Episodios
-
Saúde mental não é moda. Saúde mental é uma realidade que impacta também as farmácias. Cuidar da saúde mental é bom para os colaboradores e MELHOR AINDA para o seu negócio.
No vídeo de hoje vamos entender como cuidar da saúde mental da equipe, levando em consideração as novas diretrizes da NR1.
Pautamos esse tema porque o número de afastamentos devido a questões de saúde mental tem aumentado muito no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social divulgados em 2024, foram concedidas mais de 470 mil licenças médicas por transtornos mentais, um crescimento de 68% em relação a 2023.
Esse cenário levou o governo a revisar a NR1. Pra quem não sabe, a NR1 estabelece as diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho.
Essa revisão aconteceu em agosto de 2024. Ela prevê que as empresas passem a ser fiscalizadas quanto à saúde mental dos trabalhadores e possam ser penalizadas em caso de falhas na prevenção de riscos psicossociais.
As atualizações entram em vigor agora, em 26 de maio de 2025. Mas a fiscalização começará apenas em maio de 2026. Tempo suficiente para você adaptar a sua farmácia ou sua rede.
Vamos entender melhor sobre o assunto com a consultora Silvia Osso, que também é Especialista em Varejo, Mentora e Palestrante.
-
Em que casos a farmácia deve aceitar a troca ou a devolução de um medicamento? E quais são as regras para os demais produtos?
O Código de Defesa do Consumidor traz regras sobre a troca e a devolução de produtos, mas no varejo farmacêutico as regras são mais rígidas, principalmente quando a gente fala de antibióticos e controlados.
Hoje vamos detalhar essas regras com Rafael Espinhel, advogado, presidente executivo da ABCFarma e um especialista em regras sanitárias.
-
¿Faltan episodios?
-
Você já ouviu falar em layout humanizado? A gente sabe o que é layout! Mas layout humanizado é uma novidade! No vídeo de hoje, vamos entender como esse NOVO layout pode ser bom para sua farmácia!
Recebemos Anelise Campoi, Arquiteta e Designer, Especialista em Mercado e Consumo, Professora de Design Estratégico para Varejo e fundadora da Acampoi Arquitetura.
-
Como indústria, distribuidores e varejistas podem trabalhar conjuntamente? Quem responder a essa pergunta é Tania Miné, diretora da Trade Design. No vídeo de hoje, vamos compreender o TRADE MARKETING COLABORATIVO! Ele pode ajudar sua farmácia a crescer. Você vai aprender que:✅ Trade marketing colaborativo: planos e ações são desenvolvidos conjuntamente;✅ Metas precisam ser alcançáveis tanto para distribuidor quanto varejista;✅ Colaboração é também ser transparente nas condições comerciais.E muito mais!Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
No vídeo de hoje, vamos falar sobre como evitar as multas digitais da Anvisa relacionadas à propaganda de medicamentos no ambiente online. Ainda não existem normas específicas para publicidade em sites e redes sociais, por isso as farmácias devem obedecer as normas gerais. Quem explica o tema é Betânia Alhan, farmacêutica, especialista em Assuntos Regulatórios e diretora Executiva da Organize Farma.Você vai aprender que:✅ Setor carece de normas específicas sobre propaganda de medicamentos no ambiente digital;✅ Somente farmácias abertas ao público podem fazer venda de medicamentos pela internet;✅ Cada categoria de produtos tem regras específicas de propaganda;✅ Influenciadores digitais não podem indicar medicamentos em seus perfis.E muito mais!Principais normas sobre propaganda:⚠️ Decreto nº 9.579/ 2018 - Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactente, da criança e do adolescente e do aprendiz, e sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente e os programas federais da criança e do adolescente, e dá outras providências. ⚠️ RDC Nº 44/09 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.⚠️ RDC Nº 96/2008 - Dispõe sobre a propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos.