Episoder
-
O programa Brasil de Fato Bahia desta semana destaca uma entrevista com o pesquisador Rárisson Sampaio, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), responsável por um relatório que apontou que os contratos de arrendamento de terras realizados por empresas de energia eólica no Nordeste contêm cláusulas abusivas e concentram terras nas mãos de empresas. Tem ainda matéria sobre a suspensão do aviso prévio dado aos trabalhadores da Unigel, arrendatária da FAFEN na Bahia. No quadro Cultura em Foco tem um perfil sobre a intelectual e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi.
-
Nesta edição vamos falar sobre alimentação saudável e infância, contando um pouco da experiência dos Sem Terrinha na Bahia.No sul do estado, o assentamento Terra Vista está com inscrições abertas para cursos construtores e defensores dos territórios. Um projeto inédito do Ministério das Mulheres prevê a construção de lavanderias públicas por todo o país. A retomada do projeto de construção de cisternas tem gerado boas expectativas no semiárido e também na Amazônia brasileira. Esta semana tem também mais um episódio da série No Rastro das Lutas: movimentos populares na construção da democracia brasileira, produzido em parceria entre o Brasil de Fato e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
-
Manglende episoder?
-
Na edição 80 do nosso programa semanal vamos falar sobre um grupo de mulheres assentadas que vêm se organizando na produção com ervas medicinais no sul da Bahia. Tem uma entrevista sobre a escalada de violência atravessada pelo estado. E ainda um levantamento aponta que o norte e o nordeste concentram mais da metade dos decretos de emergência climática do país. E no Cozinha Baiana, temos a participação muito especial de Thais Ferreira e dona Maria do Raso. Se você ainda não conhece elas, escuta essa edição para conhecê-las
-
Esta semana vamos falar sobre as candidaturas negras para as eleições de 2024. Tem uma entrevista muito especial com o escritor indígena Ailton Krenak. Vamos falar também sobre audiência realizada pelo governo do estado com representantes de comunidades atingidas pela mineração em vários pontos da Bahia. Nas notícias nacionais, tem ainda ENEM, arrecadação de imposto rural e o impacto do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.
-
A edição desta semana do Programa Brasil de Fato Bahia começa tratando da Jornada por Terra e Comida de Verdade para o Povo promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em todo o país. E traz ainda entrevista sobre agrotóxicos, matéria sobre a suspenção das eleições para conselheiro tutelar em Itaberaba, a Feira Literária de Cachoeira (Flica), uma importante explicação sobre o uso do DIU no quadro Saúde e Comunidade e as notícias nacionais.
-
Nesta edição, vamos falar sobre os impactos que a usina hidrelétrica de Itapebi vem causando nas comunidades tradicionais do entorno. Tem entrevista e também uma matéria sobre a jornada de lutas pela soberania alimentar que aconteceu esta semana na Bahia. Tem ainda as notícias nacionais, Cultura em Foco e Repórter SUS
-
Nesta edição, vamos retomar a história do atentado sofrido por três pessoas da comunidade Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes, na divisa com o Piauí. Vamos trazer também uma pesquisa realizada pela Unifesp que aponta que a maior parte dos brasileiros defende que o poder público seja responsabilizado pelas mais de 700 mil mortes causadas pela Covid. Tem ainda um perfil de um dos mais importantes intelectuais baianos, Manoel Querino. E o sétimo episódio da série No Rastro das Lutas, produzida em parceria com a CESE.
-
Nesta edição 75, vamos falar sobre a possível privatização da Bahiagás; a produção de alimentos saudáveis em hortas urbanas de Salvador; e mais um capítulo de violência policial no estado. Tem ainda entrevista com Emanuelle Goes sobre justiça reprodutiva e racismo; as notícias nacionais e o Quadro Saúde e Comunidade, desmistificando o parto domiciliar planejado
-
Programa Brasil de Fato Bahia destaca a entrevista com Paula Viana, parteira, enfermeira, arteterapeuta e uma das coordenadoras do grupo Curumim, que atua há mais de 30 anos na defesa das políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva no Brasil. Nas reportagens, o programa traz o perfil de Marinalva Barbosa, ex-presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia que acaba de se formar em direito. E também: o V Seminário dos Povos Indígenas da Bacia Hidrográfica do São Francisco, realizado em Paulo Afonso (BA); e o fechamento do único Centro de Parto Natural extra-hospitalar que funcionava em Salvador.
-
O programa Brasil de Fato Bahia desta semana traz uma reportagem sobre a proibição da quebra de sigilo médico em casos de pacientes que tenham realizado aborto sem previsão legal. Tem também uma entrevista com a nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), primeira mulher negra a assumir o cargo, professora Gina Gonçalves. Vamos falar ainda sobre a queda do marco temporal para as comunidades tradicionais da Bahia; o pedido para tornar o hip hop patrimônio imaterial do estado; e ainda as notícias nacionais.
