Episodes
-
Tudo começou em 2016, quando três jovens estudante de jornalismo, apaixonados por cultura, resolveram criar um Projeto de mídia independente que abrangesse todas as manifestações culturais e artísticas da região do Campo das Vertentes, Minas Gerais.
Assim nasceu o Por Outro Olhar, com uma abordagem diferenciada para as questões que definam a cultura de um povo. Em 2018, o Por Outro Olhar se tornou Projeto de Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), ganhando mais um espaço para seus trabalhos. -
Bárbara Heliodora nasceu na cidade de São João del-Rei em 24 de maio de 1819, completando este ano, 200 anos de seu nascimento. Foi uma mulher além de seu tempo, esposa do Inconfidente Alvarenga Peixoto. Ao longo de sua vida escreveu poemas, administrou fazendas e minas de ouro. Especula-se sobre sua participação no processo da Inconfidência, mas tem-se ela o título de Heroína da Inconfidência Mineira. Conheça mais sobre ela neste episódio do No Divã.
-
Missing episodes?
-
Nascida em 1810, Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, devota de Nossa Senhora da Conceição, era considerada conselheira e santa por várias pessoas de Baependi e do Brasil. Essas que as consultavam antes de tomar decisões, para conhecimento de acontecimentos futuros e da situação de parentes que há muito não retornavam para a casa. Ela saía às ruas para alimentar e tratar de doentes, junto de orações, ficando conhecida como “Mãe dos Pobres”. Sempre consultava sua santa e pausava suas atividades toda sexta-feira para a Paixão de Cristo. Sua cidade natal é São João del-Rei, mais precisamente na Comarca do Rio das Mortes, hoje classificada como distrito. No entanto, passou a maior parte da sua vida em Baependi, cidade do sul mineiro, onde contribuiu para o enfeite com ouro do altar da igreja da sua santa guia e construiu uma capela. Apesar de analfabeta, possuía conhecimento da bíblia com a ajuda de leituras em voz alta feitas à ela. Por ter sido beatificada, sua imagem e história possui grande importância tanto para Baependi quanto para Rio das Mortes e São João del-Rei, cidade essa a qual instituiu um feriado dedicado a santa Nhá Chica. Confira essa e mais histórias neste episódio do No Divã.
-
O Dia das Mães é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna e a maternidade. A data de comemoração varia de acordo com o país. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio e no Brasil no segundo domingo do mês de maio. Este ano será comemorado no dia 12 de maio. Nesse podcast conheceremos relatos e vivências desta data.
-
O período das festas juninas é bem caracterizado pelas brincadeiras e símbolos, mas também pelas simpatias, normalmente feitas para se arrumar um amor. Todos esses elementos são rituais de origem popular, a que podemos identificar como folclóricos, pois foram inventados pelo povo, variando de acordo com as regiões do país.
As simpatias fazem parte da vida da maioria dos brasileiros. E desde os tempos antigos, os feitiços são usados para predizer o futuro e intervir por meio de um poder oculto. Originalmente, os feitiços são forças naturais que juntamente com a observação da natureza e suas manifestações, ajudaram e continuam ajudando os homens a terem melhores colheitas e prever tempestades, entre outros múltiplos usos. Os povos antigos, por exemplo, usavam as flores, pedras e elementos naturais para fazer pequenos rituais onde pediam, desde condições melhores de vida até um bom casamento.
-
O candomblé é uma religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos negros escravizados, durante o período colonial e imperial. Os seguidores do candomblé prestam culto aos orixás, que são divindades que representam as forças da natureza. No sexto episódio do No Divã, o podcast do Por Outro Olhar, os doze principais orixás do candomblé brasileiro serão apresentados ao público, acompanhados de muita música.