Episodes

  • Elsa Wellenkamp, é natural de Lisboa.
    Depois de ter concluído o curso de Marketing e Publicidade e paralelamente o curso de Psicopedagogia, dedicou-se ao tratamento da Imagem em diversas vertentes. Esta terá sido a constante durante o percurso profissional da sua vida.

    A pintura sempre ocupou um lugar de eleição e a paleta que transporta para as "telas" do Cinema, Televisão e Teatro, serviram-lhe de aferidor, quando fez o curso de Realização/Produção.

    Começou como atriz no cinema pela mão do realizador Manoel de Oliveira e foi com este grande mestre que entendeu a sua relação com o tratamento da Imagem.

    Trabalhou durante grande parte do seu percurso profissional na RTP como realizadora em diversos setores: desde a informação, passando pelo documentário, teatro, talk-shows e programas infantojuvenis entre outros.

    Como assessora da presidência da CM Loures trabalhou a Cultura/Imagem/ Comunicação e Imprensa.
    Contar sonhos através da pintura, contar histórias através da construção da Imagem e da Comunicação, levou-a à busca de outros Portos de Encontro, e foi em Alcochete que encontrou a ponte que une os sonhos, com a vida.

    Confira esta e outras histórias em http://juiceacademy.net/

    Conheça mais em https://www.elsa.wellenkamp.tk/

  • Carlos Gonçalves tinha apenas 15 anos, quando decide que o seu futuro não iria passar pelos estudos. Tinha nascido dentro de uma fábrica, tinha gosto pela indústria e foi sempre o que quis fazer.

    E foi assim que se juntou ao pai em 1982 para criarem a Mendes Gonçalves, uma empresa que começou a produzir um produto nada óbvio: vinagre de figo. “Havia em Portugal vinagre de vinho branco, vinagre de vinho tinto, e nós quisemos fazer diferente com produtos da nossa terra”, disse-nos em conversa Carlos Gonçalves.

    Mais de 3 décadas depois, a Mendes Gonçalves diversificou os tipos de vinagre, lançou-se nos molhos e acabou por comprar a Paladin. Esta seria a marca com que dariam o salto para a internacionalização e que assenta, em grande parte, numa matriz muito própria e fundamentalmente na inovação.

    A empresa manteve desde o tempo do pai e como ponto de honra, o compromisso com a Golegã e com a sua gente, ancorando na região uma das fábricas mais modernas da Europa, uma das mais procuradas pelas principais Marcas de Distribuição, e a selecionada como fornecedora certificada por algumas das maiores marcas do Mundo.

    “Dá trabalho dar frutos, mas a Mendes Gonçalves faz do impossível o seu chão e dos desafios mais audaciosos os seus próximos passos. Carlos Gonçalves gosta de ampliar os horizontes do orgulho de ser português ao criar e desenvolver produtos e marcas próprias de qualidade e com criatividade, não hesitando correr riscos em prol das suas metas: fazer da Paladin, da Creative e da Peninsular, referências em qualquer parte do mundo, nas quais os portugueses se revejam.

    Estas três marcas provam, em sentidos complementares, uma aposta de sucesso, nacional e internacionalmente.”

    Confira estas e outras histórias em http://juiceacademy.net/

    Conheça mais em https://www.paladin.pt/

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Fernando Curto é chefe de 1ª classe no Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa e diretor da escola desse corpo de sapadores bombeiros. Entre 2013 e 2016 foi comandante da 1ª Companhia do RSB.

    Além destes cargos, Fernando Curto é presidente da ANBP – Associação Nacional de Bombeiros Profissionais-, vice-presidente do SNBP- Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide. É igualmente representante da ANBP na Comissão Nacional de Proteção Civil e no Conselho Nacional de Bombeiros. É membro da Comissão Municipal da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oeiras.

    Fernando Curto tem uma licenciatura em Gestão da Segurança e Proteção Civil pelo ISLA, atual Universidade Europeia |Laureate International Universities (Lisboa), além de outras Pós-graduações na mesma instituição. É mestre em Direção Internacional de Segurança e Proteção Civil pela Universidade Europeia de Madrid e terminou o seu doutoramento na Faculdade de Economia e Empresas dessa mesma instituição.

    Com todo este curriculum, nada faria supor que Fernando Curto se tornou bombeiro por casualidade. Nascido no Concelho de Penamacor e pai de duas filhas, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais discorda completamente do estatuto de herói que dão aos bombeiros: “eles são técnicos e têm de ser questionados por qualquer coisa que possa correr menos bem”.

