Episodes

  • A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, concedeu entrevista coletiva, nesta sexta-feira (13), na abertura do Festival Pernambuco Meu País, em Taquaritinga do Norte.

  • O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, aproveitou a abertura do Festival Pernambuco Meu País para cobrar da governadora, Raquel Lyra, melhores condições de trabalho e valorização salarial para a categoria.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru realiza, nesta quarta-feira (10), uma ação voltada para lojistas e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. É a campanha "Cuide da sua saúde em uma tarde pensada em você". O público-alvo terá acesso gratuito a serviços de Odontologia (orientação de saúde bucal), Fisioterapia (auriculoterapia e uso de pistola para liberação miofascial), Nutrição (avaliação nutricional e bioimpedância), Psicologia (orientação para saúde) e aferição de pressão arterial.

    Os serviços vão ser disponibilizados das 14h às 18h, na sede da CDL Caruaru (Rua Floriano Peixoto, 85 – Nossa Senhora das Dores) por profissionais do SEST/SENAT, apoiador da ação. "Esta é uma oportunidade para o público envolvido conhecer os nossos serviços. Contamos com clínica odontológica e consultórios, nas respectivas áreas, para atendimento personalizado", explica Gislaine Nunes, coordenadora de Promoção Social do SEST/SENAT.

    “Nosso objetivo é promover aos colaboradores das empresas do comércio ações que possam ter uma melhor qualidade de vida, com foco na saúde. Nós também temos a preocupação com o bem-estar dos nossos associados e dos comerciários de toda a cidade”, explica Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.

    Após a ação, os interessados nos serviços do Sest/Senat podem realizar um cadastro na recepção da unidade, localizada na Av. Frei Damião de Bozzano, s/n, no bairro Indianópolis (próximo ao espaço Maria José Recepções 2). O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h30, e sábados, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (81) 2103-5151.

    CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

  • Os policiais civis pedem melhores condições de trabalho e aumento salarial. Eles prometem fazer nova paralização de 24 horas, como forma de advertência ao governo do estado.

  • REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

    A CBF convocou neste domingo (12) reunião extraordinária do conselho técnico do Brasileirão, marcada para o dia 27 de maio, às 14h, que terá a presença dos presidentes dos 20 clubes participantes.

    Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de questões de direitos de transmissão e patrocínios.

    Em 6 de maio, a entidade adiou todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 deste mês, data da reunião extraordinária.

    Informações ℹ️: CBF

  • O Governo de Pernambuco vai realizar concurso público para o preenchimento de 214 vagas para a Polícia Científica. A novidade foi anunciada pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (6). A resolução que autoriza a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) a aplicarem o certame foi assinada pela gestora e será publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Nos últimos 10 meses, já foram anunciados pelo governo estadual concursos para 2.400 vagas para praça da Polícia Militar, 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros. Já o concurso para a Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. Somando todas as forças de segurança, estão sendo abertas 4.019 vagas.

    "A recomposição de pessoal nas forças de segurança do Estado é nossa prioridade. Durante este tempo de gestão nós já entregamos 724 novas viaturas para a PM, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis. Nós estamos caminhando firmes no propósito de construir um Estado mais seguro. Estamos investindo na prevenção à violência, na garantia de mais agilidade na elucidação de crimes e maior segurança para toda a população", declarou Raquel Lyra.

    A secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza, enfatizou a importância da medida. “Este concurso público irá auxiliar na recomposição do efetivo da Polícia Científica de Pernambuco, contribuindo para a política de segurança pública estadual e também trazendo benefícios para toda a população”, destacou.

    A resolução determina, ainda, que será criada uma comissão, presidida pela SAD e com participação da SDS, para tratar dos procedimentos de abertura do concurso. O documento informa, também, que será publicada uma portaria conjunta entre as secretarias, detalhando os termos e condições para a realização do certame.

    Desde o início de 2023, a gestão estadual já empossou 338 policiais penais aprovados em concurso de 2021. Além disso, já entregou 724 novas viaturas para a Polícia Militar, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis de Pernambuco. O Executivo estima o investimento de R$ 1 bilhão no setor de segurança até o fim de 2026.

    Foto 1 e 2: Élvano Nazir/SDS.

  • Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), os parlamentares alegaram ser barrados em visitas ao Hospital Regional do Agreste (HRA). A denúncia foi feita na plenária por Maurício Caruaru (PODE) e corroborada por outros edis, que reafirmaram que as visitas a unidades públicas fazem parte da função constitucional dos vereadores.

    O vereador Izaac da Saúde (CIDA) relatou que foi impedido de entrar no HRA mesmo se apresentando como presidente da Comissão de Saúde da Casa. De acordo com ele, a diretora da unidade, Guacyra Magalhães, barrou a entrada de qualquer vereador e os guardas seriam demitidos se a visita acontecesse.

