Episodes
-
De vez em quando, é lembrado por alguns. Uma gaffe valeu-lhe ser inesquecível. Mas é redutor o associarmos a isso. 'Não se Esqueça da Escova de Dentes', 'Tudo ou Nada', ou 'Os Principais' são alguns dos formatos dos anos 90 onde causou furor. Humberto Bernardo (o homem que ficou conhecido pela famosa gaffe na Miss Portugal, em 1997), pela primeira vez, na Viagem ao Passado, recordou esses tempos, falando também sobre os seus projetos futuros. Sem saudades da televisão e do mundo da apresentação, o ex-apresentador revelou que está a escrever uma série, que espera que esteja no ar já no próximo verão.
-
Situemos-nos nos anos 80. Mais concretamente em 1984. Miguel Ângelo junta-se a um grupo de amigos e criam uma nova banda no panorama da música nacional. E assim surgiram os Delfins, uma das maiores bandas nacionais de maior sucesso dos anos 90. Terminaram em 2009, após a decisão de que já seria tempo de parar com o projeto. Miguel Ângelo, o vocalista, esteve na Viagem ao Passado para recordar esses 25 anos de carreira ao lado dos Delfins (mas também falou dos Resistência!), bem como apresentar o seu mais recente single, 'A Canção', que alia a música à literatura.
-
Episodes manquant?
-
'Às Duas por Três', 'Sociedade Civil' ou 'Autores' foram alguns dos programas em que participou. Começou na rádio, em 1992 migrou para a televisão, de onde nunca mais saiu. Hoje é empresária e produtora de conteúdos. Esta semana revisitamos a carreira de Fernanda Freitas, numa conversa onde se falou também de empreendedorismo e de ajuda ao próximo, num novo episódio da Viagem ao Passado.
-
Começou na Rádio Ocidente. Cresceu nela. Depois trocou-a pela televisão, ou melhor, pela escrita sobre ela na imprensa escrita. Esteve no Correio da Manhã, onde fundou a revista 'Correio TV', em 2002, passou depois para o Diário de Notícias, com um interregno no já extinto '24 Horas', onde foi o último diretor. Depois dedicou-se, de corpo e alma, à revista semanal (também já extinta) 'Notícias TV'. Pelo meio ainda esteve na televisão, como apresentador do programa de entrevistas 'Ainda Bem que Vieste'. Em 2015 saiu do grupo Global Media e hoje é o responsável pela escola de comunicação Palavras Ditas. Nuno Azinheira aceitou o convite da Viagem ao Passado para recordar mais de 25 anos de carreira, com os seus altos e baixos, numa entrevista cheia de saudade, para ouvir no novo episódio.
-
Como era a capital há 30 anos atrás? Que acontecimentos a marcaram e fizeram crescer? Joana Stichini Vilela e Pedro Fernandes respondem a estas questões no 'LX80', o livro que reúne tudo o que aconteceu em Lisboa nos anos 80. Os dois autores estiveram na Viagem ao Passado, onde falaram sobre alguns dos acontecimentos que marcaram, não só o país, mas sobretudo a capital há 30 anos.
-
Fez 60 anos de carreira em 2016. Quase todos eles ligados à rádio. Que, para o hoje locutor da Rádio SIM (a rádio sénior do Grupo Renascença) é definida como "paixão". Uma entrevista sobre nada em específico, apenas a revisitar os melhores (e piores) momentos de mais de meio século de carreira, mas também para dar a conhecer o lado mais desconhecido daquele que é o profissional de rádio há mais tempo no ativo.
-
Curto Circuito. Ídolos. Que nomes vêm à mente quando se fala destes dois pesos pesados da SIC? Exatamente, Carolina Torres, João Manzarra, Rui Unas, Fernando Alvim, Rita Andrade, Solange F e outros tantos. Mas falta um. Que esteve tanto no programa das tardes da SIC Radical como no programa de talentos da SIC. Pedro Miranda. Isso mesmo, o primeiro vencedor masculino do CC Casting, em 2005. Quisemos recuperar o seu rasto e saber o que é feito do ex-apresentador, que é hoje cantor e figurante de algumas novelas da TVI. Esta semana, a não perder, Pedro Miranda, não primeira pessoa na Viagem ao Passado, onde recorda a sua passagem pelo Curto Circuito, mas também pelos 'Ídolos', onde mandou o júri ir apanhar morangos.