    Confira estas e outras respostas em http://juiceacademy.net/

    Conheça mais em https://www.anbp.pt/

  • Pedro Hipólito é o CEO da Five Thousand Miles, empresa portuguesa que gere e cria oportunidades de negócio em qualquer continente.

    Nascido em Maputo, este empresário vê naquele continente um mundo de oportunidades para empresas que procuram alcançar o potencial da internacionalização e chegar mais longe.

    Mas a sua ligação ao continente não é um acaso de negócios. “Os meus avós viveram em África, os meus pais viveram em África e eu nasci em Moçambique. Portanto considero-me africano e cresci a ouvir as histórias de infância neste continente.

    Embora tenha estudado e vivido em Portugal, voltava sempre a Moçambique e começou a fazer negócios neste Continente.

    Hoje a Five Thousand Miles tem escritórios em Lisboa (Portugal), Lagos (Nigéria), Durban (África do Sul) e São Paulo (Brasil) e ajuda os empresários a ultrapassar os desafios da internacionalização inerentes a apostar num mercado onde muitas vezes não são conhecidos. Fá-lo através do know-how de parceiros locais, organizados em cada segmento de mercado para apoiar as empresas a compreender a forma como a economia do pais está organizada, qual a melhor forma de abordagem e com quem falar.

    Conheça mais em https://fivethousandmiles.com/

    Junte-se a nós em http://juiceacademy.net/

  • “Tudo começou a 21 de Janeiro de 1977, com Francisco Tarré e os seus dois filhos, Manuel Tarré e Joaquim Tarré. O negócio arrancou baseado na experiência da venda de arcas congeladoras e gelados, mas a inexistência de um mercado de peixe congelado mostra que foi o espírito empreendedor que desbravou o caminho.

    Numa garagem é montada uma câmara frigorífica de 5toneladas que marca o inicio da atividade. Muitas conquistas foram alcançadas desde então e tudo se deve à simbiose entre a liderança do comendador Manuel Tarré e o conjunto de equipas de profissionais de exceção.

    Esta energia tem contagiado o mercado e este tem reconhecido na Gelpeixe uma empresa de referência, quer seja pelo crescimento sustentado, quer seja pela exigência, com rigorosos padrões de qualidade. As certificações e a cuidadosa seleção dos fornecedores seguem o padrão de exigência com que se apresentam no mercado.

    Iniciaram a sua internacionalização há 15 anos e neste momento exporta para 20 paises. Começaram por comercializar pescada ultracongelada, mas hoje o portefólio de produtos diversificou-se para incluir salgados, sopas, vegetais e refeições pré-congeladas. Com sede em Loures, o negócio vai já na terceira geração, com Lídia Tarré, filha de Manuel Tarré, presidente da empresa, na administração.

    Conheça mais em https://gelpeixe.pt/pt

    Junte-se a nós em http://juiceacademy.net/

  • Isabel Jonet desde pequena que gosta de ajudar e de ter um papel ativo no mundo. Valores que passou aos seus 5 filhos, todos eles voluntários em diversas áreas.

    Licenciou-se em Economia e casou com 22 anos. Trabalhou numa seguradora durante 4 anos, foi para Bruxelas com o marido e aqui concorreu para o Comité Económico Social onde esteve 7 anos.

    Regressou a Portugal, na altura com 3 filhos, e decidiu oferecer-se para fazer duas tardes por semana no Banco Alimentar contra a Fome.

    Em apenas um mês passou de voluntária a membro da direção. Implementou um modelo de gestão onde podiam replicar o que se fazia em Lisboa, em vários pontos no país e assim chegarem a mais pessoas.

    De lá para cá passaram-se 25 anos, em regime de voluntariado, à frente desta grande Instituição, que luta contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

    Conheça mais em https://www.bancoalimentar.pt/

    Junte-se a nós em http://juiceacademy.net/

  • Mário Caetano é Coach, Autor e Palestrante Inspirador, considerado pelos Media como um coach de referência nacional, aparecendo em vários programas de rádio e de televisão e escrevendo em diversas revistas.

    Tornou-se em especialista em Inspirar pessoas a encontrarem o seu propósito de vida, e já ajudou mais de 45.000 pessoas a transformarem as suas vidas, desde que se tornou num coaching profissional. Como referência, tem sempre a sua própria experiência de vida: ele conseguiu transformar a sua vida, passando de empreendedor falido e solitário e empreendedor abundante e inspirador de multidões

    Junte-se a nós em http://juiceacademy.net/

    Para mais informações: https://www.mariocaetano.net/en/

  • Margarida Pinto Coelho esteve 20 anos ligada à comunicação social, começando na imprensa escrita e desenvolvendo depois uma grande experiência em televisão e em rádio.

