Episodes

  • Orientaçãom de Antonio Cottas, consolidador do Racionalismo Cristão

    O despertar da espiritualidade

    Cada pessoa tem o momento certo para o chamado despertar da espiritualidade, e esse momento acontece quando seu lado estudioso e investigador aflora do subconsciente, por já estar cansada dos efêmeros atrativos terrenos. Ela quer aprofundar-se nos conhecimentos de natureza transcendente, quer saber os porquês da vida.

    O Racionalismo Cristão é uma filosofia adequada a essa circunstância, pois conduz o indivíduo pelo caminho certo da espiritualidade. É um despertar belíssimo, porque irá compreender a razão dos sofrimentos que resultam do mau uso do livre-arbítrio, dos desafios por que passa, pois a vida espiritual é a verdadeira vida do ser humano na Terra.

    O estudioso da espiritualidade recebe intuições vindas dos campos evolutivos superiores ao se debruçar nos conhecimentos metafísicos. Ele dá passos largos pelo caminho da evolução ao encontrar o Racionalismo Cristão, uma filosofia de vida voltada para o fortalecimento físico e psíquico, para o esclarecimento sobre o ainda obscuro mundo do transcendente e, por conseguinte, para a espiritualização dos seres humanos, pois seus salutares princípios filosóficos estão escoimados dos mitos e das fantasias que cercam a humanidade há séculos. Caso traga de existências passadas um acervo espiritual já valioso, perceberá mais facilmente como os fatos da vida se encaixam, embora todas as pessoas possam alcançar patamares superiores de evolução se houver perseverança no estudo da espiritualidade.

    Os ensinamentos que o Racionalismo Cristão proporciona são muito valiosos para quem quer ter uma vida tranquila neste mundo de escolaridade. Todas as pessoas, sem exceção, podem ter um viver sereno, se bem que viver serenamente não signifique nadar num mar de rosas, não ter problemas a enfrentar. Significa, sim, usar o acervo espiritual com sabedoria, para adotar a posição correta a cada obstáculo que necessitem superar. E esse posicionamento é conquistado com o passar do tempo, frequentando as casas racionalistas cristãs, lendo os livros editados por nossa Casa-Chefe, tendo pensamentos voltados para a prática do bem.

    Portanto, aprendam o que ensina o Racionalismo Cristão, para que cheguem a patamares mais elevados de evolução ao tomarem o rumo da espiritualidade, onde irão encontrar o bem-estar pessoal que procuram, onde irão conquistar a felicidade que almejam.

  • Orientação de Humberto Rodrigues - Presidente Astral do Racionalismo Cristão

    Aprenda a ter pensamento positivo

    À medida que as pessoas estudam a espiritualidade, o raciocínio fica mais aguçado, as ideias florescem, começam a entender os problemas por que passam e a reagir a essas adversidades, sem guardar mágoas dos semelhantes que porventura lhes fizeram mal. Ficam despidas de preconceitos, pois a visão espiritualista da vida torna-se mais ampla. Esse entendimento faz bem a elas, porque seguem no dia a dia as orientações que ouvem nas casas racionalistas cristãs e os ensinamentos que leem nos livros editados por nossa Casa-Chefe.

    Aconselhamos que tenham cuidado com seus pensamentos, atitude que muitas vezes é mal interpretada. Algumas pessoas entendem que ter pensamento positivo é passar o dia inteiro a querer só vantagens materiais, a ter lucros excessivos nas transações que efetuam, a dar vazão às ambições sem limites. Falta-lhes o esclarecimento que a filosofia racionalista cristã proporciona às que já despertaram para a espiritualidade.

    Pensar positivamente é saber usar o raciocínio com acerto, é ser honesto, ter bom humor, cultivar a amizade, não guardar ressentimentos, não discutir com o semelhante, ter controle sobre si mesmo nas situações consideradas difíceis, mas que podem ser contornadas pelo entendimento, pelo diálogo.

    Pensar positivamente é atrair os fluidos fortalecedores do Astral Superior durante a limpeza psíquica diária nos lares e nas reuniões públicas das casas racionalistas cristãs. O fortalecimento psíquico e o esclarecimento espiritual proporcionados pelo Racionalismo Cristão são os alicerces espiritualistas com que as pessoas podem contar na construção sólida de suas vidas. Viver de forma materializada, desprezando os valores espirituais que dão sustentação ao progresso material construtivo e progressista, é desprezar o que a vida tem de melhor. Quem isso reconhece compreende os semelhantes, não se envolve com os campos vibracionais negativos da hipocrisia, da mentira, da traição, do ódio e de outros sentimentos equivalentes, como o ciúme, pois nenhum indivíduo detém a posse de quem quer que seja. As pessoas devem aproximar-se umas das outras da maneira como elas se apresentam, daí serem necessariamente tratadas com afeto e compreensão.

