Bölümler
-
Mario Sergio Cortella fala sobre crenças que culpam de forma indireta pessoas vítimas de desastre natural. ‘Esse momento oportunista em que alguns buscam trazer à tona outras reflexões não auxiliam tanto’.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Mario Sergio Cortella fala sobre o aniversário de 469 anos de São Paulo. O comentarista lista os pontos positivos, e aqueles nem tão positivos assim, da cidade. Cortella também conta como foi ser secretário municipal de Educação em São Paulo, quando substituiu Paulo Freire.
-
O comentarista da CBN Mario Sérgio Cortella presta homenagem ao Rei Pelé: 'essa forma de divinizar alguém que transformou um ofício em algo absolutamente belo é inacreditável'.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre a importância de fazer um balanço pessoal do ano e traçar metas para o futuro. Como lidar com esses sentimentos e reflexões que surgem nessa época?
-
Próximo das festas de fim de ano, Mario Sergio Cortella reflete sobre o espírito natalino. O comentarista destaca o momento como propício para a retomada de relações abaladas após as últimas eleições. 'Esse período nos ajuda a pensar um pouco, especialmente, por conta do encontro e da lembrança daquilo que pode nos unir', diz ele. Cortella pontua que a fraternidade tem mais a ver com a espiritualidade do que com religiosidade.
-
A prática democrática deve ser exaltada cotidianamente, defende o professor Mario Sergio Cortella. 'São tempos de aprendizado, de uma efervescência boa', explica. 'Zelo, cuidado e afeto pelas estruturas que apoiam uma vida digna e livre é decisivo.' Segundo ele, alienação favorece justamente o contrário da democracia.
-
Mario Sergio Cortella faz uma análise dos bloqueios de verbas na área da educação e os prejuízos para estudantes. Cortella lembra uma profecia feita por Darcy Ribeiro, em 1977: 'A crise da educação no Brasil não é uma crise, ela um projeto'. Comentarista destaca o conjunto de situações desastrosas na área da educação nos quatro anos mais recentes.
-
Mário Sergio Cortella fala do escritor português, que completaria 100 anos nesta quarta-feira se estivesse vivo. O comentarista diz que ele era uma 'pessoa inesquecível' e ainda traz indicações de alguns grandes livros do autor.
-
Mario Sergio Cortella fala sobre episódios envolvendo estudantes na escola e, por meio de redes sociais, que transmitem mensagens xenofóbicas, racistas, misóginas, atacando colegas. Comentarista fala do modo de aceitação eventual do horror como parte da nossa convivência de maneira alguma pode ser admitido. 'A gente não pode, de modo algum, admitir essa possibilidade'
-
Mario Sergio Cortella fala sobre o terceiro Dia de Finados desde o início do período pandêmico em março de 2020. 'A vida das pessoas segue conosco, mesmo que elas presencialmente não mais estejam’. Comentarista explica ainda o significado do luto. 'Não vivenciamos ainda todos os lutos que a pandemia nos trouxe. Não deu tempo'.
- Daha fazla göster