaraty sobre a presença de europeus na eleição brasileira e a editora-executiva da Gama Revista Isabelle Moreira Lima dando dicas culturais na seção “Achamos que vale”, inspirada na newsletter homônima que você pode assinar clicando aqui: https://gamarevista.uol.com.br/assinar-newsletter.
-
O IPCA-15, considerado a prévia da inflação, registrou aumento de 1,73% em abril, pior índice para o mês desde 1995, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (27). Já o preço médio da gasolina subiu pela segunda semana seguida e bateu R$ 7,27 nos postos. A alta de preços é mundial, mas o Brasil, um país extremamente desigual, tem suas particularidades como explica este episódio do “Durma com essa”. O programa traz também a redatora Mariana Vick falando sobre casos de depressão na pandemia de covid-19 e o repórter especial João Paulo Charleaux comentando a interrupção do fornecimento de gás russo a dois países da União Europeia.
Veja também:
• Prévia da inflação é a maior para abril desde 1995: https://bit.ly/3OKU3ED -
Jonathan Ribeiro de Almeida, de 18 anos, morreu após levar um tiro na comunidade de Jacarezinho, na zona norte carioca, durante uma abordagem da Polícia Militar. Moradores que presenciaram o ocorrido dizem que os PMs atiraram sem motivo. Já os policiais afirmam que o jovem carregava uma réplica de uma arma. O “Durma com essa” de terça-feira (26) fala sobre a recorrência de mortes de jovens negros como Jonathan e a relação das polícias com a comunidade, que foi palco da maior chacina da história do Rio em 2021 e desde janeiro de 2022 é parte do projeto Cidade Integrada. O programa também tem a participação do redator Cesar Gaglioni, que comenta a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk.
-
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em evento com ruralistas nesta segunda-feira (25) que pode vir a desobedecer decisão do Supremo, a depender do que o tribunal decidir no julgamento do marco temporal, que trata da demarcação de terras indígenas. A fala foi feita dias depois de o presidente reabrir a crise com a mais alta corte do país ao conceder perdão ao deputado federal Daniel Silveira, condenado pelo tribunal por fazer ameaças a ministros. O “Durma com essa” mostra como as novas investidas de Bolsonaro deixam o Supremo num impasse. O programa também tem participação do redator Cesar Gaglioni, que comenta os carnavais do Brasil em 2022, e do repórter especial João Paulo Charleaux, que fala sobre a reeleição do presidente Emmanuel Macron na França.
-
A condenação no Supremo de Daniel Silveira por ameaças aos ministros do tribunal. O perdão presidencial ao deputado. A crise institucional num ano eleitoral marcado pelo medo de ruptura democrática. Os risos de militares diante de relatos de tortura na ditadura. E mais.
Acesse a Gama Revista e leia a nova edição da Semana a partir de domingo: https://gamarevista.com.br.
Links para as matérias citadas:
• Daniel Silveira é condenado: por que seu caso é inédito no Brasil: https://bit.ly/3OyeIeW
• Os efeitos do perdão a Daniel Silveira. E as questões em aberto: https://bit.ly/3k2i4ZE
• Bolsonaro concede perdão a Daniel Silveira e oposição contesta: https://bit.ly/3v5F7Js
• Tortura na ditadura: os áudios do passado e o escárnio do presente: https://bit.ly/3OHjfvY
• O que dá (e o que não dá) para concluir sobre a reforma trabalhista: https://bit.ly/3kawCGF -
Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, anunciou nesta quarta-feira (20) que vai renunciar ao cargo. O deputado estadual virou alvo de um processo de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo após a divulgação de áudios em que faz comentários machistas sobre mulheres ucranianas. O “Durma com essa” fala sobre a carreira e o discurso do parlamentar. O programa tem também o redator Cesar Gaglioni falando sobre o carnaval no feriado de Tiradentes, o repórter especial João Paulo Charleaux comentando o acordo de cooperação das Ilhas Salomão com a China e a editora-executiva da Gama Revista Isabelle Moreira Lima dando dicas culturais na seção “Achamos que vale”, inspirada na newsletter homônima que você pode assinar clicando aqui: https://gamarevista.uol.com.br/assinar-newsletter.
- Show more