Episoder
-
Foram cerca de 40 pessoas que passaram pelo auditório da RFM num Podcast que celebrou 40 anos de canções dos Delfins. A poucos dias da grande Festa no Meo Arena, o último episódio: um Best Of com os melhores momentos de muitas semanas de saudosos encontros e divertidas conversas! A não perder!
-
10 nomes da nova música portuguesa gravam versões de canções emblemáticas dos Delfins sob a batuta do produtor Twins. No início era o gin... mas depois Twins e Beatriz Rosário falam das suas carreiras e relatam a experiência de gravar “Sou como um Rio” para “A Nossa Vez - As Canções dos Delfins”.
-
Manglende episoder?
-
EP 22 – Lugar aos Fãs! Sérgio Silva, Inês e Hugo
O que é ser fã de um grupo ou artista? Há idade para ser fã? De gerações bem diferentes,os convidados desta semana apaixonam-se pela música e viajam milhares de quilómetros para assistir a inúmeros concertos.E o que pensam disso os artistas? -
Santini e Coconuts são marcas emblemáticas da História de Cascais, fruto de visões particulares e que acompanharam muitas vidas, incluindo a dos Delfins. Ouve como os primeiros ensaios não deixavam dormir o Eduardo (neto do Sr. Santini) ou como as noites só acabavam ao pequeno-almoço no Coconuts!
-
Dois dos jornalistas que mais escreveram sobre Delfins relembram os primórdios da carreira do grupo e as primeiras publicações sobre música portuguesa. E falam também das vantagens em não existirem telemóveis que permitissem registos nos anos 80 e princípios dos 90! E afinal... o que é ou não é Pop?
-
Kutchi Kutchi? Street Kids? Faíscas? Viagem ao início da pop-rock portuguesa dos anos 80, memórias contadas de dentro para fora. Caminhos profissionais que se tornaram íntimos e pessoais. O baterista português que em mais bandas tocou lembra alguns episódios rocambolescos da sua carreira!
-
Datas e mais datas de coisas que nunca se esquecem! Conversa muito animada de melómanos sobre as peripécias das vidas musicais que partilham.
O maior Festival com entrada livre do país é tema principal desta conversa apaixonada... e afinal todos os caminhos da felicidade vão dar às Festas do Mar! -
Memórias de caracoladas no cubículo, nome da primeira sala de ensaios dos Delfins – situada ao pé de uma mini horta onde os espécimes eram apanhados - numa conversa com duas pessoas muito importantes para o grupo que aqui revelam histórias nunca antes ouvidas nos meandros da Indústria musical!
-
Histórias rocambolescas de bastidores de uma Indústria em construção por um dos maiores editores de música Nacional, cujo caminho se cruzou com os Delfins na Valentim de Carvalho, no lançamento do 1º álbum (1987). Confessou mais tarde que só assinou os Delfins “porque eles eram muito teimosos!”.
-
De Fanfarra a Delfins ou das rádios locais à RFM, os primeiros anos dão o pontapé de saída a um encontro de profissionais, hoje bons amigos, que subiram a pulso numa Indústria em construção. Das peripécias da época ao cozido à Portuguesa, uma ementa recheada de apuradíssimas histórias!
-
Companheiro de muitas aventuras, Olavo conta como escondeu ao pai a sua profissionalização no palco, até ao dia em que a Resistência tocou no Estoril, com cartazes espalhados por todo o lado! Neste podcast há pernas partidas antes dos concertos e muitas histórias cruzadas que os anos 90 permitiam.
-
Em semana de chuva, Luís Sampaio recorda como os Delfins levavam (e levam!) a chuva consigo a qualquer lado, incluindo a um Cabo Verde em meses de seca! A Dora evoca o primeiro concerto que fez com a banda e que calhou logo na 1ª parte da Tina Turner no Estádio de Alvalade...
-
Esta semana os Delfins recebem o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e um dos padrinhos da banda em início de carreira, o radialista Jorge Pêgo. As viagens no espaço e no tempo e em contramão na Marginal! - dão o mote a uma conversa com muitos kms percorridos por estes 4 Cascalenses!
-
Grandes companheiros do grupo na mega digressão “O Caminho da Felicidade", os Pólo Norte tornaram-se numa das bandas da geração de ouro da pop dos anos 90. Um podcast com muitas histórias divertidas a descobrir, como a origem engraçada da canção “Aprender a ser feliz”. Quem deu a ideia?
-
O Festival da Canção é o mote para uma conversa de apaixonados pela Pop, onde cabem cabeças de golfinho by Joana Vasconcelos para o espetáculo “Ser Maior”, em 1993 (hoje perdidas no espaço) e a evocação dos anos 90, quando a música tinha um papel secundário muito principal nos média nacionais.
-
Um podcast com os “donos da casa”, o percurso comum da RFM e do grupo numa ligação “todo-o-terreno”: jipes a capotar no meio da Serra, histórias sobre primeiras partes de grandes artistas internacionais e o grupo a gravar um disco na RFM e o Miguel Angelo a acenar ao mar a meio da noite...
-
Não é segredo nenhum que os Delfins foram alvo dos comediantes nos anos iniciais do stand up em Portugal... Mas segredo maior é o que o Nilton nos revela sobre o início da sua carreira e um misterioso manager! Memórias conjuntas sobre um louco Cruzeiro de humor e música são também aqui revisitadas.
-
A conversa desta semana dá-se muito perto do local onde se situou a 1ª sala de ensaios dos Heróis, atrás das instalações da RFM! Revisitam-se os primeiros concertos das bandas e a estrada nos anos 80. E sabias que foi o Rui o designer das roupas que os Delfins levaram ao Festival da Canção, em 1985?
-
Numa homenagem à vida e génio do encenador Carlos Avilez, esta conversa com a atriz Teresa Côrte-Real, pouco antes da sua partida, relembra histórias incríveis sobre a participação dos Delfins na peça “Breve Sumário da História de Deus (Gil Vicente), levada à cena em 1994 no Teatro Mirita Casimiro.
-
Memórias de um sistema de som a deitar fumo na 1ª aparição pública de um grupo que se iria chamar Delfins e viagens no tempo até aos anos 60 para a primeira vez do Tó Zé Brito com Os Duques, o início de uma vida cheia de canções, projetos e papéis principais na Indústria da música portuguesa.
- Vis mere