Episoder
-
Alexandra é mãe de seis filhos e psicóloga especializada em psicologia clínica, gravidez, parentalidade e terapia familiar e conjugal. Ela revela as principais razões pelas quais tantas pessoas procuram o seu consultório: ansiedade, depressão, luto, vícios e, claro, os desafios nas relações amorosas e familiares.
Alexandra partilha segredos sobre como identificar se uma relação está em crise e oferece dicas poderosas para superar términos dolorosos. Além disso, explora as raízes mais comuns das crises em casamentos e namoros, explicando porque tantos casais entram em "piloto automático" e se esquecem de cuidar da intimidade emocional e sexual.
Neste episódio, descobrimos porque o amor é muito mais do que um simples sentimento: é uma escolha que deve ser renovada todos os dias. Queres saber como manter a chama acesa e garantir que o casamento dure para sempre?
-
A gravação da 25ª conferência do Lado a Lado (15/12/2021)!
Numa família de 8 irmãos muita coisa acontece e há sempre gente a entrar e a sair pela porta de casa. A Leonor, a número 5, tinha o sonho de voltar às aulas de guitarra, mas não tinha professor, ao que a Joana a 3ª, respondeu ter um amigo que é um grande guitarrista e que por acaso dá aulas. Uns dias mais tarde, a Mafalda, a 6ª, recebe uma chamada da Joana: "Mufa, rápido, prepara um lanche, vai chegar o Vasco e estou atrasada. Recebe-o bem!". Toca a campainha e a Mafalda abre pela primeira vez a porta ao Vasco, um tipo moreno de olhos azuis, de guitarra às costas, e muito bem educado. Foi tudo o que a Mafalda conseguiu perceber nos poucos dedos de conversa que teve de travar com o seu convidado, muito envergonhada, enquanto a sua aluna não chegava.
Assim se conheceram, com 14 e 20 anos. A partir desse dia foram dois anos de porta sempre aberta para o Vasco, que já não era só professor, mas um irmão e um filho para todos - menos para uma. E cada vez que saía pela porta, eram 7 irmãos e 2 pais a comentar o romance do Vasco e da Mafalda, os dois músicos da família.
-
Manglende episoder?
-
A gravação da 24ª conferência Lado a Lado (29/11/2022)!
Foi numa passagem de ano, de 2015 para 2016, que a Isabel e o Rúben se conheceram, através de um amigo comum. Ambos cativados por música e por longas e profundas discussões sobre a Família, a Vida e a Humanidade, cedo cativaram a atenção um do outro, tanto que não demorou até combinarem encontros futuros, sob o pretexto de "preparar canções de Madredeus". E assim nasceu um namoro que, apesar da distância que os separava - uma vez que a Isabel trabalhava em Lisboa e o Rúben em Coimbra -, levou a que finalmente fundassem, a sua família, há cerca de dois meses, certos de que abraçavam "o caminho que Deus lhes confiava, propondo ser sinal d'Ele no mundo, por intermédio do amor dos dois".
-
A gravação da 21ª conferência (18/10/2022)!
Foi em 2014 que a Jéssica e o Manuel começaram a namorar depois de se terem conhecido enquanto a Jéssica trabalhava na loja de uma tia do Manuel.
Curiosamente, esta relação parecia ir acabar antes de começar, uma vez que a Jéssica não queria namorar com alguém mais novo e que estudasse na Católica, nem o Manuel queria namorar com alguém que frequentasse o clube juvenil Darca. Apesar de tudo, estes requisitos não foram suficientes para impedir que se apaixonassem e casassem em 2019.
-
A gravação da 23ª conferência Lado a Lado(15/11/2021)! (A 22ª não foi gravada)
A história da Sónia e do João está marcada desde o início pelo desejo de servir. Conheceram-se ao animar a
pastoral juvenil da unidade a que pertenciam e, mais tarde, apaixonaram- se quando faziam voluntariado no mesmo lar de idosos, sinal de que iriam viver juntos até serem velhinhos.
