Episoder
-
Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a professora Cláudia Beltrão sobre a religião pública romana, sua importância e principalmente sua relação com outros aspectos da sociedade romana antiga.
-
Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com o professor Carlos Machado sobre algumas das possíveis definições e problemas deste termo referente uma maneira de dividir e entender a História Antiga. O conceito de antiguidade tardia é fundamental para compreender o mundo antigo, o mundo medieval e mesmo as discussões sobre limites e mudanças entre estes dois períodos.
-
Manglende episoder?
-
Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês o professor Alex Degan retorna para conversarmos sobre a trajetória e legado de Flávio Josefo, uma das principais fontes para entendermos as guerras judaicas escritas por um contemporâneo. Para além disso, a importância desta fonte se evidencia uma vez que é uma das obras mais lidas na realidade brasileira.
-
Salve Ouvintes! No episódio deste mês do Colunas de Hércules nós conversamos com o professor Vagner Carvalheiro sobre o que é numismática, sua importância para a formação em História Antiga, e se esse campo de estudo continua sendo relevante atualmente.
-
Salve Ouvintes! No episódio deste mês do Colunas de Hércules nós conversamos com o professor Emerson Cerdas sobre a trajetória e as obras de Xenofonte, o que podemos aprender sobre o contexto histórico do mundo mediterrânico em seu tempo e, principalmente, a importância de ainda visitar esta fonte nos dias atuais.
-
Salve Ouvintes! No episódio deste mês nós conversamos novamente com o professor Fábio Morales, desta vez sobre o Helenismo e a sua relação com a expansão promovida por Alexandre, o Grande. Debatemos os limites deste conceito, sua origem historiográfica e, por fim, propomos novas abordagens para compreender melhor esse período e as suas implicações históricas.
-
Salve ouvintes! No episódio deste mês do Colunas de Hercules nós conversamos sobre um dos principais escritores da antiguidade, Luciano de Samósata, e seus diversos trabalhos. Para construir esse perfil tão importante e o legado de seus trabalhos que chegaram a influenciar Machado de Assis e sua obra Memórias Póstumas de Brás Cubas nós conversamos com o professor Jacyntho Lins Brandão, um dos maiores especialistas em Luciano do Brasil.
-
O mundo antigo é permeado por identidades que têm sua fundamentação central em aspectos religiosos. As comunidades hebraicas têm essa característica, mas isso não significa que exista uma identidade homogênea dentro destas comunidades. No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a professora Nathália Pawlowski sobre a formação destas comunidades, como elas se percebiam e como elas se relacionavam especialmente com os Romanos que acabam por conquistar os territórios delas.
-
Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com o professor Robson Cesila, professor de Letras Latinas da USP sobre o gênero literário do epigrama e talvez seu maior representante no mundo antigo, o poeta Marcial. Falamos sobre o epigrama antes de Marcial, alguns dos principais temas que são abordadas na poesia dele, a importância de revisitar sua obra e sua influencia em autores posteriores.
-
Salve Ouvintes ! No Colunas de Hércules deste mês nós temos como objeto da conversa parte do continente Africano, que é uma região fundamental para se compreender o mundo antigo. Nós conversamos com o professor Júlio Magalhães da USP sobre algumas das dinâmicas próprias e características gerais da presença romana no norte do continente africano do século I AEC até o Século 3 DEC, assim como algumas dinâmicas internas que extrapolam esse recorte geográfico, procurando evidenciar que as relações de poder entre Roma, os reinos e culturas ali presentes vão muito além do status de dominador e dominado.
-
Salve Ouvintes ! No colunas deste mês nós conversamos novamente com o professor Breno Sebastiani sobre a obra de Tucídides "A guerra do Peloponeso", sua importância literária, historiográfica e uma breve descrição da obra. Também fazemos um pequeno debate sobre a importância da obra do Tucídides no debate sobre a questão da "verdade" e a produção metodológica histórica.
-
Salve Ouvintes ! No Colunas deste mês nós conversamos com o professor Alexandre Galvão Carvalho sobre alguns dos principais teóricos da economia antiga, começando com algumas contribuições de Marx e sua influência na obra de Weber, até passarmos por Polanyi e avançando mais. Explicamos brevemente suas respectivas metodologias e os debates centrais do século XIX até o início do XXI sobre esta área de conhecimento que é central para se analisar e tentar entender melhor o mundo antigo.
