Episoder

  • Nesse episódio de encerramento do ano de 2024, Sergio Amadeu conversou com Polinho Mota, coordenador de dados do data_labe e ativista de tecnologias livres, abertas e populares. A conversa teve como tema a Geração Cidadã de Dados, passou pelas experiências que começaram na favela e geraram a criação do data_labe, um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. . Polinho relatou várias iniciativas de geração de dados com o engajamento das comunidades, entre eles, o aclamado Cocôzap. projeto de monitoramento as condições do saneamento básico na Maré. Para conhecer mais sobre a G.eração Cidadã de Dados visite o site do data_labe https://datalabe.org/ Episódio imperdível. Se inscreva no canal e nos ajude a ir mais longe.

  • Nesse episódio especial do Tecnopolítica, Sergio Amadeu mostra como a empresa Palantir vai avançando em diversas áreas a partir do controle de dados da população. Em novembro de 2023, a Palantir recebeu um contrato de £ 330 milhões para criar um novo sistema de gerenciamento de dados chamado Federated Data Platform (FDP) para o NHS, serviço de saúde inglês. A privatização do NHS vai avançando pela dataficação. A Palantir foi fundada em 2004 por Peter Thiel e 4 sócios, com investimento inicial feito pela CIA, através da companhia In-Q-Tel, empresa de Capital de risco. Na fundação da Palantir, a Agência Central de Inteligência anunciou que invetia em empresas de tecnologia, com o único propósito de mantê-la equipadas com as mais recentes tecnologias da informação. Episódio imperdível.

  • Manglende episoder?

    Klik her for at forny feed.

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com a Paula Guedes sobre a regulação da IA no Brasil. Paula, advogada, pesquisadora, professora e integrante da Coalizão Direitos na Rede, detalhou os embates em torno do Projeto de Lei 2338 que está para ser votado no Senado. Em julho, o projeto foi paralisado pelo intenso lobby das Gig Techs com o apoio da Confederação Nacional da Indústria. O episódio é importante para compreender os motivos pelos quais a regulação da IA é indispensávbel e urgente.

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu traz o impacto socioambiental da mineração fundamental para a digitalização e para a Inteligência Artificial. Apesar da metáfora da mineração de dados e da mineração de criptomoedas, a mineração real é destrutiva, socialmente devastadora, completamente desrespeitosa dos trabalhadores. Essa mineração é indispensável para a infraestrutura computacional, desde baterias até processadores e dispositivos celulares. Conbalto, lítio, minerais de terrras raras, silício, ouro e elumínio são alguns minérios sem os quais as redes digitais, armazenamento e processamento de dados não existiriam do modo como conhecemos hoje. O episódio mostra a devastação social e ambiental promovida pela extração desses minerais. Episódio indispensável e imperdível!

  • Após explodir nas redes sociais a suposta construção de um bunker de mais de 9 andares no subsolo da embaixada norte-americana em Brasília, as autoridades diplomáticas dos EUA divulgaram um desmentido em que afirmam que a nova construção terá apenas um andar abaixo do nível da rua. O boato do bunker na capital brasileira se disseminou principalmente porque as embaixadas de Bagdá, no Iraque, e de Beirute, no Líbano são verdadeiras fortalezas e levantam suspeitas de conterem instalações militares além dos conhecidos adidos e dos funcionários da CIA. Além disso, a América do Sul é uma área rica em minérios, petróleo, água e biodiversidade. Em um possível confronto com a China, a adesão do Brasil e diversos países aos Estados Unidos não é considerada automática o que elevaria o grau de preocupação dos EUA com a região. Para falar desse complexo cenário, considerando a volta da extrema direita à Casa Branca, Sérgio Amadeu, nesse episódio do Tecnopolítica conversou com José Genoino, um dos principais pensadores da esquerda brasileira, especialista em questões militares e geopolíticas. Genoino foi deputado constituinte em 1988. Episódio imperdível.

    #Tecnopolítica #Geopolítica #BrasilEUA #TecnologiaMilitar #JoséGenoino #SérgioAmadeu #AméricaDoSul #ConflitoEUAChina #RecursosNaturais #PolíticaInternacional #Diplomacia #SegurançaNacional #BunkerEmBrasília #Podcast #ExtremaDireita

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Antonio Terceiro, desenvolvedor de software livre e membro da comunidade Debian. Terceiro explicou como surge um software livre e como se organiza uma comunidade de desenvolvimento. Também esclareceu como é possível desenvolver um software sem ter nenhuma empresa bnacando ou mesmo, sem uma sede física. Além disso, Terceiro descreveu o que ocorre atualmente com as comunidades de software livre no país. Por fim, a relação entre o software livre e a Inteligência Artificial foi tratada e seus desafios foram apresentados. Episódio indispensável.