Depois de um ano de namoro, deram o passo seguinte para um casamento que já dura há 11 anos!
-
A gravação da 20ª conferência (21/07/2022)!
O Tiago e a Manuela conheceram-se num campo de férias, mas só começaram a namorar na faculdade. Após 6 anos de namoro, lá se casaram e assim continuam há 35 anos. Embora sejam muito diferentes, as bases da sua relação são a partilha da mesma fé e dos mesmos valores. Acreditam que o amor que os une é agora mais intenso do que no início, por se manterem fiéis a ele, apesar das provações da vida. Desde o casamento que aspiravam a uma santificação mútua e, se lhes fosse permitido, a construção de uma grande família, desejo esse que é hoje visível nos seus 6 filhos e 5 netos.
-
A gravação da 19ª conferência Lado a Lado (21/06/2021)!
A Madalena e o João conheceram-se com 12 anos num encontro de famílias, apesar de um ser de Braga e o outro de Lisboa. Foi tal a brincadeira pegada das escondidas e das apanhadas que, entretanto, já estão casados há 14 anos.
-
A gravação da 17ª conferência Lado a Lado (3/05/2021)!
A Maria e o Aires conheceram-se em 2016, numa peregrinação a Fátima, na qual ele fazia parte da organização. O encanto que o Aires sentiu, durante esses dias, foi tal que, no último dia, decidiu oferecer-lhe uma flor e, assim, começaram a falar. Um mês depois, começaram um namoro que se estendeu por quatro anos e, apesar de todas as peripécias que a COVID trouxe na preparação de um casamento, como, por exemplo, ficarem sem o espaço para a festa a um mês do casamento – o que só fortaleceu o amor dos dois –, casaram, em agosto de 2020.
-
A gravação da 16ª conferência Lado a Lado (12/04/2021)!
O Niall, irlandês e a Teresa, portuguesa, encontraram-se na Alemanha em 1992, como estudantes de Erasmus. Um semestre foi o suficiente para decidirem casar, mas os estudos ainda continuaram por mais algum tempo, nos respetivos países. Namoraram dois anos à distância, com cartas em papel diárias e visitas regulares nas férias. E mesmo sem Skype, Zoom ou telemóvel, o namoro deu certo! O Niall veio para Portugal em 1995 e casaram no ano seguinte. Têm oito filhos, entre os 2 e 22 anos, mas o terceiro já vive no Céu. Ao serão, quando se juntam para rezar, tocam guitarras, cajon, bandolim e flauta transversal e fazem muito barulho! A Família Power é fundadora do Movimento Famílias de Caná, e tem percorrido o país a testemunhar a alegria da vocação familiar.
-
A gravação da 15ª conferência Lado a Lado (29/03/2021)!
Os amigos em comum levaram a que a Teresa e o Manuel se conhecessem num jantar de aniversário, quando ambos ainda estavam no 12º ano. Começaram a namorar em 2013, namoro esse que, apesar das dificuldades de todo um ano à distância, os levou a casar alguns anos depois.
A música tem estado presente em toda a sua relação, tanto que cantam juntos no mesmo coro, tocam os dois instrumentos e o Manuel já dava concertos antes de conhecer a Teresa.
Atualmente, estão quase a celebrar o segundo aniversário juntos, na companhia de um filho de 10 meses.
-
A gravação da 13ª conferência Lado a Lado!
A Carlota e o Miguel conheceram-se em 1984 e começaram a namorar três anos depois, acabando por casar em 1992. Eram os mais novos de duas famílias, bem assentes na Fé, que se cruzaram nas amizades de irmãos mais velhos no CUMN, em Coimbra. Em quase 30 anos de casamento, tiveram 3 rapazes, em dois anos, e, depois, numa cadência suave, de quatro em quatro anos, 3 meninas. Mas o número de festas de aniversário não é um grande problema sendo que os rapazes fazem todos anos no mesmo dia e uma das meninas faz anos no dia de Natal.
