Episoder
-
Zizi Possi possui uma afinação impecável. Sempre entregou suas canções com muita emoção, com grande entonação dramática. A cantora paulista estudou piano e canto dos 5 aos 7 anos de idade, construindo seu repertório e personalidade musical desde muito cedo. Neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB você vai conhecer a dimensão da arte de Zizi Possi.
-
Tom Zé é um dos maiores incentivadores e criativos nomes da MPB. Suas principais influências musicais foram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, os grandes cantores do rádio e o samba-de-roda. “Asa Branca” foi a primeira música que Tom Zé aprendeu a tocar. Mas o “amor da sua vida” foi o violão, instrumento que mudou a sua história. Neste episódio da quarta temporada do Acervo MPB, você tem a chance de desfrutar da carreira brilhante de Tom Zé.
-
Manglende episoder?
-
Milton Nascimento é o carioca mais mineiro que temos na música brasileira. Estamos falando de um dos maiores artistas do mundo, do dono de uma das maiores vozes da MPB de todos os tempos. Sua arte existe e resiste ao longo das décadas, atravessando o mundo com a sua brasilidade no DNA. Não é atoa que a revista Rolling Stone Brasil o considerou como a 10ª maior voz brasileira. Você tem agora a oportunidade de entrar e explorar o universo musical construído pelo gênio Milton Nascimento neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB.
-
Considerada pela revista Rolling Stone americana como uma das maiores cantoras brasileiras ao lado de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia, Marisa Monte se consagrou um dos maiores nomes da MPB. Com pouco mais de 30 anos de carreira, a cantora deixou sua marca em todos os cantos que suas canções ecoaram pelo Brasil e pelo mundo. Com canções que falam de amor e esperança, a carioca soma mais de 10 milhões de discos vendidos, além do reconhecimento em prêmios levando quatro Grammy Latinos. E neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB, você vai conhecer mais a fundo a trajetória de Marisa Monte.
-
Em cada canção produzida, Maria Bethânia demonstrou toda sua visceralidade e potência vocal, se tornando também uma das maiores intérpretes da nossa história. A voz de Reconvexo soma a venda de mais de 26 milhões de discos durante seus longos e abençoados 50 anos de carreira. Essa marca e outras mais, você vai conhecer agora ouvindo este episódio da 4ª temporada do Acervo MPB.
-
Luiz Carlos dos Santos, o eterno Luiz Melodia, nasceu no bairro do Estácio, Rio de Janeiro. Já no berço, “Melô” recebia influências do seu pai, o sambista e compositor Oswaldo Melodia, foi dele que Luiz herdou o nome artístico. A voz de “Pérola Negra” se tornou um dos principais nomes da MPB graças a sua genialidade musical para compor e produzir. Não foi atoa que se tornou um dos queridinhos da rainha Gal Costa. Para saber mais da trajetória de Luiz Melodia e toda a sua contribuição musical pra nossa cultura, basta ouvir agora este episódio do Acervo MPB - Temporada “Reis”.
-
Jorge Ben Jor possui um repertório musical gigantesco, passeando por diversos gêneros musicais como: samba, soul, rock and roll, bossa nova, jazz, ska, MPB e muito mais. Essa mistura criou inúmeras obras musicais que estão eternamente registradas na história da música nacional. Já são 80 anos de vida repleta de sucesso, sabedoria e muita personalidade. Neste episódio da quarta temporada do Acervo MPB , você vai conhecer a história de Jorge Ben Jor ou Jorge Ben.
-
Uma das maiores fãs de João Gilberto, Gal Costa é uma das maiores intérpretes da música brasileira. A voz da nossa “Baby” marcou gerações, atravessando as eras do vinil, CD, DVD e do streaming, fazendo e refazendo a história com toda sua versatilidade musical dominando com maestria todos os gêneros e estilos. Neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB, você tem a oportunidade de conhecer a fundo a história da rainha da MPB Gal Costa.
-
Dona de uma voz marcante e uma risada inesquecível, Fafá de Belém sempre focou no seu repertório canções com características populares com raízes amazônicas, como a lambada, o brega, carimbó e a guarânia. Suas raízes musicais se completam com influências de artistas da MPB como Maysa, Cauby Peixoto e Jovem Guarda. Para saber mais sobre a carreira de Fáfá de Belém e sua participação na música brasileira, ouça agora este episódio da 4ª temporada do Acervo MPB.
-
Elis Regina ia além de uma linda voz afinada. Tinha entrega, interpretação, vida e cor em cada verso cantando pela artista. Não é atoa que a gaúcha é aclamada até hoje no Brasil e no mundo. Elis era dona de uma vasta inteligência musical muito grande, o que oferecia uma versatilidade para transitar entre os gêneros musicais da bossa nova ao jazz, do rock’n roll aos boleros, dos clássicos da MPB ao samba. Você tem agora a oportunidade de conhecer melhor a história de uma das maiores intérpretes da música brasileira neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB.