    Quem respeita o livre-arbítrio de uma pessoa a tem perto de si, não pela posse, mas pelo entendimento, não pela força, mas pela aceitação. Sentimentos negativos, como o ciúme, insistimos, atraem vibrações de mesmo teor e igual intensidade, como a raiva e o ódio. Pensar é atrair. Se quiserem ter a saúde física e psíquica que a paz de espírito sempre proporciona, pensem com elevação, conectem-se aos campos superiores da espiritualidade ao usarem o poder do pensamento em favor do bem-estar pessoal e coletivo.

    Portanto, pensem bem. Não confundam a força do pensamento voltada exclusivamente para a materialidade dos atrativos efêmeros da Terra com o poder do pensamento dirigido para os valores espirituais, que são eternos. Procurem olhar para dentro de si mesmos mediante autoanálise do que são e fazem, e corrijam o que precisa ser consertado na personalidade, para terem um viver mais tranquilo, uma vida mais feliz.

    https://arazao.org/aprenda-a-ter-pensamento-positivo/

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Orientação de Humberto Rodrigues - Presidente Astral do Racionalismo Cristão

    A importância da família

    Ao contemplarmos a história da humanidade constatamos notável progresso material decorrente do desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento humano, como o das artes cênicas e musicais, das ciências sociais e humanas, da tecnologia da informação, bem assim dos significativos avanços da Medicina, que propiciam melhores condições de vida e maior longevidade às pessoas, ainda que se observem muitas desavenças entre elas.

    O grande avanço material até agora conseguido resulta do progressivo desenvolvimento espiritual da humanidade. Espíritos de elevado nível de evolução encarnam neste planeta de forma ordenada e sistemática. A imensa capacidade de concepção que já possuem e as intuições que recebem dos campos astrais superiores proporcionam as melhorias materiais a que nos referimos.
    Ainda que a humanidade tenha muito que percorrer em termos de evolução espiritual, todo progresso material hoje observado na Terra é consequência da manipulação de matéria densa pelos espíritos que transitam no planeta, inclusive a do corpo humano no qual encarnam e a que dão vida através do corpo fluídico, a fim de aprimorar seus atributos e suas faculdades e evitar os erros cometidos em existências passadas.

    É fato que a verdadeira vida é a espiritual. Logo, a chamada e efêmera vida material deve ser conduzida com pensamento bem vibrado, adequado uso do livre-arbítrio e emprego correto dos atributos espirituais. Todos têm deveres a cumprir, trabalhos a realizar, mas sem jamais esquecer que o lado material do viver terreno é o meio de que dispõe o espírito para evoluir neste planeta.

    O núcleo familiar é onde tudo principia, pois é nele que os espíritos encarnam. Então, todos os esforços devem ser feitos para manter a união, o diálogo e o respeito entre seus componentes. Os filhos devem ser educados pelos pais à luz da espiritualidade e dos bons exemplos desde cedo. Os acontecimentos, pequenos que sejam no próprio lar, na escola ou no convívio com os coleguinhas, devem ser aproveitados pelos pais na educação dos filhos, ministrando-lhes lições úteis, que as crianças e os jovens irão utilizar quando forem adultos.

    Os filhos não necessitam estar o tempo todo ao lado dos pais, para que lhes satisfaçam a vontade sem limites. Eles precisam de pais que lhes ensinem a ser educados, amáveis e tolerantes. Noções de honradez, honestidade, coragem e justiça muito facilitarão suas vidas no futuro.

    Esclareçam-se espiritualmente: disciplinem o viver, eduquem os pensamentos, dominem as emoções, apliquem a força de vontade para resistir aos vícios e aos desejos intemperados. Utilizem a faculdade do livre-arbítrio sempre voltada para a prática do bem, pois se a dirigirem para o mal irão prejudicar a si próprios. Reservem alguns minutos do dia para autorrefletirem sobre suas vidas, preferencialmente antes da limpeza psíquica no lar. Ao olharem para dentro de si mesmos, verifiquem como reagem diante dos problemas e das situações que enfrentam, mesmo que sejam coisas simples. Observem o convívio bom ou mau resultante das relações humanas, avaliem as experiências e lições de vida que o planeta-escola Terra oferece, pois tudo que acontece às pessoas tem sua razão de ser, nada lhes acontece por acaso.

