Episodes

  • Este episódio é dedicado ao tema da osteopatia pediátrica.

    Conversamos com a Dra. Kathiane Bomtempo, fisioterapeuta graduada pela UEL, mestre em ciências da reabilitação e pós graduada em terapia manual e técnicas osteopáticas.

    Abordamos quando deve ocorrer a aplicação da osteopatia em bebês e como aliviar crises de cólica e refluxo, além de várias dicas e recomendações para prevenir o surgimento de tensões que possam futuramente acarretar alguma disfunção estrutural.

    Falamos também sobre a importância de uma avaliação com um especialista para que o diagnóstico seja feito de forma correta.

    O bacana da osteopatia é que ela envolve poucas consultas e também pode ser feita em casa pelos pais com orientação de uma especialista.

    Discutimos também um assunto fundamental para auxiliar as mamães ao explicar quais os melhores movimentos e técnicas para amenizar cólicas.

    Este episódio é super especial trazendo informações muitas vezes desconhecidas, que quando aplicadas podem melhorar muito a qualidade de vida do seu bebê!

    Obrigada por escutar nosso podcast.

    Curta nossas redes sociais e deixe comentários e sugestões de assuntos que gostariam de ver aqui.

  • Após o parto, além das alterações hormonais e físicas, você encara mudanças bruscas na forma de viver. Sair da maternidade com um ser completamente dependente, que precisa de atenção quase exclusiva e tira o sono, pode te assustar.

    Ficar insegura nesse momento, não ter certeza se é uma boa mãe ou não saber ao certo como cuidar do bebê é super normal! Não se desespere.

    É comum sentir as emoções à flor da pele, muito cansaço, esgotamento e vontade de chorar sem motivo aparente. Além disso, também é comum a falta de libido.

    Nesse momento difícil é importante que  você tenha uma rede de apoio que te auxilie e te permita ter um tempo para si, o autocuidado é essencial para a melhora, exercícios respiratórios são uma forma de cuidado responsável, pois nessa fase  você ainda possui limitações para práticas de exercícios físicos com pesos, por exemplo. Ter um hobby, assistir uma série, fazer uma escova no cabelo que seja, você precisa do seu momento!

    É preciso ter paciência e conhecer seus próprios limites, respeitar seu corpo e não se comparar

    Não acumule todas as tarefas para si, delegue sempre que possível. Não se acostume com a solidão, normalize a ajuda.

    Prepare as pessoas ao seu redor para enfrentar esse desafio com você, incluindo seu parceiro. Você não está sozinha, dê tempo ao tempo!

    Obrigada por escutar nosso podcast.

    Curta nossas redes sociais e deixe comentários e sugestões de assuntos que gostariam de ver aqui.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • A convidada do episódio de hoje é a Isabela Jennani Ferreira. Ela é nutricionista, especialista em nutrição materno infantil, atende em Londrina na clínica dela e tem o instagram @isa_jennai em que ela passa vários temas interessantes de maneira muito divertida e descontraída. 

    Nós conversamos um pouco sobre os principais métodos de introdução alimentar, sinais de prontidão do bebê, além da importância de dar a este processo um caráter mais lúdico, tornando a criança protagonista de sua experiência.  Conversamos também sobre o reflexo de gag, alimentos alergênicos, como oferecer diferentes consistências e versões de um mesmo alimento, ambiente das refeições e inclusão do bebê nas refeições da casa, para estabelecer uma rotina saudável e facilmente mantida pela família.

  • Preste atenção na saúde do seu assoalho pélvico. Escapes de urina não são normais nem durante nem após a gestação. Se notar alguma disfunção, procure avaliação e auxílio de um especialista.

    Invista em atividades e exercícios que contribuam no ganho de consciência corporal, de preferência com um profissional especializado. Isso vai te preparar para ter uma gestação e parto mais tranquilos. 

    Informe-se:

    Faça um curso de gestantes ou se possível converse e tenha acompanhamento de uma doula. A preparação e informação são ferramentas essenciais.

    Tenha um plano de parto e uma rede de apoio confiável, mas tenha em mente que as coisas podem se dar de maneira diferente da idealizada e isso é normal. O principal é que o desfecho do parto se dê com mamãe e bebê saudáveis 

    Obrigada por escutar nosso podcast.

    Curta nossas redes sociais e deixe comentários e sugestões de assuntos que gostariam de ver aqui.

  • Convidada Débora Bauer, enfermeira pediátrica, consultora de amamentação, laserterapeuta e mestre pela UEL.

    Instagram @deborabauer_enf

    A especialista em amamentação ressalta a importância de buscar informações confiáveis sobre o processo para se preparar melhor durante a gravidez, além de dar dicas para ter uma amamentação mais confortável e de destacar a importância de a mãe ter uma boa rede de apoio.

    Pontos chave

    Dicas de preparação para a amamentação durante a gestação: informações confiáveis, curso de gestante e amamentação, banho de sol. Descida do leite, 95% das mães têm a capacidade de produção do leite, alterações anatômicas que prejudicam a amamentação. Elementos externos e fatores ambientais que dificultam a amamentação. Produção de leite varia de acordo com a demanda do bebê. Diversos motivos de choro do bebê, capacidade gástrica pequena do recém-nascido.  Importância e benefícios da “golden hour”: amamentação na primeira hora de vida. Sinais de uma pega correta. Confusão de bicos (mamadeira e chupetas) e desmame precoce. Sinais de saciedade do bebê.  Dicas para aumentar a produção de leite. Experiência pessoal: intolerância à lactose por inserção precoce de fórmula infantil, correção da pega. Importância da rede de apoio.

    Obrigada por escutar nosso podcast. 

    Curta nossas redes sociais e deixe comentários e sugestões de assuntos que gostariam de ver aqui.

    Instagram