    Sempre com uma forte ligação a movimentos de cidadania e a ações de solidariedade e voluntariado, esteve durante 9 anos à frente da Fundação do Gil focando-se principalmente na reintegração de crianças vítimas de doença crónica e internamentos prolongados.

    Em 2013 aceitou o desafio de ser diretora de Inovação Social da Fundação EDP cujo pilar de atuação é a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades em situação vulnerável. Esta atuação assenta em 3 programas:  no programa EDP solidária; em projetos próprios como o programa Escolas Solidárias, Orquestra Energia e Arte Pública; e no apoio a negócios sociais.

    Para mais informações: https://www.fundacaoedp.pt/pt

    Junte-se a nós em https://juiceacademy.net/

  • Graça Fonseca licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo concluído o mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e o doutoramento em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

    A nível profissional, foi investigadora do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre 1996 e 2000; diretora adjunta do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça de 2000 a 2002. Posteriormente, desempenhou funções de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna e do Secretário de Estado da Justiça no XVII Governo Constitucional.

    Militante do Partido Socialista, entre 2009 e 2015, foi vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, sendo Presidente António Costa.

    Foi nomeada, no dia 14 de Outubro de 2018, Ministra da Cultura do XXI Governo Constitucional, pelo Primeiro-ministro António Costa.

    Para mais informações: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/dgpc/m/palacio-nacional-da-ajuda/

    Veja toda a entrevista em juiceacademy.net 

  • Ricardo Mendoza é um Especialista em Resultados Máximos, Estratégias de Superação e Progresso Comportamental.

    Reconhecido internacionalmente pela sua autenticidade, carisma motivador e energia inigualável, Ricardo Mendoza já atuou em 27 países, em mais de 500 empresas, e conta com dezenas de milhares de seguidores, espalhados por todo o mundo.

    Baseado em ferramentas científicas e através da criação de experiências e ambientes de proximidade e confiança, tem ajudado milhares de pessoas a progredirem na sua identidade e missão, crenças, atitudes e comportamentos, levando-as além da mudança.

    Aos 12 anos de idade, tem a sua primeira experiência com liderança e motivação, numa equipa que veio a sagrar-se campeã nacional. Desde então, tem vindo a estudar ao pormenor os segredos da transformação humana (baseado no desenvolvimento pessoal) e a simplificar ferramentas e estratégias, compilando-as nos seus próprios métodos.

    Mais do que mudar vidas, o seu objetivo é o de melhorar a vida dos que com ele se cruzam, ajudando-os a progredir e a atingir os seus resultados e sonhos mais desejados, da forma mais rápida possível.

    Durante as duas últimas décadas, estudou com os melhores do mundo, tendo o privilégio de ser o único europeu que acompanha pessoalmente, e há mais de dez anos, um dos maiores influenciadores do século XXI – Anthony Robbins, marcando presença em mais de 200 eventos por todo o mundo. Tal como ele diz: “Passo a passo a inspirar o mundo”

    Para mais informações: https://ricardomendoza.pt/

    Para ver em juiceacademy.net!

  •  Jorge Fonseca desde pequeno queria ser piloto. Cresceu na zona de Alvalade e via os aviões a aterrar todos os dias. Realizou este seu sonho há poucos anos, quando teve oportunidade de tirar o brevet e comprar o primeiro avião.

    Da sua infância retém lembranças muito felizes: ir à escola, brincar na rua com os amigos e jogar à bola quase todos os dias com o pai. 

    Mas aos 7 anos, o seu companheiro de bola diário, emigrou para Toronto à procura de uma oportunidade de dar à família uma vida melhor, deixando-o a ele e ao irmão, sozinhos com a mãe.

    Foram 3 longos anos, onde a comunicação era feita por carta e posteriormente, por engenho do pai, através de cassetes gravadas. Mas finalmente na passagem de ano de 73 para 74 a família estava novamente reunida e pronta para enfrentar todos os desafios que os esperavam.

    Cresceu e fez-se um homem de sucesso no Canadá, graças a um anúncio de um jornal que lhe mudou completamente a vida. Para trás ficaram as dúvidas, as frustrações, as apreensões dos seus pais, as situações difíceis e as complicações. Acreditou nesta Oportunidade e avançou com toda a força de vontade para trabalhar e com toda a força de vontade para aprender. 