    O esclarecimento é muito útil aos seres humanos na luta pela vida. Façam a limpeza psíquica em seus lares nos horários recomendados, uma prática que beneficia a todos, inclusive crianças, para que tenham o viver mais ameno, com saúde, paz e prosperidade, os componentes da felicidade que é possível conquistar neste mundo de escolaridade, aproveitando bem a encarnação do espírito. Ao chegarem aos seus mundos de estágio irão avaliar o nível espiritual em que estão: o que fizeram de positivo e o que necessitam refazer em novas encarnações, se for o caso.

    https://arazao.org/importancia-da-familia/

  • Orientação de Humberto Rodrigues, presidente astral do Racionalismo Cristão.

    Há boa distância entre o dia a dia e a vida espiritual

    A visão que se tem do dia a dia das pessoas está muito aquém da vida real, que é a vida espiritual. Incentivamos os assistentes de reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs para que leiam os livros editados por nossa Casa-Chefe. É mediante a leitura dessas obras que irão descobrir a dimensão da vida espiritual. A reflexão sobre o que irão ler vai revelar as tendências boas e ruins que trazem no íntimo da alma.

    Os seres humanos, ao buscarem o aperfeiçoamento espiritual, passam a entender melhor as situações difíceis que enfrentam em razão do mau uso que fizeram do livre-arbítrio, inclusive dos erros de existências passadas, quando eles emergem do subconsciente e precisam ser evitados com determinação e firmeza.

    Ninguém pode fugir da luta cotidiana, pois os acontecimentos da vida prestam-se para que as pessoas fiquem atentas à conduta, ao modo de pensar e agir, e de lidar com os semelhantes.

    Autocontrole psíquico é medida que se faz necessária ao crescimento espiritual dos seres humanos. Situações adversas serão colocadas à sua frente na escola da vida, para serem enfrentadas até o nível de superação, quando eliminam da personalidade o que lhes dá desgostos ou traz inquietações.

    O fortalecimento espiritual alcançado com a limpeza psíquica diária revela o que as pessoas devem modificar no seu modo de pensar e agir, mostra o que devem priorizar no aprimoramento da personalidade. A partir daí, os problemas que se apresentem nos diversos momentos de suas vidas serão resolvidos de per si, com a consciência de que precisam vivenciar e suportar cada situação com pensamentos elevados e vontade forte, para que tenham êxito. É dessa forma que elas superam as más tendências, vencem na vida, progridem em evolução.

  • Orientaçãom de Maria Cottas

    Fortalecimento do espírito

    As pessoas que praticam o bem e cumprem seus deveres, que seguem essas e outras orientações do Racionalismo Cristão ficam espiritualmente fortalecidas e esclarecidas, condições que tanta falta fazem aos seres humanos. O fortalecimento espiritual é resultado da prática diária de limpeza psíquica, tão recomendada pela filosofia racionalista cristã, enquanto o esclarecimento espiritual pressupõe autoconhecimento, requer pensamento bem irradiado e força de vontade firme.

    Querer é poder, e saber querer é qualidade humana magnífica. Vence quem confia em si, quem busca amparo no poder imenso dos bons pensamentos e da força de vontade invencível, voltados para o progresso individual e coletivo. Quem trabalha espontaneamente pelo bem dos semelhantes trabalha para a própria evolução.

    Há pessoas que se dizem espiritualmente esclarecidas, mas ainda não alcançaram o patamar que as leve ao franco entendimento do que seja a verdade espiritualista sustentada pelo Racionalismo Cristão. O ser humano está na Terra para evoluir e a evolução requer cumprimento de deveres em todos os setores, mas com disciplina no viver, porque há tempo para tudo, inclusive descansar e recrear, sem esquecer a saúde física e psíquica.

    Frisamos sempre o cuidado com a saúde. O corpo humano é o meio de que se serve o espírito para evoluir na Terra, e, por isso, não pode ser posto de lado. Corpo físico saudável, corpo fluídico fortalecido e espírito psiquicamente equilibrado constituem a estrutura ideal para o ser humano exercer suas funções na Terra, em cumprimento da lei evolutiva das reencarnações.