-
A gravação da 12ª conferência Lado a Lado!
A Catarina e o Diogo conheceram-se em 2011, em Coimbra, e, depois de muitas horas de estudo juntos, começaram a namorar no fim de 2012. Embora tenham um caráter bastante diferente um do outro, os interesses em comum são imensos, como a música, os vários meios da espiritualidade inaciana, entre outros, ao ponto de ambos terem mudado de curso para Direito - a Catarina estudava Farmácia Biomédica e o Diogo estudava Medicina! Casados desde 2017, têm um rebento de 8 meses.
-
A gravação da 11ª conferência Lado a Lado!
Antes do Paulo e a Ana se apaixonarem, ambos eram apaixonados pela música. Conheceram-se num grupo musical, onde cantavam juntos em eventos do Movimento dos Focolares. Começaram a namorar, mesmo sabendo que passado 1 mês a Ana iria de Erasmus. Ao casarem, em 2019, quiseram convidar a família e amigos a fazerem parte da sua vida juntos, oferecendo como lembrança uma cápsula de café e um convite para um lanche na sua nova casa.
-
A gravação da 10ª conferência Lado a Lado!
A Cecília e o João conheceram-se em 2013 e rapidamente perceberam que partilhavam interesses e valores, como a música e a família. Essa partilha continuou durante o namoro e depois no casamento, ao ponto do João ter aprendido a ler partituras para se integrar no coro da família da Cecília. Casaram-se em 2016 e têm dois filhos. Para eles, conciliar as exigências da profissão médica com os cuidados da família é um verdadeiro trabalho em equipa.
-
A gravação da 9ª conferência Lado a Lado!
Apesar da Cláudia e do Fernando terem participado em muitos eventos comuns, andaram desencontrados durante uns anos até se conhecerem na preparação de um campo de férias. Sendo ambos desportistas e com objetivos comuns, correram em direção à meta, casanto-se em 2012.
-
A gravação da 8ª conferência Lado a Lado!
A Mariana e o Frederico conheceram-se na Missão País, em 2014. Apesar de gostarem muito de jogos de tabuleiro, ao ponto de ser esse o tema das mesas do casamento, eles sabiam que o passo que estavam a dar não era uma brincadeira. Por isso, a mesa dos noivos chamava-se "Isto não é um jogo"!
-
A gravação da 7ª conferência Lado a Lado!
A Dita e o Francisco conheceram-se na Páscoa de 2017 mas só 7 meses depois é que começaram a falar mais regularmente. A conversa foi tão agradável que, passados 2 anos, depois de uma longa peregrinação a Fátima, entre pernas cansadas e roupas sujas, perante Nossa Senhora, o Francisco pediu a Dita em casamento. E, mesmo com confinamentos e pandemias, casaram a 16 de Julho de 2020.
-
A gravação da 6ª conferência Lado a Lado!(5 de outubro de 2020) A Catarina está a iniciar o doutoramento em Biologia Computacional e o Domício o mestrado em Engenharia Informática. Conheceram-se em 2017, na Bênção do Caloiro e deram-se tão bem que acabaram por casar há 2 meses, com 23 anos.
-
A Inês e o Francisco são pais de 8 filhos. Conheceram-se numa CVX em 2002 e no aniversário do 6º mês de namoro, o Francisco fez o pedido. A Inês não acreditou à primeira sendo que o anel foi determinante para o levar a sério. Convencida ou não, acabaram por casar no dia 8 de dezembro de 2003.
-
A Fátima e o Henrique conheceram-se nos anos 60, casaram em 1971 e têm 7 filhos e 16 netos. Apesar de se terem conhecido num chá dançante da Escola Naval, só 5 anos depois é que o Henrique se lembrou de convidar a Fátima para um cinema. Já não bastava ter de fazer o convite através de uma amiga, como ainda teve de aturar o casal que foi com a Fátima porque a mãe não a deixava sair sozinha com um rapaz.
- Vis mere