Episoder

  • O que são incentivos perversos? São incentivos com o intuito de mensurar e conseguir algo positivo, mas que acabam tendo consequências negativas.

    Neste episódio, mergulhamos profundamente no conceito de incentivos perversos e como eles podem impactar negativamente as organizações. Com exemplos do mundo real e estratégias práticas, exploramos maneiras de identificar, corrigir e prevenir esses incentivos para criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

    Exemplos de Incentivos Perversos

    Incentivos de Vendas Baseados Apenas somente em metas e volume Bonus Baseados em Metas de Curto Prazo Avaliações de Desempenho Baseadas em Metas Individuais Rigorosas Projetos com Orçamento Fixo Avaliação Baseada em Horas Trabalhadas

    Como Identificar e Corrigir Incentivos Perversos

    A importância da sensibilidade na gestão para reconhecer os efeitos de certas ações.

    Estratégias para ajustar e reestruturar incentivos:

    Reestruturação de incentivos relacionados com volume Ajuste de bonificações Reformulação das avaliações de desempenho Implementação de orçamentos flexíveis Foco em resultados, não no trabalhado Avaliações baseadas em objetivos claros

    Contato e Feedback Entre em contato:

    LinkedIn: https://linkedin.com/in/rodrigocaetano/ Instagram: https://instagram.com/caetanotalks Email: [email protected]
  • Qual é a melhor forma de fazer uma apresentação para a gerência executiva?

    Você é o tipo de pessoa que detesta o PowerPoint e tem a certeza de que todo mundo ao seu redor pensa o mesmo. Você se sente frustrado por patinar na preparação de apresentações para a alta gerência. E apesar de nunca procrastinar, você parece nunca conseguir tirar este item, apresentar para a chefia, da sua lista de tarefas. O que está acontecendo?

    Neste episódio vou te dar algumas dicas sobre como criar as suas apresentações executivas, sem sequer precisar de utilizar o PowerPoint. Ouça a este episódio e torne suas apresentações mais significativas para você mesmo e para sua chefia.

    Fazer uma ótima apresentação para a direção executiva tem muito pouco a ver com o uso do PowerPoint. Tem, sim, tudo a ver com a forma sucinta e clara sua mensagem é transmitida.

    Links:

    Mais episódios: https://rodrigocaetano.com/podcast Envie-me uma mensagem: [email protected] Agende uma sessão de mentoria com Rodrigo: https://rodrigocaetano.com/schedule-session/
  • Manglende episoder?

    Klik her for at forny feed.

  • Neste episódio, vamos falar sobre a dificuldade de mudar. Sempre queremos mudar algo para chegar um novo lugar. Mas, do ponto de vista de onde você está, qualquer mudança parece impossível. Às vezes, é mais fácil pensar em desistir.

    Nós nos imaginamos em uma montanha, e olhamos para longe para uma outra montanha ainda mais alta para onde queremos ir. Em frente a nós está a realidade, um enorme abismo que parece crescer cada vez mais quanto mais o admiramos.

    Mas, a mudança é só uma parte de uma transformação. Ficamos obcecados com o abismo e esquecemos que que a mudança é parte de algo maior e mais abrangente. Na verdade, muitas vezes nem sabemos aonde queremos chegar. Não temos claro exatamente os nossos objetivos. Nos esquecemos inclusive que podemos chegar por etapas.

    Em termos práticos, pense no seguinte:

    Pergunte-se se a mudança precisa ser mesmo feita. Além disso, pergunte-se se você realmente quer essa mudança. Querer algo trará o controle de volta para você. Pense se existe uma trajetória com varias etapas. Roma não foi feita em um dia. Avalie o impacto da mudança não só para você, mas também para as pessoas ao seu redor. Nada mais frustrante do que conseguir atingir seu objetivo e se esquecer de considerar seus relacionamentos e impactos.

    Finalmente, existem mudanças que realmente merecem ser feitas. Estas são mudanças que uma vez feitas, eliminam a necessidade de pensar sobre o passado de tão bem executadas.

    Veja a mudança como uma transição ao invés de um fato isolado.

    ENTRE EM CONTATO

    Conecte-se ao meu instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/ Deixe sua mensagem de voz: https://www.speakpipe.com/caetanotalks Envie um email: [email protected] Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/
  • Neste episódio, discutimos como lidar com o chefe extremamente apaziguador, muitas vezes chamado de líder democrático.