-
O destaque desta semana no Programa Brasil de Fato Bahia são os impactos causados por um grande empreendimento de energia eólica na região de Canudos. A entrevistada da semana é Sirley Ferreira, que compõe a coordenação nacional do Movimentos das Mulheres Camponesas (MMC). Ela fala sobre o novo Plana Safra da Agricultura Familiar, que recebeu um acréscimo de 34% em seu orçamento para este ano e tem uma linha específica para mulheres agricultoras. Em Jequié, uma professora criou um clube de leitura em uma escola quilombola que vem sendo utilizado como tecnologia antirracista. O programa traz ainda mais um episódio da série de reportagens No Rastro das Lutas: Movimentos Populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
-
A edição #71 do Programa Brasil de Fato Bahia traz reportagem sobre osentraves encontrados no acesso aos serviços de aborto legal no estado. Na entrevista desta semana, conversamos com Jandira Uheara Alves, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, sobre os 40 anos da Central. Tem ainda a visita do ex-jogador Raí a assentamentos do MST no sul do estado e a nova lei que valoriza o salário mínimo, assinada esta semana pelo presidente Lula. Tem ainda os quadros Saúde e Comunidade, que volta a falar sobre Covid-19; e Cozinha Baiana, com uma deliciosa receita de uma sobremesa bem fácil de fazer. E o quinto episódio da série No Rastro das Lutas: Movimentos Populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
-
Na edição de número 70 do programa Brasil de Fato Bahiadestacamos a organização da Rede de Mulheres Negras pelo Clima. Este programa traz também os dados sobre os conflitos no campo na Bahia. A pesquisa realizada pela Comissão Pastoral da Terra aponta que o estado aparece pelo segundo ano consecutivo como o terceiro estado com maior número de casos de conflitos no país. Outra reportagem traz ainda as denúncias da família da Yalorixá Bernadete Pacífico assassinada no último dia 17 em Simões Filho. Na entrevista da semana, temos a cantora baiana Mariene de Castro, falando sobre seu novo trabalho, sobre o samba na Bahia, o carnaval de Salvador e mais. Tem ainda os quadros Saúde e Comunidade, com uma discussão sobre aborto e religião; Mosaico Cultural, falando sobre capoeira angola; e Alimento é Saúde, contando sobre a serralha.
-
A edição desta semana do programa de rádio Brasil de Fato Bahia traz reportagem sobre a escalada da violência policial no estado. E também os dados do Censo 2022 sobre a população indígena no estado e no país. A Bahia é o segundo estado com maior população indígena do Brasil, ficando atrás apenas do Amazonas. A entrevistada dessa semana é Yasmin Morais, jovem ativista baiana, que foi uma das representantes brasileiras na Women Deliver Conference.
-
Neste episódio, vamos falar sobre o título de doutora honoris causa concedido pela UFBA a Creuza Oliveira, primeira trabalhadora doméstica do país a receber esse título. Tem entrevista com o médico Bernardo Guerra sobre glaucoma. E ainda reportagem sobre o congresso internacional de movimentos sociais e educação, na UFRB. Tem também Cozinha Baiana, Mosaico Cultural e mais um episódio da série no Rastro das Lutas.
-
Esta semana vamos falar sobre os dados da pesquisa nacional do aborto. Tem reportagem também sobre a morte de mais 90 milhões de abelhas por uso de agrotóxico em Ribeira do Pombal (BA). Uma entrevista com Denize Ornellas sobre mudanças na Lei de Laqueadura e acesso à esterelização via SUS. E ainda os motivos por que o gás de cozinha é mais caro na Bahia.
-
A edição 66 do Programa Brasil de Fato Bahia está no ar! E nesta semana destaca a luta no território da Chapada Diamantina para criar a unidade de conservação da Serra da Chapadinha. Tem ainda os vinte anos do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB); entrevista com Samira Soares,mulher mais jovem a assumir a coordenação do Movimento NegroUnificado na Bahia; e ainda Saúde e Comunidade, Cozinha Baiana e o segundo episódio da série no Rastro das Lutas, produzido em parceria com a CESE.
-
Nesta edição falamos sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Tem entrevista com o prof. dr. Casé Angatu Xukuru Tupinambá sobre o protagonismo dos povos indígenas na história da Bahia e do Brasil. Vamos falar também sobre a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. No quatro Saúde e Comunidade, vamos falar sobre interrupção voluntária da gravidez e os tabus relacionados à religião. Tem ainda a programação do Julho das Pretas para o estado nesta semana. E o Cozinha Baiana com uma receita muito especial
-
Confira a edição 62 do programa Brasil de Fato Bahia!
-
Confira a edição 61 do Programa Brasil de Fato Bahia!
- Vis mere