Episodes

  • Uma série histórica de corpos hídricos do @mapbiomas detectou que 54 das 76 sub bacias hidrográficas perderam superfície de água nas últimas três décadas. Além da perda de território aquático outro problema atinge os rios amazônicos: é a perda de conectividade. Estudo publicado recentemente por cientistas latino-americanos rastreou 34 mil quilômetros de rios de fluxo livre, se todos os projetos de infraestrutura que estão previstos para a região amazônica forem concretizados, apenas 9 dos 16 rios muito longos (mais de mil km) permanecerão com fluxo livre. Todos os detalhes deste estudo estão explicados neste episódio.

    Para falar sobre esses e outros temas relevantes sobre a conectividade nos rios convidamos:

    O oceanógrafo Paulo Petry que há 17 anos atua na TNC Brasil como cientista sênior para a conservação de água doce para a América Latina

    A pesquisadora da Universidade de Rondônia (UNIR) Carolina Dória que trabalha com pesquisas que abordam os impactos em populações ribeirinhas e pescadores profissionais de grandes projetos construídos na Amazônia

    O pescador José Ednaldo Rocha - que pratica, há quase quarenta anos, a pesca artesanal sustentável em rios amazônicos.

    Ouça nas principais plataformas de streaming ou no site www.proteja.org. (link na bio)

  • Os quelônios são um dos grupos de répteis mais antigos. Estima-se que tenham cerca de 240 milhões de anos. Em todo o mundo são 360 espécies reconhecidas, mais da metade ou seja, 61% estão ameaçadas de extinção.

    Neste episódio, nossos convidados apresentam um panorama sobre os quelônios em rios amazônicos. Debatem questões fundamentais e ameaças para essa espécie. Vamos conhecer experiências de sucesso do envolvimento comunitário para a conservação dessa espécie que sofre pressão desde os tempos coloniais.

    Para falar sobre esses e outros temas relevantes sobre essa espécie convidamos:

    - O professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Paulo Andrade idealizador do projeto Pé de Pincha que há décadas promove a conservação de quelônios na Amazônia

    - A pesquisadora da Ufopa prof. Doutora Priscila Miorano que desde a graduação pesquisa os quelônios na região Sul e Norte do Brasil.

    - O comunitário Jair Cândido, ativista com atuação na conservação de quelônios na região do Baixo Amazonas.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Projetos de manejo desenvolvidos em parceria com ribeirinhos, na região do Baixo Amazonas, no Pará, estão auxiliando na conservação dos ecossistemas aquáticos. Uma cooperativa de turismo faz interface com pescadores e pescadoras e está garantindo uma boa renda para famílias de ribeirinhos que vivem na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex). Pescadores artesanais alertam sobre a importância dos acordos de pesca para o futuro dessa atividade. Esses e outros temas são abordados no terceiro episódio da quarta temporada do podcast PROTEJA Brasil que nesta temporada está tratando dos rios amazônicos.

    Para falar sobre esses e outros temas relevantes para a biodiversidade, são nossos convidados:

    Wandicléia Lopes – coordenadora da ONG Sapopema, uma sociedade que há duas décadas vem atuando, em parceria com os moradores da região do Baixo Amazonas em projetos de manejo que estão garantindo a conservação da biodiversidade, principalmente dos rios Poliane Batista - bióloga que aborda a relevância dos projetos de manejo para a conservação dos rios amazônicos Ingrid Coutinho - ribeirinha e presidente da cooperativa Turiate/Amazônia que apresenta um panorama do turismo e da sua interface com a pesca para a manutenção da vida nos rios amazônicos Alexandre Pimentel - pescador artesanal que fala sobre a importância dos acordos de pesca para garantir o futuro dessa atividade
  • Ferramentas construídas pelos ribeirinhos que vivem nas margens dos rios da Bacia Amazônica estão ajudando a conservar esses ecossistemas. Estamos falando dos acordos de pesca. Esse e outros assuntos estão no segundo episódio da quarta temporada do podcast PROTEJA Brasil sobre rios amazônicos que traz também discussões sobre as ameaças às áreas protegidas na bacia na bacia do rio Tocantins e, também, no Vale do Javari onde ainda vivem populações indígenas em isolamento voluntário.