    O vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) chamou atenção para a falta de insumos e demora para atendimentos no HRA. Cabo Cardoso (PP) defendeu a realização de uma audiência pública com a presença da secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, para discutir a situação da unidade. Val Lima (União) também repudiou a situação.

    O presidente Bruno Lambreta (PSDB) realizou um balanço da visita a Brasília, realizada na última semana em conjunto com o vereador Anderson Correia (PP). Dentre os temas discutidos, estavam o credenciamento do ICIA ao SUS e a implantação da piscicultura nos quatros distritos da zona rural de Caruaru. Em reunião com os deputados Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, Lambreta solicitou o fortalecimento e recuperação do Autódromo de Caruaru, além de pedir apoio aos deputados e senadores pernambucanos para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores. Anderson Correia destacou a reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a interiorização dos serviços no estado.

    Em sua fala na tribuna, Lambreta se solidarizou ainda com as vítimas dos bombardeios na Faixa de Gaza. O conflito entre Israel e Hamas também foi tema da vereadora Perpétua Dantas (PV), que lamentou as vítimas da guerra e defendeu um cessar-fogo. Perpétua também fez solicitações pelo retorno do serviço municipal de transportes para cadeirantes e da implantação do plano de parto nas Unidades Básicas de Saúde.

    O abastecimento de água foi tema dos vereadores Leonardo Chaves (PSDB) E Kátia da Rendeiras (Republicanos), que chamaram atenção para a situação nos bairros Indianópolis e Rendeiras. Mery da Saúde (PSD) requisitou a manutenção do asfalto do Murici ao secretário de Obras, Andrews Melo. Informações: Núcleo de Comunicação.
    Foto: Vladimir Barreto

  • O coordenador e o líder do Livres PE, Jefferson Tepo e professor Thiago Silva (Thiago do Uber), falaram sobre a entrega do Caderno de Políticas Públicas, entregue pelo Movimento Livres na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no último dia 28 de agosto.

    Os jovens fizeram avaliação do Governo João Campos, Rodrigo Pinheiro, Raquel Lyra e Lula. Eles também comentaram sobre os legislativos do Recife, Caruaru e o legislativo estadual (Alepe).

    "A polarização é extremamente ruim para o nosso país", disse o professor Thiago do Uber.

    "O Brasil querer gastar dinheiro com países que estão quebrados, eu não vejo nada de positivo", afirmou Tepo.

    Professor Thiago do Uber e Jefferson Tepo, explicaram como os interessados no movimento liberal, fazem para participar do mesmo.

  • A audiência pública, que será realizada, nesta quarta-feira (06), às 09h, na Câmara de Vereadores de Caruaru, contará com a participação de políticos, empresários e órgãos estaduais e municipais . Segundo o vereador que solicitou a propositura, o objetivo é discutir sobre a reforma e ampliação do aeroporto da Capital do Agreste.

  • O secretário de Ordem Social de Toritama (Pernambuco), Alex Monteiro, fez um balanço dos primeiros três finais de semana de atuação do Nuplan (Núcleo de Plantão Virtual da Polícia Civil), que atende municípios como Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga e Vertentes. Ele também comentou sobre a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que diz que as guardas municipais fazem parte do sistema de segurança pública. O secretário também destacou as ações da (Capital do Jeans), na área da segurança pública.

  • O Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, informou que, a previsão é que até o fim do ano, a água da Transposição do Rio São Francisco, comece a chegar nas cidades, através da Adutora do Alto do Capibaribe. Com 70 quilômetros de extensão, a adutora irá beneficiar cerca de 230 mil moradores dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e Barra de São Miguel, na Paraíba.

  • O Coordenador do Centro de Apoio ao Legislativo (Cenaleg), advogado especialista em Direito Eleitoral, Doutor Bruno Martins, fala sobre o Simpósio Nordeste de Administração Pública (SINEAP), que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, em Caruaru; faz um balanço sobre o Seminário Cenaleg 2023 e diz ainda o que espera das Eleições Municipais 2024.

  • O presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, vereador Bruno Lambreta, fez apelo ao prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Pedro Augusto, para que sejam viabilizadas parcerias, junto aos setores privados e ao Ministério do Turismo, para revitalização do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru.

    Na justificativa do requerimento, o Presidente da Câmara destaca que o Autódromo Internacional Ayrton Senna é um espaço importantíssimo para economia de Caruaru, que sendo utilizado de forma correta é fonte de receita para o município e estado.

