Episoder
-
No último episódio da segunda temporada do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), os apresentadores Lívia e Franco convidam o Professor Doutor Rui Luis Rodrigues, coordenador do Modernitas, para falar sobre seus temas de pesquisa, assim como sobre o ser historiador no século XXI diante dos desafios dos avanços das extremas direitas, as políticas de morte e os ataques às universidades.
Apresentação: Lívia Torquetti e Franco Biondi
Convidado: Prof. Dr. Rui Luis Rodrigues
-
No décimo episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), nossos apresentadores Lívia e Franco recebem o mestrando Ronaldo dos Santos, também integrante do Modernitas, para falar sobre a sua pesquisa intitulada “A Revolução Libertina: Sade. Atuação política e crítica ao Governo Revolucionário (1792-1795)”. Nesse episódio, Ronaldo nos conta um pouco sobre o marquês de Sade, assim como sobre seus textos, como por exemplo, A Filosofia na Alcova. Ronaldo também fala sobre o papel do historiador, nos explica sua pesquisa e seu trabalho com as fontes.
Apresentação: Lívia Torquetti e Franco Biondi
Convidado: Ronaldo Francisco dos Santos Junior
-
Manglende episoder?
-
No nono episódio do podcast do Modernitas (o Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), abordamos a temática da revolução francesa. Os apresentadores Lívia e Franco conversaram com o mestrando Ronaldo dos Santos sobre o processo de descristianização ocorrido na França entre 1793 e 1794. Ronaldo procurou mostrar como foram as relações entre Estado francês e Igreja Católica no momento de maior radicalização da Revolução Francesa.
Apresentação: Lívia Torquetti e Franco Biondi
Convidado: Ronaldo Francisco dos Santos Junior
-
No oitavo episódio do podcast do Modernitas (o Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), Nara e Vitor recebem a doutoranda Marcela D’Elia, nossa colega de grupo de pesquisa, para discutir sua pesquisa de mestrado que tem como título “Bruxaria em Aberdeen no Ano de 1597: um estudo analítico de suas causas, sistema de crença, fatores externos e personagens”. Aqui, os temas debatidos foram processos contra o então crime de bruxaria na cidade de Aberdeen, Escócia, os modos que tais fontes foram analisadas além de alguns desafios e emoções de se pesquisar tal tema.
Apresentação: Nara Witzler e Vitor Menini.
Convidado: Marcela D’Elia
-
No sétimo episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), o tema discutido é jurisdição e bruxaria na Escócia moderna. Nara e Vitor conversaram com a doutoranda Marcela D’Elia sobre as leis e procedimentos que faziam possíveis as acusações e condenações pelo crime de bruxaria na Escócia da Primeira Modernidade, além de nos contar alguns casos curiosos.
Apresentação: Nara Witzler e Vitor Menini.
Convidado: Marcela D’Elia
-
No sexto episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), Andrezza e Vitor conversam com a doutora Caroline Garcia Mendes, integrante do nosso núcleo de pesquisa, sobre a circulação de notícias impressas sobre a Guerra de Restauração (1640-1668). Além disso, Caroline explora a definição de cultura escrita e sua conexão com a cultura oral, a relação entre manuscritos e documentos impressos, o impacto da invenção da prensa, entre outros temas.
Apresentação: Andrezza Canova e Vitor Menini.
Convidado: Caroline Garcia Mendes
-
No quinto episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), Andrezza e Vitor conversam com a doutora Caroline Garcia Mendes sobre a sua pesquisa acerca da circulação e da produção de cultura escrita na Península Ibérica durante a Primeira Modernidade, mais especificamente no período da Restauração Portuguesa (1640-1668). Ela explora os diferentes tipos de fontes, como os periódicos e as relações de sucesso, que veicularam notícias durante o período, além de dividir suas experiências no arquivo e na sala de aula.
Apresentação: Andrezza Canova e Vitor Menini.