  • Nesse episódio sobre conjuntura tecnopolítica, Sergio Amadeu mostra o custo da dependência tecnológica e o aprisionamento das instituições ao modelo de negócios do software proprietário. O episódio contém um exemplo de pagamento de licenças que é escandaloso. Os milhões transferidos para o pagamento de licenças das Big Techs poderiam ser aplicados no desenvolvimento de soluções e contratação de programadores e cientistas no país. É indispensável que você conheça essa situação.

  • Nesse episódio especial do Tecnopolítica, Sergio Amadeu mostra as inustentáveis relações entre a economia digital baseada em dados e o meio ambiente. As chamadas nuvens digitais e seus data centers de hiperescala, a mineração de criptomoedas e os modelos de IA que dependem da extração de padrões de gigantescas bases de dados estão consumindo uma quantidade gigantesca e crescente de energia elétrica. As emissões de gases do efeito estufa originadas nos data centres e no treinamento dos modelos de IA já ultrapassam o impacto ambiental da aviação civil. Esse curto e impactante episódio é imperdível.

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Kenzo Soares Seto, doutor em Comunicação pela UFRJ e autor da tese "Muito além do Vale do Silício: o imaginário dos trabalhadores da tecnologia no Brasil entre o subimperialismo de plataforma e os algoritmos dos oprimidos". A conversa girou em torno da tese do subimperialismo de plataforma e dos algoritmos de opressão. Kenzo descreveu conversas com trabalhadores digitais, programadores e cientistas de dados que permitiram traçar os contornos do seu imaginário onde questões como soberania e discriminação emergem de um modo muito eculiar. Realmente imperdível.

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Debora Abdalla e Aurélio Heckert sobre a Ética e o ensino da computação. Debora é professora do Departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da UFBA. Aurélio é desenvolvedor de software e colaborador de diversos projetos de software livre. A conversa tratou da importância do debate ético nesse momento em que os sistemas algorítmicos se espalham e se colocam como mediadores das relações sociais, econômicas e políticas. O debate mostrou que a responsabilidade ética não exclui a necessidade de regulação das tecnologias e das plataformas. Importante e imprescindível!

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversa com Luci Hidka sobre moda, sustentabilidade e o upcycling. Luci Hidaka é designer, pesquisadora e educadora, mestra em Têxtil e Moda pela EACH/USP, doutoranda em design na FAU/USP. A conversa começa com Lucy definindo o upcycling, processo de transformar produtos e materiais descartados em novas peças com valor igual ou superior, mantendo a qualidade original do material. Depois de expor a origem dessa ideia, o diálogo avançou para a discução da sustentabilidade, a diferença da reciclagem, a criatividade do upcycling, o consumo consciente, o compartilhamento das técnicas, o hackeamento da moda, a economia circular e a importância da educação. Para conhecer o trabalho da Luci Hidaka acesse https://hidaka-upcycling.com.br/ . Um episódio efetivamente imperdível!

  • Neste episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com Mauricio Requião, professor de Direito da UFBA, sobre a utilização da IA pelo Poder Judiciário. A conversa começou com os inegáveis ganhos que os sistemas automatizados, em especial, os grandes modelos de linguagem, trazem para a aagilizar o trabalho do Judiciário. Em seguida, questões como transparência, explicabilidade de decisões maquínicas, viéses de base de dados, de algoritmos, de conformação foram discutidos. Por fim, o professor Mauricio Rquião destacou o trabalho de desenvolvimento interno da IA pelos técnicos e juízes do próprio Judiciário. Tema decisivo!

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com Pedro Ferreira, professor de Sociologia e Livre-Docente da Unicamp. A conversa começou com a perspectiva do filósofo Gilbert Simondon sobre a relação entre Cultura e Técnica. Pedro falou sobre a indissociabilidade da técnica da natureza humana, o processo de alienação e a centralidade da inventividade no pensamento simondoniano. Também discutiram a dialética em Marx, Deleuze e Simondon, além das proximidades e distanciamentos entre esses intelectuais e Bruno Latour. Por fim, Pedro Ferreira destacou os pontos em que as ideias de Simondon se aproximam das de Emile Durkheim. Uma conversa sociológica imperdível.

  • Neste episódio especial do Entre Amigues, Veronyka e Amanda convidam a aclamada escritora australiana McKenzie Wark para uma conversa que explora as interseções entre pós-capitalismo, transição de gênero, ética hacker e o futuro digital. McKenzie compartilha suas perspectivas únicas sobre a luta de classes na era digital, a ascensão das classes hacker e vetorialista, e como a sua transição de gênero revolucionou sua vida e sua carreira como escritora. Discutimos também o impacto das tecnologias digitais na sociedade, além de refletir sobre o papel do hackeamento na construção de novos futuros possíveis. Prepare-se para um mergulho profundo em ideias transformadoras que desafiam as normas e moldam novas realidades.🔗 Links úteis:- Linktree: https://linktr.ee/entre_amigues- Spotify: https://open.spotify.com/show/6ddLN1q...- Instagram: / entre_amigues - Canal YouTube: / @entre_amigues - TikTok: / entre_amigues - WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IySnC6s9ktS...

