Episoder
-
Neste episódio que assinala o final da primeira temporada de Pobres Influenciadores, reunimos André Piçarra, Ana Teresa Santos e Belém Silva para perguntarem o que quiserem à agência, sem limitações.
Este podcast regressa em Outubro para a 2.ª temporada. Sigam em @pobresinfluenciadores, no Instagram, para todas as novidades.
Agenciados:
@andre_picarra
@anateresasantos_
@belembsilva -
É criadora de conteúdos, fundadora de duas marcas e autora de um dos perfis de maternidade e família que mais tem crescido nos últimos tempos. Vê a vida de forma muito leve, embora nem sempre seja possível manter-se alheia a pressões e comparações naturais, o seu objetivo é sempre procurar o lado bom.
A Ana foi a nossa convidada especial neste penúltimo episódio desta primeira temporada de Pobres Influenciadores.
ig: ana_balsemao
-
Manglende episoder?
-
Estava há anos no digital quando a vida offline mudou e não soube como conjugar os dois mundos. Mais do que isso, não quis fazê-lo. Publicar apenas fotos bonitas, sem conteúdo associado, e como se nada se passasse nos seus dias, não podia ser o caminho - por muito boas imagens que tivesse, não fosse ela uma das fotógrafas mais conhecidas deste universo. A Catarina Zagalo de hoje não é a mesma de há um ano. E, por isso, o seu regresso às redes que adora também não. Hoje, os seus conteúdos refletem uma Catarina mais leve, madura, despreocupada e feliz, que publica sem se sentir limitada pelo que os outros vão gostar de ver. E não é que estão ainda melhores?
ig: @catarinafernandes91
-
A burguesa do digital chegou a este podcast, com o bónus de termos conseguido que fosse a sua estreia neste registo. E para quem já anda no universo online há tantos anos, tendo começado com um blogue noutros tempos, é quase um feito esta ainda não ter sido uma plataforma que já explorou. É uma apaixonada por moda e beleza desde pequenina, e quem a segue sabe que facilmente encontrará inspiração diária nesta área, na sua página. Aliás, é exatamente essa a sua postura nas redes: mostrar o lado positivo e inspirador da (sua) vida, de forma a que quem a segue se sinta bem e feliz a ver. Conheçam um bocadinho mais sobre o seu mega percurso neste episódio!
ig: @a_burguesa
-
Depois de falarmos com a Inês Margarida Martins, recebemos Inês Nunes Gonçalves que em comum, para além do primeiro nome, tem um crescimento igualmente rápido, em curto espaço de tempo. No caso da convidada desta vez, graças à sua criação de conteúdo na área da culinária - que não sentia sequer como um ponto forte seu, mas que hoje domina online. Para ouvir e descobrir mais sobre como dar estes primeiros passos, quando a comunidade já é enorme!
ig: inesnunesgon
-
A guru da moda e da coloração pessoal veio a este podcast contar como é ganhar milhares de seguidores de um momento para o outro e, em simultâneo, sair de um programa de televisão casada. Como é que se gere este crescimento rápido no digital? Onde é que termina o fã e começa o seguidor? A Inês Margarida Martins já fez um pouco de tudo no universo da comunicação e é também por isso que trabalhar hoje com marcas para as quais já fez branding, ou que a conheceram como jornalista, ainda faz com que a própria estranhe o termo influencer a si associado. Saibam como gere tudo!
ig: @inesmargaridamartins
-
O facto de trabalhar na área sempre a ajudou a perceber o melhor (e o trabalho
envolvido) nos dois mundos e nos dois lados - cliente e influenciador. E ter começado a criar conteúdo teve como ponto de partida esta gestão de redes sociais que adora. A Clara é a criadora de conteúdos que não tem tempo para o ser, e neste episódio falamos muito sobre isso: acerca da disponibilidade horária, mas também mental, para produzir para terceiros em nome próprio. Sobre como a motivação ou a desmotivação têm um papel fulcral neste percurso, e ainda como facilmente se anda para trás e para a frente nesta área, de acordo com aquilo que lhe conseguimos dedicar.
ig: @clararnunes
-
É a mulher dos mil ofícios, que consegue assumir sempre com brilhantismo. É atriz, cantora, comunicadora, podcaster e também criadora de conteúdos digitais, um mundo que só descobriu depois de já estar inserida no mesmo. Afinal, dada a projeção pública prévia, a comunicação online começou com uma base de fãs sólida que a acompanhava, mas isso não queria dizer, necessariamente, que estivesse a ser trabalhada, ou que os conteúdos que publicava tivessem um propósito. Hoje, Patrícia Candoso, convidada deste episódio, sabe exatamente o que quer comunicar e transmitir, interage com a sua comunidade regularmente e sente, por fim, que já a conhecem e à sua personalidade, e que não espreitam apenas as suas fotos.