    Pelo caminho, encontrou a mulher da sua vida que o completou e completa todos os dias, em todos os sentidos e em todas as situações. Tem três filhos que o enchem de orgulho todos os dias e duas netas que são a luz dos seus olhos.

    Aqui está Jorge Fonseca… há 36 anos no negócio, há 30 em Portugal e Feliz com a Vida… Feliz com as escolhas que fez!”

    Para mais informações: https://bfgrupo.com/en/

  • Paulo Costa nasceu em São João da Madeira. Aos 3 anos emigrou com a família para a Venezuela à procura de melhores condições de vida.

    Durante 15 anos cresceu a ver o pai gerir uma padaria e quando voltaram para Portugal abriram um pequeno café em Santa Maria da Feira.

    Em 1997 tirou um curso de pastelaria e no ano a seguir abriram a primeira pastelaria Alpina em Santa Maria da Feira e em cinco anos cresceram imenso.

    Mas foi em plena crise financeira de 2012 e na mudança da economia, que o levou a repensar nos negócios. Foi então que teve uma ideia que revolucionou o mercado das padarias: a Low-Cost. 

    Em pouco tempo, este franchising expandiu-se por todo o país e gerou bastante emprego e bastante visibilidade que lhe deu coragem para participar no Shark Tank.

    Com a retoma económica, Paulo Costa achou que a Low-Cost já não fazia sentido e vendeu a sua parte para abraçar um novo desafio: hambúrgueres gourmet. 

    E foi assim que se juntou à Box Burger: os melhores hambúrgueres gourmet na brasa que podemos experimentar em vários pontos do país.

    Quanto ao futuro, Paulo Costa diz: “que só a Deus pertence”. 

    Para ver a entrevista acesse a juiceacademy.net

    Para mais informações: https://boxburger.pt/

  •  Justa Nobre é um nome incontornável da cozinha tradicional portuguesa. Nascida em Trás-os-Montes, foi aos 15 anos que veio para Lisboa à procura de uma oportunidade. Em criança dizia que queria ser enfermeira, mas foi a cozinhar que resolveu tratar das pessoas de uma outra maneira.

    Lutadora por natureza, Justa Nobre fez-se à vida quando esta a tratou menos bem. O “Importante é andar para a frente”, como ela diz, e juntamente com o seu marido deram cartas no mundo da restauração quando abriram “O Nobre” no Campo Pequeno em Lisboa, um local incontornável para quem aprecia boa comida. Com a ajuda do marido, do cunhado e das irmãs, Justa Nobre preocupa-se em utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas. Receitas tradicionais reinventadas e sempre confecionadas com amor e com muita alma transmontana. 

    Mais de 40 anos após ter assumido a direção da cozinha do primeiro restaurante onde trabalhou, Justa Nobre já é muito mais do que uma Chef: para além dos 3 livros que já lançou, a Chef gosta sempre de desafios e desde consultoria gastronómica, passando por showcookings e workshops e terminando em participações em programas de televisão, Justa Nobre tem sempre tempo para os seus 3 netos. 

    Para ver na integra em: juiceacademy.net

  • Pai, irmão, filho, marido, amigo, coach, orador, escritor… Jorge Coutinho acima de tudo é um apaixonado pela vida, por aquilo que faz.

    Depois de 13 anos de no mundo corporativo, decidiu aos 35 anos realizar o seu sonho de criança: ajudar pessoas! 

    Pelo caminho fundou a sua empresa, a “Be Coach”, e ainda se tornou no primeiro Coach e Trainer de Língua Portuguesa, no Mundo, a integrar a equipa do Anthony Robbins, líder e referência mundial no Coaching e Desenvolvimento Pessoal.

    A nível pessoal, gosta imenso de desafios: já saltou de aviões, mergulhou com tubarões, corre maratonas e no próximo ano quer-se tornar num “IronMan”.

    Não gosta de ser comum e não se conforma até se tornar Lendário. Por isso, todos os dias, o seu desafio é bastante simples: Ser Feliz!

    Veja a entrevista em juiceacademy.net

  • Foi em 1837 que começou o fabrico daqueles que levam, nos dias de hoje, o nome de Portugal além-fronteiras e que são uma referência quando se fala em doçaria portuguesa. Tendo recebido a distinção de uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, aos Pastéis de Belém ninguém fica indiferente.

    A receita só a sabem 7 pessoas: 4 mestres e 3 gerentes da família Clarinha a quem foi confiado o segredo mais bem guardado de Lisboa e que ninguém conseguiu replicar. Para os provar só mesmo indo até à fábrica, em Belém.