-
Os Fenícios são um povo que integram a região do Mediterrâneo, geralmente quando pensamos na antiguidade clássica nós aprendemos sobre eles pela perspectiva dos Helênicos, ou dos Romanos. No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a professora Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos sobre como abordar esse importante tema dando o devido protagonismo ao Fenícios. Sobre a questão polissêmica quando pensamos em Fenícios e outras importantes questões sobre o tema.
-
Plutarco é um dos autores mais importantes e lidos da antiguidade, sua principal obra a coleção de biografias chamada de vidas paralelas, que trás um comparativo entre personalidades do mundo helênico, com o mundo latino. Ao fazer essas comparações nós temos uma janela do tempo de Plutarco, ao mesmo tempo das idealizações de outros períodos da própria antiguidade. Além desta obra monumental Plutarco escreveu uma série de obras diversas sobre religião, filosofia e outros temas. No Colunas deste mês nós conversamos com a professora Maria Aparecida de Oliveira Silva pesquisadora do grupo Heródoto entre muitas outras titulações que aproveitou este episódio para divulgar a mais recente tradução para português da obra de Isis e Osíris.
-
O Recorte metodológico da história das mulheres, e posteriormente da perspectiva de gênero dentro da historiografia e das Ciências Humanas, é fruto de um contexto especifico das primeiras sufragistas, e do movimento feminista como um todo. As perguntas especificas destas perspectivas continuam sendo pertinentes, e podem ser aplicadas a qualquer contexto histórico. No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a doutoranda da USP/Sorbonne Anita Fattori. Nós fazemos um breve panorama sobre a formação desta metodologia, as especificidades em como utilizar essas ferramentas na antiguidade, e por fim um breve estudo de caso sobre o caso a atuação de mulheres assírias em redes de comércio.
-
A obra Histórias do Políbio, é uma das fontes mais lidas da antiguidade clássica. O objetivo central da obra como escrita pelo autor é descrever como, e através de qual sistema político os romanos conseguiram dominar a maior parte do mundo conhecido. Entretanto isso é apenas um aspecto do que nós podemos analisar através de seu trabalho: um tratado sobre a função da história, aspectos geográficos, a relação dos vencedores com os vencidos. Todos esses aspectos e muitos outros podem ser analisados nos escritos de Políbio. No episódio do Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com o professor Breno Battistin Sebastiani da USP, tradutor da mais recente edição da obra de Políbio para o português, sobre a trajetória e o legado de Políbio.
-
O fazer historiográfico é o ato de olhar, refletir e escrever a história por ela mesma. No episódio deste mês o Colunas de Hércules conversa com os professores Alexandre Galvão Carvalho e Glaydson José da Silva, organizadores do livro "Como se escreve a historia da Antiguidade: olhares sobre o antigo", onde fazemos um panorama geral sobre a importância da historiografia antiga, e as contribuições de olhares de pesquisadores latino-americanos para este importante campo de estudos, que é uma das bases da produção histórica enquanto ciência.
-
A crise do Império Romano do século III é um dos temas mais tradicionais e polêmicos quando se estuda o Império. Existem perspectivas que enxergam esse evento como definidor das bases para o que entendemos como a Idade Média, ou Antiguidade Tardia. No episódio deste mês do Colunas de Hércules nós conversamos sobre o que foi esse Império Romano no século III, o conceito de crise, e se ele pode ser aplicado ao recorte temporal do império no século III. Para isso convidamos o professor Moises Antiqueira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
-
A pólis de Esparta é um dos elementos do mundo helênico mais reconhecidos para além da área de estudo da história. Ela é referenciada dentro da cultura pop e existem menções a ela em movimentos políticos de extrema-direita dentro da atual Grécia e fora dela, como nos Estados Unidos e no Brasil. No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com Gabriel Cabral Bernardo que escreveu uma dissertação tendo como tema central da honra na sociedade espartana. Além disso, fazemos um panorama sobre a origem desta pólis, as peculiaridades e pontos em comum com o mundo helênico, assim como as principais fontes e problemáticas gerais que envolvem este tema.
-
As diversas fontes da cultura material ajudam a responder perguntas mais complexas sobre a realidade do passado e, por conta disso, a arqueologia clássica, é uma disciplina fundamental para o melhor conhecimento histórico. Entretanto ela é muito mais do que uma simples ferramenta teórica a disposição dos historiadores: ela é uma ciência própria com seus problemas e metodologias. Neste episódio do Colunas de Hércules conversamos com o professor Gilberto da Silva Francisco da UNIFESP sobre estes desafios, metodologias e caminhos desta importante disciplina no Brasil.
- Vis mere