Episodes
-
No mundo existem milhões de pessoas que colecionam moedas e notas, mas será que sabem quais os cuidados a ter para preservar uma coleção de numismática?
Sumo de limão, ketchup… são muitas as recomendações que circulam na internet, mas será que são seguras?
Para nos ajudar a saber mais sobre este tema convidámos Ana Leonor Mata, conservadora-restauradora da coleção do museu do dinheiro para nos explicar quais as melhores formas de cuidar de uma coleção de moedas e notas.
-
Sabe de que são feitas as notas de euro? Alguma vez se esqueceu de uma nota no bolso, que acabou na máquina de lavar roupa? Se já passou por esta experiência, sabe que a nota resistiu. Isto quer dizer que as notas são muito resistentes, porque não são feitas de papel normal!
Oiça ao podcast e descubra porque é que as notas de euro são tão resistentes, a quantidade de notas em circulação, e qual a pegada ambiental da sua utilização.
-
Missing episodes?
-
Como é que se interpreta uma personagem histórica? Para nos ajudar a compreender o processo artístico, convidámos Luís Godinho, criador, encenador e intérprete, que colaborou com o serviço educativo do museu do dinheiro, entre 2015 e 2021, desenvolvendo diversas personagens históricas e fictícias.
Numa breve conversa Luís Godinho partilha qual personagem mais desafiante das que criou para o museu do dinheiro, se alguma personagem o surpreendeu e qual revisitaria.
-
Sabia que no Museu do Dinheiro há “camarões”? Curioso?
Quase de certeza que já ouviu falar do “caso Alves Reis”, também conhecido como caso “Angola e Metrópole”. Uma burla sem precedentes que ainda hoje nos causa espanto!
Nesta burla estiveram envolvidas as famosas notas duplicadas, notas ilegais de 500 escudos. As notas ilegais eram praticamente impossíveis de distinguir das notas legalmente emitidas pelo Banco de Portugal.
Neste episódio dedicado a Alves Reis, que ficou conhecido como um dos maiores burlões da história de Portugal, descubra pormenores desta burla!
-
Sabia que no subsolo da antiga igreja de S. Julião há um Monumento Nacional, que esteve enterrado mais de 700 anos? É a Muralha de D. Dinis, construída em 1294.
Para nos ajudar a compreender a sua importância, convidámos Artur Rocha, o arqueológo responsável pelas escavações na sede do Banco de Portugal, que conta na primeira pessoa, a sensação de fazer uma descoberta única e algumas curiosidades sobre a Muralha.
Além da muralha recuperaram-se mais de 130 mil artefactos arqueológicos, desde a época romana até praticamente aos nossos dias. Encontraram-se ainda enterramentos, do tempo em que a igreja era uma necrópole (cemitério), e estacas pombalinas associadas à reconstrução da Baixa depois do terramoto de 1755.
Saiba mais sobre uma antiga muralha de Lisboa, Monumento Nacional, escondida dentro de uma igreja e que hoje podemos ver no Museu do Dinheiro.
-
No Dia Internacional dos Museus, o Museu do Dinheiro lança o podcast “E se o dinheiro falasse? ”.
A partir da nossa coleção de numismática e notafilia, vamos revelar histórias do dinheiro, em Portugal e no mundo, as suas origens ou aspetos curiosos e marcantes, desde os primeiros meios de pagamento da antiguidade clássica à atualidade.
Uma forma diferente de conhecer o Museu do Dinheiro, a sua coleção e património arquitetónico e arqueológico.
Ouça o primeiro episódio!