Episoder
-
África do Sul, India e Sri Lanka. Para relembrar que não vivemos só de teoria, esse episódio vem como uma narrativa da viagem mais recente da Nati (uma de nossas hosts do podcast). Ela passou por esses três diferentes países nos últimos dois meses. E com toda bagagem intelectual que carrega, compartilhou aqui conosco seu ponto de vista sobre as experiências vividas. Parte desse episódio também foi salvo como Live no Instagram do Mente Forasteira voltado à profissionais da psicologia @psimenteforasteira
-
Desde um escorregão na neve ao descobrimento de uma hemorroida, desgraça boa é aquela que depois que passa a gente pode rir. Segundo uma de nossas convidadas (Talita Marques) a última semana do ano trás a força de Belchior que em sua poética expressão musical nos lembra "ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro". Nesse episódio, eu (Natalia Dalpiaz), minha colega Gabi Ribeiro e nossas convidadas imigrantes (Cristina Kfuri e Talita Marques) dividímos com vocês pautas e risadas interessantes para finalizarmos esse ano utilizando de muito bom humor.
-
Manglende episoder?
-
Falar de brasilidade é como declamar uma poesia. É um tópico que toca na nossa alma, pois a brasilidade colore a nossa identidade nas mais diversas camadas do nosso ser. Ela faz a gente se sentir pertencente e nos une, de alguma forma, a nossa nação. E, também, nos diferencia de outras culturas e faz a gente sentir saudade do Brasil e dos nossos quando estamos em outros recantos do mundo. De que formas você expressa a sua brasilidade? Você já sofreu por não poder expressá-la? Nesse episódio tivemos um bate-papo gostoso sobre isso. Vem com a gente!
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
-
"Imigrantes enfrentam terrível falta de humanidade” essa fala recente do papa em um evento ganhou nossa atenção. É triste reconhecer certos acontecimentos desumanos que pairam em nossa civilização ainda nesse século, onde esperávamos ter "evoluído"nesse aspecto, não?! Como nossas reflexões não costumam ser guardadas só para a gente, trouxemos alguns pontos delas, acrescidas de nosso conhecimento em intercultura, para dividir com vocês. Como a competência intercultural pode contribuir nos fluxos migratórios atuais?
Partilhem com a gente seus pensamentos sobre isso.
-
Sabem que somos entusiasta da vida no exterior (e de tantas possibilidades de desenvolvimento a partir dela). Porém isso não quer dizer que não somos realistas. E está aí um assunto que nos dói o coração (e nos deixa muita incomodadas como verão ao longo do episódio), mas que faz parte de um lado, lamentável, da experiência que muitos terão no exterior. De onde surge a manifestação de comportamentos racistas e xenofóbicos? Como isso repercute na vida do imigrante e de que forma podemos estar nos trabalhando em relação a isso? Acompanha a gente nesse episódio.
-
Queremos validação, confirmação na ciência e orientação. É humano isso... lidamos com o medo desde a nossa origem. Quanto mais assertivos somos, menor o risco de imprevisibilidade. Mas viver algo novo, se propor a experimentar o desconhecido é se permitir ser errante na vida. E talvez, só talvez, não seja tão apavorante assim se você confiar na sua capacidade de explorar o desconhecido. Sair do detalhe e olhar o todo. O episódio de hoje está bem existencialista e filosófico, como a vida na estrada. Ah, esse episódio contem novidades. Vem com a gente...
-
A arte de dar novos significados. A palavra ressignificar pode aparecer nas falas comuns de algumas pessoas e até mesmo como conselhos clichês vindo de amigos bem intencionadas. Na prática, um pouco mais difícil do que parece. Mas por que essa pode ser uma estratégia saudável e eficiente para a sua saúde mental?
Nesse episódio abortamos a relevância dessa temática para lidar com eventos de fim de ano, pensar sobre o ano que está por vir e demais movimentos relevantes na vida de quem vive no exterior.
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast
Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline
-
Sentir-se uma fraude, autossabotagem, pensamentos autodepreciativos e sensação de insuficiência ou incompetência: esses são alguns dos sinais de uma pessoa que sofre da Síndrome do Impostor. Um padrão de crença e comportamento que gera muito sofrimento e que acomete muitas pessoas, principalmente no ambiente de trabalho. E como isso se manifesta nos brasileiros que vivem e trabalham em outros países e contextos culturais? Como superar e reconhecer o seu verdadeiro potencial para ter uma vida mais confiante e leve? Embarca com a gente nesse episódio que você vai encontrar ideias que chegarão a você como um abraço e um impulso carinhoso.
