Episodes
-
Saudações pessoas! Feliz ano novo!
O Vira não para e traz para você uma discussão quentíssima: Laís Martins, repórter Tatiana Dias, editora, ambas do The Intercept BR chegam junto conversando sobre a série de revelações que deu o que falar nesse final de ano passado, revelando uma série de eventos tenebrosos envolvendo o professor da Faculdade de Direito da USP, Alysson Mascaro. Isso fez com que elas próprias e o Intercept fossem alvo de muitas críticas, mormente por parte de veículos "de esquerda" insatisfeitos com as denúncias contra o icônico professor. Ambas detalham elementos do processo de apuração que resultou nas matérias, e aproveitam para dar uma verdadeira aula de seriedade e compromisso jornalístico. Taca play que é forte!
-
Olá, pessoas
Nesta semana Caio Almendra comparece novamente ao RT Comentado para contar algumas histórias para provar que algumas teorias da conspiração tem algo de verdadeiro nelas. Coloque seu chapéu de alumínio e bora conferir!
Loja do Vira: umapenca.com/viracasacas
Apoie o Vira: apoia.se/viracasacas -
Missing episodes?
-
Pois é: vem ano e vai ano (literalmente, hoje!) e é possível dizer a plenos pulmões: Ainda estamos aqui.
O podcast que te acompanha - e não tira férias - trás nesse fatídico 31 de dezembro de 2024 o seu tradicionalíssimo episódio light, de descompressão, onde o Triunvirato de Ouro (Abal, Divan e Carapanã - o barbudo) joga conversa fora, dá milhões de dicas culturais, responde perguntas da audiência, manda salves e reafirma o carinho entre si e entre a gente e a galera que nos escuta. Feliz 2025 que virá. Feliz (apesar dos pesares, 2024 que passou). Taca play que não, não é retrospectiva. Aqui é bola para frente!
-
O STF antes do recesso estava discutindo a necessidade de atualização do Marco Civil da Internet para mudar a forma como as empresas exploradoras dos serviços de redes e provedoras precisam (ou não...) entrar na dança das responsabilidades sobre os conteúdos nelas veiculados por terceiros. A gente explica aqui a questão, mas nosso veredito já está dado: não vem de coitadolândia não, porque vocês lucram e muito com isso. Tem que aumentar as regras de rigidez, sim!
-
Denúncias gravíssimas envolvendo um grande nome acadêmico do direito e do pensamento de esquerda sacudiram os noticiários e as redes sociais nas últimas semanas: os relatos envolvem abusos de várias ordens e vários episódios de estupro no sentido mais corriqueiro do termo (relação sexual forçada via violência e/ou ameaça). Contudo, uma pergunta fica no ar: o quanto se está normalizando uma série gigantesca de práticas de assédio e violência que não chegam a esse nível, mas que, perigosamente se instalam e são considerados e chamados de outras coisas. É pertinente discutir sobre o fato de que a cultura do assédio (não somente sexual, mas sexual em larga escala e em várias matizes) não é um assombro eventual, mas a constância normal do funcionamento da academia brasileira.
Letícia Kreuz, doutora em Direito e professora de Direito Constitucional e Teoria do Estado da Universidade Federal do Paraná, está com a gente para compartilhar histórias, refletir e se insurgir quanto a esse tipo de coisa.
-
Olá, pessoas
Nesta semana quero contar para vocês uma história muito recente e curtinha, um daqueles casos em que um belo dia uma malandra e muitos manés se encontraram e saiu um negócio envolvendo criptomoeda. Você investiria todas suas economias em uma celebridade de meme de TikTok?
Apoie o Viracasacas apoia.se/viracasacas
Compre sua camiseta do Vira umapenca.com/viracasacas
-
Saudações pessOES!
O Vira essa semana vem todo trabalhado no 1d3ntit4r15m0!
Brincadeiras à parte, falamos sobre como reações (de direita e tristemente de esquerda/progressismo) têm minado e culpado discursos óbvios e legítimos como defesas de gênero, raça e condições de grupos minoritários estão sendo vilanizados e discutidos de forma errônea, pejorativa e deprimente: ataques de uma direita hidrófoba que quer literalmente destruir pessoas que exibam qualquer diferença afirmada são já esperados...mas e quando é a esquerda que assume a jaqueta fascistóide e sequer se dá conta? Ou pior: quando se dá e embarca nessa mesmo assim. Discussões de identidade e seus conflitos não são novas e permeiam a própria lógica da modernidade como um todo, e não são bandeiras recentes de uma "modinha" política. Para ensinar e não deixar pedra sobre pedra de algumas abobrinhas argumentativas, Tatiana Vargas-Maia está conosco - e traz a reboque, ora vejam, Fabrício Pontin, que está batendo cartão aqui, pelo visto. Taca play que é forte!