⚠️ Lei nº 11.265/06 - Regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e a de produtos de puericultura correlatos.⚠️ Lei nº 9.294/96 - Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal.Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Como usar as informações e os dados de mercado na prática? Essa dúvida passa pela cabeça de muitos empresários e empresárias, principalmente se forem independentes.Os dados são muito importantes para aprimorar a gestão do negócio e trazer crescimento, prosperidade, mas interpretá-los e aplicá-los na prática pode ser um grande desafio para a maioria.Vamos aprender como usar os dados com Theresa Lisboa, CEO da TRZA. Durante os 10 anos de atuação no IQVIA, Theresa liderou projetos utilizando dados para orientar decisões, desenvolver categorias, gerar novos negócios e promover o crescimento de pessoas e empresas. Você vai aprender que:✅ Entender o agora é olhar para dados internos da farmácia;✅ Entender o passado é olhar para os dados de mercado;✅ Com dados, gestores têm visão real do que está acontecendo;✅ Dados ajudam a tomar decisões em um mercado cada vez mais acelerado.E muito mais!Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Quais são os desafios da Farmácia Independente no Brasil? Esse é o tema da entrevista feita com Sebastião Mascarenhas, executivo do setor farmacêutico com passagem por empresas como Bayer, Unilever, Onrom, Tamoio e Ponto Saúde. Atualmente, é gestor da Speed Farma, uma rede independente de 15 lojas. O executivo também é professor de graduação e pós-graduação.Conversamos sobre três principais desafios:1- Concorrência com grandes redes;2- Busca por informações e novos conhecimentos;3- Gestão customizada.Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Quem tem farmácia ou quer abrir uma, sempre escuta que o ponto comercial é o fator mais importante para vender bem.
Será? No vídeo de hoje vamos entender qual o impacto do ponto e das características físicas da loja sobre as vendas.
Conversamos com Ivan Engel, diretor de Serviços e Insights ao Varejo e Distribuição da Close-Up International.
Você vai saber que:
✅ Correlação entre vagas de estacionamento e venda média é de apenas 11%;
✅ Frente de loja influencia em 28% a venda média da farmácia;
✅ Localização e características físicas juntas chegam a 31% de correlação com a venda média.
E muitas outras informações relevantes para a gestão da sua farmácia.
⚠️ O que faz a farmácia VENDER MAIS? É de Farmácia - Programa 261https://www.youtube.com/watch?v=-vkIQo_ZX98
⚠️ Estoque que gira MAIS | É de Farmácia - Programa 282https://www.youtube.com/watch?v=M0Kfcwdam48&t=70s
Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
O levantamento mais recente da Close-Up indica que 10,9% das lojas abertas nos últimos dois anos até outubro de 2024 já encerraram as atividades, totalizando 11.839 PDVs.
O recuo é encabeçado pelas farmácias independentes e redes de menor porte, que descontinuaram a operação de 11.198 unidades. Esse volume representa 94% do índice de fechamentos. Em contrapartida, esse índice é de apenas 6% nas grandes varejistas e nos grupos do associativismo.Vamos entender o que está acontecendo com o mercado nesta entrevista com Paulo Paiva, vice-presidente Corporativo da Close-up International América Latina.Você vai saber que:✅ Segmento de independentes lidera fechamento e abertura de novas farmácias✅ Principal fator para fechamento de farmácia independente é a falta de gestão✅ Farmácias independentes têm mais presença em cidades de 0 a 20 mil habitantesE muito mais!Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Desafios da farmácia independente no Brasil. Hoje vamos conhecer a história de uma farmacêutica que resolveu empreender sozinha! Ela tornou-se empresária durante a pandemia de Covid-19. Em isolamento, dedicou-se a estudar o setor, "maratonou" o É de Farmácia e tomou a decisão de abrir a própria farmácia. Conheça Aniellís de Sousa Azevedo, farmacêutica e empresária no Distrito de Lapa, no Ceará.Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