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
-
Algumas pessoas escolhem viajar como um ato de autonomia, alguns pais enviam os filhos para o intercâmbio "para aprenderem a se virar", alguns adultos se distanciam da família por sentirem que não conseguem assumir quem são verdadeiramente no meio dela. O ato de distanciar-se do ninho é um convite a identificação de como o individuo se reconhece, não mais aos olhos da família.. mas aos olhos do mundo. E esse movimento pode ser importantíssimo para que a pessoa se diferencie dos sistemas nos quais estava envolvido. Mas se emancipar fisicamente consiste em se individuar emocionalmente? Como acontece esse processo e de que forma pode impactar a relação com a família? Identificou-se? Vem com a gente nesse bate papo.
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast
Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline
-
Tem casais que se conhecem online, outros se conhecem durante uma viagem, outros tem estilos de vida diferente e ainda tem aqueles que a vida foi oferecendo novas oportunidades. O que eles podem ter em comum? A necessidade de se adaptar à distância. Inspiradas por histórias de clientes que acompanhamos (e também por nossas histórias pessoais) eu - Natalia Dalpiaz - e minha colega e amiga - Gabriella Ribeiro - falamos sobre as possibilidades de se manter um relacionamento à distância. Para você, funciona ou não funciona? Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast Natalia Dalpiaz: @psicopromundo Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline
-
A depressão é um quadro de saúde mental complexo que envolve sofrimento para a pessoa mesmo quando ela está perto da sua rede de apoio e se torna ainda mais desafiante quando no exterior. Ser estrangeiro em terras distantes do seus país e enfrentar um adoecimento mental e emocional em um contexto social e cultural diferente, pode levar ao agravamento do quadro e dificultar a busca por um tratamento adequado. Se você é brasileirx, está no exterior e está passando por alguma dificuldade, não deixe de pedir apoio. Podem sempre nos chamar em nossos perfis que teremos o prazer em orientar no que for preciso. Abaixo seguem os links para ter acesso a ajuda ao redor do mundo no caso de crises de suicídio. Contem com a gente.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_suicide_crisis_lines
https://faq.whatsapp.com/3243110509092762/?locale=pt_BR
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline Natalia Dalpiaz: @psicopromundo -
Estamos de volta aos nossos bate-papos que tanto amamos! Voltamos do nosso intervalo com tantas saudades, histórias e reflexões para compartilhar que esse é um dos episódios mais longos que já gravamos :) Escolhemos conversar com vocês sobre a RESILIÊNCIA, um recurso tão valioso e que faz toda a diferença na qualidade das nossas experiências pelo mundo - e pela vida. Afinal, faz parte de qualquer jornada lidar com imprevistos, mudanças de rotas e desconfortos que nos tiram das zonas conhecidas, mas nos capacitam tanto. Welcome back, gente boa! Vamos seguir viagem juntos.
-
Quebrar paradigma, mudar visão de mundo, perceber que as coisas podem ser bem diferentes... esse costuma ser o convite quando saímos de nossa bolha. Algumas culturas vão só colocar imagens reais naquilo que já avistamos em filmes ou imaginamos através de uma leitura, mas e quando essa cultura traz novos elementos bem diferentes dos quais estamos acostumados ou até mesmo esperamos? Destinos diferentões trazem essa reflexão no combo. Como turista, como nômade, como podemos viver e nos adaptar a essa experiência. Ficou curioso(a)? Vem viajar com a gente.