**
VIRACASACAS agora mais POR DENTRO do que nunca: é mole?
Estamos de parceria com a INSIDER que certamente você já conhece pelos produtos de vestuário mais confortáveis, práticos e tecnológicos do mercado!
Usando esse link aqui – https://creators.insiderstore.com.br/VIRACASACAS15 – e o cupom VIRACASACAS15 você pode adquirir camisetas, blusas, shorts, vestuário íntimo e muito mais com 15% de desconto! Não dá para perder! #insiderstore
-
#SEXTOU Brasil, e aqui estamos para mais um APARTE e mais uma discussão sobre a tentativa...no caso a tentativa de uma malandragem aí se livrar da imputação penal bem certinha que precisam levar por ter articulado um nefasto e odioso golpe de estado.
De forma inédita, hoje estamos com os ilustríssimos membros do Saindo da Caverna, os queridos Guilherme Madeira e Flávio Martins - sim, um APARTE com convidados: para homenagear os 100 episódios desse podcast-jurídico-irmão e para escutar os convidados que sabem tudo e mais um pouco, sobre esse embuste aí, é só tacar play!
****
Procurando estilo, conforto e tecnologia? Vista INSIDER
Vá no site https://creators.insiderstore.com.br/VIRACASACAS15
e use o cupom VIRACASACAS15 para 15% de desconto!
-
Saudações pessoas!
O circo chegou na cidade...no mundo? Onde for necessária a DEMOCRACY?
Ou será o hospício? A depender de uma lona por cima ou um muro aos lados, os Estados Unidos estão começando (leia-se: o presidente laranja) a construir a nominata do que virá a ser o governo a partir de 2025. Desde que malucos orquestrados tentaram impedir o último (atual? ex? walking dead?) presidente de ser diplomado, muito mudou: para pior. Um recado para a política around the world: a era dos cretinos, dos ressentidos, dos conspiradores e dos mentecaptos, simplesmente, não acabou. Está longe de. Para falar conosco, diretamente de uma cabana nos Appalachians, cercada eletricamente e repleta de placas de 'no trespassing', ele, claro, Fabrício Pontin.
VIRACASACAS agora mais POR DENTRO do que nunca: é mole?
Estamos de parceria com a INSIDER que certamente você já conhece pelos produtos de vestuário mais confortáveis, práticos e tecnológicos do mercado!
Usando esse link aqui - https://creators.insiderstore.com.br/VIRACASACAS15 - e o cupom VIRACASACAS15 você pode adquirir camisetas, blusas, shorts, vestuário íntimo e muito mais com 15% de desconto! Não dá para perder! #insiderstore
-
Olá, pessoas. Nesta semana eu quero falar com vocês sobre pandas. Claro que não somente sobre como eles são fofinhos e engraçados, mas sobre seu uso diplomático pela China.
Apoie o Viracasacas: apoia.se/viracasacas
Loja: umapenca.com/viracasacas
-
Saudações, pessoas!
No episódio desta semana, Felipe Abal e Caio Almendra recebem o jornalista Paulo Motoryn para um papo indispensável sobre o universo das bets esportivas. Quais interesses estão por trás desse mercado bilionário? Como andam as CPIs que prometem investigar o setor? Descubra tudo isso e muito mais em uma conversa recheada de informação e análise.
Dá o play e vem com a gente!
-
Uma organização criminosa estava formada para tentar dar um golpe de estado e tem gente interessadíssima no tema tratando isso como se pudesse usar exemplos de almanaque para descaracterizar a existência de crime. Sei. Sabemos. Spoiler: nada a ver. Nada a ver mesmo.
-
Saudações pessoas! Nas últimas semanas tivemos não só um efeito canhestro e meio assustador (para além do humor gerado) que representa o que o bolsonarismo fez na cabeça de alguns meia bombers, tanto como tivemos a comprovação de uma orquestração - essa bem consciente - que envolvia o start para um golpe de estado (não sem pensar a morte do presidente e do vice presidente eleitos à época como também de um Ministro da suprema corte). Como está o ambiente político, afetivo, cultural e (ora) mental do Brasil? O que se pode esperar de todo esse caldo onde parece normalizado o absurdo, o aterrador, o inimaginável (tornando-o bastante imaginável). Volta ao Vira a incrível Isabela Kalil para ajudar a destrinchar esse tipo de contexto, e começar a puxar os fios certos para desarmar essa bomba. Vem que é indispensável: taca play!