    Para falar sobre esses e outros temas relevantes para os ecossistemas aquáticos os convidados são:

    Pedro Raposo, sociólogo e professor da Universidade do Estado do Amazonas e coordenador do Núcleo de Estudos Sócio Ambientais da Amazônia (NESAM) com atuação na região da tríplice fronteira: Brasil, Colômbia e Peru junto a povos indígenas numa perspectiva interdisciplinar Lucilene Amaral, especialista em conservação da TNC Brasil com atuação na região do rio Tapajós Alberto Akama, biólogo e pesquisador com atuação na evolução e taxonomia de peixes de água doce da Amazônia e conservação de peixes em todo o território brasileiro
  • Uma série histórica mensal aponta uma tendência predominante de redução de superfície de água no Brasil. De acordo com estudos do @MapBiomas, a Amazônia perdeu, de 1985 a 2020, 10,4% da superfície de água.

    No primeiro episódio da quarta temporada do podcast PROTEJA Brasil você vai conhecer um pouco mais sobre os ambientes aquáticos dos rios amazônicos, a experiência das mulheres pescadoras no rio Tapajós e o papel das comunidades ribeirinhos para a conservação em ambientes aquáticos.

    Para falar sobre esses e outros temas relevantes os convidados são:

    Luiza Prestes, engenheira de pesca, pesquisadora da Universidade Estadual do Amapá que atua com ecologia aquática e pesca e serviços ambientais ecossistêmicos; Josana Pinto da Costa, pescadora artesanal e militante Movimento Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e representante dos pescadores brasileiros no World Forum of Fisher Peoples (WFF); Alcilene Cardoso, Advogada e coordenadora do IPAM no Baixo Amazonas, especialista em Direito agrário e defesa de territórios pesqueiros coletivos na Amazônia;
  • Estamos encerrando um ano bastante desafiador em diversos sentidos no Brasil, e em especial para a área ambiental. Mas com as mudanças de governos - federal e alguns estaduais - existe uma perspectiva de que as pautas ambientais sejam melhor tratadas. De toda forma, os desafios para os próximos anos são imensos.

    Para encerrar a 3ª temporada do podcast Proteja Brasil, convidamos para um bate-papo sobre esses desafios e as perspectivas para a conservação das águas amazônicas em 2023:

    Carlos Souza Jr, pesquisador associado do Imazon Lucilene Amaral, especialista em conservação da TNC Toya Manchineri, coordenador geral da Coiab

    Apresentação: Alessandra Romano

    Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano

    Voz do Rio Tocantins: Ronaldo Macena, da Comunidade Ribeirinha Extrativista da Vila Tauiry

    Esse podcast é uma realização da iniciativa PROTEJA, rede de 16 organizações socioambientais brasileiras, que facilita o acesso a informações relevantes e de qualidade, e favorece a troca de saberes, a comunicação e a articulação entre os interessados nas áreas protegidas do país.

    Visite o portal: www.proteja.org

    E siga nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Trilha sonora:
    - Daydream Bliss, de SYBS

    - Dream Lagoon, de Chris Haugen

    - Simple, de Patrick Patrikios

    - Running Waters, de Audionautix (http://audionautix.com)

    - Consciousness Rabbit, de pATCHES

    Licenciadas de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.

    https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

  • O Brasil faz fronteira com 10 países, sendo sete na região amazônica. Além dos milhares de quilômetros de fronteiras terrestres, cerca de 60% do território nacional estão inseridos em bacias hidrográficas que se estendem pelos territórios vizinhos. Segundo a Agência Nacional de Águas, essas bacias reúnem 83 rios fronteiriços ou transfronteiriços.

