Episoder
-
Como proprietário orgulhoso e apaixonado de um restaurante, Vincent Yeow Lim puxou ao pai e ao avô na tradição familiar da culinária chinesa. Lim faz de seu delicioso objetivo elevar a reputação da comida chinesa, compartilhando por que os sabores reconfortantes por trás de pratos icônicos -- como uma porção generosa de arroz frito feito com perfeição -- vêm de uma longa linhagem de amor, nostalgia e maestria que merece ser reconhecida.
-
Advogados representam seus clientes - e, durante as audiências, normalmente são eles que sustentam oralmente a parte. Deveria ser sempre assim? Em um esforço para mudar essa dinâmica, o parceiro TED e jurista Lam Ho mostra como advogados podem criar espaço para as pessoas contarem suas próprias histórias numa audiência judicial, tornando-as participantes ativas de seu processo judicial e produzindo resultados surpreendentemente positivos.
-
Manglende episoder?
-
Você já foi forçado a limitar sua identidade a uma única caixa em um formulário, pesquisa ou questionário de censo? Para muitos, é um exercício fútil e desatualizado, especialmente para aqueles com origens multirraciais e multiétnicas. Olivia Vinckier defende reconhecer e aceitar, em vez de limitar, a crescente realidade de que a identidade é multifacetada, em constante expansão... e mais colorida do que você pensa.
-
"Estamos sempre nos tornando uma pessoa nova", diz o jornalista Shankar Vedantam. Em uma palestra repleta de belas narrativas, ele explica o impacto profundo de algo que ele chama de "ilusão de continuidade" - a crença de que nosso eu do futuro compartilhará as mesmas opiniões, perspectivas e esperanças que nosso eu atual - e mostra como podemos criar de forma mais proativa as pessoas que vamos nos tornar.
-
Como criar filhos que saiam da zona de conforto e liberem seu potencial interior? Tudo começa com ajudá-los a desenvolver uma mentalidade resiliente. Mãe e empresária, Tameka Montgomery defende que se cultive uma visão empreendedora desde uma tenra idade -- e oferece cinco estratégias para encorajar mentes jovens a abraçar oportunidades e resolver seus próprios problemas, não importa o caminho que escolham.
-
"Quando professores e famílias trabalham juntos, todos ganham", diz Heejae Lim, empresária de tecnologia de educação e bolsista TED. Ela revela um recurso negligenciado na educação pública dos EUA -- o amor de uma família pelas suas crianças -- e mostra que, com as ferramentas e tecnologias certas, as escolas podem remover barreiras linguísticas, promover conexões significativas e ajudar todos os alunos a prosperar.
-
A pandemia colocou em foco a crise no sistema de prestação de servuços de cuidados a crianças nos Estados Unidos, o qual lamentavelmente não fornece o apoio necessário aos pais. Reshma Saujani, ativista e fundadora da organização Girls Who Code, tem uma proposta para abordar essa questão, a qual ela chama de "Plano Marshall para Mães". Ela explica como esse plano visa construir sistemas radicalmente diferentes para empoderar os pais que trabalham. (Esta conversa, apresentada pela curadora de Current Affairs do TED, Whitney Pennington Rodgers, fez parte de um evento exclusivo de Membros do TED em 23 de março de 2022. Visite ted.com/membership para se tornar um membro do TED.)
-
Por que frequentemente esperamos tanto tempo para reconhecer os dons uns dos outros? Por que os elogios mais verdadeiros para as pessoas que amamos geralmente são ditos somente depois que eles não estão mais por perto para ouvi-los e aprecia-los? Andrea Driessen defende a escrita de homenagens para os vivos, compartilhando o poder das "notas de graça" para oferecer conexão em um nível mais profundo e dissipar qualquer arrependimento de esperar até a morte de um ente querido para apreciar sua presença em sua vida.
-
Os pais têm um impacto profundo na vida dos filhos. No entanto, cerca de 10 milhões de crianças e adolescentes nos Estados Unidos veem os pais menos de uma vez por mês. Através de seu centro de apoio e saúde mental, o terapeuta Charles C. Daniels, Jr. empodera pais, de modo que eles possam estar mais presentes, oferecendo a eles mentoria e comunidade, para que possam aprender a perdoar as próprias falhas e, principalmente, a se reconectar com os filhos.
-
Quer estejamos levando uma criança ao pronto-socorro após uma queda ou fazendo uma canja de galinha para o cônjuge em estado febril, o amor nos inspira a agir quando um familiar adoece. Os ativistas de saúde global, Edith Elliott e Shared Alam acreditam que nós podemos aproveitar esse poder para obter melhores resultados na saúde de todos. Aprenda como a organização Noora Health trabalha com médicos e enfermeiros na Índia e Bangladesh a fim de treinar os familiares de pacientes hospitalares com habilidades essenciais para apoiar seus entes queridos doentes - e como eles planejam expandir esse alcance para apoiar 70 milhões de cuidadores que tratam de mais de 1 bilhão de pessoas pelos próximos seis anos. (Esse ambicioso plano é parte do Audacious Project, uma iniciativa da TED para inspirar e financiar mudanças globais.)
