Episodes
-
Cientista de formação, viajante de profissão e com fobia de andar de avião, Patrícia Carvalho é a primeira convidada do podcast ACP “Viajar é para todos”, um podcast que tem Sofia Martins — autora do blog “Just Go By Sofia” e ávida viajante — como apresentadora e mostra que viajar é mesmo para todos, independentemente das condições e características de cada um.
-
Missing episodes?
-
Rita Brütt fala-nos da sua paixão pela representação, da sua carreira, mas também da sua relação com o automóvel e de como aprendeu a fazer longas viagens de carro elétrico.
-
Responsável pela comunicação do Museu Bordalo Pinheiro, professor e também ilustrador, Tiago Guerreiro é o convidado de mais um podcast ACP onde fala não só do museu cuja comunicação gere como da sua paixão pelas viagens de automóvel.
-
Apaixonada pelo todo terreno e prestes a disputar pela primeira vez o Rally Dakar, Maria Luís Gameiro fala-nos do seu percurso na modalidade e dos principais desafios que teve de enfrentar para se impor num desporto maioritariamente masculino.
-
Ambas poetisas, Elisa Scarpa e Rita Tormenta foram as convidadas de mais um ACP Podcast. Num episódio com a literatura e a poesia como temas centrais, falam-nos dos desafios de por em prática a iniciativa “Aqui vai Livre” que visou aproximar escritores de vários géneros literários dos seus leitores.
-
Atleta paralímpico e piloto, Telmo Pinão aborda os desafios da competição adaptada, as diferenças entre o ciclismo de estrada e pista e ainda as suas experiências nas 24 Horas de Fronteira e o sonho de disputar o Rally Dakar.
-
Lançado para o estrelato em "Morangos com Açúcar", António Van Zeller fala-nos dos seus desafios, como lida com o mediatismo em tão tenra idade e do gosto pelas viagens em família.
-
Parceira de longa data do clube, a Hertz, é muito mais do que uma empresa líder no rent-a-car. O seu CEO, Duarte Guedes, fala sobre a mobilidade nos dias de hoje, como vai evoluir o consumo e a posse do automóvel e dos desafios que enfrentamos.
-
Miguel Lambertini já fez coisas mais sérias, mas hoje diverte-se mesmo é a fazer humor. Esta semana, leva-nos numa conversa em que aborda o seu percurso profissional, das razões pelas quais mudou por completo a sua vida e, claro, da sua relação com o automóvel.
-
Uma lenda da comunicação e do jornalismo em Portugal, José Nuno Martins é o convidado desta semana. Uma conversa com um grande comunicador onde se falou muito de memórias e alguma coisa de automóveis.
-
João Carlos Costa e Mário Martins da Silva recordam os 40 anos da Fórmula 1 no Estoril “à boleia” da exposição na sede do ACP.
-
Diretora de Marketing Jurídico e empresária, Raquel Macedo fala-nos da sua relação com o automóvel e revela que ainda quer percorrer a Route 66.
-
Fã confesso de longas viagens de automóveis, o ator e encenador Daniel Gorjão foi o convidado de mais um podcast ACP no qual nos fala do seu percurso profissional, das suas paixões e dos seus projetos futuros.
-
Ilustrador, designer gráfico e pintor fala-nos do seu percurso artístico e de como surgiu a paixão pela pintura.
-
Esta semana o gestor e piloto Luís Sena de Vasconcelos fala-nos da sua paixão pelo desporto automóvel e dá a conhecer o seu novo livro a que chamou “Autobiografias”.
-
O jornalista e escritor Tiago Rebelo recorda os seus tempos de repórter de guerra e revela como surgiu a paixão pela escrita.
O gosto pela escrita chegou muito cedo a Tiago Rebelo, mesmo antes de enveredar pelo jornalismo, onde se destacou como um dos rostos mais conhecidos da informação em Portugal. “Aos 18 anos já tentava escrever livros que não chegaram a ser publicados. Acabaram no lixo, mas foram importantes para a minha autoaprendizagem”, revela.
Para o jornalista, escrever é sobretudo uma questão de gosto mas também é uma tarefa que exige disciplina diária. Esta conjugação de esforços é necessária para perseguir uma história, afinal o ponto central para o desenvolvimento de um livro e explica: “Uma história é como a vida, as personagens têm acontecimentos que as envolvem e geram consequências e o escritor vai atrás dessas mesmas consequências”.
Com obra publicada para crianças e adultos, Tiago Rebelo não se sente preso a nenhum género literário em concreto, uma libertação que lhe permite variar e encontrar novas perspetivas que sejam interessantes para contar e cativar os leitores.
Na informação, Tiago Rebelo recorda os tempos que viveu em cenários de conflito como a guerra na Bósnia e as viagens de carro que fazia nessa época, as que mais o marcaram. “Quando estamos no terreno é que sentimos mais a violência e o que as pessoas sofrem durante o conflito, como o que está a acontecer agora na Ucrânia e em Gaza. São exemplos de como o homem pode ir mais além daquilo que já fez no passado”.
-
Esta semana o apresentador e humorista Pedro Fernandes fala da sua paixão pela condução e de como os automóveis elétricos o conquistaram. Uma conversa que não deixou de fora os outros condutores.
-
A mobilidade e a segurança rodoviária estiveram em análise no mais recente estudo do Observatório ACP, cujas conclusões retratam a forma como os jovens vêem a mobilidade em Portugal. Mas a formação de futuros condutores e o papel que as escolas de condução devem ter para um ensino de excelência, também mereceu a devida atenção. A primeira conclusão que se retira do estudo, cujos inquiridos rondavam os 18 e os 34 anos, não deixa lugar para dúvidas: os jovens querem ter o automóvel presente nas suas vidas, ou seja, privilegiam a mobilidade individual. Facto que não surpreende Humberto Carvalho, diretor de Formação do ACP que encara essa preferência como “uma questão cultural mas também motivada pela necessidade de transporte adaptado às suas vidas”, tendo em conta que outras alternativas têm dificuldade em dar resposta no que toca à qualidade e oferta.
- Show more