    Por dia são vendidos cerca de 22.000 pastéis que entre estrangeiros e portugueses fazem fila para provar este doce que começou a ser fabricado antes de 1837 pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos. 

    De lá para cá muitas coisas se modificaram, mas uma coisa é certa: a receita é a mesma e a confeção continua a ser feita manualmente com muita dedicação e amor.

    Para mais informações: pasteisdebelem.pt

  • Vitor Moura Pinheiro, nasceu no Porto e há 8 anos mudou-se para Lisboa.

    Jurista de formação, já passou por várias funções sempre ligadas aos jovens e a questões relacionadas com o desemprego.

    Neste momento coordena um projeto europeu, em Portugal, dirigido aos jovens que não estudam, não trabalham e nem frequentam formação: os jovens NEET.

    Falamos da Garantia Jovem, que aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens. É um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

    Ou seja, a Garantia Jovem tem 3 objetivos:

    - Aumentar as qualificações dos jovens

    - Facilitar a transição para o mercado de trabalho

    - Reduzir o desemprego jovem

    - Para mais informações: www.garantiajovem.pt

  • Miguel Neiva é designer… vive no Porto… e passou 8 anos da vida dele a desenvolver um código pioneiro, universal que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas e que o levou a ser o primeiro português eleito Ashoka Fellow em 2012.

    Este código, é um código universal de identificação de cores para daltónicos, que permite identificar qualquer tipo e variante de cor. Falamos do ColorADD.

    Miguel criou, ainda, uma ONG para assegurar que o ColorADD possa ser utilizado na educação, livre de custos, permitindo assim a inclusão de crianças daltónicas, sem discriminação.

    Para que a cor seja para todos, este código pode ser aplicado em materiais escolares, linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupa, triagem de hospitais, entre tantos outros serviços ou bens.

    O ColorADD foi já considerado uma das 40 inovações que vão mudar o mundo pela revista “Galileu” e galardoado com a medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem (2012).

    Afinal de contas, 90% de toda a informação no mundo usa a cor para comunicar.

    Para mais informações:  http://www.coloradd.net/ 

  •  Elisabete Jacinto começou 2019 da melhor maneira. A piloto feminina mais conhecida de Portugal, tornou-se na primeira a vencer, ao volante de um camião, a competição todo-o-terreno que substitui o Dakar: o África Eco Race.

    Durante vários anos, Elisabete Jacinto competiu em moto nas mais difíceis competições todo-o-terreno, num universo exclusivamente masculino. Sem desistir, deixou as motos e enveredou pelos camiões.

    De professora a piloto todo-o-terreno, Elisabete Jacinto viu finalmente o trabalho dela recompensado e elogiado.

    Para trás ficaram histórias, medos e dúvidas que estão retratados no livro “Cem Imagens. Algumas Histórias”. Um livro de fotografias e de relatos, cuja receita das vendas reverte a favor da Associação Humanidades.

    Para mais informações: elisabetejacinto.com

  • Com um investimento próprio de apenas 1125 €, e em plena crise económica, Miguel Pina Martins transformou uma ideia em que poucos acreditaram numa empresa que fatura mais de 25 milhões com vendas em mais de 50 países e 20 mil pontos de venda.

    A chave desta proeza, segundo o seu fundador, é: persistência, ousadia, motivação. estratégia, inovação, investimento, financiamento, negociação, liderança, versatilidade e muito, muito… mas mesmo muito trabalho.

    Uma história de empreendedorismo que ultrapassa todas as barreiras e cujo sucesso “é o resultado de um caminho que combina iniciativa, coragem de errar, determinação e resiliência.

    Conheça toda esta história aqui, na Juice Academy.

    Para mais informações, consulte: science4you.pt/

  •  Frederico Fezas Vital vive a vida com o coração. Esta será a melhor definição para este homem, que é um apaixonado por aquilo que faz.

    Esteve 10 anos à frente da Terra dos Sonhos, uma Associação que fundou e que até então realizou mais de 600 sonhos a crianças e idosos.

    Advogado de formação, é o empreendedorismo social que comanda a vida de Frederico. Hoje é CEO da Junior Achievement Portugal, onde desenvolve e promove o empreendedorismo junto aos estudantes desde o Ensino Básico até à Universidade.

    Frederico Fezas Vital acredita que os sonhos são possíveis, mas que sonhar não chega: é preciso Mais. E é esta Paixão pelo “Mais”, que faz com que se levante todos os dias com a missão de dar sempre um passo em frente para conseguir transformar o Mundo.

    Mais informação em http://www.japortugal.org/