    Este é aquele chefe que não consegue lidar com conflito e manipula sua equipe para obter o que quer. Esse tipo de gerente acredita que tem que ter o consenso da equipe para fazer tudo. Mas, ao mesmo tempo, este consenso tem que ser exatamente o que ele quer.

    Essa pessoa tem algumas características bem marcantes. Primeiramente, tem que estar de bem com todos, e não aceita confrontos e brigas, sendo extremamente averso a conflito.

    É uma pessoa muito confusa ao exigir das outras pessoas. “Faça isso, mas também, faça aquilo” – ele diz dando instruções conflitantes para seus subordinados.

    Ao lidar com demandas, ele cria um alista enorme de tarefas que só aumenta e nunca é resolvida. É como se tivesse uma enorme dificuldade em priorizar, classificar e planejar.

    Como lidar com esse gerente? Entenda que a dificuldade é dele.

    Entenda que é uma pessoa que lida bem com relacionamentos, mas tem dificuldade enorme em lidar com detalhes. Entenda que essa pessoa tem que gerenciar as expectativas de seu executivo e sempre esta sob pressão para entregar o que é importante. Aprenda a limitar sua disponibilidade e a identificar o que realmente é importante do seu próprio ponto de vista.

    No final, o que vale são os resultados que você está trazendo para a empresa e sua equipe.

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, dou seguimento à discussão de que existem vários caminhos para se chegar a um resultado. Aí vem a pergunta, mas como?

    Nem tudo que parece difícil para você, é difícil para as outras pessoas. Muito cuidado ao comunicar objetivos complexos para sua equipe.

    Verifique se sua equipe está equipada para realizar este objetivo complexo. Escalar o Evereste de tênis e calça jeans pode não ser a melhor ideia.

    Avalie as possibilidades, mas não fique paralisado tentando analisá-las. Projetar e analisar ao extremo sem fazer nada tangível inviabilizar conseguir resultados.

    Pergunte-se sempre sobre qual é o mínimo necessário para se atingir os resultados esperados. A partir daí, é possível testar, errar e aprender com os erros.

    Finalmente, verifique o que está realmente sob seu controle. Tentar achar soluções para problemas fora da sua alçada é uma armadilha grande que muitos gestores caem e não se dão conta até que seja tarde demais.

    Difícil mesmo é o apelido.

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, vamos conversar sobre a necessidade de saber que as coisas que você faz, podem ser alcançadas de maneiras diferentes.

    Na área técnica, existe uma tendência grande de perfeccionismo ao tentar encontrar soluções. É como se existisse uma ilusão de que só existe uma única solução a ser encontrada. Também, parece que não podemos nos dar ao luxo de errar e aprender com nossos erros.

    Tudo nos faz pensar que essa “única” solução vai ser fácil e rápida, sem tomar consciência de que outras abordagens possam nos levar ao mesmo resultado de maneira mais rápida e eficaz. Mas na realidade, as coisas são mais complexas do que imaginamos.

    Nossa flexibilidade em executar soluções pode se tornar um grande diferencial na maneira que gerenciamos nossa equipe. Assim, lembre-se que as coisas podem ser feitas de diversas maneiras.

    Links mencionados no episódio

    Ricardo Vargas - 5 minutes podcast
    https://ricardo-vargas.com/pt/podcasts/

    Curso A Gerência Baseada em Relações
    por Mauricio Tocafundo
    Dias 16 e 17 de Dezembro
    Inscrições WhatsApp: (31)98711-6942

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem de voz: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, conversamos sobre um lado pouco conhecido, e talvez até nefasto, do elogio. Como é bom ser elogiado, não é? Tem elogio de muitas formas e cores, legítimos, genéricos, falsos, autênticos.

    Mas, não se iluda. Elogio também é uma cobrança implícita.

    Ao ser elogiado existem dois aspectos da situação: como você lida com a aprovação dos outros e como os outros tratam essa aprovação. Ambas situações criam o risco de você ter um burnout e também de se tornar susceptível a manipulação.

    Quando receber elogios, entenda que implicitamente, você tem grandes chances de estar sendo cobrado e aprenda a compartilhar o mérito com outras pessoas.

