Episodes
-
No último episódio da 10ª temporada, a psicóloga e sexóloga Adê Monteiro fala sobre os modelos de relacionamento que não pressupõem exclusividade afetiva ou sexual: poliamor, relacionamento aberto, troca de casais... Eles têm sido apontados como soluções para acabar com os problemas da monogamia, cada vez mais colocada em xeque. Mas será que todo mundo consegue lidar com a liberdade do outro, como propõe a não-monogamia?
-
Dora Figueiredo, apresentadora e criadora de conteúdo, vem passando pelo processo de desconstrução de sua sexualidade.Ela fala sobre isso neste episódio do podcast, que trata de fluidez sexual. O assunto ganhou destaque quando a atriz Alanis Guillen, que interpreta a Juma Marruá na novela “Pantanal”, disse que não é hétero, bissexual nem lésbica, mas que tem sexualidade fluida.
-
Missing episodes?
-
Cada vez mais gente anda ignorando a eficácia da camisinha: de 2009 a 2019, o percentual entre pessoas de 13 a 17 anos que usava preservativo caiu de 72% para 59%. Item indispensável para a geração anterior, a camisinha agora virou motivo de DR entre os casais e tem sido apontada como a culpada por muitas brochadas. Verdade ou desculpa? O psiquiatra Jairo Bauer participa desta conversa.
-
Chemsex: o nome vem da junção das palavras "sexo" e "química" em inglês (sexo químico, em tradução livre) e se refere ao ato de transar sob a influência de drogas psicoativas com o objetivo de diminuir a inibição e/ou aumentar a performance e a intensidade do prazer. A psiquiatra Maria Carolina Pedalino Pinheiro, especialista em dependência química pela Unifesp, é a convidada para falar sobre o tema, com os potenciais benefícios, malefícios e limites desse ritual do sexo.
-
A jornalista e colunista de ViverBem Silvia Ruiz, dona do blog Ageless, é a convidada para falar sobre química sexual. Basta olhar para aquela pessoa (e, às vezes, só pensar nela), que o coração acelera, a pupila dilata, os lábios e as bochechas ficam avermelhados, e sobe aquele fogo que a gente não sabe direito o que é nem como explicar. Mas sabe muito bem que isso tudo fica ainda mais intenso durante o beijo, o toque, o sexo - sem dúvida, os melhores que já tivemos na vida, pelo menos naquele momento.
-
Mariana Kotscho, jornalista, colunista de Universa e idealizadora do site Papo de Mãe, é a convidada para falar sobre ritmo sexual dos casais. Falta de tempo, de energia, de tesão ou todas as opções anteriores e mais algumas... O que tem impedido as pessoas comprometidas de fazer mais sexo? Será que dá para sincronizar o desejo sexual com o do parceiro (ou dos parceiros)? E marcar horário para transar, funciona? É possível manter um relacionamento assexuado? Abrir a relação resolve?
-
Amanda Ramalho, jornalista e apresentadora do podcast "Esquizofrenoias" é a convidada para falar sobre os desafios nos relacionamentos para quem tem transtornos mentais e para quem se relaciona com essas pessoas.
-
A influenciadora Krishna Sousa, 26, é a convidada deste programa que fala sobre como está a vida das solteiras –que parece uma maravilha, com tanta liberdade sexual e variedade de crushes nos aplicativos. Tem muito date e sexo casual bom, mas também novos dramas: ghosting, curving, fear of dating again e outros tantos termos em inglês e em português que dispensam tradução e dicionário para a maioria das mulheres atualmente livres, leves e soltas.
Sexoterapia está na 10ª temporada, com oito episódios que tratam dos dilemas mais ouvidos no consultório de muitos psicólogos, sexólogos e terapeutas de casais. -
A atriz Deborah Secco é a última convidada da 9ª temporada do podcast Sexoterapia. A sexóloga e terapeuta de casais Ana Canosa, a jornalista Bárbara dos Anjos Lima e a atriz debatem por que precisamos fazer essa distinção entre sexy e vulgar, o mito da beleza e como usar a sensualidade a seu favor. Nos casos as audiência, mulheres que se perdem dentro do estereótipo de sexy ou pudica.
-
Nova colunista de Universa, a escritora Natalia Timerman, autora do best seller “Copo Vazio”, é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Natalia comenta casos da audiência sobre "ghosting" (em português, algo como "tornar-se fantasma") e as relações que se encerram sem que haja um término –a pessoa, do nada, some de sua vida.