Convidado: Caroline Garcia Mendes
-
No quarto episódio da segunda temporada do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), contamos com a nossa segunda entrevista. Nela, nossos apresentadores Nara e Vitor recebem o mestrando João Melato, também integrante do Modernitas, para conversar sobre sua pesquisa intitulada “Nas Trincheiras da Opinião: a representação da guerra nas cartas de um senhor holandês de 1744 a 1747”. Mais especificamente, debatemos a respeito das fontes, habilidades e desafios de se estudar documentos produzidos durante a guerra.
Apresentação: Nara Witzler e Vitor Menini.
Convidado: João Gilberto Walmsley Melato
-
No terceiro episódio do podcast do Modernitas (o Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), os apresentadores Nara e Vítor recebem o também integrante do Modernitas João Melato. Nessa conversa, o nosso convidado discutiu sobre o conceito de “tolerância” - em especial quando aplicada ao que hoje chamamos de “tolerância religiosa” - e qual era o seu significado e seus usos práticos durante a Idade Moderna.
Apresentação: Nara Witzler e Vitor Menini.
Convidado: João Gilberto Walmsley Melato
-
No segundo episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp) contamos com a nossa primeira entrevista. Nossa convidada é a doutoranda em História Cultural Lívia Guimarães Torquetti dos Santos, especialista em bruxaria e demonologia moderna. A partir das perguntas feitas pelos apresentadores Nara e Andrezza, Lívia falou sobre as origens e os temas envolvendo sua tese, intitulada “A demonologia e a narrativa do intruso: do De la démonomanie des sorciers ao Tableau de l’inconstance des mauvaises anges et démons, a França e suas ficções diabólicas (1580-1613)"”. Aqui, os principais temas debatidos são as narrativas dos eruditos modernos que estruturaram o construto do sabá.
Apresentação: Andrezza Canova e Nara B. Witzler.
Convidado: Lívia Guimarães Torquetti dos Santos
-
No primeiro episódio da segunda temporada do podcast do Modernitas, um projeto do Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp, temos um interessante debate temático sobre as narrativas de sabá encontradas nos tratados demonológicos dos séculos XVI e XVII. Para nos ajudar nesse bate-papo, nossas apresentadoras Andrezza e Nara recebem a pesquisadora e colega do Modernitas, Lívia Torquetti. Lívia é doutoranda em História Cultural pela Unicamp e está finalizando sua tese: "A demonologia e a narrativa do intruso: do De la démonomanie des sorciers ao Tableau de l’inconstance des mauvaises anges et démons, a França e suas ficções diabólicas (1580-1613)".
Apresentação: Nara Witzler e Andrezza Canova.
Convidado: Lívia Guimarães Torquetti dos Santos
-
No último episódio da primeira temporada do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), os apresentadores Nara e Franco recebem o doutorando Vítor Menini, que conversou com a gente sobre a sua pesquisa de mestrado intitulada “Lapônia: A Legitimação do Estado Sueco na Obra de Johannes Scheferus de 1648 a 1673”. Neste, Vitor nos ajuda a entender as relações entre a obra de Scheferus e a construção do Estado Sueco, além dos desafios de se estudar esse tema.
Apresentação: Nara Witzler e Franco Biondi
Convidado: Vítor Menini
-
No penúltimo episódio da primeira temporada do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), os apresentadores Nara e Rafael discutem com o pesquisador e doutorando Vitor Menini, integrante do Modernitas, os usos do RPG (role-play game) na sala de aula. Isto porque circunstâncias nas quais jogadores assumem o papel de personagens principais dentro de mundos fictícios ou históricos funcionam como um considerável método de aprendizagem.