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversou com James Görgen, especialista em políticas públicas e gestão governamental. A conversa começou com o debate sobre o chamado "Efeito Bruxelas" que é a exportação do modelo europeu de regulação do digital que passou a ser seguido aqui no Brasil e em outras partes do mundo. O pacote regulatório europeu que inclui: Lei de Serviços Digitais (DSA), de Mercados Digitais (DMA), de Inteligência Artificial (AI Act), de Dados e de Governança de Dados (Data Act e Data Governance Act), O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), atingiu seu ponto de fadiga. James aponta a necessidade de políticas de desenvolvimento e de investimento em infraestruturas soberanas. Tais políticas públicas não excluem a necessidade de regulação das Big Techs de modo diferenciado das pequensas e médias empresas de capital nacional. O tema é complexo e indispensável.

  • Estreou no domingo, dia 28 de julho, às 20 horas, a minissérie documental “Por Dentro do G20”, no canal da TV Fórum no YouTube (@forumrevista). Idealizada e produzida por Joyce Souza, Fabio Maldonado e Sérgio Amadeu, a série foi uma realização da TV Fórum, com a produção do Podcast Tecnopolítica e apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.A ideia da série surgiu após o anúncio de que o Brasil sediaria a 19ª reunião de cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Joyce Souza, Doutora em Ciências Humanas e Sociais e Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC, explicou: "Pensamos em criar uma série que ajudasse o público mais amplo a compreender o que é o G20, qual a sua importância e como ele tem atuado diante das demandas essenciais da sociedade civil, como a questão da desigualdade, do meio ambiente e das tecnologias digitais”. Sérgio Amadeu, professor adjunto na Universidade Federal do ABC, complementou: "Nosso objetivo é também entender a importância de o Brasil sediar o G20 e como o país tem se preparado para esse momento crucial." Fabio Maldonado, professor de Relações Internacionais e doutorando em Desenvolvimento Internacional pelo King’s College Londres, destacou: "Queremos também saber se os movimentos sociais e populares, as organizações políticas, em suma, a sociedade civil organizada, estão sendo ouvidos e se suas pautas e demandas serão levadas à reunião de cúpula e se haverá compromisso dos líderes mundiais participantes em atender tais demandas”.Composta por seis episódios, a série "Por Dentro do G20" ofereceu uma análise sobre o papel e os desafios do G20 no cenário global. Cada episódio abordou um tema específico, proporcionando uma visão abrangente e crítica sobre o funcionamento deste importante grupo internacional. Os temas centrais e norteadores dos episódios foram:1. Afinal, o que é o G20?2. O que o Brasil quer do G20?3. Os desafios do G20 diante da turbulência do planeta.4. A sociedade civil junto ao G20: Movimentos e ativismos, as vozes do gênero, raça e a participação das minorias.5. Como o G20 aborda os desafios do século XXI em relação ao avanço das tecnologias digitais?6. O que a sociedade civil brasileira pensa e espera do G20?

  • Estreou no domingo, dia 28 de julho, às 20 horas, a minissérie documental “Por Dentro do G20”, no canal da TV Fórum no YouTube (@forumrevista). Idealizada e produzida por Joyce Souza, Fabio Maldonado e Sérgio Amadeu, a série foi uma realização da TV Fórum, com a produção do Podcast Tecnopolítica e apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.A ideia da série surgiu após o anúncio de que o Brasil sediaria a 19ª reunião de cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Joyce Souza, Doutora em Ciências Humanas e Sociais e Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC, explicou: "Pensamos em criar uma série que ajudasse o público mais amplo a compreender o que é o G20, qual a sua importância e como ele tem atuado diante das demandas essenciais da sociedade civil, como a questão da desigualdade, do meio ambiente e das tecnologias digitais”. Sérgio Amadeu, professor adjunto na Universidade Federal do ABC, complementou: "Nosso objetivo é também entender a importância de o Brasil sediar o G20 e como o país tem se preparado para esse momento crucial." Fabio Maldonado, professor de Relações Internacionais e doutorando em Desenvolvimento Internacional pelo King’s College Londres, destacou: "Queremos também saber se os movimentos sociais e populares, as organizações políticas, em suma, a sociedade civil organizada, estão sendo ouvidos e se suas pautas e demandas serão levadas à reunião de cúpula e se haverá compromisso dos líderes mundiais participantes em atender tais demandas”.Composta por seis episódios, a série "Por Dentro do G20" ofereceu uma análise sobre o papel e os desafios do G20 no cenário global. Cada episódio abordou um tema específico, proporcionando uma visão abrangente e crítica sobre o funcionamento deste importante grupo internacional. Os temas centrais e norteadores dos episódios foram:1. Afinal, o que é o G20?2. O que o Brasil quer do G20?3. Os desafios do G20 diante da turbulência do planeta.4. A sociedade civil junto ao G20: Movimentos e ativismos, as vozes do gênero, raça e a participação das minorias.5. Como o G20 aborda os desafios do século XXI em relação ao avanço das tecnologias digitais?6. O que a sociedade civil brasileira pensa e espera do G20?