A edição de 2025 do Conexão Farma espera receber mais de 25 mil visitantes. A cada ano que passa, o evento promovido pela Abradilan ganha mais relevância e atrai pessoas do Brasil inteiro. Marcado para os dias 18, 19 e 20 de março, a programação está definida. Conversamos hoje com Vinícius Dall'Ovo, diretor executivo da Abradilan, sobre o que esperar do evento que já está pertinho de acontecer. Inscrição para o evento: https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-25/
-
A loja física não morreu! Slow Retail! Live Shopping! Tendências pro varejo. Nosso convidado de hoje foi à NRF e vai contar pra gente o que ele viu de bom, que insights ele trouxe para o nosso varejo farma. Conversamos com Fernando Ferreira, especialista em Varejo Farmacêutico.Você vai aprender que:✅ Consumidor vai continuar buscando a loja física para obter orientações e serviços;✅ Slow retail é a estratégia de desacelerar e priorizar qualidade sobre quantidade;✅ Live shopping tem se mostrado um importante canal de vendas para as farmácias.E muito mais!🛑 Curva ABC: Cuidado! Ela pode falhar | É de Farmácia - Programa 318https://youtu.be/GlKTL9IgkEI?si=PAX3xHw2xoexYaFXApresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Este é o segundo episódio da série que está trazendo as tendências de varejo apresentadas durante a NRF em Nova York, edição 2025. Nosso convidado de hoje foi ao evento como coordenador da delegação da FGV, levando uma turma do setor farma. Conversamos com Olegario Araujo, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas e consultor para diversos outros assuntos do nosso varejo. Você vai saber que:✅ IA é apresentada como tendência para auxiliar e não para substituir;✅ Tecnologia é ferramenta que auxilia a tomada de decisão do gestor;✅ Mercado precisa se adaptar às inovações e aos novos concorrentes.E muito mais!Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Em janeiro, algumas pessoas tiveram o privilégio de ir ao maior evento de varejo do mundo: a NRF. Algumas delegações partiram aqui do Brasil. Eu não fui, mas vou entrevistar quem foi. Assim você, que também não pôde ir, vai ficar por dentro das tendências. Hoje eu converso com Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, que foi a Nova York na delegação da Varejo 180.Você vai saber sobre:✅ Aplicações da IA no varejo farma;✅ Experiência do cliente e personalização da jornada;✅ Retail Media na farmácia;✅ Serviços integrados no varejo farma.E muito mais!🛑 Como organizar PRODUTOS nas GÔNDOLAS | É de Farmácia - Programa 145https://www.youtube.com/watch?v=ZQTs0rv2vlY🛑 Autosserviço na farmácia | É de Farmácia - Programa 184https://www.youtube.com/watch?v=9zRX3rIYAVw&t=355s🛑 Mix da sua PRIMEIRA farmácia | É de Farmácia - Programa 267https://www.youtube.com/watch?v=-cWl_SB-7yI&t=2sApresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
Toda farmácia nasce para prosperar. Se não está prosperando, algo está errado! Dito isso, como fazer uma farmácia prosperar? Hoje conversamos com Douglas Silva, Diretor de Operações e Comunicação na Abrafad.Você vai saber que:- Associativismo pode ser alternativa para quem não quer mais caminhar sozinho;- É fundamental conhecer e interpretar os principais indicadores da farmácia;- Não vale a pena copiar o mix da concorrência.E muito mais!Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
-
O programa de hoje é para quem tem Farmácia Popular. Vamos falar sobre os documentos obrigatórios: quais são eles? Por quanto tempo guardar? Como guardar corretamente?Conversamos com Guilherme Mesquita, consultor da Regulariza Farma sobre o tema.Você vai saber que:- Prescrição, documento e cupons devem ser guardados por 10 anos;- Auditorias são motivadas por indício de irregularidade ou notícia de irregularidade;- Cupons fiscais emitidos sequencialmente podem ser indícios de fraude.E muito mais! Assista agora!