    Neste episódio nós vamos saber quais são os principais desafios da gestão internacional das bacias hidrográficas da região amazônica e conhecer iniciativas que estão sendo desenvolvidas entre os países para a preservação desses ambientes aquáticos, que ultrapassam limites geográficos estabelecidos pelo homem.

    Os convidados são:

    Guillermo Estupinan, especialista em recursos pesqueiros da WCS Brasil Maria Apostolova, coordenadora do Projeto de Implementação do Programa de Ações Estratégicas da OTCA Carolina Dória, professora da Universidade Federal de Rondônia

    Apresentação: Alessandra Romano

    Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano

    Voz do Rio Içá: Milena Kukama Cacica, liderança indígena da Aldeia Raízes da Ayahuasca

    Esse podcast é uma realização da iniciativa PROTEJA, rede de 16 organizações socioambientais brasileiras, que facilita o acesso a informações relevantes e de qualidade, e favorece a troca de saberes, a comunicação e a articulação entre os interessados nas áreas protegidas do país.

    Visite o portal: www.proteja.org

    E siga nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Trilha sonora:
    - Daydream Bliss, de SYBS

    - Glass, de Anno Domini Beats

    - Consciousness Rabbit, de pATCHES

    - Second Nature, Audionautix (http://audionautix.com)

    - Acoustic Meditation 2, de Audionautix (http://audionautix.com)

    - Running Waters, de Audionautix (http://audionautix.com)

    - Running Waters Full Band, de Audionautix (http://audionautix.com)

    Licenciadas de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.

    https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

  • Entre 1985 e 2020, as áreas onde acontece mineração no Brasil cresceram seis vezes. A conclusão é de um estudo do MapBiomas, que também identificou que, em 2020, três de cada quatro hectares minerados no país estavam na Amazônia. Quase 94% de toda a atividade garimpeira e mais de 49% de toda a mineração industrial feitas em terras brasileiras concentram-se neste bioma. A expansão do garimpo também se deu sobre territórios indígenas e unidades de conservação.

    Quais são os impactos dessas atividades nos ambientes aquáticos amazônicos e o que cada um pode fazer para ajudar a diminuí-los?

    Para responder essas questões, neste episódio do podcast PROTEJA Brasil, convidamos:

    Deborah Goldemberg, especialista em conservação do WWF-Brasil Kleber Karipuna, coordenador de projetos da Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Pedro Gasparinetti, economista especialista em valoração ambiental e diretor da CSF Brasil Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas

    Apresentação: Alessandra Romano

    Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano

    Voz do Rio Madeira: Thiago Parintintin, liderança do Povo Parintintin

    Esse podcast é uma realização da iniciativa PROTEJA, rede de 16 organizações socioambientais brasileiras, que facilita o acesso a informações relevantes e de qualidade, e favorece a troca de saberes, a comunicação e a articulação entre os interessados nas áreas protegidas do país.

    Visite o portal: www.proteja.org

    E siga nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Trilha sonora:
    - Daydream Bliss, de SYBS

    - Simple, de Patrick Patrikios

    - Namaste, de Audionautix (http://audionautix.com)

    - Consciousness Rabbit, de pATCHES

    - Diving in Backwards, de Nathan Moore

    - Running Waters, de Audionautix (http://audionautix.com)
    - Dream Lagoon, de Chris Haugen
    - ​​Glass, de Anno Domini Beats
    - Mountain, de JVNA

    Licenciadas de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.

    https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

  • De acordo com o Índice de Impacto nas Águas da Amazônia, apresentado em maio de 2022 pela Ambiental Media com apoio do Instituto Serrapilheira, as estradas já cortam 27% das microbacias da região, e as hidrelétricas impactam em torno de 12% das águas amazônicas, sendo o seu maior fator de pressão.

