Episodes
-
Neste episódio exploramos o principal exportador de vinho ao Brasil - nosso vizinho de silhueta delgada no mapa sul americano, o Chile! Confessamos que não é nosso país-produtor favorito. Dado o volume produzido no Chile, e o quanto desse volume chega ao Brasil, não é de se espantar que muita coisa medíocre venha parar nas nossas taças. Ao mesmo tempo, seria uma bobagem descartar tudo o que sai da terra de Neruda. Nesse episódio, tentamos ir além dos vinhos mais famosos do Chile (Almaviva não precisa de hype faz tempo), explorando a geografia e produtores menos conhecidos. Buen provecho!
-
Produtores mencionados:
- Hugel
- Trimbach (todos bons, mas o Clos Saint Hune é transcedental)
- JJ Prum
- Grosset
- Egon Muller
- Dr. Loosen
- Weingut Keller
- Leitz
- FX Pichler
- Franz Hirtzberger
- Weingut Knoll
- Pierre Frick
- Domaine Ostertag
Principais regiões produtoras de Riesling na Alemanha:
- Mosel
- Rheingau
- Nahe
- Rheinhessen
- Pfalz
- Baden -
Missing episodes?
-
Para celebrar o retorno do famigerado Wine Not, nada melhor do que falar sobre a bebida que é sinônimo de comemoração: champanhe!
Neste episódio recomendamos alguns produtores:
1. Grandes marcas:
- Louis Roederer
- Salon
- Krug
- Veuve Clicquot
- Pol Roger
- Dom Pérignon
- Moët & Chandon
- Ruinart
- Deutz
2. Pequenos produtores:
- Bonnet Ponson
- Agrapart et Fils
- Delamotte
- Chartogne Taillet
- Jean Vesselle
- Ulysse Colin
- Marie Noelle Ledru -
Se você é fã de vinhos não filtrados, e gosta do seu podcast do jeito que gosta do seu vinho, esse episódio é para você! Gravado depois de um almoço pantagruélico e muito bem lubrificado, este episódio está um pouco mais "solto" do que o habitual. Então tire as crianças da sala e curta esse clash de Chardonnays: colocamos um Chardonnay de Mendoza contra um do Jura, no leste da França, e deixamos o pau comer no mesmo estilo do nosso famoso episódio da primeira temporada. Aproveitem!
-
No episódio de março, Luca e Luis trocam figurinhas sobre suas abordagens para colecionar vinho, cobrindo desde as compras do dia-a-dia até vinhos para investimento, além é claro daqueles rótulos de guarda que merecem o valioso espaço dentro da sua adega.
-
No episódio deste mês, Luca e Luis trocam uma ideia sobre as diferentes maneiras de se organizar uma boa degustação de vinhos - sempre um ótimo jeito de se divertir e aprender mais sobre essa bebida que tanto amamos. E para vocês, qual é a dinâmica favorita de degustação? Deixem seus comentário no podcastwinenot_oficial no Instagram!
-
Feliz Ano Novo! Depois de um 2021 pra lá de inconsistente, estamos de volta a todo vapor! Em 2022 publicaremos episódios mensalmente, e nosso primeiro episódio do ano vem para sugerir harmonizações para 6 das receitas mais populares de pasta.
Fontes mencionadas no episódio:
https://winefolly.com/
https://www.jancisrobinson.com/
Livro "Harmonização: o Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida" de Euclides Penedo Borges. -
We are back! Last year we had the pleasure of chatting for a good hour with one of the easiest going guys in the wine biz - Don Kavanagh editor of wine-searcher.com, one of our favorite sources of good wine info. This was very casual and fun, brimming with tips for good value wines. Enjoy!
Estamos de volta! No ano passado tivemos o privilégio de bater um descontraído papo com o igualmente descontraído editor do wine-searcher.com, Don Kavanagh. O wine-searcher.com é um dos nossos sites/apps sobre vinho, uma ferramenta poderosa para encontrar bons negócios e aprender mais sobre o assunto. Neste episódio, Don conta algumas boas histórias e dá várias dicas de vinhos que ainda apresentam um belo custo-benefício. Aproveitem! -
Depois do nosso episódio falando um pouco sobre Barolo, nada melhor do que ouvir um dos nomes mais tradicionais da região - Fabio Alessandria, o simpatissíssimo nome atualmente liderando a casa G.B. Burlotto.
-
Barolo é certamente um dos nomes mais icônicos do mundo do vinho. A joia do Piemonte, rei dos vinhos e vinho dos reis. Nome que desperta emoções profundas nos amantes do vinho.