-
A gravidaz de uma competidora de atletismo é muitas vezes chamada de "beijo da morte" - um sinal de que sua carreira no atletismo terminará em breve. A campeã olímpica, empreendedora e mãe orgulhosa Allyson Felix acha que não deveria ser assim. Ela conta como é formar uma família ao mesmo tempo em que luta para mudar a política de maternidade de seu ex-patrocinador - e abre caminho para que outras atletas possam ter mais proteção e apoio. Sua mensagem é um testemunho do poder de acreditar e defender a si mesmo. "Não é preciso ser atleta olímpica para conquistar mudanças para si e para outras pessoas", diz ela. "Cada pessoa pode apostar em si mesmo".
-
Consentimento pode ser um tópico complicado para discutir em currículos de educação sexual, mas não precisa ser. Nessa palestra hilária e relacionável, educadora sexual e Bolsista do TED Kaz oferece uma visão renovada de ensinar jovens sobre os princípios bases de consentimento -- e mostra como desmistificar esse tópico leva a uma relação mais saudável e mais satisfatória para pessoas de todas as idades.
-
As mães inegavelmente impactam e moldam a história -- mas suas histórias são frequentemente deixadas de lado ou mal representadas, diz a autora e socióloga Anna Malaika Tubbs. Esse apagamento limita as políticas de apoio às mães e seus papéis essenciais na nossa sociedade. Citando as vidas excepcionais de Alberta King, Louise Little e Berdis Baldwin (mães de Martin Luther King Jr, Malcolm X e James Baldwin, respectivamente), Tubbs enfatiza a necessidade de mudar a perspectiva sobre a maternidade a nível cultural - para refletir melhor a presença, o poder e influência das mães como nossas primeiras líderes, cuidadoras e professoras. "Seria o mundo um lugar diferente hoje se estívessemos contando suas histórias desde sempre?" ela pergunta.
-
"Quero que todas as famílias se tornem inteiras, que sejam reunificadas, que estejam juntas - como é nosso direito", diz a escritora, poetisa e estudante Elizabeth Zion. Nesta conversa profundamente comovente, Zion compartilha os impactos da separação familiar, incluindo suas lutas pessoais de ter estado sem-teto e a pobreza - e aponta um caminho para políticas morais e justas que reconheçam os direitos humanos das famílias migrantes.
-
E se começássemos a tratar a criação dos filhos como o verdadeiro trabalho que é? Angela Garbes, apresentadora de podcasts e diretora executiva, detalha como as famílias que trabalham evoluíram, mas as empresas não. Ela nos dá uma percepção do que os pais realmente necessitam de seus colegas e locais de trabalho.
-
A licença-paternidade traz muitos benefícios para pais, parceiros e bebês. Mas você sabia que também traz benefícios surpreendentes para empresas? O escritor Shu Matsuo Post aprendeu isso nos sete meses transformadores de sua licença-paternidade. Ele diz que a licença-paternidade pode criar locais de trabalho com mais igualdade e diversidade e até mesmo aumentar a produtividade.
-
O ativismo é uma tarefa difícil, principalmente para jovens que desejam uma mudança imediata, algo que a ativista climática Melati Wijsen aprendeu ao longo de dez anos de defesa pela proteção ambiental, começando aos 12 anos em sua casa na ilha de Bali, na Indonésia. Como jovens agentes de mudança podem adquirir as habilidades de que precisam e evitar o esgotamento? Wijsen oferece três conselhos para quem busca fazer um progresso duradouro e sustentável.
-
"E se eu dissesse pra vocês que uma brincadeira de criança pode mudar o mundo?" pergunta Molly Wright, de sete anos, uma das mais jovens palestrantes do TED. Explicando passo a passo as maneiras, respaldadas em pesquisas, como pais e cuidadores podem apoiar o desenvolvimento saudável do cérebro das crianças, Molly destaca os benefícios da brincadeira na aprendizagem, no comportamento e no bem-estar ao longo da vida e compartilha estratégias eficazes para ajudar todas as crianças a se desenvolverem até os cinco anos de idade. Ela se reuniu no palco com o bebê Ari, de um ano de idade, e o pai Amarjot, que ajudaram a esclarecer suas ideias importantes sobre a ciência do cérebro. (Esta palestra TED foi produzida em colaboração com a Minderoo Foundation, como ferramenta educacional para pais e cuidadores em todo o mundo, e tem o apoio do UNICEF.)
-
Clínicas superlotadas, longos tempos de espera e médicos sobrecarregados estão causando um impacto devastador a mães e crianças na Índia. Nesta palestra impressionante, a uroginecologista e bolsista TED Aparna Hegde expõe as brechas sistêmicas — que geram mortes evitáveis a cada minuto — e apresenta soluções tecnológicas escalonáveis, acessíveis e fortalecedoras que melhoram os resultados da saúde materno-infantil, revertem a dinâmica familiar patriarcal e salvam vidas.
-
Pais, respirem fundo: o resultado dos seus filhos não depende totalmente de vocês. É claro que a paternidade desempenha um papel importante na formação de quem as crianças se tornam, mas a psicóloga Yuko Munakata oferece uma realidade alternativa, baseada em pesquisas, que destaca como é apenas um dos muitos fatores que influenciam a complexidade caótica do desenvolvimento infantil. Um repensar para quem está se perguntando o que os tornou quem são hoje e o que significa ser um bom pai.
- Vis mere