    Neste episódio do podcast PROTEJA Brasil, vamos conhecer mais profundamente quais são esses impactos das obras de infraestrutura nos ambientes aquáticos da Amazônia e entender se há alternativas. Para isso, convidamos:

    Biviany Rojas Garzón, coordenadora do Programa Xingu do Instituto Socioambiental Jansen Zuanon, biólogo, mestre e doutor em ecologia Amaire Kaayabi Suiá, coordenadora de campo da Coligação das Mulheres da Atix e uma das líderes do movimento Mulheres do Xingu Lis Stegmann, bióloga e doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Apresentação: Alessandra Romano

    Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano

    Voz do Rio Xingu: Mitã Xipaya, da Rede de Comunicadores Xingu+

    Esse podcast é uma realização da iniciativa PROTEJA, rede de 16 organizações socioambientais brasileiras, que facilita o acesso a informações relevantes e de qualidade, e favorece a troca de saberes, a comunicação e a articulação entre os interessados nas áreas protegidas do país.

    Visite o portal: www.proteja.org

    E siga nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Trilha sonora:
    - Daydream Bliss, de SYBS

    - Looping Ascent, de Joel Cummins

    - Consciousness Rabbit, de pATCHES

    - Mountain, de JVNA

    - Simple, de Patrick Patrikios

    - Running Waters Full Band, de Audionautix (http://audionautix.com)

    Licenciadas de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.

    https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

  • Pelo menos 20% da região Amazônica é formada por paisagens aquáticas ou áreas úmidas. São ambientes de extrema importância para a manutenção dos ciclos biológicos da região, para manter os serviços ecossistêmicos e, ao mesmo tempo, suprir as pessoas que vivem na região de diversos recursos naturais. No entanto, essas áreas ainda são consideradas como deveriam no planejamento de ações de conservação.

    No primeiro episódio da nova temporada do podcast PROTEJA Brasil, você vai conhecer mais sobre as áreas aquáticas da Amazônia e como elas podem ser melhor protegidas.

    Os convidados são:

    Carlos Durigan, diretor da WCS Brasil Guillermo Estupinan, especialista em recursos pesqueiros da WCS Brasil Cláudio Maretti, pesquisador e consultor especialista em áreas protegidas e relações entre sociedade e natureza Cecília Gontijo Leal, pesquisadora da Lancaster University e integrante do comitê gestor da Rede Amazônia Sustentável Maria Tereza Piedade, pesquisadora do Inpa e coordenadora do Grupo de Pesquisa MAUÁ

    Apresentação: Alessandra Romano

    Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano

    Voz do Rio Negro: Odenilze Ramos, ribeirinha da comundade Carão e ativista socioambiental

    Esse podcast é uma realização da iniciativa PROTEJA, rede de 16 organizações socioambientais brasileiras, que facilita o acesso a informações relevantes e de qualidade, e favorece a troca de saberes, a comunicação e a articulação entre os interessados nas áreas protegidas do país.

    Visite o portal: www.proteja.org

    E siga nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Trilha sonora:
    - Daydream Bliss, de SYBS

    - Consciousness Rabbit, de pATCHES

    - Dream Lagoon, de Chris Haugen

    - Namaste, Running Waters e Running Waters Full Band, de Audionautix (http://audionautix.com)

    Licenciadas de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.

    https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

  • As redes de sementes são um negócio da sociobiodiversidade  em que comunidades e povos tradicionais coletam, armazenam e vendem sementes de árvores nativas para a restauração de áreas degradadas e projetos de compensação ambiental. 

    Quer saber mais?  

    🎧 Escute esse episódio do podcast PROTEJA Brasil,  em que a anfitriã Maria Fernanda Arraes recebe 

    📍 Camila Mota da Rede de sementes do Cerrado,

    📍Antônio Marques da Rede de Sementes do Xingu e

    📍Maria Tereza Vieira da Rede do Vale do Ribeira

    🔗acesse o link para ouvir: https://anchor.fm/protejabrasil

    Siga o Proteja nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Visite o portal: www.proteja.org

  •  Apoie os negócios da sociobiodiversidade 🌳+👨🏾‍🌾+🥙+💰 baseados na agregação de valor dos nossos recursos naturais, que geram trabalho e renda, e reconhecem os saberes dos povos e comunidades tradicionais. Quer saber mais?