-
O SNGPC vai voltar a ser obrigatório! Não tem pra onde correr! No vídeo de hoje, a Anvisa tira todas as dúvidas. Recebemos, no É de Farmácia, Renata de Moraes Souza, Gerente de Produtos Controlados da Anvisa.Você vai saber que:✅ Sistema está mais seguro e com funcionalidades aprimoradas;✅ Farmácias podem acessar e começar a operar porque o sistema está aberto;✅ Previsão é que obrigatoriedade volte ainda no primeiro semestre de 2025.E muito mais!🛑 Site SNGPC: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/sngpc🛑 Outro link importante: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/sngpc/saiba-mais?_authenticator=eeb488174d3418aad722419ac8917e5a52c1eb0f
-
O empreendedor de sucesso busca informações, estabelece metas, planeja e monitora sistematicamente. Por isso, vamos começar 2025 falando desse tema. Hoje você vai aprender a fazer o planejamento da sua farmácia com uma metodologia que vem sendo aplicada pela Inova Drogarias. Recebemos no É de Farmácia pela primeira vez Lidiane Braga, executiva da rede.Você vai aprender que:✅ Não deve fazer planejamentos longos;✅ Que o planejamento deve ser simples;✅ E que você não deve empregar muito esforço em algo que traz pouco retorno.E muito mais!⚠️ Link para baixar planilha de planejamento: https://www.redeinovadrogarias.com.br/planejamento-estrategico-para-farmacias
-
Hoje somos apenas eu e você! Eu montei uma lista de 5 erros que você deve evitar em 2025.Fiz isso com base nos 5 programas de maior audiência em 2024, cujos links já estão na descrição.🎯 Montei esse conteúdo para você evitar esses erros em 2025 a todo custo.COLOQUE NO SEU PLANEJAMENTO! 🚀Os erros são:✅ Adiar o SNGPC;✅ Contratar o balconista errado;✅ Ignorar o CHATGPT;✅ Usar autotestes na sala farmacêutica;✅ Escolher o autorizador de PBM antes de escolher o programa de PBM.▶️ Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/sngpc/videos-treinamento-sngpc/▶️ Como reativar sua farmácia no SNGPC | É de Farmácia - Programa 311https://www.youtube.com/watch?v=P0OazsmVdU8&t=7s▶️ 5 características de um BALCONISTA PROATIVO | É de Farmácia - Programa 278https://www.youtube.com/watch?v=LUNjArQwFdM▶️ ChatGPT na farmácia | É de Farmácia - Programa 308https://www.youtube.com/watch?v=e91dLHEZNVI▶️ Anvisa passou a proibir com a RDC 786 | É de Farmácia - Programa 315https://www.youtube.com/watch?v=0QhtGADsoVs▶️ Como cadastrar farmácia no PBM | É de Farmácia - Programa 276https://www.youtube.com/watch?v=L3HU5zKsh4YApresentado por Viviane Massi (@vivianemassi) 😉 Ah, e não se esqueça de se INSCREVER aqui no canal. É DE GRAÇA! Assim, o YouTube entende que somos relevantes para você. 🤝 Acesse o Portal Revista de Farmácia com a cobertura diária do que acontece no canal farma: https://revistadafarmacia.com.br
-
Você só usa Curva ABC para fazer a gestão do seu estoque? Cuidado! Ela pode falhar! Eu já fiz vários programas aqui no canal sobre gestão de estoque. Alguns mencionam a importância da Curva ABC. Mas será que ela é sempre infalível? Será que serve para todas as situações? Hoje, teremos uma visão diferente sobre o tema. Vamos conversar com Fernando Ferreira, fundador da Comunidade Retail Jedi.Você vai aprender que:✅ Curva ABC para gestão do estoque é uma metodologia limitada;✅ Ela é menos eficiente em varejos com alto número de SKUs;✅ Risco de usar apenas a curva ABC é ter um mix restrito.E muito mais! Assista para entender.Apresentado por Viviane Massi (@vivianemassi)
- Mostrar más