Mas nem todos os Barolos são criados iguais! Além da famosa guerra entre modernistas e tradicionalistas, a região tem uma diversidade quase "borgonhesca" em termos de terroir. Quer conhecer mais sobre Barolo e se preparar para a entrevista que publicaremos em breve com um dos maiores nomes da região? Download já e compartilhe com seus amigos!
Saúde! -
Neste episódio gravado em espanhol, tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre a mítica casa espanhola Vega Sicilia, conhecida por ícones como Unico e Valbuena mas que possui um portfólio diverso incluindo a linha Oremus, produzida na Hungria.
Entrevistamos Diana Kelley, Regional Manager Americas do grupo, e degustamos o branco Oremus Mandolás - refrescante, diferente e já disponível no Brasil. Mas claro, também falamos bastante dos rótulos mais celebrados da casa.
Salud! -
Tivemos um divertido bate papo com a Luisa Valduga, da premiadíssima Casa Valduga - certamente um dos nomes mais famosos do vinho brasileiro.
A Luisa vive e trabalha com vinho em Londres, e durante uma visita ao Brasil parou para conversar com a gente. Na entrevista ela conta um pouco sobre a Casa Valduga e como foi crescer no mundo do vinho. Conversa leve e agradável, como alguns dos celebrados espumantes da casa! -
Hello dear listeners -
The Wine Not podcast is finally back, and we started 2021 on a high note!
We are pleased and honored to bring you a fantastic interview with the great Philippe Guigal, leader of the famous maison behind the legendary La La Las from Côte Rotie.
This interview is a trip to the Northern Rhône, and Philippe takes us through the terroirs of Côte-Rôtie, Hermitage, Châteauneuf-du-pape and much more. We talked about vintages, terroirs, and about Syrah, a lot of Syrah!
This is a real masterclass on Rhône wines, definitely one of the best interviews we have ever done!
Before we sign off...we have also published a video version of this interview - the YouTube link is on our profile. Subscribe to our YouTube channel too, as we should be releasing video versions of future episodes as well.
Please send your questions and/or suggestions to [email protected] or to our instagram @podcastwinenot_oficial
We hope you enjoy the interview!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá a todos!
Estamos de volta! Acabou a moleza!
Começamos 2021 com uma entrevista com o lendário Philippe Guigal, líder da famosa Maison Guigal, responsável pelos lendários La La La de Côte Rotie.
Embarcamos em uma viagem ao norte do Rhône, onde aprendemos muito sobre os lendários terroirs de Côte-Rôtie, Hermitage, Châteauneuf-du-Pape, e muito mais. Falamos sobre safras, solos e Syrah, muito Syrah!
Nosso simpático convidado deu uma verdadeira "masterclass" em vinhos do Rhône - definitivamente uma das melhores entrevistas que já fizemos!
Ah, um detalhe importante…essa é nossa primeira entrevista com vídeo no YouTube! O link está no nosso perfil. Aproveite e se inscreva no nosso canal - o plano é soltarmos mais episódios com vídeo nessa temporada.
Mandem suas dúvidas para o [email protected] ou via nosso instagram @podcastwinenot_oficial
Um forte abraço, e desfrutem!! -
Olá pessoal,
Dezembro chegou! E com a chegada do último mês do ano, chega mais um fantástico episódio de nosso amado podcast.
Nesse episódio falamos de vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais, e tudo que você deve saber antes de prová-los.
Sim, os conceitos são um pouco confusos, mas esperamos que vocês saibam o mesmo que nós :)
Mandem suas dúvidas para o [email protected] ou via nosso instagram @podcastwinenot_oficial
Um forte abraço,
Luis e Luca
-
Olá a todos,
Hoje trazemos mais uma fantástica entrevista para vocês! Nesse episódio, Christina Rasmussen conta um pouco de sua história no mundo do vinho e uma bate-papo agradabilíssimo.
Co-fundadora do Littlewine (um fantástico clube de vinhos, portal de informação, loja de vinhos, entre outras coisas), critica e repórter de vinhos, excelente fotógrafa, e um entusiasta do Yoga. Ela faz de tudo, e com muito bom gosto e qualidade.
Mandem suas sugestões no e idéias para os próximos episódios @podcastwinenot_oficia ou no [email protected] , e aproveitem.
abraços a todos.
Luca e Luis
Você encontra o trabalho da Christina em:IG: @christinarasmussen_
Little Wine: https://littlewine.co/
IG Little Wine @littlewine.co
---------------------------------
Hi Guys,
Today we bring you another fantastic interview! In this episode, Christina Rasmussen tells a little bit of her story in the world of wine in a very pleasant chat.
Co-founder of Littlewine (a fantastic wine club, information portal, wine store, among other things), critic and wine reporter, excellent photographer, and a Yoga enthusiast. She does everything really, and with great taste and quality.
