Episoder
-
Neste episódio de Abertamente recebemos o Maestro, Pianista e Compositor António Victorino d'Almeida.
Uma boa descrição da sua pessoa seria talvez a de que é uma cara conhecida dos portugueses.
É conhecido por muitos como uma das primeiras figuras públicas ligadas à comunicação da música clássica em horário nobre e a conversa deste episódio ajuda-nos precisamente a fazer uma retrospectiva do que tem sido as ultimas décadas desse capitulo da vida cultural portuguesa.
Neste episódio escutamos música de Stravinsky, Bruckner e Ravel. -
Neste episódio de Abertamente recebemos a Maestrina Rita Castro Blanco.
De viagem entre festivais nos EUA e na Suíça a jovem maestrina sentou-se connosco à conversa. Falou-nos dos desafios que encontra em início de carreira, mas sobretudo sobre aquilo que traz e leva das viagens que tem feito. De que forma se faz música cá dentro? E lá fora? São também essas as influências que ela leva consigo como concorrente na próxima edição do Prémio Jovens Músicos!
Neste episódio escutamos música de Bomtempo, Trapani e Bartok. -
Manglende episoder?
-
Neste episódio de Abertamente recebemos o trompista João Gaspar, que é também compositor, maestro, professor, orador, de tudo um pouco aquilo que vontade e determinação artística lhe permitir.
Com ele, conversámos sobre a desconstrução dos tão estabelecidos objectivos de carreira no mundo da música clássica, sobre a indústria da edição musical em Portugal mas também sobre o sentimento de dever e de entrega às comunidades com as quais trabalhamos enquanto artistas.
Neste episódio escutamos música de Handel, Ravel e Williams. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Ana Telles, pianista aclamada na área do repertório moderno e contemporâneo. A par disso, é ainda a directora da Escola de Artes da Universidade de Évora.
Com ela, conversámos sobre as relações que se estabelecem entre os compositores, interpretes e público, neste universo criativo que é o da música contemporânea.
A estreia de uma obra é uma aventura e o interprete é o veiculo dessa descoberta.
Neste episódio escutamos música de Messiaen, Bach e Bochmann. -
Neste episódio de Abertamente recebemos o maestro Tiago Oliveira, director artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.
No Abertamente temos falado muito de música clássica, na perspectiva do meio profissional, mas pouco na perspectiva do meio amador. O que muda e o que se mantém igual quando nos relacionamos com a música desta forma? É sobre este e outros aspectos do trabalho da OAUL que Tiago Oliveira conversa connosco, neste episódio. Há muito potencial nestes músicos e na força que o trabalho deles tem para levar a música clássica ao público da academia.
Neste episódio escutamos música de Brahms, Joly Braga Santos e Arturo Márquez. -
Neste episódio de Abertamente recebemos o maestro Paulo Vassalo Lourenço, figura conhecida do meio coral português.
Nesta conversa falámos sobre a música coral em Portugal, descobrimos a importância do associativismo, do papel social que ele desempenha e ficámos com uma fotografia de como se canta em Portugal.
Neste episódio escutamos música de Carrapatoso, Pinho Vargas e Lopes Graça. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Lyza Valdman e Denys Stetsenko, dois músicos ucranianos a viver em portugal.
A cultura ucraniana é rica e cheia de surpresas. A Lyza conta-nos como combinou a identidade ucraniana com a portuguesa enquanto aprendia a viver num país novo. O Denys conta-nos como foi fortalecer, através da música, os laços com a cultura ucraniana, num período em que esta nação se declarava soberana e independente da união soviética.
Neste episódio escutamos Obiymy da banda Okean Elzy (na voz de Salvador Sobral); o Hino de Cherubim, da Liturgia de S. João Crisóstomo de Kyrylo Stetsenko; ó primavera, primavera do cancioneiro tradicional ucraniano e Canção para ti de Kyrylo Stetsenko -
Neste episódio de Abertamente recebemos Ana Beatriz Manzanilla, 1º violino tutti da Orquestra Gulbenkian, fundadora da Camerata Atlântica, co-fundadora da Orquestra Geração em Portugal e professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa.
Ana Beatriz conversa connosco para nos contar como tudo começou em portugal para a orquestra geração, projecto transformador do meio musical português, para nos explicar a importância da tradição nas práticas orquestrais e para nos dar uma perspectiva diferente, a de quem está por dentro, de como funciona um concurso para instrumentos de corda.
Neste episódio escutamos música de Tchaikovsky, Brahms e Mozart. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Francisco Luís Vieira, oboísta e diretor artístico da EPABI - Escola de Artes da Covilhã
Há praticamente 30 anos nos quadros desta escola, Francisco Luís Vieira conta-nos a história de uma escola, de uma região, de um ecossistema artístico, que formou e lançou alguns dos músicos mais importantes do panorama musical português, na área da música clássica.