    Bruno sugere que a prefeitura busque parcerias de investimentos, junto aos setores privados e ao Ministério do Turismo, com o objetivo de tornar o autódromo fonte de fomento à economia local e regional, com competições nacionais e internacionais e um espaço de esportes, lazer e turismo para a população.


  • O município de Toritama, no agreste de Pernambuco, vai receber uma sede do Nuplan, para plantão da Polícia Civil no município. Com isso, os flagrantes e boletins de ocorrência passarão a ser registrados na própria Delegacia da Polícia em Toritama, e não mais em Santa Cruz do Capibaribe.

    Na tarde desta terça-feira (15), aconteceu uma reunião de alinhamento, que contou com a presença do Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, do Secretário de Ordem Social, Alex Monteiro, do Delegado Seccional, Dr. Ighor Nogueira, do Delegado, Dr. Marcos e do agente da polícia civil, Felipe.

    O prefeito Edilson Tavares reforçou o compromisso em apoiar a iniciativa, “essa implantação será muito importante para os munícipes, bem como para os agentes de segurança que não irão se deslocar mais até a cidade de Santa Cruz do Capibaribe”.

    O plantão virtual da polícia civil que será instalado em Toritama, também vai atender as cidades circunvizinhas: Vertentes, Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus. Com o Nuplan, a cidade de Toritama também vai receber mais viaturas da polícia oriundas dessas cidades, além das de Toritama, que não vão sair mais para Santa Cruz.

  • Durante agenda em Brasília nesta terça-feira (15), a governadora Raquel Lyra participou de reuniões com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, na Esplanada dos Ministérios. Nos encontros foram tratadas políticas educacionais em benefício da população pernambucana e a cooperação para digitalização dos sistemas de saúde das unidades hospitalares.

    "Hoje tivemos duas reuniões muito importantes. Tanto o ministro Camilo Santana, como a secretária Ana Estela Haddad acolheram as demandas que trouxemos. Discutimos temas prioritários para nosso estado, como a melhoria na educação e a modernização dos sistemas de saúde. Isso significa maior agilidade no atendimento médico e melhoria nos serviços oferecidos pelas grandes emergências do Estado", destacou Raquel Lyra.

    No início da manhã, a chefe do Executivo discutiu o projeto de digitalização dos registros da Atenção Primária da saúde e telesaúde com a equipe técnica do Ministério da Saúde e a secretária de Saúde Digital, Ana Estela Haddad. Foi discutida a possibilidade de cooperação entre os governos estadual e federal para a criação do prontuário eletrônico, unificação de filas de espera para exames e cirurgias, além da modernização do sistema de gestão hospitalar. As iniciativas têm como objetivo melhorar os serviços de saúde em todo o Estado.

    Já no período da tarde, a criação do Juntos pela Educação foi apresentada ao ministro da Educação, Camilo Santana. A captação de recursos federais para investimentos de suplementos escolares esteve entre os assuntos. Também foi tema do encontro a parceria do ministério com a Secretaria Executiva de Transformação Digital, que integra a Secretaria de Comunicação, para criação de um plano que visa conectividade nas escolas, garantindo conexão de alta qualidade aos professores, servidores e alunos.

    Participaram das reuniões os secretários estaduais Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Zilda Cavalcanti (Saúde) e Fernando Holanda (Assessoria Especial), além de servidores dos ministérios.

  • Um dia após prefeitos e prefeitas pernambucanos se mobilizarem frente à crise nos municípios, a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, participou junto a vários gestores e gestoras públicas, nesta terça-feira (dia 15.08), do primeiro dia de Mobilização Municipalista, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. A agenda segue até a próxima quarta, dia 16.

    A mobilização reúne representantes de municípios de todo o Brasil para avaliar o atual cenário de crise. Segundo a CNM, 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês de agosto, os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.

    Em Brasília, algumas das alternativas discutidas pelos prefeitos e prefeitas são a aprovação da PEC 25/2022 que concede um aumento de 1,5% do FPM e o PLP 94/2023, que trata da recomposição de perdas de receitas do ICMS, montante estimado em R$ 6,8 bilhões para todos os 5.570 municípios brasileiros, ao longo de 3 anos. Além disso, é discutido o Projeto de Lei 334/2023, que trata da diminuição da alíquota do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para 8%.

    "Nossa luta é a de todo o Brasil. Unidos, mostraremos que os municípios são, verdadeiramente, a base do federalismo brasileiro e, por este motivo, necessitam ser priorizados pelos poderes legislativo e executivo federais. Vamos em busca de medidas frente à crise financeira de forma a assegurar recursos para promover ações que impactam diretamente na melhoria de vida da população pernambucana", comentou a presidente da Amupe, Márcia Conrado.

