Episoder
-
Num episódio mais curto que o normal, Marcelo, Luciana e a capitã Sybylla discutem as histórias de invasão alienígena. Porque os aliens são tão obsecados com a Terra? Descubra neste episódio mais leve do Holodeck!
-
Acompanhamos as desventuras da família Robinson e discutem a segunda temporada de Lost in Space, da Netflix.
-
Manglende episoder?
-
Retornamos às doenças da ficção científica, focando nas enfermidades de Jornada nas Estrelas.
-
Juramos que este episódio é coincidência! Foi gravado semanas antes da pandemia de covid-19. No entanto, já que temos que ficar presos em casa mesmo, vamos curtir os mundos de fantasia e ficção científica em que as doenças são curadas muito facilmente. Ou não.
-
Marcelo, Luciana e a capitã Sybylla exploram as muitas maneiras de viajar no tempo que a FC usa. É possível mudar o passado? É possível mudar... o futuro? De Exterminador do Futuro ao clássico A Máquina do Tempo, vamos explorar todos os meios de viagem no tempo.
-
Os erros que a ficção científica comete quando tenta usar ciência como parte do enredo.
-
Marcelo, Luciana e Solange exploram a intercessão entre Ficção Científica e Horror ao cobrirem Frankenstein ou o Prometeu Moderno de Mary Shelley.
-
Este episódio é um pouquinho diferente porque não temos um tema per se, mas uma coleção de notícias científicas que eu acumulei ao longo dos últimos meses do ano passado.
-
Ripley está morta. Vida longa a Ripley. Encerramos nossa jornada pela série Alien com talvez o filme mais controverso de todos.
-
Marcelo, Luciana, Sybylla e Karin exploram a geologia, as descobertas e a ficção científica da gêmea maligna do planeta Terra, Vênus! De tempestades de 300 km/h a chuvas ácidas e uma atmosfera capaz de derreter chumbo, às visões da FC de um planeta coberto pro selvas e habitadas por dinossauros.
-
Marcelo, Luciana e a capitã Sybylla revisitam o terceiro filme da série Alien. Imediatamente depois dos eventos de Alien: O Resgate, nossa heroína Ripley se vê náufraga num planeta-prisão, perseguida mais uma vez por um xenomorfo… e também com uma colônia de prisioneiros super-violentos. Três vezes o horror? Descubra a conturbada história de produção e filmagem deste filme de 1992.
-
Nos 50 anos da rebelião de Stonewall, Marcelo, Sybylla e Karin avaliam o progresso da representação LGBTQ+ na ficção científica.
-
Exploramos as principais obras da ficção científica sobre Marte, das primeiras aventuras pulp às civilizações antigas construtoras de canais, até a mais recente tendência de mandar colonos ao planeta vermelho. Dos clássicos franceses às histórias mais verossímeis dos anos 90, passando por literatura de invasão e marcianos hippies.
-
O horror continua! Ellen Ripley foi resgatada depois de permanecer em hiper-sono por 57 anos. A lua em que a Nostromo visitou agora está cheia de colonos. Desta vez, Ripley retorna a LV-426 com um destacamento de fuzileiros coloniais e poder de fogo superior. Mas será o suficiente? Descubra com Marcelo e Sybylla neste episódio sobre o filme Aliens: O Resgate!
-
Uma família de cientistas perde o rumo no espaço sideral e vai parar do outro lado da galáxia, num planeta lindo mas cheio de perigos. São perseguidos por robôs alienígenas, ameaçados por uma sociopata em seu meio... e já falei que tem um buraco negro também? Esse é «Perdidos no Espaço» da Netflix.
-
No espaço, ninguém pode ouvir você gritar. Mas com um bom par de fones de ouvido, você pode ouvir Marcelo, Sybylla e Jessica (Fright Like a Girl) discutirem o filme de 1979, «Alien: O Oitavo Passageiro»
-
Marcelo, Luciana e a capitã Sybylla discutem o que mais gostaram do filme Capitã Marvel. Marcelo aproveita para inserir algumas referências aos quadrinhos.
-
Marcelo e Sybylla estão cansados de defender o óbvio ululante frente a tantos bobos que caem em pseudo-ciência. No episódio de hoje, soltamos os cachorros nos tontos que acham que a terra é plana.
-
Unobtanium, handwavium, duranium, dilítio, naquadah, carbonita... hoje exploramos os elementos fictícios da Ficção Científica!
-
Como StarCraft, de 1998, virou o fenômeno que virou e sobreviveu ao teste do tempo, finalmente ganhando uma continuação em 2010 e uma versão remasterizada ano passado.
- Vis mere