-
Esta semana uma conversa diferente. Já falamos várias vezes de programas de sucesso, de músicas de sucesso, de pessoas de sucesso, mas não ainda de músicas de outros tempos que poderiam ter tido este sucesso, mas infortunadamente não o tiveram. Quisemos saber o porquê. O convidado? Pedro Paulos, autor do podcast Brandos Costumes (que revisita a música de outras décadas) e ainda co-apresentador do podcast 'Obrigado, Internet', na Antena 3 e no Canal Q, que aceitou o nosso convite para falar da música de outros tempos e ainda as mudanças que se fizeram sentir no paradigma da música nacional. Uma verdadeira viagem no tempo, para ouvir num novo episódio.
-
Malhação. New Wave, Dispensa apresentações. A grande parte dos adolescentes nascidos na década de 90 (para não dizer todos) acompanharam as histórias do Cabeção, da Dona Vilma, do Mocotó, entre outros, ao longo de várias temporadas (algumas transmitidas em Portugal pela SIC). O programa desta semana destaca a 12ª temporada, transmitida em 2005. Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues e Joana Balaguer eram os protagonistas, em que interpretaram Betina, Bernardo e Jaqueline, respetivamente. A última (a viver atualmente em Portugal, onde tem um projeto sobre o nosso país, o site Cidades de Portugal) aceitou o convite da Viagem ao Passado para falar deste projeto, mas também, naturalmente, da sua passagem pela série e dos bastidores daquela que é uma das séries juvenis de maior sucesso do Brasil e de Portugal. Uma entrevista em Português do Brasil, para ouvir em mais uma 'Viagem ao Passado'.
-
E assim acabaram as férias. A Viagem ao Passado está de volta, para mais regressos aos melhores tempos das nossas vidas. Para (re)começar em grande, falamos de videojogos. E com quem? O fundador do Museu Nostálgica, que abriu ao público no passado mês de Julho em Oeiras. Mário Tavares fez as honras de abertura e esteve à conversa com a Rute sobre os videojogos que marcaram uma geração. O passado e também o futuro dos videojogos, no programa que marca o regresso do programa mais nostálgico da Zero.
-
E assim chegamos ao fim da primeira temporada da 'Viagem ao Passado'. E para fechar em grande, fizemos uma retrospectiva dos seis meses de programa, ao mesmo tempo que recordámos as coisas dos anos 90 e 2000 de que ninguém tem saudades. Os convidados? André Costa, André Melão e João Croca, os autores do podcast 'Ninguém Quer Saber', que estiveram à conversa durante quase duas horas, numa despedida em grande, para ouvir agora, num programa especialíssimo!
-
Foi um dos maiores vultos da política portuguesa. Defendia as suas causas com unhas e dentes. Por isso, esteve preso, em Peniche, tendo depois fugido para o exílio. Com ele foram mais pessoas. Filhos de comunistas que se viram obrigados a abandonar as famílias por protecção. Na semana em que passam 11 anos sobre a morte de Álvaro Cunhal, recordamos o líder comunista e o o exilio na União Soviética, através do jornalista Adelino Cunha, autor do livro 'Os Filhos da Clandestinidade'. Download
-
Dia da Criança. A ‘Viagem ao Passado’, mais uma vez, não ficou indiferente à data e celebra-a. O tema? Muito saudosista. Pelo menos para aqueles que nasceram nos anos 90. Em 1998, chega à TVI o primeiro programa infantil vespertino, o ‘Batatoon’. Ao ínicio um pouco tímido, o certo é que o programa conquistou as audiências, tornando-se num caso de sucesso. O palhaço mais amado pelas crianças daquela época, o Batatinha, claro, aceitou o convite para relembrar, com muita saudade, um dos programas mais aclamados do inicio dos anos 2000. Os primeiros programas, a aceitação do público, o sucesso de vendas, o final, tudo foi revisitado nesta viagem até à infância. E claro, não nos podíamos esquecer: porque é que o Batatoon acabou? Será que realmente houve mesmo pancadaria em direto? Para descobrir, em mais uma 'Viagem ao Passado'! Download
-
Foi o pontapé de saída para o fenómeno dos reality shows. Mudou a forma como olhávamos para a televisão. Em 2000, 14 concorrentes aceitaram passar 120 dias numa casa, vigiada 24 horas por dia, sem se conhecerem uns aos outros. Fizeram-se amizades, criaram-se casais, desenrolaram-se confusões, enfim, todo o país parava para ver o ‘Big Brother’. De anónimos passaram a estrelas. Quem não se lembra do famoso pontapé de Marco Borges a Sónia Veiga? Na ‘Viagem ao Passado’ desta semana relembramos este e outros momentos do programa por uma das concorrentes mais acarinhadas pelo público até aos dias de hoje, Marta Cardoso. A hoje apresentadora da TVI sentou-se na nossa cadeira para relembrar os momentos vividos no reality show, as amizades, o apreço do público após a saída da casa, os bastidores do ‘Big Brother’, partilhando ainda uma visão dos reality shows de hoje e o que mudou neles em 16 anos. Download