    Confiança na capacidade de concepção e agudeza de percepção são alavancas de progresso material e crescimento espiritual, são atributos espirituais que todos possuem. Otimismo e coragem voltados para o trabalho e a prática do bem no plano físico conduzem à meta evolutiva planejada em campo astral.

  • Orientação de Antonio Cottas, consolidador do Racionalismo Cristão.

    RC ensina a enfrentar situações adversas

    As portas das casas racionalistas cristãs são abertas ao público para fortalecer e esclarecer as pessoas que procuram espiritualizar-se. O espírito deixa seu mundo de estágio em campo astral e chega ao plano físico para seguir uma diretriz racional encarnado em corpo humano, evoluindo ao enfrentar as situações adversas por que passa na vida cotidiana.

    O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que abre os horizontes da vida humana. Seguindo seus princípios e sua disciplina, as pessoas aprendem a deixar de lado as fantasias criadas na mente ao colocarem o raciocínio em ação, resolvendo os problemas que a realidade da vida apresenta no dia a dia.

    Quando os seres humanos são espiritualmente esclarecidos enfrentam as situações por que passam e tudo resolvem de forma aceitável. Assim, as pessoas combalidas pelas refregas que o viver impõe aprendem com o Racionalismo Cristão a enrijecer o espírito ao dar rigorosa diretriz às suas vidas. Caminham de fronte erguida, progridem materialmente e crescem espiritualmente. Ao olharem para trás, verificam como estão diferentes ao seguirem nossas orientações espiritualistas, como se transformaram em pessoas melhores à custa do próprio esforço.

    O que o Racionalismo Cristão pretende das pessoas ao lhes oferecer um conjunto completo de ensinamentos e práticas é fortalecê-las na luta contra os maus hábitos e as imperfeições, para que obtenham maior crescimento espiritual. O enfrentamento e a superação de situações difíceis dão maior experiência, trazem mais sabedoria, enriquecem a bagagem evolutiva.

    Nas reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, são acolhidas pessoas que precisam de orientações e fluidos fortificadores derramados sobre elas por espíritos do Astral Superior. Às que chegam pela primeira vez, recomendamos a leitura dos livros intitulados Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria, em suas últimas edições. Mas leiam essas essenciais obras espiritualistas com atenção, reflitam sobre o que forem lendo aos poucos, e cheguem às próprias conclusões, adotando em suas vidas nossas orientações, se elas sensibilizarem o espírito, embora estejamos certos de que irão conquistar a felicidade que tanto querem ao se tornarem pessoas espiritualizadas.

  • Orientação de Maria Cottas, consolidadora do Racionalismo Cristão.

    Saiba viver com equilíbrio e seja Feliz

    Prestimosidade e espontaneidade têm valor extraordinário, revelando boa índole e compreensão. Essas qualidades espirituais dão grande satisfação às pessoas que as revelam, por serem úteis aos semelhantes.

    Muitas pessoas poderiam ser felizes, mas não são, justamente por se acomodarem, por não serem espontâneas nos relacionamentos nem prestimosas nos afazeres. Queixam-se da vida, dão desculpas esfarrapadas quando erram, causam pena com suas atitudes. Elas ainda trazem no contorno da personalidade características de precária evolução espiritual, impressas na própria aura e à disposição das influências dos campos astrais, principalmente das predominantemente perturbadoras encontradas na atmosfera fluídica da Terra. Podemos dizer que são vítimas do mau uso do livre-arbítrio, colhem o que semeiam, têm o que merecem ter.

    O Astral Superior envolve com a luz do esclarecimento as pessoas que têm qualidades consideradas magníficas estampadas no campo áurico e na fisionomia desanuviada, por cumprirem seus deveres com eficiência. Para elas, as horas são preciosíssimas, todos os minutos que os relógios marcam têm significado extraordinário. Sabem dividir seu tempo, reservando horas próprias para os afazeres de natureza material e para a autorreflexão e o fortalecimento espiritual proporcionado pela limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão, uma prática diária segura e benéfica.

    Mas não basta manter o equilíbrio psíquico. É necessário também cuidar da saúde física, fazendo consultas e exames médicos periódicos, tendo alimentação sadia e equilibrada, dando ao corpo o descanso recuperador e participando de lazer prazeroso, que harmonizam as funções fisiológicas e restabelecem a energia anímica.

    Cumpram seus deveres seguindo essas orientações, e certamente irão conquistar a felicidade que tanto querem ter.