Episoder
-
Na segunda parte do primeiro programa da terceira temporada de 'Porto Por Ponto' estivemos a debater o chumbo do Orçamento de Estado e a antecipação das Legislativas.
-
Na primeira parte do regresso do 'Porto Por Ponto' estivemos a analisar os resultados das eleições Autárquicas bem como a cidade pós pandemia.
-
Manglende episoder?
-
De regresso, para a segunda temporada do programa, discutimos a inexplicável ausência das feiras da Vandoma, Pasteleira e Cerco do Porto, bem como algumas das ideias previstas no PDM, actualmente em revisão.
-
A reabilitação do Mercado do Bolhão voltou a estar em debate após algumas críticas que sairam na imprensa sobre a obra que está em curso e foi tema inicial deste programa. Também se abordou a polémica de J K Rowling sobre a Livraria Lello e qual a real importância e eficácia do programa 'Porto Tradição'.
-
No programa desta semana falamos dos problemas com o tráfico de droga na freguesia de Lordelo do Ouro, na segunda parte o modo como a cidade tem retomado a sua actividade após o confinamento.
-
No programa de hoje, entre vários temas, estivemos à conversa sobre as políticas Municipais relativamente ao Alojamento Local, a discussão pública do PDM e ainda dos novos casos de sem-abrigo.
-
Estivemos a debater a TAP e as medidas da abertura gradual do comércio no pós confinamento.
-
No programa desta semana estivemos à conversa com Marco Cruz, que nos relatou o que está a acontecer com os funcionários em situação precária da Casa da Música. Ainda tempo para o desbloqueio por parte do Tribunal de Contas para o investimento do antigo Matadouro Municipal do Porto.
-
Neste programa abordámos a problemática dos grupos mais desfavorecidos neste tempo de pandemia. Para isso contámos com a participação de Filipe Gaspar, da Associação Saber Acontecer, que, desde o terreno, dos deu um relato do trabalho que tem sido feito e das carências que se acentuaram nas últimas semanas.
-
No #15 Porto Por Ponto debatemos a polémica que se gerou com a infeliz nota de rodapé da reportagem da TVI. Estivemos a analisar o que será das actividades económicas no pós pandemia, bem como das dificuldades dos espaços e agentes culturais.
-
No programa desta semana, o primeiro a ser transmitido em directo no YouTube, estivemos à volta das acções à pandemia, causas e efeitos do que tem sido feito.
O vídeo poderá ser visto na plataforma da Globalnews.pt, que nos recebeu para este programa:
https://tinyurl.com/ssf8cw3
O podcast, nos locais do costume:
-
No programa desta semana estivemos à conversa sobre os efeitos do Estado de Emergência e as alterações aos ritmos da cidade. As medidas que têm sido tomadas, o modo como são transmitidas e a sua real eficácia. Tudo, em tempo de quarentena.
-
No programa desta semana fazemos uma viagem imaginária pelo lugares do Porto que sentimos falta. A reflexão leva-nos pelos diferentes lugares da cidade e, inevitavelmente, ao tema do momento, abordando questões sociais, políticas e económicas.
-
O 11º programa de ‘Porto Por Ponto’ foi gravado à distância, sendo o primeiro neste formato. O tema debatido é o do momento, com mais de uma hora à volta dos impactos na cidade e nas nossas vidas depois de decretado o estado de pandemia. Apesar da distância física, este talvez seja o programa em que mais falamos de nós e, estranhamente, mas perto nos sentimos uns dos outros.
-
Chegámos aos dois dígitos, são já 10 programas de 'Porto Por Ponto'. Nesta semana falamos de ambiente, desde os desafios que enfrentamos ao nível global como local. Num ápice ligámos o tema aos transportes. Por fim, num tema que será recorrente e que em breve merecerá ainda maior atenção, a questão da habitação e o seu custo excessivo em cidades como o Porto, cuja qualidade urbana em pouco o justifica.
-
No ‘Porto Por Ponto’ desta semana falamos sobre a acção de despejo há poucos dias perpetrada pela Domus Social a uma moradora da Ribeira, após termos visitado a manifestação de apoio a Joana Pacheco, a visada. Terminamos o programa à volta de possíveis candidatos às próximas eleições autárquicas que se realizarão no próximo ano.
-
No oitavo programa de ‘Porto Por Ponto’ debatemos o processo de demolição do Bairro do Aleixo, relacionando o tema com a questão de tráfico e consumo de droga que se têm agravado e dispersado por diferentes zonas da cidade. Terminámos com outro fenómeno delicado e que por vezes se tocam, o dos sem-abrigo.
-
No programa desta semana estaremos à conversa sobre o que se sucedeu ao episódio da não publicação da folha de sala da autoria de Regina Guimarães sobre o espectáculo ‘Turismo’, que esteve em cena no Teatro-Municipal do Campo Alegre. Ingerência ou censura? Que ambiente existe na classe artística da cidade? Qual a actual política cultural do executivo camarário? Qual o futuro? Foram algumas das questões que estiveram em debate.
-
Neste programa estaremos à conversa sobre a revisão em curso do PDM, esmiuçando alguns dos pontos mais sensíveis e ultimamente debatidos na cidade ao nível Urbanístico: as construções na escarpa da Arrábida, a falta de espaços verdes, o índice de construção, entre outros.
-
Na primeira parte do programa de hoje, entre outras variações, falamos de instituições da cidade que branqueiam partidos com neo-nazis nos seus quadros. Na segunda parte, debatemos o presente e o futuro na Feira Vandoma, renegada que foi para o asfalto cingindo-se agora a três faixas de rodagem, bem como a importância, ou a falta dela, do estatuto de 'Loja de Tradição'.
- Vis mere