IG: @patriciacandoso
-
O seu trabalho nunca pára. Depois das 8 horas diárias dedicadas ao full time em comunicação (no qual também gere campanhas com criadores de conteúdos), começa o tempo que investe no Instagram porque, como a própria descreve, é a sua zona de conforto e o espaço onde gosta mesmo de estar. Já era influenciadora antes do termo existir, quando pedia aos colegas da escola que lhe fotografassem o look do dia nos intervalos, para poder partilhar. A pandemia mudou-lhe o mindset e foi o empurrão que precisava para começar a criar de forma estruturada e contínua e nunca mais parar. É das pessoas que mais conteúdo produz todos os dias, com qualidade, rigor e sem desculpas e isso - a par da área da moda que é o seu foco nas redes - explicam o seu rápido crescimento. É por isso, por saber o trabalho, horas e tempo que dedica a tudo que lhe custa que ponham em causa o que faz. E este é um dos temas que Margarida Cardoso, convidada deste episódio, aborda nesta conversa: o perigo dos achismos de quem está de fora, e se esconde através de perfis falsos.
IG: @margaridacardosoo
-
“É mesmo a Sandra que está aqui”. Foi assim que definiu que saberia que a marca que lançasse seria um sucesso - se esse fosse o pensamento e feedback das pessoas sobre os seus produtos. Sandra Silva está de regresso a este Pobres Influenciadores para um episódio especial, em que a protagonista é a sua Maria Aurora, a marca de vestuário e swimwear que lançou no Dia da Mãe. Desta vez, fala-nos não sobre a sua relação com as marcas com as quais trabalha, mas como é ver-se à frente de uma, tão criada à sua medida, e com peças que quer que façam as mulheres sentirem-se livres e felizes.
-
O seu percurso no digital começou porque partiu o pé no muay thai. E do universo da beleza, que abordava na sua primeira plataforma - um blogue - para uma maior abertura de portas para o seu dia a dia, foi uma transição muito natural. Hoje, é através do Instagram que acompanhamos a sua Alice, e a vida numa casa de madeira que nos deixa com vontade de nos mudarmos para lá na hora. A Raquel Teixeira é a convidada desde episódio, no qual partilha a interessante visão de alguém que quer vingar no online, mas que adora na mesma medida o seu emprego a full time e que, por isso, também não se imaginaria só a comunicar nas redes. Até porque a sua personalidade mais metódica e organizada teria dificuldades em lidar com o instável e inesperado tantas vezes associado ao Marketing de Influência!
IG: @lavieenrose321
-
Neste 10.º episódio de Pobres Influenciadores, viajámos até ao universo de Inês Machado, uma das pessoas com as melhores dicas de viagem (dentro e fora de Portugal) no Instagram. Para além de ser apaixonada pela descoberta de novos destinos, a partilha de um estilo de vida equilibrado, com tempo para cuidar de si, se divertir e exercitar o corpo, também pauta cada vez mais os seus conteúdos, que, percebeu, ao ajudarem a levantarem o véu sobre o que é a sua vida, a ajudam a fortalecer a relação com a sua comunidade. Nesta conversa, a Inês partilha também o receio que a responsabilidade inerente ao crescimento de seguidores traz, ou que tipo de conteúdos gostaria de explorar e nos quais quer apostar no futuro.
IG: ines.stm
-
O nome de utilizador no Instagram tinha de ser @arutedias, porque como ela também não há mais nenhuma! De enfermeira a influenciadora a tempo inteiro, e de zen a furacão em três tempos, há em si muitas vidas, várias paixões e, agora, uma certeza: a comunicação, e a comunicação no digital, é onde encontra realmente o seu lugar no mundo e é também aquilo que quer poder sempre fazer. Ao longo deste episódio, conta-nos como sente que a sua página é um lugar seguro para a comunidade que criou, e como tem orgulho em conseguir ser uma pessoa que outros procuram, seguem e em quem se apoiam, neste universo. Sem papas na língua, mas com uma revelação inesperada associada à voz, a Rute garantiu que esta sua participação por aqui é absolutamente imperdível - vão por nós!
IG: @arutedias
Pobres Influenciadores sai às sextas-feiras e está disponível em todas as plataformas.