  • Nesse episódio do Tecnopolítica, Sergio Amadeu conversou com a professora Adriana Amaral sobre como a cultura digital foi sendo alterada pelas práticas de desinformação. Adriana é líder do CULTPOP, Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. A pesquisadora expôs a pesquisa que realizou com parceiros alemães sobre a desinformação em torno do ataque às vacinas. Também fez um relato impressionante sobre as fazendas de cliques que são utilizadas pela extrema direita para atura sobre a opinião pública. A conversa também girou em torno do papel da ética e da literacia para conter as ondas de desinformação. Em ano de eleições municipais, esse episódio é indispensável.

  • Estreou no domingo, dia 28 de julho, às 20 horas, a minissérie documental “Por Dentro do G20”, no canal da TV Fórum no YouTube (@forumrevista). Idealizada e produzida por Joyce Souza, Fabio Maldonado e Sérgio Amadeu, a série foi uma realização da TV Fórum, com a produção do Podcast Tecnopolítica e apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.A ideia da série surgiu após o anúncio de que o Brasil sediaria a 19ª reunião de cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Joyce Souza, Doutora em Ciências Humanas e Sociais e Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC, explicou: "Pensamos em criar uma série que ajudasse o público mais amplo a compreender o que é o G20, qual a sua importância e como ele tem atuado diante das demandas essenciais da sociedade civil, como a questão da desigualdade, do meio ambiente e das tecnologias digitais”. Sérgio Amadeu, professor adjunto na Universidade Federal do ABC, complementou: "Nosso objetivo é também entender a importância de o Brasil sediar o G20 e como o país tem se preparado para esse momento crucial." Fabio Maldonado, professor de Relações Internacionais e doutorando em Desenvolvimento Internacional pelo King’s College Londres, destacou: "Queremos também saber se os movimentos sociais e populares, as organizações políticas, em suma, a sociedade civil organizada, estão sendo ouvidos e se suas pautas e demandas serão levadas à reunião de cúpula e se haverá compromisso dos líderes mundiais participantes em atender tais demandas”.Composta por seis episódios, a série "Por Dentro do G20" ofereceu uma análise sobre o papel e os desafios do G20 no cenário global. Cada episódio abordou um tema específico, proporcionando uma visão abrangente e crítica sobre o funcionamento deste importante grupo internacional. Os temas centrais e norteadores dos episódios foram:1. Afinal, o que é o G20?2. O que o Brasil quer do G20?3. Os desafios do G20 diante da turbulência do planeta.4. A sociedade civil junto ao G20: Movimentos e ativismos, as vozes do gênero, raça e a participação das minorias.5. Como o G20 aborda os desafios do século XXI em relação ao avanço das tecnologias digitais?6. O que a sociedade civil brasileira pensa e espera do G20?

  • Estreou no domingo, dia 02 de agosto, às 20 horas, o segundo episódio da minissérie documental “Por Dentro do G20”, no canal da TV Fórum no YouTube (@forumrevista).
    Idealizada e produzida por Joyce Souza, Fabio Maldonado e Sérgio Amadeu, a série foi uma realização da TV Fórum, com a produção do Podcast Tecnopolítica e apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.
    A ideia da série surgiu após o anúncio de que o Brasil sediaria a 19ª reunião de cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Joyce Souza, Doutora em Ciências Humanas e Sociais e Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC, explicou: "Pensamos em criar uma série que ajudasse o público mais amplo a compreender o que é o G20, qual a sua importância e como ele tem atuado diante das demandas essenciais da sociedade civil, como a questão da desigualdade, do meio ambiente e das tecnologias digitais”. Sérgio Amadeu, professor adjunto na Universidade Federal do ABC, complementou: "Nosso objetivo é também entender a importância de o Brasil sediar o G20 e como o país tem se preparado para esse momento crucial." Fabio Maldonado, professor de Relações Internacionais e doutorando em Desenvolvimento Internacional pelo King’s College Londres, destacou: "Queremos também saber se os movimentos sociais e populares, as organizações políticas, em suma, a sociedade civil organizada, estão sendo ouvidos e se suas pautas e demandas serão levadas à reunião de cúpula e se haverá compromisso dos líderes mundiais participantes em atender tais demandas”.