-
Olá, pessoas
Neste RT Comentado gostaria de falar com vocês sobre o livro “Retórica da Intransigência” de Albert O. Hirschman. Você já deve ter visto alguma vez em que alguém (talvez você mesmo) falou sobre alguma proposta para melhorar a situação de algum grupo e a resposta foi “isso não vai dar resultado”, “isso vai tornar as coisas piores” ou algo do gênero. Pois bem, por mais que o livro de Hirschman seja bem simples, cada vez mais me pego retornando as ideias dele, então o escolhi para mostrar pra vocês.
Lembre de comprar aquela camiseta legal para usar o Vira no peito.
Loja do Vira: umapenca.com/viracasacas
Apoie o Vira: apoia.se/viracasacas
Link para comprar o livro: https://amzn.to/4fl04ol
-
Saudações pessoas! ..... André Maleronka e Júnior Rocha, diretamente do CRISE CRISE CRISE chegam junto para falar sobre organização de esquerda que precisa de novas ideias - e precisa prestar atenção em algumas boas e velhas, idem. Os convidados transitam por temas da hora, do instante, como: o suposto desinteresse das "Donas Marias Metafóricas" em absolutamente tudo que se apresenta como pauta real/oficial do proletariado - no papinho que mal disfarça o reacionarismo ou, pior, o progressismo sem coragem para nada. Mas tem mais "metafóricos" por aí: contra o discurso bundamolizante, o idealismo hipotético e a crítica que não se mexe (e não dança!), doses cavalares de materialismo que você nem sonhava! Taca play!
-
Nunca se escutou tanto falar de PEC - proposta de emenda à Constituição.
Mas...porque uma medida excepcional, que mexe com a matriz do sistema jurídico e político brasileiro está virando rotina, quais os perigos disso e porque, como no caso da "PL do Estupro", a coisa na forma de PEC vira uma espécie de revanche de alguns segmentos parlamentares? Taca play e descubra! #sextou
-
Saudações pessoas! Chegamos aqui para lembrar de algo que acontecia mais ou menos nesse período, dois anos atrás: a eleição de Lula e tudo o que aquele evento trouxe de possibilidades e imaginações. O que se concretizou? Para que lado foi? Mid-term de * é %: aqui é revisão por km rodado! Vamos falar um pouco do ponto central da curva do mandato, e o que pode ou não pode ser um perigo para 2026. Dá tempo de corrigir muita coisa e comprar algumas brigas, sim. Quem está conosco? A inenarrável versão mais viçosa e cheia de colágeno da Demi Moore do comentário político do século XXI, Jairmy
-
Olá, pessoas!
Hoje Caio Almendra volta ao RT Comentado para contar algumas histórias ao Abal, vem ouvir algumas bizarrices envolvendo Emus, a CIA e outras histórias.
Fazendo um pedido que não custa nada: siga a gente no Bluesky, no Instagram e no YouTube, vai?
E lembre de comprar aquela camiseta legal para usar o Vira no peito.
Loja do Vira: umapenca.com/viracasacas
Apoie o Vira: apoia.se/viracasacas
Livro citado https://www.amazon.com/Gun-Country-Capitalism-Culture-Control/dp/1469677245
Cães de Guerra https://www.imdb.com/title/tt2005151/
Senhor das Armas https://www.imdb.com/title/tt0399295/ -
Saudações pessoas! Aqui é nosso programa 404, mas jamais é error: estamos com toda corda com um convidado mais do que especial, que sempre chega colocando o papo de política - real - na veia: Samir Salim Jr.
Qual é a 'base' para a qual teríamos que 'voltar'? Qual o tamanho de nosso contingente atual, em uma disputa evidentemente justa? Há realmente algo a ser mexido em uma estratégia ou mecanismo de "comunicação" ou há um reinventar (e muito suor...) mais profundo (e tragicamente demorado) que precisamos começar de uma vez? Taca play para fugir da discussão mequetrefe que envolve passes de mágica e pobres "metafóricos"!
-
Porque todos réus do caso do assassinato de Marielle e Anderson não foram levados a júri no RJ essa semana? Por conta do "Foro por Prerrogativa de Função", também conhecido por "Foro Privilegiado", que parecia ter se estabilizado no Direito brasileiro e nos últimos anos sofreu algumas 'mexidas' meio problemáticas pela jurisprudência!
Venha aprender a respeito - só tacar o play! #sextou
- Show more