-
A cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista Elba Ramalho se tornou uma das maiores vozes da música popular brasileira, representando em peso o nordeste do Brasil. A paraibana já vendeu mais de 10 milhões de discos durante os seus quase 45 anos de carreira. Neste episódio do Acervo MPB você vai conhecer toda a história de Elba, desde o seu primeiro contato com a arte até o nosso tempo.
-
Djavan é um gênio da nossa música. Com certeza você já ouviu alguma canção do Alagoano em algum lugar do Brasil e do mundo, seja na voz dele ou de outro intérprete, até em outros gêneros e estilos musicais. Djavan é um artista completo, possui uma variedade rítmica admirável. Suas canções são capazes de acolher, inspirar, amar e motivar. E nesta 4ª temporada do Acervo MPB, você vai conhecer muito mais da história de um dos principais nomes da música popular brasileira.
-
Em 1944 nasceu Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque. Ele se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira. O músico, cantor, compositor, dramaturgo e escritor, contribuiu e muito para a cultura brasileira com obras ricas de amor, arte, protesto e esperança. Neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB, você tem a oportunidade de conhecer mais a fundo a trajetória do nosso “Julinho de Adelaide”.
-
Aclamado pelas suas canções filosóficas, poéticas e inspiradoras, Belchior é um dos maiores artistas da nossa música. Ele foi cantor, compositor, produtor, instrumentista, artista plástico e professor, um grande estudioso da palavra. Belchior sempre deixou claro em suas músicas a sua personalidade, chamando atenção pela inquietude do jovem brasileiro da sua geração. E toda essa humanidade de Belchior, você vai conhecer agora neste episódio da 4ª temporada do Acervo MPB.
-
Alcione se tornou uma das principais referências da música brasileira, principalmente no samba, seu lar. A amada “marrom” conseguiu um feito muito difícil de conquistar: ser ouvida, amada e desejada por todas as idades, gêneros, classes sociais e intelectuais. São 50 anos cantando músicas empoderadas e apaixonantes, com uma presença de palco única. Neste episódio do Acervo MPB, você vai conhecer a história de uma das maiores artistas musicais do nosso país.
-
Entre as bandas do rock nacional, Barão Vermelho foi uma das bandas que mais popularizou o rock na década de 80. Tudo começou com a dupla de amigos Guto Goffi e Maurício Barros, até que o destino os levou até André Palmeira e Roberto Frejat, que anos depois assumiu o vocal do Barão. Mas antes dele, Cazuza foi a voz que marcou grandes sucessos da banda, como: "Bete Balanço", "Maior Abandonado" e "Pro Dia Nascer Feliz". Outros sucessos na história da banda, você vai conhecer neste episódio do Acervo MPB.
-
Uma das vozes mais fortes do rock nacional, é a da Cássia Eller! Ela cantava sobre ser jovem, a falta da malandragem para enfrentar as dificuldades da vida, mas também falou de amor e ensinou a ter esperança por dias ensolarados. A cantora deixou saudades e músicas eternizadas na história. E nesse episódio do Acervo MPB você vai entender a dimensão de Cássia Eller.
-
Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi mais um responsável pela popularização do rock no Brasil, se tornando umas das maiores vozes da música brasileira e referência para muitos artistas que surgiram após o seu sucesso. O cantor ficou conhecido após assumir o vocal da banda Barão Vermelho. Tempo depois ele seguiu carreira solo e não deixou de cantar e encantar milhares de pessoas. Neste episódio do Acervo MPB, você vai conhecer a trajetória de sucesso do nosso eterno Cazuza.
-
Quando a Jovem Guarda chegou, era tudo pasto. O primeiro movimento musical do rock brasileiro começou com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Esse trio revolucionou o cenário musical nacional, influenciando uma geração de novos artistas naquela época que entraram para a história. Neste episódio do Acervo MPB, você vai conhecer como nasceu a Jovem Guarda e o legado deixado pelo Rei Roberto Carlos ao lado de Erasmo e Wanderléa.
-
A banda Kid Abelha foi uma das bandas mais amadas do Brasil, tanto que já vendeu mais de 9 milhões de cópias dos seus discos e foi uma das bandas que mais tocaram no rádio com mais de 30 canções tocadas nos veículos de comunicação. Neste episódio do Acervo MPB, você vai conhecer como nasceu a banda formada por Paula Toller e Leoni e os seus feitos históricos na música brasileira.
- Vis mere