-
A atriz Cinnara Leal é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. A convidada fala sobre sexualidade livre –“sinto prazer tanto com homem quanto com mulher”-- e também comenta casos da audiência sobre bissexualidade e prazer.
-
A cantora Negra Li é a convidada da semana da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Em pauta, os casos da convidada e da audiência falam da vida sexual e afetiva após a separação. Negra Li conta que ao fazer 40 anos e terminar um casamento de 14 anos se redescobriu: “Encontrei minha sexualidade, meu prazer”
-
A atriz e comediante Dadá Coelho conversa com a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Bárbara dos Anjos Lima no podcast Sexoterapia. Em pauta, os casos da convidada e da audiência falam do “love-bombing”: declarações exageradas e apaixonadas, que podem revelar parceiros manipuladores e até relacionamento abusivo.
-
A atriz Maitê Proença é a convidada da sexóloga Ana Canosa e da jornalista Bárbara dos Anjos Lima. Em pauta, os casos da audiência debatem a diferença de maturidade emocional e idade. Em um dos casos, uma mulher com mais de 50 anos se depara pela primeira vez com um relacionamento que a tira do eixo. E outra jovem de 20 se diz pronta para casar, ao contrário do que dizem a sua volta.
-
A ex-participante do reality show "Casamento às Cegas" Dayanne Feitoza conversa com a sexóloga Ana Canosa e a jornalista Bárbara dos Anjos Lima como sua experiência no reality show ajudou a questionar padrões afetivos e de amor romântico. Ela também fala sobre como ter mais segurança e ter a autoestima em dia refletem em uma relação mais saudável consigo mesma e também em relacionamentos mais saudáveis.
-
Ana Canosa e Bárbara dos Anjos Lima estreiam a 9a temporada com a cantora e apresentadora Pepita. Ela, que é uma mulher trans, tem mais de 1 milhão de seguidores no seu perfil Instagram onde apresenta o programa “Cartas para Pepita”, com dicas de relacionamento para os seguidores. Neste episódio, Pepita fala sobre sua vida afetiva e da forma positiva como se posiciona, a questão da autoestima, o casamento (união e a festa também), os planos de maternidade.
Dicas do episódio:
*Documentário
“Revelação”, disponível na Netflix
*Livro
“Saúde LGBTQIA+ práticas de cuidado transdisciplinar”, editora Manole
*Peça de teatro
“Cartas para Pepita”, que estreia em março, no Rio de Janeiro e em São Paulo -
Se Papai Noel pudesse te dar um presente de Natal para melhorar sua vida afetiva, o que você pediria? Bárbara dos Anjos Lima e Ana Canosa recebem a editora-chefe de Universa Débora Miranda para conversar sobre o tema, neste especial de Natal do programa Sexoterapia.
-
Já em clima de encerramento do ano, Bárbara dos Anjos Lima e Ana Canosa recebem a colunista de Universa Juliana Borges para uma conversa sobre o impacto da pandemia no sexo e nos relacionamentos.
-
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a cientista social e consultora em educação e saúde sexual Caroline Amanda, fundadora do Yoni das Pretas, que atua no desenvolvimento de mulheres pretas a partir de cura de traumas causados pelo racismo e machismo. Após o diagnóstico, tratamento e, finalmente, a cura de uma doença, uma pessoa precisa lidar com as consequências --físicas e emocionais-- que a experiência carrega. Muita gente pode ter dificuldade de encontrar o equilíbrio emocional e isso passa, também, pelo campo da sexualidade. Abaixo, as dicas do episódio:
*Reality show:
"Casamento às Cegas - Brasil" (2021; Netflix)
*Livro:
"O Espírito da Intimidade: Ensinamentos Ancestrais Africanos Sobre Maneiras de Se Relacionar", do Sobonfu Somé (2003; Editora Odysseus)
*Filme:
"Aquarius" (2016; Netflix) -
A sexóloga Ana Canosa e a editora de Universa Bárbara dos Anjos Lima recebem a tatuadora Raquel Gauthier, especialista em tatuar cicatrizes para ajudar mulheres a recuperarem sua autoestima. Elas falam sobre mulheres que não conseguem transar. Porque muita gente tem dificuldade de viver essa experiência com plenitude. Seja por vergonha, trauma ou algum problema de saúde. Abaixo, as dicas do episódio:
*Série
"Amor no Espectro" (2019; Netflix)
"Atypical" (2017; Netflix)
"Sex Education" (2019; Netflix)
*Filme:
"As Sessões" (2013; Starz Play)
*Livro:
"Ela, Dama de Espadas", de Camila Voluptas (2021; Editora Secret Pass) - Show more