I hope you enjoy it! Send your suggestions and ideas for the next episodes.
Cheers,
Luca and Luis
-
Olá a todos,
Hoje compartilhamos com vocês um entrevista muito interessante com Alexandre Relvas Jr. , Head Winemaker da Casa Relvas - www.casarelvas.pt , um produtor fantástico da região do Alentejo em Portugal.
Hoje a casa tem mais de 10 produções, com vinhos de diversos estilos e para todos os gostos. Chamamos a atenção para o famoso (E delicioso!) rótulo Herdade Sao Miguel, o Friends Collection é um dos nossos favoritos.
Seus vinhos podem ser encontrados na Viva Vinho - https://www.vivavinho.com.br . Ou seja, dá pra degustar ouvindo esse grande episódio!
Em caso de dúvida ou sugestão, escrevam para [email protected] ou pelo Instagram @podcastwinenot_oficial
Até a próxima!
Luca e Luis -
Olá a todos!
Hoje compartilhamos com vocês uma entrevista muito especial com o fantástico Gérald Gabillet, Estate Manager e Head Winemaker da Cheval des Andes. Essa entrevista foi também nossa primeira em espanhol! A tradução e transcrição dessa entrevista estarão em nosso novo website.
Falamos diversas vezes sobre esse vinho em outros episódios, e nossos ouvintes sabem que esse é sem dúvida um dos nossos vinhos argentinos favoritos (e de muitos críticos também!)
Um pouco sobre a Cheval des Andes:
Tudo começou com uma visão de Pierre Lurton (Château Cheval Blanc, Château d'Yquem) que ao descobrir a vinícola de Malbec Las Compuertas viu uma grande oportunidade de reviver vinhos de Bordeaux do passado. A Cheval des Andes então nasce em 1999 de uma joint venture entre o emblemático Chateau Cheval Blanc com a Terrazas de Los Andes, como o Grand Cru dos Andes.
https://www.chevaldesandes.com
Em caso de dúvida ou sugestão escrevam-nos no [email protected] ou pelo instagram@podcastwinenot_oficial
Um forte Abraço e aproveitem!
Luca e Luis
Version en español:
¡Hola a todos!
Hoy compartimos con ustedes una entrevista muy especial con el fantástico Gérald Gabillet, Estate Manager e Head Winemaker de Cheval des Andes. ¡Esta entrevista también fue la primera en español! (La traducción y transcripción de esta entrevista estarán en nuestro nuevo sitio web).
Hemos hablado de este vino varias veces en otros episodios, y nuestros oyentes saben que este es sin duda uno de nuestros vinos argentinos favoritos (¡y muchos críticos también!).
Un poco sobre Cheval des Andes:
Todo comenzó con una visión de Pierre Lurton (Château Cheval Blanc, Château d'Yquem) quien, al descubrir la bodega de Malbec Las Compuertas, vio una gran oportunidad para revivir los vinos de Burdeos del pasado. Cheval des Andes nació en 1999 de una empresa conjunta entre el emblemático Chateau Cheval Blanc y Terrazas de Los Andes, como el Grand Cru de los Andes.
https://www.chevaldesandes.comEn caso de duda o sugerencia escríbanos a [email protected] o en instagram @podcastwinenot_oficial
¡Un gran abrazo y disfruta!
Luca y Luis
-
Depois de um longo hiato, estamos de volta!
E voltamos com um bate-papo leve e divertido com o pessoal da Confra Wine Recife!
Marcelo Sandes e Artur Falcão nos deixaram morrendo de vontade de entrar para a confraria e provar aqueles vinhos incríveis que eles vivem postando no Instagram. Aliás, o Artur deu várias dicas de vinhos que o agradaram recentemente - sobretudo argentinos e chilenos:
- Valdubon Reserva 2007 (Espanha)
- Sonhador Tinto 2012 (Portugal)
- Yacochuya (Argentina)
- Vina Alicia (Argentina)
- Bressia (Argentina)
- Las Perdices Alae (Argentina)
- Bodega Caro, Amancaya (Argentina)
- El Enemigo e Gran Enemigo (Argentina)
- Carmelo Patti (Argentina)
- Caballo Loco (Chile)
- Purple Angel (Chile)
- Montes Alpha, Montes Folly (Chile)
- Vik - diversos rótulos (Chile)
Dúvidas e/ou sugestões para os próximos episódios, escrevam-nos no Instagram @podcastwinenot_oficial ou no email [email protected]
Um abraço e saúde! -
Bonjour bonjour! Comment allez vous mes amis?