    Gestores Pernambucanos em Mobilização - Durante os dias 24 e 25 de agosto, os prefeitos e prefeitas pernambucanos farão uma grande mobilização de forma a chamar a atenção da população sobre a situação financeira das cidades, cuja tendência é continuar alarmante nos próximos meses.


  • O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, recebeu o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), na tarde de hoje (14). Os dois discutiram sobre parcerias que podem ser firmadas entre a Autarquia e o município, especialmente voltadas para a interiorização do desenvolvimento. Também participou da reunião o diretor de Planejamento, Álvaro Ribeiro.

    “Existem parcerias importantes que podem ser firmadas entre a Sudene e Caruaru. O município faz parte das cidades intermediárias, que aparecem no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), consideradas como polo para a indução do desenvolvimento em suas regiões”, afirmou Danilo Cabral. Ele destaca que, nos 11 estados da área de atuação da Sudene, existem 52 municípios-polo e outras 195 cidades imediatas que serão responsáveis por irradiar os investimentos e as políticas públicas do governo federal.

    Segundo Danilo Cabral, também foram abordadas questões relacionadas ao polo de confecções do Agreste e a incentivos fiscais. “A Sudene conta com instrumentos de financiamento e de concessão de incentivos fiscais para estimular ainda mais a atração de investimentos, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE)”, disse.

    O prefeito Rodrigo Pinheiro convidou o superintendente para visitar Caruaru e região. “A geração de emprego e renda é o foco da nossa gestão, assim como da Sudene. Então, queremos estreitar os laços para construir parcerias”, destacou. Ele estava acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Pedro Augusto, de Infraestrutura, Andrews Melo, e da assessora de Projetos Especiais Mayara Soares e do assessor especial do Gabinete do Prefeito, Swami Lima.

  • A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, recebeu um documento, das mãos de representantes sindicais, que ressalta a relevância crucial da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento do Estado. Um grupo de trabalho composto por diversas categorias, dentre eles os sindicatos dos Engenheiros de Pernambuco, dos Ferroviários do Nordeste e dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo estiveram, nesta terça-feira (08.08), na sede da instituição.

    O encontro possibilitou aos representantes dos sindicatos compartilharem informações detalhadas sobre a Ferrovia Transnordestina e seus potenciais benefícios para o Estado. O documento entregue à presidenta destacou a necessidade de uma colaboração estreita entre os principais atores envolvidos para garantir o sucesso desse projeto de infraestrutura.

    Uma das principais solicitações apresentadas pelo grupo de trabalho foi o apoio da Amupe na organização de uma reunião com os prefeitos dos 35 municípios pernambucanos, que serão impactados pela construção da Ferrovia Transnordestina. A iniciativa visa proporcionar um espaço de discussão construtiva, onde as autoridades locais poderão esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e contribuir para o planejamento responsável da obra.

    Marcia Conrado expressou sua gratidão pela iniciativa conjunta dos sindicatos e enfatizou a importância estratégica de uma ferrovia como a Transnordestina para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco. "A Ferrovia Transnordestina não apenas viabiliza o transporte de mercadorias de forma eficiente, mas também abrirá novos horizontes para a geração de empregos e investimentos em nossas comunidades locais", ressaltou.

    A presidente da Amupe reforçou seu compromisso em colaborar com os sindicatos e autoridades locais para garantir que a Ferrovia Transnordestina seja planejada e executada de maneira responsável, levando em consideração os interesses da população e o desenvolvimento do Estado.

  • O coordenador do Movimento Livres Pernambuco, Jefferson Tepo, explica como o grupo surgiu no Brasil e como ganhou força em Pernambuco e Caruaru.

    Ele fala das principais ações, nomes e bandeiras do Livres. E ainda destaca, a participação do movimento nas eleições gerais e municipais do país.

  • O IFPE Caruaru torna público, nesta sexta-feira (28), o edital referente ao Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2023.2. São vagas para os cursos técnicos na modalidade subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio, sendo 14 para o curso Técnico em Edificações e 18 para o curso Técnico em Mecatrônica. As aulas acontecem no turno da noite. Os cursos são gratuitos. Também não serão cobradas taxas de inscrição e de matrícula.

    A seleção será por análise do desempenho escolar dos candidatos durante o Ensino Médio, considerando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ou através da pontuação obtida nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias nas últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

    O período de inscrição é de 31 de julho a 04 de agosto, exclusivamente online, através do Formulário de Inscrição. Todos documentos que serão solicitados durante o preenchimento do formulário estão indicados no item 4.3 do Edital. O/a candidato/a que foi aprovado/a na Seleção 2023.2 e que já tiver matrícula efetivada não poderá se inscrever neste edital.