Episodes

  • A atual vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Ana Paula Guarnieri, é a entrevistada da oitava edição do Podcast Passagem de Plantão. A enfermeira destacou que, em sua trajetória profissional de 30 anos, entendeu que a enfermagem estabelece uma interface entre todas as áreas e que a sua comunicação deve ser efetiva e assertiva.

    De acordo com Guarnieri, “a comunicação escrita e a falada são muito importantes para a condução clínica multidisciplinar, e o registro deve ser um compromisso”.

    Gustavo Bregalda, técnico de enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, participou do podcast, e a equipe de enfermagem do hospital enviou perguntas aos dois entrevistados.

    Durante o podcast, Guarnieri comentou, ainda, a importância da utilização de protocolos, embasada na Resolução Cofen 754/2024 que “normatiza o uso do prontuário eletrônico e plataformas digitais no âmbito da Enfermagem: digitalização, utilização de sistemas informatizados para guarda e armazenamento nesta tecnologia”.

    O podcast Passagem de Plantão é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e produzido em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp.

  • Raphael Ferris, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), é o entrevistado do podcast Passagem de Plantão. Nesse episódio do programa, Ferris, juntamente com Luciana Castilho de Figueirêdo, coordenadora do Serviço de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (SFTO) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, aborda a importância da comunicação para o trabalho em equipe e para o cuidado com o paciente.

    “Hoje, uma das capacidades esperadas de um profissional de fisioterapia é a habilidade de se comunicar bem com a equipe de trabalho e com o paciente. A capacidade de se comunicar é uma habilidade que precisa ser treinada e usada, especialmente em ambientes de alta complexidade, como uma Unidade de Terapia Intensiva [UTI]”, afirmou Ferris durante o podcast.

    As questões éticas e legais envolvendo o uso de ferramentas de divulgação de imagens, textos e áudios e as estratégias para usar e implementar essas ferramentas de forma segura nos serviços de saúde também foram abordadas durante o podcast.

    O podcast Passagem de Plantão é coordenado pela equipe de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do HC e produzido em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros. A periodicidade do podcast é bimestral.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • O sexto episódio do podcast Passagem de Plantão aborda a linguagem simples, um conceito surgido na década de 1940 com o objetivo de incentivar a adoção de práticas para tornar a comunicação mais direta. O setor público brasileiro possui algumas iniciativas de linguagem simples, como o Projeto de Lei nº 6.256/2019, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.

    Recentemente, a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) criou um grupo de trabalho (GT) para elaborar um material interno sobre a linguagem simples. O entrevistado dessa edição do podcast Passagem de Plantão é Thiago Pinheiro, membro da Rede Linguagem Simples Brasil e da Associação Internacional de Linguagem Clara e coordenador do GT criado pela CGU da Unicamp.

    Durante o podcast, Pinheiro faz uma abordagem teórico-prática do conceito e das vantagens da linguagem simples no cenário dos cuidados à beira-leito, incluindo no processo o paciente, a família dele e a equipe multidisciplinar responsável por cuidar dele. O especialista discute, também durante o programa, quais seriam as etapas para o profissional da saúde aprender e praticar a linguagem simples.

    “O uso da linguagem simples é baseado em encontrar facilmente a informação que se procura, compreendê-la e conseguir utilizar essa informação”, explica.

    O podcast Passagem de Plantão é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e produzido em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast direciona-se a profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. O Passagem de Plantão está disponível no canal do YouTube da Unicamp e em várias plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outras.

  • O quinto episódio do podcast Passagem de Plantão traz uma abordagem prática da comunicação beira-leito, incluindo paciente, família e equipe. A ênfase é nas práticas da comunicação efetiva, clara e com destaque para a escuta empática, com repercussões diretas na passagem de plantão. O lançamento acontece um dia após o Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. Engajar pacientes para a segurança do paciente é o tema deste ano.

    Nesse episódio do podcast, a experiência em cuidados paliativos da médica Márcia Bio é base para a discussão de quais seriam as regras de comunicação inegociáveis e aquelas flexíveis para o profissional da saúde. Márcia destaca o quanto o paciente pode participar e contribuir ativamente, com seu plano de cuidados, mediante explicações claras e objetivas sobre sua medicação, quadro clínico e metas diárias. 

  • O quarto episódio do podcast Passagem de Plantão traz uma abordagem diferenciada da comunicação com Daniele Pompei Sacardo, psicóloga e professora da área de ética e saúde do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. 

    Neste episódio do podcast, são discutidas orientações básicas para o profissional da saúde se utilizar da comunicação não violenta e favorecer a comunicação efetiva na sua rotina de cuidados com o paciente.

    Além disso, a psicóloga destaca o quanto a personalidade individual e o autoconhecimento podem influenciar nesse processo e reforça a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da comunicação intrahospitalar. 

    A Comunicação Não-Violenta foi sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que escolheu esse nome inspirado nos trabalhos de resistência não-violenta de Gandhi e de Martin Luther King. Ela se baseia em quatro focos: observação, sentimentos, necessidades e pedidos.

  • O podcast Passagem de Plantão traz uma conversa interessante sobre a importância da comunicação entre os profissionais da enfermagem e como a participação ativa, objetiva e transparente no processo de comunicação podem influenciar diretamente na evolução clínica do paciente. As entrevistadas deste episódio são a enfermeira Ana Carolina Braz Moitinho e a técnica de enfermagem Roberta Repulho, ambas do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

  • O podcast Passagem de Plantão traz uma conversa diferente e emocionante entre fisioterapeutas. Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro, Simone Fernandes Davi Marques compartilha sua história de mãe de trigêmeos, de paciente e de fisioterapeuta sob o aspecto da comunicação.

    Discute-se também a importância da comunicação em diversas áreas como neopediatria, pediatria e adulto, bem como a interação entre as equipes multidisciplinares nas diferentes abordagens da passagem de plantão.

  • A primeira edição do podcast aborda o amplo contexto da comunicação do profissional médico em sua rotina de atuação, esclarecendo quais as estratégias e as possíveis ferramentas para auxiliar nesse processo que impacta diretamente na segurança do paciente. O episódio discute ainda as questões legais de proteção de dados e as novas tecnologias vinculadas à comunicação verbal e escrita, e a visão do médico como paciente diante desse cenário.

    O entrevistado dessa edição é o pneumologista Maurício de Toledo Leme, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.