Agora, ao leme desta instituição, podemos ouvi-lo falar de um trabalho indispensável de fomento do ensino da música em Portugal.
Neste episódio escutamos música de Pedro António Avondano, Tchaikovsky e Sérgio Azevedo. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Marcos Magalhães e Marta Araújo, directores dos Músicos do Tejo.
Com um pé no repertório de referência da música antiga e o outro na criação contemporânea, os Músicos do Tejo são um dos mais notáveis agrupamentos portugueses dedicados a esta prática. Durante a nossa conversa, mostraram-nos como é possível tornar uma música que é antiga em algo absolutamente fresco, contemporâneo, e que fala ao entusiasmo de assistir a um espectáculo que é uma estreia absoluta.
Neste episódio escutamos música de Francisco António de Almeida, José Palomino e Pedro António Avondano. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Edward Ayres d'Abreu. Compositor, musicólogo e programador do MPMP Património Musical Vivo.
As músicas do passado e do presente são o assunto principal desta conversa, que nos faz pensar sobre a relação que o meio musical português mantém com a sua própria criação e património musical.
Neste episódio escutamos música de Marcos Portugal, Ruy Coelho e Hugo Ribeiro. -
Neste episódio de Abertamente recebemos Daniel Moreira, compositor, professor e investigador.
Nesta conversa voltamos às bases e falamos sobre como é que se pode escutar música clássica de forma compreensiva. Convidamos o nosso público mais curioso a abrir os ouvidos para esta sessão de escuta que vai de Mozart a Radiohead.
Neste episódio escutamos música de Ennio Morricone, Igor Stravinsky e Hanns Abrahamsem. -
No primeiro episódio de Abertamente recebemos Elisabete Matos, directora artística do Teatro Nacional de São Carlos e conhecida soprano.
Conversámos sobre a nova programação do TNSC, num período que ainda é de transição para um gradual retorno às grandes produções encenadas do passado e falamos sobre os desafios que os teatros de ópera enfrentam nesta rentrée.
Neste episódio escutamos música de Armando José Fernandes, Tchaikovsky e Mozart. -
No décimo segundo episódio de abertamente, recebemos o trompista e maestro Abel Pereira.
Conversámos sobre a longa jornada que o levou da Orquestra Sinfónica do Porto ate à National Symphony Orchestra em Washington DC, sobre a sua visita a Portugal para dirigir a orquestra onde ocupou o lugar de 1ª trompa durante mais de 14 anos, sobre uma segunda carreira que nutre agora enquanto maestro, e até sobre alguns dos seus hobbies.
Neste episódio escutamos música de Shostakovich, Mahler e Adams.
As férias estão ai à porta e o Abertamente volta em Setembro para uma nova temporada! -
No décimo primeiro episódio de abertamente, recebemos o maestro Nuno Coelho para uma conversa sobre a flexibilidade na direcção de orquestra. Especialmente quando se é maestro convidado e se corre o mundo, de sala de concerto em sala de concerto.
Neste episódio escutamos música de Brahms, Dutilleux e Mozart. -
No décimo episódio de abertamente, recebemos o compositor Jaime Reis para uma conversa sobre a pluralidade musical: na programação, na pedagogia e na prática artística.
Neste episódio escutamos música de Pierre Boulez, Emmanuel Nunes, Karlheinz Stockhausen e Jaime Reis. -
No nono episódio de abertamente, recebemos a pianista Mrika Sefa para uma conversa sobre o que é ser artista longe de casa, mudar de país várias vezes, e sobre a perspectiva do acolhimento de jovens músicos estrangeiros em Portugal.
Neste episódio escutamos música de Barry Mills, Gabriel Prokofiev, Scriabin, Bill Evans e Gerard Grisey. -
No oitavo episódio de abertamente recebemos o Quarteto Tejo, o mais jovem quarteto de cordas português em atividade, composto por André Gaio Pereira, Tomás Soares, Sofia Silva Sousa e Beatriz Raimundo. Não percam esta conversa a cinco, sobre a vida de um quarteto de cordas na estrada, nos ensaios e nos palcos.
Neste episódio escutamos música de Respighi, Caroline Shaw, Freitas Branco, Debussy e Carlos Paredes. -
No sétimo episódio de abertamente recebemos Anne Victorino d' Almeida, violinista e compositora para uma conversa sobre como levar uma vida a tempo inteiro na música, sobre como ser feliz durante o processo e sobre como tirar o melhor dos desafios que se nos apresentam.
Neste episódio escutamos música da Anne Victorino d'Almeida e Robert Schumann -
No sexto episódio de abertamente recebemos a pianista Joana Gama para uma conversa sobre a sua carreira e sobre os desafios da concepção de projectos originais (na música clássica e fora dela).
Neste episódio escutamos música de Debussy, João Godinho, Joana Gama, Luis Fernandes, Ricardo Jacinto e Lopes-Graça - Vis mere