-
Fazia vídeos desde miúda, sempre consumiu muito Youtube e Instagram e facilmente se deixava inspirar pelo conteúdo de quem seguia. Por isso, sempre achou que entrar neste mundo, apesar de lhe parecer que não seria fácil, era algo que gostaria de fazer. A era dos reels - e um marido muito atento ao potencial dos mesmos - trouxeram-lhe a oportunidade. A criação contínua e diária dos mesmos, com muito trabalho, garantiu-lhe a concretização. Em pouco menos de um ano e meio, a sua conta tornou-se top-of-mind em Portugal para quem procura conteúdo divertido e descomplicado sobre maternidade e família. Maria de Belém Silva, conhecida como "a mãe de mundos" neste universo digital, é a convidada deste episódio no qual desvenda como conjuga a profissão com 4 filhos, e como todo o seu conhecimento e estudos na área da comunicação lhe permitem hoje sentir que está a trabalhar na área, mas nos seus termos.
IG: @belembsilva
-
Quem a conheceu como atriz não adivinharia o percurso que a esperava. Luisa Mafei é apaixonada por cozinha desde sempre, mas foi num período de cura - como a própria o carateriza - que descobriu uma forma de se alimentar (e de cozinhar) quer a fizesse feliz. E esse foi o momento de viragem na sua vida: especializou-se na área, criou o projeto online Cozinha Afetiva e, pelo caminho, ainda se tornou vegana. Vive em Portugal desde 2019 e só tem visto a sua comunidade digital, possibilitando-lhe fazer o que mais gosta e promover o caminho da inclusão. Porém, sente que ter outra nacionalidade nem sempre lhe abre portas. Tudo isto e muito mais numa conversa muito sincera, neste episódio!
IG: @luisamafei
-
Trabalhar com marcas à distância sempre foi a única realidade que conheceu nesta profissão, já que o seu crescimento online coincidiu com a sua mudança para Paris. É dedicada, criativa e extremamente honesta nas suas redes sociais, partilhando muito de si e falando sem pudores sobre temas como saúde mental, maternidade e body neutrality. Se pudesse escolher uma coisa que gostava mesmo, mesmo que quem a segue soubesse sobre si, seria que é muito mais sensível do que aparenta e que, por isso, apesar da sua forte presença online, tem de dosear e pensar muito bem na forma como a própria consome o digital. Maria Madalena Mateus é a convidada deste episódio que gravou bem acompanhada da segunda filha, de quem está grávida.
IG: @mariamadalenamateus
Pobres Influenciadores sai às sextas-feiras e está disponível em todas as plataformas.
-
Começou na blogosfera em meados de 2009 e, quem a segue hoje, não reconheceria o seu conteúdo. Muito em torno de moda, beleza e maquilhagem, a Patrícia com o seu Juicy Glambition eram um marco para quem gostava dos temas. Tanto que, até hoje, é por "Juicy" que é também conhecida. O interregno de cinco anos no digital, período em que viveu em Londres, afastou-a deste universo, mas também permitiu que voltasse uma pessoa nova, com preocupações e temáticas muito mais orientadas para a sustentabilidade e para o veganismo, que hoje a destacam em absoluto. Patrícia Rebelo é a convidada deste episódio, no qual partilha o seu percurso enquanto criadora de conteúdos.
IG: @patriciasofiarebelo
Pobres Influenciadores sai às sextas-feiras e está disponível em todas as plataformas.
-
Não consegue realmente saborear vitórias porque a sua cabeça não lhe dá tréguas. Quer sempre superar expectativas (sobretudo as suas) e isso tem tudo a ver com o seu espírito batalhador e de mulher que nunca baixa os braços a nada e que tem sempre mil e uma ideias prontas a concretizar. Catarina Miranda, uma das vozes mais conhecidas e queridas em Portugal, está connosco neste episódio no qual partilha como tem sido o seu percurso enquanto criadora de conteúdos, e o que de melhor retira deste universo, independentemente de qualquer desafio!
IG: catarinamiranda_oficial
Pobres Influenciadores sai às sextas-feiras e está disponível em todas as plataformas.
-
Insiste que o Hi5 tinha bonecos que nos representavam e que se podiam personalizar, e foram os amigos betos que insistiram para que tivesse uma conta de Instagram. Ana Teresa Santos, criadora de conteúdos por acaso - já que apesar de ter estudado e sempre ter trabalhado em Comunicação, nunca esperou que este viesse a ser um caminho para si - é a terceira convidada deste podcast.
IG: anateresasantos_
Pobres Influenciadores sai às sextas-feiras e está disponível em todas as plataformas.
-
Não estava à espera de ser contactado para agenciamento digital, mas deu imediatamente um sim ao desafio que, desde então, encara com todo o profissionalismo e compromisso. André Piçarra, designer, fotógrafo, videógrafo e, desde os últimos 2 anos, também criador de conteúdos, conta-nos como conjuga todas as áreas no seu dia-a-dia, revelando as principais dificuldades que sentiu nesta última ou como a sua cadela, Noa, se tornou a estrela do seu Instagram!
IG: @andre_picarra
- Vis mere