Lyon – onde a maioria dos vôos chegam, uma das maiores cidades da França Ampuis – o coração do norte do Rhône. A pequena cidade serve como base para explorar o lugar e os produtores locais. Vienne e Valence – as cidades que demarcam o começo e fim da região
No episódio de hoje falaremos do norte do Rhône! Região de volume modesto para os padrões franceses, mas com qualidade estelar. A terra natal da amada varietal Syrah. A região onde fica Lyon, a capital francesa da gastronomia, e o ponto de encontro do rio Rhône e do Saône (rio que irriga a Borgonha).
No episódio de hoje mencionamos quatro cidades importantes:
Côte Rôtie e Hermitage são as apelações mais nobres, produzindo tintos emblemáticos baseados em Syrah, vinhos refinados e com imenso potencial de guarda. Condrieu – a casa da varietal Viogner, que produz brancos encorpados e perfeitos para quem é fã dos Chardonnay mais robustos. Pode também ser usada (até 20%) em blends com Syrah na produção de tintos nas demais apelações do norte do Rhône.Cornas – tintos de perfil mais rústico, mas ainda assim complexos e apaixonantes. O melhor custo x benefício da região.Saint-Joseph – Região que cresceu muito em popularidade nos últimos anos, porém requer bastante pesquisa para compra dos vinhos “quentes”, sobretudo depois da expansão territorial que diluiu a qualidade média dos vinhos que saem dali. Crozes-Hermitage – apelação que fica ao redor da colina de Hermitage. Produz vinhos de mesa que em um bom ano e na mão de um bom produtor podem gerar um custo x benefício interessante.
Cobrimos também as apelações do norte do Rhône:
JL ChaveDelas FrèresMarc Sorrel Bernard Faurie
O norte do Rhône tem tido muito sorte com as últimas safras. Recomendamos entre as safras recentes: 2009, 2010 (*), 2012, 2013, 2015 (*), e 2016. Os anos de 2017 e 2018 também são promissores.
Produtores mencionados (e são muitos!)
Hermitage
Gangloff Jean Michel Stephan Jean Baptiste Souillard Stephane Ogier
Côte Rôtie
JL Chave Jean et Pierre Gonon Hervé Souhaut
St. Joseph
Domaine Courbis Auguste ClapeAlain Voge Thierry Allemand Vincent Paris
Cornas
E os gigantes da região são: Guigal, Chapoutier, e Jaboulet.
Uma grande fonte de informação sobre a região é o site http://drinkrhone.com/ de John Livingstone, um dos maiores especialistas quando o assunto é Rhône.
Um loja especializada onde vocês podem encontrar excelentes opções da região no brasil: https://www.delacroixvinhos.com.br. Também encontramos rótulos de alguns destes produtores no site da Mistral.
Um forte abraço a todos e como sempre mandem suas perguntas para [email protected] ou pelo Instagram @podcastwinenot_oficial.
Au revoir! -
Recém-chegado de uma visita ao Porto e à região do Douro, Luis bate uma bola com Luca sobre o famoso vinho fortificado da região. O episódio conta um pouco da história do vinho do Porto, seu processo produtivo e explora os diferentes tipos (Ruby, Tawny, etc.) dando dicas de harmonização, produtores e safras.
Alguns dos produtores e rótulos mencionados no episódio:
- Niepoort (linha excelente de Tawny's Colheita) - https://www.niepoort-vinhos.com/pt/prehome/?r=%2Fpt%2F
- Dow's, Warre's e Graham's (Symington) - https://www.symington.com/
- DR Port: Very Old Port 50 Years
- Barão de Vilar: Colheita 69 - http://www.baraodevilar.com/en/catalogo/index.php?cat=36
- Quinta da Devesa: Colheita 1970 White
- Casa Santa Eufémia: Tawny 40 Years - http://www.casasantaeufemia.com/shop/products.php
- Quinta de Santa Eufémia: 30 Years White Port - https://www.qtastaeufemia.com/
- Kranemann: Tawny Colheita 99 - https://kranemannestates.com/en
Dicas de viagem ao Porto e Douro:
- Gazela Cachorrinhos da Batalha: boteco clássico que serve este sanduíche único e delicioso, o cachorrinho - https://m.facebook.com/cervejariagazela/
- Vinoteca Copo e Alma: ótima seleção de vinhos e uma degustação incrível de vinhos Niepoort. Fizemos a vertical de Niepoort Tawny Colheita e estava sensacional. Aos domingos, jazz ao vivo. https://vinoteca.pt/vinoteca--copo---alma.html
- Hotel Vintage House: ótima acomodação em Pinhão, no centro do vale do Douro. https://www.vintagehousehotel.com/pt/ - Show more