-
Gostamos de programas assim. Que reúnam pessoas. Que sejam nostálgicos. Que nos façam regressar à infância. É o que acontece nesta ‘Viagem ao Passado’. Que não teve nem um, nem dois, mais sim três convidados. Que se juntaram, ao fim de vários anos, para recordar uma das série mais saudosas do inicio dos anos 2000. Salvador Nery e as gémeas Filipa e Mafalda Mendes aceitaram o convite da ‘Viagem ao Passado’ para recordar ‘Uma Aventura’, série líder de audiências nas manhãs da SIC. Os atores que interpretavam as personagens ‘João’, ‘Teresa’ e ‘Luísa’, partilharam, durante 57 minutos, algumas memórias e peripécias vividas durante as gravações da série (como por exemplo que a envolveu o ex-jogador do Sporting, Beto). Download
-
Anos 80. Já os abordamos várias vezes neste programa, mas nunca é demais falar deles. Uma década mágica, e que traz muitas memórias a quem os viveu. Assim como os 90. E digam o que disserem, e embora nos riamos dele, o passado deixa saudades. E que saudades! Neste episódio, Guilherme Duarte, o autor do blogue ‘Por Falar Noutra Coisa’, aceitou o desafio e entrou numa ‘Viagem ao Passado’ completamente diferente, sem tema, totalmente ao “sabor do vento”, como se costuma dizer. Um programa onde se falou de tudo, desde os penteados dos anos 80 até aos tempos de infância de Guilherme, passados na Buraca, nos arredores de Lisboa. Uma entrevista que dá também a conhecer o blogger, licenciado em Engenharia Informática pelo nosso estimado Instituto Superior Técnico, que partilhou (e relembrou) memórias que certamente muitos se irão identificar. Download
-
História. A nossa paixão. Depois da história de Portugal, quisemos perceber o significado por detrás de algumas palavras. O que significa, por exemplo, ‘saudade’? Uma palavra tão portuguesa e que tão bem se pode aplicar ao conceito do nosso programa. E quem convidámos para desvendar o significado desta (e outras palavras)? Mário Borges, autor do podcast ‘Palavras Cruzadas’, que pretende desconstruir e desvendar o significado histórico de algumas palavras. O jovem veio à Zero apresentar o projeto, que vai estrear em breve a segunda temporada. Uma conversa leve e descontraída para ouvir, em mais uma 'Viagem ao Passado'. Download
-
Primeiro o 25 de Abril, depois o primeiro de Maio. O que é que estes dias têm de relacionado entre si? A História. E é de história que é feita a ‘Viagem ao Passado’ desta semana. O convidado? Joaquim Vieira, jornalista e escritor, que lançou em Fevereiro o livro ‘150 Perguntas sobre a História de Portugal’, em co-autoria com Maria Inês Almeida. Na semana em que se comemorou a Revolução dos Cravos, eis uma viagem no tempo dos nossos antepassados e a momentos cruciais do percurso lusitano.O que foi o reviralho? Ou porque é que o bacalhau passou a fazer parte da dieta dos portugueses? Ou ainda o que aconteceu na noite em que Sá Carneiro morreu? As respostas para descobrir, em mais uma ‘Viagem ao Passado’. Download
-
É das rádios mais jovens do grupo RDP. Nasceu a 26 de Abril de 1994 com a necessidade de divulgar a nova música portuguesa. Esteve em risco de acabar em 2012. Falamos, pois, claro, da Antena 3, uma das rádios mais populares entre os jovens (e também alguns adultos) portugueses. Responsável pela divulgação da música portuguesa, superou a crise que abalou a RTP e mantém-se hoje firme no grupo de rádios do Estado. E para nos ajudar na celebração, contamos com a presença do atual diretor da 3, Nuno Reis, que embarcou nesta Viagem ao Passado para recordar os momentos mais marcantes e as melhores memórias da estação, que já chegou aos 22 anos. Download
-
E depois da ficção, os jogos. Ou melhor, o Templo dos Jogos, que chegou à grelha da SIC em 1995. Todas as semanas, o programa era responsável por colar muitos adolescentes ao ecrã, que queriam saber as mais recentes novidades do mundo dos videojogos, área em crescimento naquela época. Os primeiros apresentadores foram David Bernardo, Rita Mendes e João Maia Abreu, que cederam o lugar a nomes como Cristina Mohler ou Catarina Pereira. Hoje jornalista da TVI, João Maia Abreu aceitou o convite da Viagem ao Passado para relembrar e partilhar as memórias de um dos programas mais acarinhados e lembrados por muitos adultos dos dias de hoje, transmitido num tempo em que poucas pessoas se podiam gabar de ter uma PlayStation. Download
- Montre plus