    ENTRE EM CONTATO

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, falo sobre os últimos livros que tenho lido e dou minhas recomendações. Discuto também aspectos sobre a leitura e como ler mais.

    "The trick is... which books to read." – Carl Sagan
    https://youtu.be/EuvKdE5e3eo?si=rnP4dXaQVSWSKfdY

    Aqui vão três livros e minhas impressões sobre eles: O bom, o ruim e o terrível (the good, the bad and the ugly)

    1) A Única Coisa – por Gary Keller e Joy Papasan. Título Original: The Only Thing. https://a.co/d/d75jDQC
    5 Estrelas! Recomendo!

    2) Foco Roubado – por Johann Hari. Título Original: Stolen Focus
    Meso... 3 Estrelas!
    https://a.co/d/hWlC2gG

    3) How to win friends and manage remotely – por McKenna Sweazey
    https://a.co/d/hlIH5dJ
    Fuja! Zero Estrelas.

    Aproveitando a oportunidade, recomendo usar o Kindle para ter acesso mais facilmente a uma coleção enorme de títulos. Recomendo Kindle Paperwhite 8GB ou 16GB.
    https://a.co/d/chwt48H

    ENTRE EM CONTATO

    Envie um e-mail: [email protected]

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, discutimos a importância de não só comunicar com sua equipe, mas também coordenar esta equipe.

    Você conhece a equipe com uma hierarquia plana, em que as pessoas não conversam entre si? Muitas vezes, nesta mesma equipe, o chefe tem uma atitude de não interferência, deixando seus colegas decidirem entre si resolverem as prioridades e coordenação.

    Existem problemas típicos dessa estrutura, tais como: duplicação de trabalho, falta de clareza de quem fornece as diretrizes de trabalho. Isso torna muito difícil quem precisa trabalhar com outros da equipe e pessoas externas.

    O que fazer quando esse chefe prefere criar mecanismos de comunicação, reuniões de alinhamento, mas não consegue coordenar. A confusão criada com o conceito de líder servidor e um verdadeiro líder, que coordena o trabalho da equipe.

    Só comunicar não é suficiente, é necessário coordenar!

    ENTRE EM CONTATO

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, discuto sobre como lidar quando você se reporta para um gerente sobrecarregado. A tênue linha entre sobrecarga e indisponibilidade.

    Ao lidar com a sobrecarga de seu chefe, lembre-se que o problema é dele e não se deve tentar mudar ninguém. Pense nos seus objetivos e o que você quer tirar desta experiência.

    Observe os padrões de seu chefe. Alguns processos e reações são repetitivas e podem até ser antecipadas. Use essa informação a seu favor.

    Verifique se você não está lidando com uma pessoa de alto conflito.

    Tome as rédeas. O controle de sua vida é seu!

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Envie um e-mail: [email protected]

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, falamos sobre as características de um gerente sobrecarregado. Como não fazer o trabalho de sua equipe?

    Aprenda sobre o paradoxo da competência: “Quanto mais competente você for como gestor, menos competente será sua equipe”.”

    Veja como organizar sua equipe e quais aspectos você deve levar consideração.

    Reavalie suas expectativas sobre o que é ser um gerente e a sua atitude gerencial.

    Envie um e-mail: [email protected]

    Conecte-se via Instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/

    Deixe sua mensagem: https://www.speakpipe.com/caetanotalks

    Compartilhe com um amigo: https://rodrigocaetano.com/siga-me/

  • Neste episódio, discutimos a questão da importância de se ter experiência para avançar como gerente. A busca do conhecimento é importante, mas nada mais valioso do que os resultados obtidos no trabalho gerencial.

    ENTRE EM CONTATO

    Conecte-se ao meu instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/ Deixe sua mensagem de voz: https://www.speakpipe.com/caetanotalks Envie um email: [email protected]
  • Neste episódio eu explico as razões pelas quais estou fazendo este podcast. O mundo mundou e as pessoas continuam gerenciando como se estivessem no século passado. Este podcast é para você que quer aprender novas tecnicas de gestão e fazer a diferença na sua equipe, na sua empresa e no mundo. Junte-se a mim!

    ENTRE EM CONTATO

    Envie um email: [email protected] Deixe sua mensagem de voz: https://www.speakpipe.com/caetanotalks Conecte-se ao meu instagram: https://www.instagram.com/caetanotalks/