    🎧 Neste episódio do podcast PROTEJA Brasil, vamos conhecer o que são negócios da sociobiodiversidade e o seu potencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil, e alguns exemplos de negócios nas áreas protegidas do país.

    Nessa roda de conversa a anfitriã do PROTEJA, Maria Fernanda Arraes, recebe os convidados:

    📍Juliana Simões, bacharel em ciências da educação, trabalha como gerente adjunta da Estratégia de Povos Indígena e comunidades tradicionais na The Nature Conservancy Brasil, (TNC);

    📍Helga Yamaki, engenheira florestal e coordenadora de projetos no âmbito da iniciativa Origens Brasil® do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA);

    🔗 acesse o link para ouvir: https://anchor.fm/protejabrasil

    Siga o Proteja nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Visite o portal: www.proteja.org

  • 🎧 Neste episódio do podcast PROTEJA Brasil, vamos dialogar sobre o que é bioeconomia, as disputas entre modelos de desenvolvimento para o nosso país com base no uso e na proteção da biodiversidade brasileira e qual o papel dos povos e comunidades tradicionais neste contexto.     

    Nessa roda de conversa a anfitriã do PROTEJA, Maria Fernanda Arraes, recebe os convidados:                             

    📍Nurit Bensusan,  bióloga e engenheira florestal, trabalha com conservação da biodiversidade e é pesquisadora do programa de políticas e direito socioambiental, do Instituto Socioambiental (ISA);

    📍Joaquim Belo, diretor de relações internacionais do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS);

    📍Carlos Gabriel Koury engenheiro florestal e diretor de inovação em bioeconomia do IDESAM.                              

    🔗 Siga o Proteja nas redes sociais para acompanhar as novidades:

    www.instagram.com/portalproteja

    www.facebook.com/portalproteja

    Visite o portal: www.proteja.org

  • Acompanhe mais uma roda de conversa no #podcast PROTEJA Brasil, em que vamos refletir sobre por que precisamos de mais áreas protegidas no Brasil. Neste episódio, a anfitriã do PROTEJA, Maria Fernanda Arraes, comunicadora ambientalista, recebe os convidados:

    Nesse episódio, a anfitriã do PROTEJA, Maria Fernanda Arraes, comunicadora ambientalista, recebe os convidados: 

    Neidinha Suruí, indigenista e ativista socioambiental há quase 50 anos, cofundadora da Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental, que tem sede em Porto Velho, Rondônia, Brasil mas atua com mais de 60 etnias indígenas,   Antônio Oviedo, engenheiro-agrônomo e PhD em políticas públicas e gestão ambiental pela Universidade Nacional de Brasília (UnB), atua como coordenador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA) e Claudia Azevedo-Ramos, bióloga, mestre e doutora pela Universidade de Campinas, UNICAMP e professora do Centro de Estudos Superiores da Amazônia (NAEA) da Universidade Federal do Pará.
  • EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E OS RESULTADOS DA COP 26

    O ano de 2022 ano mal começou e já estamos registrando eventos climáticos extremos em diferentes regiões do país. Enchentes, deslizamentos, ameaças de rompimento de barragens e muitas vidas perdidas ou em estado de risco. ESTAMOS VIVENDO UMA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA!

    📉 E o Brasil tem cumprido suas metas para evitar o aquecimento global?

    🌎 O que podemos fazer para salvar o mundo e garantir a sobrevivência humana no planeta?

    🎧 Quer saber mais? Escute a voz de três ativistas que participaram da Conferência das Partes (COP 26) como representantes da juventude brasileira.

    O Podcast PROTEJA Brasil, entrevistou 📍Paloma Costa @instituosociambiental, jovem ativista do clima, bacharel em direito que atua como pesquisadora e assessora jurídica em direitos socioambientais no Instituto Socioambiental, uma das entidades parceiras do Proteja, e trouxe alguns depoimentos:

    📍Kaianaku Kamaiurá, indígena e ativista da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT);

    📍Hannah Balieiro, bióloga, presidente da ONG Mapinguari, no Amapá e voluntária na Rede de Jovens Líderes em Áreas Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe (ReLLAC-J) e que atua na iniciativa Jovens Vozes da Amazônia para o Planeta;

  • Olá! Bem-vindos ao quinto episódio do podcast Proteja Brasil, onde conversaremos sobre o passado e futuro do financiamento de áreas protegidas.