-
Trabalho online somado a viagens pelo mundo e encontro com outras culturas é uma ideia maravilhosa que muitas pessoas sonham, algumas idealizam e outras realizam através do nomadismo digital. A jornada parece encantadora, mas não é para todos. A nossa querida co-host do padcast Nati Dalpiaz é uma das pessoas que vive esse estilo de vida e, nesse episódio, dividiu conosco as suas motivações, desafios e reflexões sobre a sua jornada como psicóloga, empreendedora e viajante. Entrevistada: Natalia Dalpiaz: @psicopromundo, Entrevistadora: Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline
-
Quem nos acompanha por aqui já conhece diferentes versões da Gabi (co-host desse Podcast). Natural de Itaqui, no RS, a Gabi já viajou por diferentes lugares desse mundo, e atualmente vive na Inglaterra. Ela já tinha estado nesse país em diferentes momentos (em outras propostas de viagem) e nesse episódio ela vem como entrevistada para dividir com a gente, mais especificamente, sua história como imigrante. Entrevistada: Gabriella Ribero @interculturandoonline Entrevistadora: Natalia Dalpiaz @psicopromundo
-
Estar longe do próprio país em tempos de crise e de instabilidade global pode ser assustador e muito desafiante para os brasileiros. Situações como a pandemia, guerra da Ukrania ou atentados terroristas, são situações que estao totalmente fora do nosso controle, e que geram insegurança emocional, economica e social.
Esses momentos não apenas podem despertar medo naturalmente justificado pelo que essas crises representam, mas também é natural experimentar a sensação de impotência. Assim como a vulnerabilidade pode aumentar, a qualidade dos pensamentos diminuir e desestruturar a saude física. Como podemos manter a saúde mental e o equilíbrio emocional nesses momentos? Vem pensar com a gente.
Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline Natalia Dalpiaz: @psicopromundo -
Sabe aquela sensação de inferioridade que afeta alguns brasileiros em seus processos de interação com pessoas de outras culturas? Ela pode despertar desde algumas dificuldades de adaptação até impactos mais severos à experiência. O dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues criou uma denominação para essa sensação: sindrome ou complexo do vira-lata. Sendo esse um assunto recorrente em nossa prática profissional (assim como em nossas vivências pelo mundo) eu, Natalia, e a Gabi achamos de grande relevância explorar esse assunto e suas repercussões aqui com vocês.
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast
Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline
-
Como é bom a gente ter pessoas bacanas na nossa vida e poder chamá-las de “amigaaaa!”, ou “my friend!”, não é mesmo? Aqui está um episódio para celebrarmos a AMIZADE, esse sentimento de grande afeição e apreço, que é construindo e cultivado através do relacionamento entre pessoas que tem afeto, familiaridade, amor, admiração, lealdade e um tanto de outras coisas boas que enchem a nossa vida de sentido. E como a nossa mente é forasteira, adicionamos um tempero ai nesse pacote: a INTERCULTURA. Falamos sobre alguns pontos chaves e inevitáveis das amizades interculturais, que além de carinho e cumplicidade, pode desafiar com diferenças, estranhamentos e, até mesmo, desconforto.
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
-
Iniciamos a nova temporada do Mente Forasteira com um convidado muito especial. Calma, não é bem uma entrevista (bem que gostaríamos), mas Jorge Drexler compartilha sua visão de mundo tão ricamente através da música, que é como se tivéssemos ele conversando com a gente. Vem aqui escutar, se encantar e viajar sobre nossas origens, movimentos migratórios e identidade cultural.
Músicas de Jorge Drexler no episódio: Movimiento/ Milonga del moro judío
TED Talk citado: https://www.ted.com/talks/jorge_drexler_poetry_music_and_identity
Podcast Mente Forasteira: @menteforasteirapodcast
Natalia Dalpiaz: @psicopromundo
Gabriella Ribeiro: @interculturandoonline -
Vamos continuar as nossas reflexões sobre fazer mestrado ou pós-graduação no exterior? Nesse episódio, o bate-papo é com a Andrea Tissenbaum, que nos trouxe a visão de uma especialista em educação internacional, que viajou o mundo conhecendo universidades, estabelecendo convênios e intercâmbios. Falamos sobre o que é importante fazer para ingressar em um programa no exterior, quais os passos e os grandes ganhos conquistados com essas experiências. A Andrea fez sua pós-graduação na California School of Professional Psychology, San Diego – EUA onde viveu e trabalhou por seis anos. Como consultora, orienta jovens e adultos de todo o Brasil que buscam oportunidades para estudar no exterior e publica semanalmente matérias sobre estudar fora do Brasil na página do Blog da Tissen no Estadão digital.
Entrevistadora: Gabriella Ribeiro @interculturandoonline
Entrevistada: Andrea Tissen @tissenglobal - Vis mere