Episoder
-
Mais uma vez na sala de aula, agora acompanhados com colegas do Rio de Janeiro.
Na pauta, como a greve da rede estadual está sendo construída. Diego Marinho e João Cabrera apresentaram as estratégias de ação, o quadro que levou ao chamado de greve e quais são as perspectivas de luta. -
Mais uma vez na sala de aula e com a presença da pesquisadora Letícia Oliveira. Ela desenvolve há mais de uma década o monitoramento da movimentação de grupos de extrema direita na internet e nesta edição explicou nas redes abertas, o aliciamento dos jovens nesse grupos fomenta o ódio às escolas, explora sentimentos misóginos e alimenta o revanchismo contra ações identitárias.
Um programa fundamental para a discussão nas escolas.
>LINKS
Guia de segurança (CNPE): https://campanha.org.br/noticias/2023/04/25/campanha-lanca-guia-sobre-prevencao-e-resposta-a-violencia-as-escolas/
Relatório Violência nas escolas: https://campanha.org.br/acervo/relatorio-ao-governo-de-transicao-o-ultraconservadorismo-e-extremismo-de-direita-entre-adolescentes-e-jovens-no-brasil-ataques-as-instituicoes-de-ensino-e-alternativas-para-a-acao-governamental/ -
Manglende episoder?
-
Voltando de um longo hiato e mergulhando nesse tema, infelizmente, atual. Recebemos a pesquisadora Marian Dias, que a partir de seus estudos sobre bullying, educação inclusiva e a escola pública, aprofundou a conversa para além dos clichês que buscam simplificar as causas sociais dos constantes ataques nas escolas (e às escolas).
-
Olá ouvintes, estamos de volta, quem é vivo sempre aparece, não é?
Este é um canal independente no qual procuramos dar voz ao professorado. Por isso, diante da rotina e obrigações, somos forçados a dar um tempo nas gravações. Mas aqui estamos com um episódio novinho, para matar a saudade.
Felipe Trafa conduziu a conversa com membros da chapa de oposição nas eleições do SINPRO/SP - o sindicato que representa os professores da rede privada paulista.
A chapa busca colocar novamente esta organização no caminho da luta e representação real das necessidades da categoria.
Bora conferir sua ideias? -
Os estudantes paranaenses estão em luta contra as reformas no Ensino Médio, algo que não é simples, contra adversários que não jogam limpo e que estão alinhados com instituições de poder, em todas as frentes.
No intuito de dar voz ao movimento, contamos com a presença de Eli Ferreira, mãe e uma das figuras importante em Francisco Beltrão-PR, além dos representantes sindicais Luiz e Walkiria, da APP.
Instagram dos estudantes do Colégio Mario de Andrade, de Francisco Beltrão-PR: https://www.instagram.com/naoas_aulaseadunicesumarfb/
Matéria com links para as redes das demais escolas mobilizadas: https://appsindicato.org.br/a-revolucao-nao-sera-televisionada-estudantes-do-parana-se-levantam-contra-aulas-ead-do-novo-ensino-medio/ -
Reunindo os professores para o ano letivo de 2022, chegamos no quadragésimo programa com a presença sempre bem-vinda de Fernando Cássio.
Com a implantação do Novo Ensino Médio e seu choque com o mundo real, passamos um pouco mais a limpo como na prática ter esse tipo de mudança, pintada como escolha e autonomia, não passa de um processo de exclusão das matérias e uma oferta self-service de conteúdos vazios.
Fernando Cássio sobre a BNCC: https://www.central3.com.br/quadro-negro-07-base-nacional-comum-curricular/
Fernando Cássio e Márcia Jacomini: https://www.central3.com.br/quadro-negro-28-estamos-obedecendo-demais/
REPU: https://www.repu.com.br/ -
O governador Ratinho Jr (PSD-PR), surfando na onda do bolsonarismo, colocou como meta a implementação de diversas escolas no modelo cívico-militar.
Um projeto que iniciou com mais de 200 unidades, mas que ainda não alcançou seu objetivo inicial.
Fabiano Stoiev, professor da rede paranaense e militante do sindicato dos professores, conversou conosco sobre as falhas, incongruências e consequências nefastas desse tipo de modelo de ensino.
Vem pra aula! -
O Novo Ensino Médio é um abacaxi que tenta encobrir mais uma forma de sucateamento do nosso sistema de ensino.
José Alves da Silva, da Rede Escola Pública e Universidade, conversou conosco e deu uma aula sobre os reais problemas do Ensino NEM... Nem profissionalizante, nem integral, nem inclusivo. -
Com o iminente retorno presencial das unidades escolares, é preciso aprender como o vírus afeta os jovens. Paulo Saldiva, médico patologista, professor e pesquisador, é a pessoa mais indicada para nos dar essas informações.
Nosso convidado trouxe toda sua experiência profissional e compartilhou dados importantes para este momento. -
Depois de um longo hiato estamos de volta para nossa sala de aula virtual! E pra não perder o costume já jogamos o apagador na fogueira e discutimos o Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo.
Eduardo Girotto, mais um querido membro da REPU, trouxe um contraponto ao discurso oficial sobre esse tipo de ensino que está sendo enfiado goela abaixo em diversos locais. -
Fique em casa, mas resista!.
-
Aula inaugural da dupla mal educada em 2020!
-
Ou, Dando aula pra ANCAP
-
Entendendo o funcionamento da máquina!
-
Mas cuide dela também...
-
Como falamos na educação?
-
Quando tweet vira regra, o autoritarismo vira gestor!
-
Para além do decoreba e do vestibular!
-
A sua sala de aula vira sala de cinema!
- Vis mere