Episoder
-
Muitos dizem que, em português, os homens devem dizer "obrigado!" e as mulheres "obrigada!". Será mesmo assim? E qual é a razão?
-
Conto, em poucos minutos, a história dessa língua tão famosa: o inglês. Vamos das invasões anglo-saxónicas aos dias de hoje, passando pelos viquingues, pelos normandos, por Chaucer e por Shakespeare. É um brevíssimo relato de uma longa história. No final, recomendo um pequeno livro sobre o tema.
-
Manglende episoder?
-
Há mitos urbanos sobre tudo — até sobre a língua. Aqui ficam sete exemplos de ideias erradas em que muitas pessoas acreditam.
-
Às vezes, onde menos esperamos, surge a história da nossa língua ao vivo e a cores. Numa apresentação de um livro de aventuras sobre Peniche, encontrei um vislumbre do mecanismo que trouxe o português — ou melhor, a língua que viria a chamar-se português séculos depois — até ao sul da península. É uma história que envolve ingleses, baleias e muitos galegos (e ainda a expressão «amigos de Peniche»). Este episódio faz parte, em simultâneo, d’A Vida Secreta das Línguas e da Pilha de Livros (www.pilhadelivros.pt).
-
Não há nenhum problema com a expressão «não há nada». Neste episódio, explico porquê.
-
Vemos como a língua portuguesa e muitas das suas palavras se expandiram pelo mundo e ainda como a língua mudou mesmo onde surgiu. Será uma viagem pelo Atlântico e pelo Índico, sem esquecer a Galiza.
-
Vou contar a história da nossa língua em 12 palavras, começando pelas origens (parte 1) e terminando na expansão e mudança dos últimos 500 anos (parte 2). Hoje, começamos em «estrela» e terminamos em «português». Pelo meio, teremos palavras góticas, persas — e muito mais.
-
A situação linguística dos países de língua árabe é muito curiosa. Neste episódio, falamos dessa situação, mas também da Europa da Idade Média, da Suíça, do Brasil, de Cabo Verde e da China. Ficaremos a conhecer uma característica do árabe que, em maior ou menor grau, é de todas as línguas.
-
Vamos encontrar cinco palavras que faltam na nossa língua — e, no fim, faço um convite. Na próxima quinta-feira, dia 19 de Outubro, pelas 14 horas, vamos receber Gaston Dorren, autor de vários livros sobre línguas e viagens, na NOVA FCSH, auditório B3 (Torre B), na Avenida de Berna, em Lisboa.
-
Hoje falamos das línguas da Escócia.
-
Na semana em que a Vida Secreta das Línguas passa a fazer parte do Sapo, vamos à procura da origem da própria palavra «sapo» — tanto do animal, como do próprio portal.
-
Começámos a ouvir falar de um país chamado «Chéquia». Que nome é este? Que aconteceu à nossa conhecida República Checa?
-
Hoje falo de erros de português e de línguas inventadas — e da fúria gramatical que invade algumas pessoas. Ah, e da Guerra dos Tronos!
-
Falamos do ChatGPT (e de como não consegue ver a superfície das palavras) para, depois, chegarmos à origem de «guitarra».
-
Mais uma daquelas ideias falsas que por aí correm...
-
Hoje faço uma pergunta a quem me ouve todos os dias.
-
De onde vem a palavra «Verão»? E por que razão o solstício se chama «Midsummer» lá pelo Norte da Europa?
-
Esta semana, partilho um episódio do podcast Pilha de Livros. Pode assinar o novo canal: https://kite.link/pilha-de-livros
-
Um episódio a propósito de uma crónica e de um livro — e ainda das mãos e dos microfones.
-
Falamos desse mito recorrente (Saramago não usava vírgulas!) e ainda de como somos péssimos observadores da língua...
- Vis mere