Apresentação: Nara Witzler, Rafael Edmundo
Convidado: Vitor Menini
-
No décimo episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), nossos apresentadores Nara e Rafael recebem a mestranda Andrezza Canova, também integrante do Modernitas, cuja pesquisa foi intitulada: "As contradições da sociedade piedosa: feitiçaria escocesa e reforma calvinista". Nesse episódio, Andrezza nos explica um pouco sobre sua pesquisa, principalmente no que diz respeito a algumas práticas de feitiçaria. Mais especificamente, o uso de bonecos de cera, que eram utilizados para causar infortúnios a quem se queria o mal, e amuletos de proteção contra fadas e elfos (chamados pelos agentes históricos de elfshots). Estas duas práticas foram características da Escócia durante a Primeira Modernidade e, frequentemente, foi interpretada na chave a bruxaria. Como consequência, as praticantes de tais rituais foram perseguidas pela agenda reformadora Calvinista, a qual via, na feitiçaria, um entrave a seus propósitos.
Apresentação: Nara Witzler e Rafael Edmundo
Convidado: Andrezza Canova
-
No nono episódio do podcast do Modernitas (o Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), abordamos a temática das fadas. Esses seres, que fazem parte do nosso imaginário e que geralmente estão relacionados a histórias infantis, nem sempre foram considerados tão doces e gentis. Os apresentadores Lívia e Rafael conversaram com a pesquisadora de mestrado Andrezza Canova para nos ajudar a entender um pouco sobre como essas criaturas eram interpretadas, em uma dinâmica de respeito e temor, durante o Medievo e a Idade Moderna.
Apresentação: Lívia Torquetti e Rafael Edmundo
Convidado: Andrezza Canova
-
No oitavo episódio do podcast do Modernitas (o Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), Lívia e Rafael recebem a mestranda Thaíse Pavani, nossa colega de grupo de pesquisa para discutir sua pesquisa que tem como título “A Morte na História: O Bem Morrer durante a Idade Moderna”. Mais especificamente, ela nos explica como chegou a esse tema, como historiadora, e o que significava, para os agentes históricos, entender e esquematizar a morte.
Apresentação: Lívia Torquetti e Rafael Edmundo
Convidado: Thaíse Colletti Pavani
-
No sétimo episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), o tema discutido é o da morte. Franco e Rafael conversaram com a pesquisadora Thaíse Pavani para nos ajudar a entender como a Primeira Modernidade encarava e entendia a morte, um ritual de passagem coberto por simbolismos e cuidados. Estes, por sua vez, deveriam ser seguidos de maneira cuidadosa para que a transposição deste plano para um outro ocorresse da maneira mais ordenada possível.
Apresentação: Franco Biondi, Rafael Edmundo
Convidado: Thaíse Colletti Pavani
-
No sexto episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), nossa convidada é a doutoranda Nara Witzler, integrante do nosso núcleo de pesquisa. Lívia e Rafael conversam com a Nara sobre sua pesquisa de mestrado intitulada “O Feminino pelos Olhos de Demonólogos Espanhóis dos Séculos XVI e XVII”, defendida em 2020. Mais especificamente, nossa convidada nos explica um pouco sobre como foi estudar alguns dos principais tratados demonológicos e comportamentais da Espanha dos séculos XVI e XVII.
Apresentação: Lívia Torquetti e Rafael Edmundo
Convidado: Nara Witzler
-
No quinto episódio do podcast do Modernitas ( Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), Lívia, Nara e Rafael discutem sobre o funcionamento, os métodos de atuação e alguns estereótipos existentes em torno de uma das instituições mais famosas do período moderno: a Inquisição Espanhola.
Apresentação: Lívia Torquetti, Rafael Edmundo.
Convidado: Nara Witzler
-
No quarto episódio do podcast do Modernitas (Núcleo de Estudos em História Moderna do IFCH/Unicamp), contamos com a nossa segunda entrevista. Nela, nossos apresentadores Lívia e Rafael recebem o mestrando Franco Biondi, também integrante do Modernitas, para conversar sobre sua pesquisa intitulada “Traduzindo a Devotio Moderna”. Mais especificamente, debatemos a respeito dos desafios presentes no estudo do livro “Imitação de Cristo” e de seu contexto, a “Devoção Moderna”, expressões das transformações religiosas que marcaram os primeiros séculos do período moderno.
Apresentação: Lívia Torquetti e Rafael Edmundo
Convidado: Franco Biondi
- Vis mere