    Para essa  roda de conversa, reunimos a anfitriã, membro da inciativa PROTEJA, Andréia Mello, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, e nossos convidados:

    Manoel Serrão - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)

    Mariano Cenamo - Diretor de Novos Negócios do IDESAM / CEO da AMAZ aceleradora de impacto

    Daniela Gomes Pinto - Coordenadora do Programa Desenvolvimento Local do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas

    Compartilhe o podcast com seus amigos e visite o portal www.proteja.org

  • Olá! Bem-vindos ao quarto episódio do podcast Proteja Brasil, onde conversaremos sobre o protagonismo de povos e comunidades na governança das áreas protegidas

    Para essa  roda de conversa, reunimos a anfitriã, membro da inciativa PROTEJA, Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, e nossos convidados: Ianukula Kaiabi Suia, presidente da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), Joerisson Nunes Fulter, da Floresta Estadual de Faro e Ivã Bochini.

    Compartilhe o podcast com seus amigos e visite o portal www.proteja.org

  • Olá! Bem-vindos ao terceiro episódio do podcast Proteja Brasil, onde conversaremos sobre a gestão eficiente de áreas protegidas a partir da experiência da Reserva Extrativista RESEX Tapajós-Arapiuns no Pará.

    Para essa  roda de conversa, reunimos os anfitriões, membros da inciativa PROTEJA, Angela Pellin do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) e Roberto Palmieri do IMAFLORA, e nossos convidados: Jackeline Nóbrega Spinola – Analista ambiental e Gestora do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) e Dinael Cardoso, presidente da Tapajoara – Associação-mãe da RESEX Tapajós-Arapiuns, Santarém, Pará.

    Compartilhe o podcast com seus amigos e visite o portal www.proteja.org

  • Olá! Bem-vindos ao segundo episódio do podcast Proteja Brasil, onde buscamos alertar a sociedade ao fato de que as áreas protegidas estão sob ameaça ! 

    Para essa  roda de conversa, reunimos os anfitriões, membros da inciativa PROTEJA, Antonio Oviedo, pesquisador do Instituto Socioambiental, entidade parceira da Proteja e nossos convidados: Mydjere Kayapó, do povo Mebêngôkre Kayapó, da Terra Indígena Baú, e representante da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), Carlos Souza Jr, pesquisador do Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia,  e Ane Alencar, pesquisadora do IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

    Compartilhe o podcast com seus amigos e visite o portal www.proteja.org

  • Olá! Bem-vindos ao primeiro episódio do podcast Proteja Brasil, onde buscamos informar o que são áreas protegidas e dialogar sobre sua importância hoje e para o nosso futuro, a partir de várias perspectivas: social, ambiental, econômica e cultural.

    Para essa  roda de conversa, reunimos os anfitriões, membros da inciativa PROTEJA, Karen Oliveira da TNC Brasil e Guillermo Estupinan da Wildlife Conservation Society (WCS) e nossos convidados: Maria Nice – Quebradeira de Coco, Quilombola do Maranhão e liderança do setor de mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o CNS, Claudio Maretti - Especialista em gestão ambiental, política, áreas protegidas, conservação da natureza, povos tradicionais e comunidades locais e projetos para permitir o desenvolvimento sustentável e bolsista de Pós-Doutorado em Conservação Colaborativa, Geografia USP, Cadu Young - Carlos Eduardo Frickmann Young - Professor Titular UFRJ que fez os estudos sobre a importância das Unidades de Conservação para a economia e Angela Kuczack – Direção executiva da Rede Pro-UC & da Campanha Um dia no Parque.

    Compartilhe o podcast com seus amigos e visite o portal www.proteja.org